Nas trevas e na luz

Nas trevas e na luz Gisele Carmona

Resenhas - Nas trevas e na luz

Vanessa Vieira 08/04/2018

Nas Trevas e Na Luz - Gisele Carmona
O livro Nas Trevas e Na Luz, da paulista Gisele Carmona, nos traz uma fantasia interessante em um universo apocalíptico, permeado por criaturas ferozes e sedentas de sangue. Apesar de ser um enredo bem criativo, achei o desenvolvimento da história um pouco cru e não me afeiçoei tanto aos personagens quanto eu gostaria.

Durante um passeio pela praia, Sara e seus amigos, Caio, Whitney e Lince, sentem uma energia negativa pairando pelo local, mas não desistem de explorar o lugar. De repente, Sara escuta uma voz chamando pelo seu nome e decide segui-la, o que a acaba levando a sofrer uma queda em um buraco na areia. Durante essa queda, ela avista uma atraente espada de prata e se sente hipnotizada por sua beleza, tocando o artefato misterioso quase que instantaneamente. O que a garota mal poderia supor é que, com um simples toque, ela estaria libertando na terra o Lorde das Trevas e com isso dando início ao apocalipse...

Nas Trevas e na Luz é um livro interessante e nos traz uma abordagem curiosa e original sobre o apocalipse, entretanto nota-se que a história poderia ser melhor desenvolvida. O início da trama é um pouco confuso e foi um tanto difícil me situar no enredo, visto que os fatos ocorrem com uma velocidade abrupta, antes mesmo de começarmos a digerir as informações e processar o que realmente está acontecendo. Confesso também que não consegui nutrir empatia pela protagonista, que se mostrou uma moça fraca, lacrimosa e até mesmo um pouco egoísta. Narrado em terceira pessoa, percebe-se que a autora tem uma mente fértil e um forte potencial para escrever, mas nessa obra o seu talento não foi totalmente explorado.

Por assim dizer, Sara foi a responsável por abrir a "caixa de pandora", ou seja, por liberar a criatura das trevas no mundo e ao contrário de muitas histórias que lemos, a protagonista não tenta reparar o seu erro e se mostra absurdamente covarde. Tal comportamento me irritou bastante, principalmente por vê-la acompanhar de perto todos os acontecimentos que se sucederam desde então, ceifando até mesmo a vida de seus pais e de vários de seus amigos. Depois de muito, muito tempo mesmo, é que a personagem adquire algum vigor e tenta lutar contra as trevas, mas até aí muitas águas já rolaram e o mundo já está praticamente infestado pelo mal. O suposto romance dela na história também não me agradou e acredito que isso se deva justamente pela personalidade fraca da mocinha. Sobá, que é um personagem que tende tanto para a luz quanto para as sombras, foi o meu preferido no livro, não só devido a sua temperança no contexto da trama, como por ter a coragem e determinação necessárias nos momentos cruciais.

Em síntese, Nas Trevas e Na Luz é um livro interessante, nascido de uma ideia original e bem inovadora, entretanto não tão bem orquestrado quanto eu esperava. Mesmo sendo um enredo dotado de potencialidade, nota-se que ele não foi tão bem desenvolvido e explorado quanto merecia e que os personagens deixaram bastante a desejar, especialmente a protagonista da trama. A capa é simples e não consegue chamar tanto a atenção para o seu conteúdo e a diagramação poderia também ter sido um pouco mais caprichada, pois apresenta alguns erros de grafia e de acentuação. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar o livro.

site: http://www.newsnessa.com/2018/04/resenha-nas-trevas-e-na-luz-gisele.html

Pollyanna Reis 08/02/2018

Nas Trevas e na Luz
O livro conta a história de Sara, uma garota de dezesseis anos com vários planos para o futuro, alegre e de coração bondoso. Tudo que ela não queria era se preocupar com a vida ou sobre mistérios, mas o destino de Sara estava escrito de outra forma. Em uma exploração à uma praia isolada, com seus amigos Whitney, Caio e Lince, Sara encontra uma espada misteriosa. Vozes dizem para ela lacrar novamente o mal, só que Sara é muito medrosa, e a única coisa que ela deseja é sair o mais rápido possível dessa praia amaldiçoada.
Sem contar para ninguém sobre a espada, a não ser Lince, seu melhor amigo, ela vai embora. O que Sara não imaginava era que o mundo inteiro pagaria pela sua covardia. Por mais que tudo indicasse perigo, Sara se sente protegida pela espada. Ela sente que ela à pertence e que de algum jeito ela é a chave e a salvação de algo. Os quatros pilares da natureza: água, ar, fogo e vento, são aprisionados pelo Lord das trevas, e logo a terra começa a sofrer, e uma escuridão total toma conta de tudo, criaturas bizarras, criaturas das trevas começam à aparecer e se alimentar dos seres humanos. Sara precisa proteger seus pais e sua própria vida. Agora ela sabe que o futuro da humanidade estava em suas mãos, e que agora tudo está perdido.

