A balada do café triste

A balada do café triste Carson McCullers

Resenhas - The Ballad of the Sad Cafe

Mariana Dal Chico 25/08/2020

“The ballad of the sad café” de Carson McCullers é uma novela, que no meu exemplar da Penguin Modern Classics, está acompanhada de mais seis contos.

Essa foi minha primeira experiência com a autora, que me arrebatou de uma forma que eu não esperava. Considerada uma das maiores influentes literárias de seu tempo, sua escrita enxuta apresenta personagens comuns, que faz com que o leitor se identifique, principalmente com a solidão que, muitas vezes, não é citada explicitamente, mas algo em nas atitudes e pensamentos dos personagens faz com que o leitor se identifique com o sentimento de “eu sei bem como é passar por isso.”

A novela que dá título ao livro, entrou para minha lista de favoritos, sua ambientação é espetacular, árida, desolada, que ajuda a compor o clima da história e caracterização dos personagens. Além da solidão, a autora aborda o amor, a forma como se apaixonar não é algo racional ou controlável.

“A Domestic Dilemma” é um conto que me marcou muito, também é sobre a inevitabilidade de escolher a quem se ama, há uma tensão que permeia todos os parágrafos, eu fiquei esperando que em algum momento, algo ruim aconteceria.

“The Sojourner” gera uma estranheza no começo, pela situação em que o personagem se encontra, mas fala sobre a noção de tempo individual e amadurecimento.

“A Tree, a rock, a cloud” ao lado de “The Jockey” são os contos que menos gostei e por causa deles, o livro não ganhou “5 estrelas” no geral, mas é um livro mais que recomendado.

site: https://www.instagram.com/p/CDUa5RTjGdK/