Dez anos depois, Sara está lutando contra o mal e defendendo seres humanos das garras dos predadores e sugadores. Sara também vê o Lord das trevas criar um ser maligno, dividido entre homem, predador e sugador: O temível Sobá. O difícil é saber que o corpo utilizado para isso, é de um garoto que ela prometeu procurar seus pais. Através de fortalezas os sobreviventes tentam viver um dia mais, e sonham que um dia tudo mudará, e a terra verá a luz novamente. Alguns mistérios são revelados, e ela descobre uma tal de OGA, através de Fell, uma garota fugitiva de lá.
Entre perdas e sofrimento, Sara descobre que não está sozinha, mais ela precisa encontrar sua próprias forças, precisa esquecer o passado e parar de se culpar por tudo. Sara é uma guerreira, mais o medo e a culpa à persegue. A luz precisa voltar, ela precisa descobrir o poder que tem.

Nas Trevas e na Luz já deixou saudades muito antes de terminar a leitura. Uma história de tirar o fôlego, que te prende à atenção do início até o fim. Esse é um livro ótimo, uma leitura simples e fácil. Dividido em duas partes: Transição e Amor e ódio, Nas Trevas e na Luz tem personagens bem construídos e delineados. Sara é uma jovem aparentemente normal, cheia de medos e sonhos. Mas que no decorrer do livro, se percebe seu crescimento e amadurecimento. Whitney é a amiga dos sonhos, sempre bondosa. Caio é o encrenqueiro, o chato e egoísta. Lince é o amigo apaixonado, que vai pela cabeça dos outros e não sabe seguir seu coração. Confesso que me decepcionei com ele. Sobá é meu favorito, meio homem, meio ser maligno. Muito forte, corajoso e determinado, Sobá conquistou meu coração. Nunca fui de gostar dos vilões, mais esse é diferente. Tare é um garotinho fofo e muito corajoso, que acredito ser uma peça importante nessa história. (minha opinião). E tem a queridinha Fell, que no início, achei se tratar de uma pessoa do mal. Mais que ao decorrer me surpreendeu, pois a garota só tem quinze anos é muito determinada. Ela tem uma missão, e fará de tudo para cumpri-la.
A diagramação do livro não é tão convidativa assim, pois a qualidade do conteúdo é perfeita, uma história sensacional, que merecia uma capa bem atraente e que valorizasse a história. O livro também precisa de uma revisão, por causa de alguns erros e falta de palavras em alguns pontos. Mas nada que prejudique a leitura. As folhas são brancas e as letras são de um tamanho ideal. Um livro recheado de aventuras, muita ação e alguns pontos reflexivos. Se você gosta de sentir medo, de viver aventuras, mistérios, perder o fôlego e desejar mais no final, não deixe de ler Nas Trevas e na Luz. Um livro super indicado!

Luh Figueiredos 30/12/2012

[Resenha+Book Tour] Nas Trevas e na Luz - By Biblioteca da Luh
[Book Tour] Nas Trevas e na Luz
Por Luh Figueiredos
Oi gentens!

Como lhes disse a uns dias atrás, a BL esta participando do Book Tour do livro Nas Trevas e na Luz – da Gisele Carmona, e agora vim lhes apresentar a resenha deste volume… ;D

Só tenho que cuidar para não contar coisas demais… ^^

Resenha…

Gente, a história é ótima!

Cheio de surpresas e muito bem escrito… Te garanto que não é nada do que vocês esperam…

A história começa com a Sara, a nossa protagonista, garota de 16 anos, medrosa e que sempre precisa de alguém ao seu lado para se apoiar, não no sentido de não fazer as coisas, pois ela tem uma personalidade razoavelmente forte, mas não sabe disso ainda, mas ela só se sente segura quando tem alguém de confiança com ela… Por isso digo que ela se apoia nas pessoas…

Ela nos conta como tudo começou, dando um mergulho em suas lembranças e assim nos conta como o caos se instalou e também como o mal foi libertado…

A nossa protagonista não esta sozinha nesta jornada…

Ela faz parte de um grupo, um grupo de amigos inseparáveis… Faz parte deste grupo a Whitney, sua melhor amiga, uma garota tranquila e que tinha os olhos verdes mais brilhantes que ela conhecia; Caio, namorado de sua melhor amiga e só por isso que entrou no grupo, e Lince, que a conhece desde que eram criancinhas, ele sempre estava ao seu lado para dar apoio a tudo… E tinha um amor não confesso por ela… ♥

Tudo acontece, com a sugestão que Caio faz ao grupo, de fazer uma exploração a uma praia deserta. Assim que chegam a esta misteriosa praia, todos percebem um ar maligno no local, como se mandassem eles embora, mas eles insistem em ficar.

E nesta praia deserta, que tem um ar sinistro e maligno, que Sara acaba encontrando uma espada de prata… A espada a escolheu, por isso ela se torna a nossa heroína… E também a culpada por tudo que vem depois…

E ela recebe o aviso do pilar da Água, um ser místico que a avisa do erro que estava cometendo ao retirar a espada de seu descanso, com isso libertando o mal e que, somente ela poderia colocá-lo em seu devido lugar…

A nossa heroína passa por muitas coisas difíceis, muitas perdas e muito sofrimento, mas por causa de todo este sofrimento é que ela se torna uma guerreira… e uma Grande Guerreira!

A história acontece em um lugar não identificado e sem uma contagem fiel ao tempo…

Confesso que senti falta, em algumas passagens do livro, noções de tempo, e também de localizações, de onde estava acontecendo tudo, mas ainda assim, a história flui e você consegue acompanhar tudo sem nenhuma complicação, este é um livro que você lê em poucas horas, pois você é totalmente absolvido pela história, você só quer saber o que vai acontecer em seguida…

Pontos positivos: História diferente e surpreendente.

Narrativa de fácil entendimento e de diálogos simples.

Pontos Negativos: Como disse antes a falta de especificação de local e de tempo em algumas passagens do livro, mas ainda assim não é nada que nos prejudique para entender a história.

Na minha opinião, precisa trocar a capa. Pois esta não é uma que chama a atenção a história e nem a curiosidade do leitor. =/

E temos alguns erros de diagramação, mas por ser a primeira edição, tem como ser corrigido.

Gi, parabéns pela história, é ótima! Adorei a história toda, inclusive os defeitos de nossa heroína, que normalmente me irrita colocarem tantos defeitos nos heróis das histórias, mas não aconteceu isso no caso de Sara… ;D

Gente, este livro esta mais do que indicado!

Vocês vão adorar e eu não vejo a hora de pegar o segundo volume!

Por enquanto é só meus amigos…

Beijinhos e até mais…

Luh Figueiredos

Mais na Biblioteca - http://bibliotecadaluh.wordpress.com/

Débora Renata 13/09/2012

" O que mais lhe chamou a atenção foi uma espada velha, aparentemente, enferrujada, fincada sobre a tampa da caixa de pedra, onde havia outras inscrições em língua desconhecida."

Nas Trevas e na Luz conta a historia de luta pela sobrevivência em um mundo que foi dominado pelas trevas e pelo sofrimento, um mundo que esta sendo atacado por predadores e sugadores que mais parecem zumbis misturados com demônios.

É nesse mundo que Sara uma jovem guerreia de apenas 16 anos descobre que tem a missão de trazer de volta a luz e a esperança a este mundo e aos poucos sobreviventes que nele ainda habitam.

No livro, conhecemos Sara e seus amigo: Lince, Caio e Whitney, que após uma visita a uma praia misteriosa, Sara acaba por libertar uma criatura terrível e sombria, trazendo a tona coisas ruins, dor e sofrimento aos seres humanos e seus amigos, mas junto com isso a sua nova missão.

" Sua mão percorreu a espada, até que finalmente seus dedos encontraram a lâmina."

" Sara acompanhou até o último filete de sangue alcançar a tampa e formar, de maneira muito rápida, um circulo em volta do lugar onde estava a espada, para em seguida ser sulgado para dentro da caixa."

Sara uma adolescendo insegura e medrosa, se descobre emmeio a uma terrível confusão e agora tem que concertar tudo sozinha, ou era isso que ela imaginava, pois o erro tinha sido seu e não queria meter mais ninguém nessa confusão.

Ao longo da historia, Sara vai se encontrando e começa a entender sua missão. Teve que lidar com o abandono e a perda de muitas pessoas próximas, mas ganhou novos amigos e aliados, uns até bem inesperados.

" Quando não tiver mais que olhar para você me sentirei melhor - ele disse em um desabafo espontâneo."

Reviravoltas chocantes, sim sim, Gisele mostra ser boa em fazer os leitores perderem as unhas de tanta ansiedade e curiosidade de saber o que o futura de Sara lhe reserva.

" Quem olha nos olhos dela nunca mais é o mesmo. ... Quem olha dentro dos olhos de Sara e enxerga a sua luz nunca mais é o mesmo."

Mais confiante e madura, Sara passa a lutar e ajudar os sobreviventes. Conquista sua confiança, carinho e respeito, mas nunca consegue ficar muito tempo em paz.

" Se acharam que assim me derrubariam mais fácil ... Sara se levantou. - Saibam que o me enfureceram ainda mais."

E no meio de tantas lutas, nossa querida Gisele não deixa de nos surpreender.

" Sara agora era sua inimiga, assim como o demônio das trevas e, com toda certeza, amá-la não o ajudaria no momento da batalha."

Ao longo do enredo Sara passa a descobrir coisas que a machucam muito e também a tornam muito mais forte. Mas o medo de tomar as decisões erradas e acabar prejudicando os poucos que lhe restam a deixa com muita duvida sobre sua missão e se ela é realmente a escolha certa para cumpri-la.

" O que você vai fazer agora, hein?? ... Pretende lutar comigo e deixar que eu mande somente os seus pedaços de presente para meu antigo mestre?"

Antigos amigos reaparecem, agora como novos inimigos, será que os laços de amizade ainda falam mais alto?

" Esta tudo bem, Lince. - ele respondeu com sua falsa calma. - Nós vamos pegá-los. Eu, você e Caio."

**********************************

É claro que a Gisele tinha que me deixar sem unhas, morrendo para saber o que vai acontecer, neh?

Finais em aberto me matam, principalmente quando a historia me vicia e me faz viajar para dentro dela.

Ai ai ai, muito bem escrito e empolgante, agora é esperar a continuação, é o que me resta (rs rs). Super recomendo, e quem não ler, vai perder e muito!

Parabéns Gi!!!

Beijos
Renata

Ceile.Dutra 30/08/2012

Resenha retirada do meu blog - www.estejali.com
Pensei muito antes de começar a resenha deste livro para absorver melhor as coisas e conseguir falar exatamente o que senti com a leitura... Vamos lá...

Um grupo de amigos resolve visitar uma praia deserta, mesmo com Sara e Whitney não se sentindo muito bem com a menção do passeio. Sara, especialmente, é uma menina muito intuitiva e se sente incomodada, mas mesmo assim, todos vão para a tal praia. Chegando lá, resolvem se dividir: Sara e Lince vão para um lado, Whitney e Caio vão para outro, enquanto um terceiro casal não lembro o nome ficam namorando num lugar mais afastado. Esta divisão é a deixa que Lince precisava para declarar seu amor por Sara, mas quando ele começa a falar, Sara ouve alguém chamando por seu nome... Na busca pelo chamado, ela acaba entrando em um buraco na própria areia da praia e lá dentro tem um ser formado de água pedindo sua ajuda... Mas então ela vê uma espada de prata disposta numa caixa preta e é imediatamente atraída para o objeto. Ao tentar tirar a tal espada, ela acaba despertando o Lorde das Trevas, que estava aprisionado, o que compromete todo o futuro da humanidade.

Tudo começa a complicar a partir de então e o mundo entra num momento apocalíptico - os seres do exército do Lorde se alimentam de sangue humano e estes estão soltos nas ruas que agora são totalmente escuras, já que tudo que se tem é noite - sem estrelas e sem lua.
Sara, com apenas 16 anos, se sente a responsável por todo o mal causado e é a única que pode combater as trevas junto de sua espada de prata.

O livro é dividido em duas partes - o início (Sara então com 16 anos) e 10 anos depois. A primeira página foi de deixar minha empolgação nas alturas, pois a narração e todo o cenário contido ali me fez imaginar um livro um pouco diferente do que encontrei nas outras páginas. Algumas coisas atrapalharam muito a leitura, mas tudo se resume a problemas na edição. Os erros ortográficos começaram a incomodar quando se tornaram repetitivos e "óbvios". Algumas frases estavam separadas por vírgulas, mas elas não tinham conexão nenhuma. Outra coisa que me incomodou e a autora pode melhorar nos próximos livros (não sei se é só este que é assim) é a quantidade de diálogos desnecessários. Os personagens não tinham um momento de devaneio, tudo era verbalizado. Isso me deixou com a sensação de que os personagens não tinham muita estratégia - no contexto do livro, isso era necessário já que estão lutando contra os inimigos. Era como se tivesse uma jogada mortal e falasse para o oponente o que iria fazer. Senti falta daquele toque de realidade nas cenas - eu sei que é fantasia, mas faltou uma descrição detalhada de forma que as imagens fossem formadas na minha cabeça.

Este foi o primeiro livro da autora e está na primeira edição. Entendo que numa próxima os erros de edição e revisão possam ser corrigidos. O cenário e o tema do livro é muito bom, só acho que faltou mesmo um desenvolvimento convincente. Nas Trevas e Na Luz tem ainda um segundo volume, e a contar do final deste primeiro deve ser muito bom. Estou esperando uma escrita mais madura que com certeza a autora adquiriu depois deste primeiro livro.

Eli 07/06/2012

Tenho lido pouco. E escolhido com muito cuidado aquilo que vou ler. Não só por causa do blog mas porque a vida é muita curta, e perder tempo com literatura rasa, me deixa sempre chateada, algo que não fiquei ao ler o livro de Gisele Carmona. Estou devendo essa resenha já um tempão (não briga comigo Gisele, por favor... rs), mas sempre tenho uma maior dificuldade de resenhar livros que me impressionam. Sei lá... Tenho medo de não conseguir traduzir em palavras as sensações e o sentimentos despertados em mim pela leitura dessas obras. Algo que Carmona conseguiu fazer comigo.
Tratar de um tema polêmico como o Apocalipse já demonstra a coragem e a criatividade dessa escritora. A trama gira em torno de Sara, uma adolescente como outra qualquer, que em um passeio despretensioso com os amigos, acaba libertando o Lorde das Trevas, um ser amaldiçoado, que estava enclausurado a anos. Desesperada com o ocorrido, ela foge junto com uma espada, não imaginado de fato a força que havia libertado. Derrepente, o mundo que ela conhecia desapareceu, e por te libertado esse mal, ela agora é responsável por mandá-lo de volta as profundezas. E para completar toda a situação que já é complicada, ela tem que lidar também com Sugadores e Predadores, que estão acabando com os seres humanos.
Fiquei impressionada com a trama de Gisele. De início, achei que eram muitas informações num curto espaço de tempo, mas entendi o propósito dela: levar a trama para ação, onde a trama fica mais e mais interessante. Sara é um personagem que evolui ao longo da estória. No começo insegura e confusa como toda adolescente, ela vai ser tornando uma guerreira forte, que tem como principal intuito ajudar os seus. O personagem do livro para mim foi Sobá. Gisele deve ter dedicado um tempo e um carinho especial a ele, ou então, foi pura intuição de escritora mesmo. Como é seu livro de estréia (acredito eu), acho que ele precisa passar por uma boa revisão. Os erros encontrados na trama não a tornam desinteressante, mas demonstraria um cuidado maior para o grande público. A capa poderia ganhar outra roupagem também, por que a atual não está a altura da ação e da problemática da estória.
Livro recomendadíssimo!

Tati 22/05/2012

Eu recebi o primeiro volume de Nas Trevas e Na Luz pelo book tour promovido pela autora. A sinopse já tinha me chamado a atenção há algum tempo antes e como eu adoro um livro que explora o apocalipse logo fiquei feliz em participar. Vamos conhecer agora a história da destemida Sara, uma garota que está descobrindo o poder que tem.

Sara é uma adolescente aparentemente comum que ao fazer um passeio com seus amigos em uma praia deserta acaba sendo responsável por libertar um ser amaldiçoado, o Lorde das Trevas de onde estava aprisionado há anos.

Com medo do que tinha feito e não tendo coragem suficiente para consertar seu erro, Sara foge de volta para sua casa em companhia de uma poderosa espada de prata que ela encontrou na praia onde o Lorde das Trevas estava preso e com a qual ela parece ter uma estranha conexão.

Após o acontecimento, o mundo que Sara conhecia muda radicalmente e seres terríveis surgem para acabar com a raça humana. Sugadores e Predadores caçam os humanos e sobra para Sara a missão de defende – los dessas ameaças. Ela então entende que por ter sido responsável pela soltura do mal, ela deve lutar contra ele. Mas Sugadores e Predadores não são seus únicos inimigos. Sobá, a mistura de um humano com as duas espécies dos demônios está em busca dela e quem deveria estar do seu lado, ela talvez não possa confiar.

No começo eu fiquei um pouco perdida com tudo o que estava acontecendo, mas a medida que a história foi evoluindo o cenário confuso do início deu lugar a muita ação e muitas situações novas surgindo e a leitura fluiu mais rápido. A evolução da personagem também foi muito interessante, ela cresce bastante ao longo da trama e deixa de ser uma garota medrosa para virar uma guerreira que não tem medo de se arriscar para defender os seus. O final do livro me deixou com vontade de ter o segundo volume por perto porque termina com aquele gosto de quero mais.

Agora falando sobre o livro em si, acho que uma nova capa vai valorizar bastante a história, e apesar de que os erros não são muitos, o livro precisa de uma nova revisão, principalmente na questão da pontuação onde tem várias passagens com excessos de ponto de exclamação, que incomoda um pouco na leitura.

No mais é um livro muito gostoso de ler, as finalizações de cada capítulo dão a impressão de que você está vendo um filme, achei essa característica da escrita da Gisele muito legal. Para quem gosta de um universo pós apocalíptico e um livro recheado de ação, leia Nas Trevas e Na Luz.

Visite: http://coracaoliterario.blogspot.com.br/ e fique por dentro do mundo literário!
Silvia 19/12/2012minha estante
Realmente a história é interessante, também gosto muito de livros apocalípticos, mas a capa é feinha...

MILA 29/04/2012

Neste livro conhecemos Sara nossa protagonista, e junto com seus amigos vão para uma praia abandonada, pois as pessoas que se quer passam por lá sentem uma energia muito negativa, mais Caio queria muito explorar o lugar e assim aconteceu.

Sara, Lince e Whitney a principio não se sentem bem nesta praia, porém pensam que isso só pode ser coisa da cabeça deles, que isso é bobagem. Caio está eufórico com a exploração e por poder ficar a sós com Whitney, sua namorada.

Lince no outro lado da praia tenta se declarar para Sara, mais quando ele começa a falar Sara escuta seu nome sendo chamado e sai à procura de quem a chama deixando Lince preocupado. Sara cai em um buraco na areia, na verdade ela pediu para cair, e é lá que a desgraça toda acontece.

Sara vê uma espada de prata e se sente hipnotizada, quer toca-la a todo custo, e assim que toca a espada a faz sangrar e é ai que Sara liberta o Sr das Trevas, Sara tira a Espada de prata da caixa que aprisiona o Sr das Trevas, muita confusão começa naquele lugar, a espada se mostra sua amiga e tenta protegê-la, mais dali para frente as coisas só tendem a piorar.

Não gostei da protagonista, ela se mostra o tempo toda medrosa e egoísta, sempre que pode começa a chorar, teve várias oportunidades de fechar a bendita caixa, mais por medo ou por achar que não era o seu dever não o fez, (Caramba, se foi ela que abriu, ela que feche!!) Pensava também que outra pessoa mais capaz devia fechar a tal caixa, e enquanto isso a força do mal vai ganhando cada vez mais poder. O mundo está acabando, primeiro perdeu o pai, depois a mãe, depois o namorado a abandona e ela só faz chorar e fica segurando a espada.

Na segunda parte do livro as coisas melhoram, Sara melhora um pouco, mais ainda se menospreza. A tirada da autora para mim foi o Sobá, e a Fell, adorei estes personagens!!

Sergio Carmach 29/03/2012

Apesar de Nas Trevas e na Luz ser repleto de elementos que fazem a alegria da garotada de hoje (personagens adolescentes, passagens para mundos sombrios, espadas que brilham, seres “draculescos” que se alimentam de gente, batalhas entre criaturas poderosas etc. etc. etc.), a história tem potencial para se transformar em uma ótima trama adulta. Mas vamos do início...

O livro traz como protagonista a frágil Sara, uma adolescente normal com uma vida normal em um mundo normal. Mas tudo começa a mudar quando ela e três amigos – Caio, Lince e Whitney – resolvem ir a uma estranha praia deserta. Lá, Sara é sugada pela areia, caindo em uma espécie de caverna. Sozinha no lugar, ela se depara com uma espada fincada na rocha, que é na verdade a chave do cárcere de Lorde das Trevas (será que estou explicando isso direito? rs). Apesar das súplicas de uma figura feminina com consistência aquosa surgida de repente, Sara retira a espada e, sem querer, liberta o ente do mal.

A menina-água mencionada no parágrafo anterior é um dos quatro pilares elementais da natureza (água, vento, terra e fogo), que acabam corrompidos pela criatura maligna liberta e causando catástrofes que destroem a civilização. E, então, ocorre a transição da normalidade para o caos. O mundo transforma-se em um cenário apocalíptico, a vida assume uma rotina de sobrevivência na escuridão e Sara passa de uma adolescente comum a uma líder da resistência humana.

A partir deste ponto, eu poderia ficar aqui falando sobre as criaturas horrendas criadas pelo lorde trevoso, espadas poderosas, batalhas e demais coisas do gênero. Mas isso já foi dito por aí (e muito bem dito!) e não quero me tornar repetitivo. Prefiro, então, retomar o assunto iniciado no primeiro parágrafo, sobre o potencial que a história da Gisele tem para se transformar em uma ótima trama adulta.

Vejam só que interessante! Após o mundo mergulhar no caos, surgem três forças em conflito: a do Lorde das Trevas e suas criações (Predadores, Sugadores e o terrível Sobá); a composta por Sara e os sobreviventes humanos; e a representada pela misteriosa OGA (a grande sacada de Gisele). Esta última guarda características muito significativas e deu complexidade à trama. Enquanto as turmas da Sara e do lorde fazem o tradicional papel maniqueísta, representando o bem e o mal puros, a OGA tem contornos mais dúbios. Seu líder propaga boas intenções, mas institui uma doutrina torcida e que usa de meios duvidosos para atingir seus fins. A organização entende que o reequilíbrio do mundo só virá eliminando-se seres humanos inconvenientes, fazendo-se lavagem cerebral em crianças sequestradas, entre outras ações nada recomendáveis. Isso não lembra a filosofia dos criadores de uma tal cruz suástica invertida?

Esse e outros detalhes transformam a história adolescente em um conto mais denso. Temos o amadurecimento de Sara, os interessantes conflitos entre antigos amigos que migraram para grupos rivais, os dilemas de uma personagem do “núcleo bom” ligada por laços de sangue a um “ditador”, a neutralidade de uma quarta força cobiçada por todos, a dúvida sobre quem seria realmente a escolhida, o ódio de um rapaz que mostra como um mundo destruído e sem perspectivas pode torcer a mente das pessoas e fazê-las seguir doutrinas com ideias questionáveis, os asseclas do mal com lampejos de bondade... Tudo isso sem perder o tom adolescente, inclusive com a rápida aparição de um semelhante de Sobá, um tal Maiden, fazendo clara alusão à banda Iron Maiden (ou estaria eu enganado?).

Só fiquei chateado com uma coisa (e isso é um elogio, pois mostra como eu estava entretido com a história). Quando faltava pouco para terminar o livro, pensei: “Como será que a autora vai resolver essa complicação toda em tão poucas páginas?” Aí cheguei no final (final?) e lembrei que Nas Trevas e na Luz tem mais um volume. Vou contar um segredinho pra vocês: detesto esse negócio de trilogias, volumes... Livro, para mim, precisa ter início, meio e fim, assim como casa precisa ter chão, paredes e teto. Esse conceito de livros em mais de um volume é uma invenção muito esperta das editoras. O leitor, para ter a história inteira nas mãos, é obrigado a gastar uns R$ 150,00. Incrível é o pessoal não reclamar disso! E ainda gostar! Na minha concepção, mesmo um livro com continuação precisa ter um remate. De qualquer maneira, posso dizer que Gisele criou um “final” bem emocionante para o Volume I, repleto de ação e lances dignos de um filme. Leiam e comprovem!

Raquel Machado 13/03/2012

Nas Trevas e na Luz de Gisele Carmona
Nas Trevas e na Luz possui dois volumes e eu li o primeiro deles. O livro é dividido em duas grandes partes sendo a primeira entitulada A Transição e a segunda Amor e ódio. Já no início do livro temos uma visão geral da história, onde Sara a protagonista esta em um futuro não muito distante dominado por seres mostruosos. O mundo não é mais como conhecemos hoje em dia e a sobrevivência é algo que todos buscam. Junto com Sara acompanhamos então suas lembranças de porque o mundo virou esse lugar perigoso e difícil de se viver. Devo dizer que já neste prefácio fiquei fascinada com a personagem sua coragem e seu estilo, ela me lembrou muito da Alice do residente Evil e fiquei entusiasmada para saber como tudo tinha começado.

Então em A transição somos levados ao início de tudo. Sara junto com seus 3 amigos Lince, Caio e Whitney decidem passar um final de semana em uma praia deserta. O que acontece e que Sara acaba descobrindo um lugar secreto por lá, um lugar que mudaria a vida dela para sempre...

Neste lugar Sara havista uma bela espada em uma pedra e isso me lembrou um pouco do Rei Artur e a excalibur, mas somente no início, pois depois vamos ver que a coisa é bem diferente. Sara fica encantada com a espada e se aproxima dela a tirando da pedra, mal ela sabe que fazendo isso ela esta libertando um mal maior do que todos podem imaginar, um mal que irá devastar toda a terra e a humanidade. A única pessoa que pode aprisionar esse mal novamente e ela, porém por medo ou egoísmo (ainda não me decidi qual) ela não dá ouvidos a guardiã e acaba saindo da caverna junto com a espada dando início ao fim do mundo por assim dizer...

O mal subjulga os 4 elementos da natureza e aqui eu devo dizer que adorei o que a autora fez..a.doro histórias que mexem com os elementos acho muito legal. Então um por um eles vão caindo...a água, o vento, a terra e o fogo e junto a isso eles começam a causar os grandes desastres naturais em nosso mundo que acaba matando várias pessoas inclusive algumas pessoas a quem Sara ama. Se só isso não fosse o suficiente ainda...o ser do mal acaba por criar duas criaturas horrendas: os Predadores que são criaturas que se alimentam dos humanos, porém não podem sair a luz do dia e os Sugadores que são como grandes morcegos e são imunes a luz do dia...os dois tem uma dieta bem balanceada carne humana...e o que resta para nós então senão fugir e tentar sobreviver. Não satisfeito com isso ainda ele cria uma criatura mais poderosa que os dois juntos o qual ele chama de Soba e que será o responsável por seu exército mostruoso e que terá uma grande importância em toda história. Soba possui aparência humana, inteligência dos sugadores e a energia dos predadores torna-se uma criatura mostruosa e letal.Sara assustada e sozinha no mundo ainda foge de suas responsabilidades, pois ela é a responsável por todo o mal que acarreta a terra e somente ela poderia aprisionar ele novamente mas o que isso custaria a ela???

Em meio a isso temos Lince o melhor amigo de Sara que esconde uma paixão secreta pela garota. E quando ela acha que não tem mais esperanças de nada acaba o encontrando e o amor que existia entre eles muito escondido acaba se libertando. Sara acaba ficando com Lince, porém ela não tem coragem de contar a ele que tudo que esta acontecendo e por sua causa. Será que ele entenderia e pior será que ele conseguiria perdoá-la?

Sara termina a primeira parte do livro com várias dúvidas, anseios e uma culpa enorme por tudo, porém as coisas vão mudar drasticamente.

Na segunda parte do livro Sara esta mais decidida e corajosa, e comecei a gostar da personagem. Apesar de ter causado tudo isso ela começa a lutar pelo bem de todos e ajudar as colônias de sobreviventes isso eu achei muito legal. Sara começa a enfrentar os soldados do mal inclusive Soba que lhe prometeu uma grande batalha.

Agora se você pensa que parou por ai que nada...Sara logo fica sabendo que não terá que enfrentar tudo sozinha e que serão enviados 4 guardiões um para cada elemento da natureza e que eles poderão ajudá-la a aprisionar o mal novamente e trazer paz a terra. Agora onde estariam esses guardiões??Será que eles estariam dispostos a ajudá-la??? E mesmo que estivessem do que Sara vai ter que abdicar para conseguir consertar tudo???

Um livro eletrizante cheio de aventura, magia e terror. Nas trevas e na luz me supreendeu realmente do início ao fim, me apaixonei pela história de Sara e gostaria muito de ver como vai terminar tudo afinal a grande luta esta apenas para começar.

Mais em: http://migre.me/8h5Un

Samara 11/03/2012

Do blog: http://www.darealidadeaosonhos.com
Olá, queridos! Tudo bem com vocês?
Não sei como começar!
Simplesmente perfeito, de uma forma simples e muito empolgante, o livro prende sua atenção do começo ao fim...
Sara é uma adolescente comum, em busca de aventuras e novas experiências com seus amigos: Whitney (sua melhor amiga), Lince (seu amigo de infância) e Caio (ela não é muito fã dele, mas está valendo rs)...
Como sempre anda com seus amigos e em busca de coisas novas, quando surge a oportunidade, não deixa passar...
Por isso, quando Caio chama seus amigos para visitar uma praia deserta, mesmo todos estando meio receosos, ainda assim aceitam o convite e a partir desse momento, as coisas começam a mudar...
Sara se vê obrigada a decidir o futuro da humanidade, apesar de não saber disso no começo. Porém quando sabe que ainda há salvação, ela começa a lutar, fraquejando, mas se reerguendo, sempre procurando ajudar os outros humanos e tentando restaurar a luz nesse planeta.
Tive um mini ataque cardíaco quando li a última página (é, tem volume II), mas eu tenho uma amiga maravilhosa que me emprestou ele...*-*
(Ou seja, em breve teremos a resenha dele também!)
Espero que tenham gostado e comentem! =D
Até mais!
Beijos e Bons Sonhos!

Cat 04/01/2012

Para quem gosta de um bom apocalipse
Em comemoração a 2012, vamos a resenha de um livro apocalíptico: Nas Trevas e na Luz da autora Gisele Carmona.
Nas Trevas e na Luz conta a história de Sara, uma garota de 16 anos, que acaba provocando o fim do mundo.

A história começa com a protagonista presa em recordações, quando o mundo era cheio de luz e alegria, antes da Transição.
O livro é dividido em duas partes: Transição e Amor e Ódio.

Na primeira parte (Transição) vemos Sara e seus amigos visitando uma praia deserta e misteriosa. Sara é atraída por uma voz. ela a segue até cair num buraco feito na areia. Lá ela encontra uma espada cravada numa pedra. Como Pandora, Sara não resiste a tentação de retirar a espada de seu lugar, e assim que o faz, ela liberta uma criatura maligna.

Confesso que a primeira parte do livro foi a que menos gostei. Não é que a trama seja ruim, ou as cenas de ação não sejam legais, pelo contrário, eu adorei. O problema foi a protagonista. Ela só fica choramingando e esperando que um milagre caia do céu. Bem pelo menos na segunda parte ela cresce pra vida e fica menos chata.

Na segunda parte (Amor e Ódio) vemos Sara dez anos mais velha e a heroína dos sobreviventes. Sara constroí fortalezas para abrigá-los e protegê-los. Ela viaja de fortaleza a fortaleza para verificar como estão os sobreviventes. E é durante uma dessas viagens que ela encontra uma garota chamada Fell (Uma fugitiva da OGA) Não vou falar muito sobre a organização, pois não quero estragar a surpresa. Eu gostei da organização, me lembrou um pouco religiosos radicais.

A segunda parte é a minha favorita tem muito mais ação e mistério. Com cenas dignas de filmes apocalípticos.
Outro ponto positivo do livro é que ele acaba do jeito que um livro com sequência deve acabar... deixando um suspense no ar. Com a pergunta: O que vai acontecer?
Agora vou comprar o segundo livro.

DARLAN HAYEK SO 22/12/2011

Interessante!!!
Sara tem uma espada. O mundo vai acabar. Ela precisa sobreviver e lutar contra o Grande Lorde.
Um livro interessante para quem gosta do tema. Bem escrito e criativo. Mas um pouco difícil de ser resenhado, pois cada pagina carrega consigo uma nova surpresa. Junto com Sara e sua espada seguimos apreensivos por todas a s aventuras enfrentadas pela garota. Fiquei bastante empolgado, apesar de não ser meu gênero preferido de leitura, acho uma boa escolha para quem gosta. Pretendo ler a continuação em breve. Recomendado com certeza!!!

Abraços e parabéns a Giselle.

Doug 07/12/2011

Resenha - Blog do Doug (www.douglasautor.wordpress.com)
Livros apocalípticos nunca foram meus queridos (apesar que Cultivados tenha me surpreendido muito e começado a gostar do gênero), mas a obra da Gisele estava me entusiasmando.

O livro começa já nesse fim de mundo bem estabelecido, com a protagonista acordando ao lado de sua espada. Um corte ligeiramente brusco e o grupo de amigos de Sara, seus pais e tudo mais é revelado antes desse Armagedom. Uma viagem secreta (leia-se: escondida dos pais dela) e o livro tem início efetivamente.

Mas não quero me ater necessariamente ao conteúdo do livro, mas sim à sua escrita. Gisele tem qualidades indescritíveis enquanto escritora, principalmente pela simplicidade com que seus textos são escritos, e não há dúvidas que essa querida escritora tem tudo para cativar o público mais jovem.

Contudo, como o livro foi escrito há um certo tempo (em 2003, segundo me revelou a própria autora), Gisele ainda pecava em erros pequenos. Os mesmos erros que eu cometia em minhas obras iniciais, vale dizer.

O excesso de frases em um sentido conotativo faz o livro perder (um pouquinho, prometo) o encanto. Às vezes, você acredita que está lendo apenas um relato, e não um livro tão legal. Mas é algo que Gisele corrigiu no segundo volume, tenho certeza (e vontade de ler!).

Mas a obra é uma preciosidade para todos que efetivamente gostam deste gênero, e não só são um fã poser frustrado por ter medo do Evangelho de São João HAHAHAHAHA!

Rainy Girl 16/11/2011

Nas Trevas e na Luz
O 1º livro da autora Gisele Carmona é surpreendente!
Adorei ler cada página.

Blake >>> do #blog Sook http://the-sook.blogspot.com/

Sara é uma garota doce e medrosa. Ok. Ela carrega uma espada consigo depois do mundo que conhecemos entrar em colapso, ou melhor, imergir na escuridão. As trevas começam e com elas criaturas que se alimentam de sangue humano começam a aterrorizar a cidade. Sara sabe que tem que ser forte para proteger sua família e seus amigos, afinal foi depois de achar a espada que tudo começou, ela tirou o lacre que trancava um terrível ser. Somente Sara pode selar o ser novamente, porém o medo a impede, o que acarreta no enfraquecimento dos quatro pilares elementais da natureza (água, fogo, terra e ar), então Sara foge levando consigo a espada, mas o medo pode fazer com que muita coisa de errado aconteça. Com o passar dos dias, Sara começa a descobrir uma força adormecida dentro de si. Ela e sua fiel espada de prata entram na batalha contra o Lorde das Trevas.

Amor. Amizades. Traições. Perigos. Medo. Dúvidas. Uma disputa entre o bem e o mal. Escolhas perigosas. Futuro incerto. Um destino lotado de consequências. Um destino que fará muitos ficarem NAS TREVAS E NA LUZ.