O Diário de Suzana Para Nicolas

O Diário de Suzana Para Nicolas James Patterson

Resenhas - O Diário de Suzana para Nicolas

Paulinha - @ladaminhaestante 24/03/2020

Sensível e doloroso
Conheci a escrita de Patterson lendo "Os assassinos do cartão-postal", que pra mim, foi um p*** suspense. Inteligente e muito bem desenvolvido.

E quando peguei Primeiro Amor, foi de uma surpresa gigante pra mim, ver um autor que foi capaz de escrever cenas bizarras no suspense, transmitir sentimentos tão profundos e tocantes num romance.

E agora, lendo O diário de Suzana para Nicolas, sabia que não me decepcionaria. A história é de uma sensibilidade ímpar, tal como foi em PA. E mais uma vez, bem desenvolvido, personagens bem construídos. A história perto do final é dolorosa demais, mas simplesmente linda.

Uma grande lição sobre as prioridades da vida e o quão breve ela pode ser. E como ela pode nos ser tirada a qualquer momento.

silviacrika 10/07/2013

Podia ser melhor.
Esse livro tinha td pra ser excelente, mas o autor perdeu a mão e o final ficou muito óbvio.

Nana 14/08/2013

Eu ganhei esse livro a mais de um ano e só essa semana o peguei para ler, provavelmente porque eu sabia que não é bem o tipo de leitura que me agrada.
O Diário de Suzana pra Nicolas é um romance bem mulherzinha, nada contra o gênero, mas eu não me agrado muito desse tipo de leitura.

A história começa com a Katie sendo deixada pelo Matt, que parece ser o amor de sua vida.
Ela começa a nos contar como o relacionamento deles era perfeito, como gostavam das mesmas coisas, se davam bem na cama e em tudo que um casal precisa para ser feliz.
Enfim... ela não consegue entender porque se tudo ia tão bem entre eles, um dia de repente ele resolve terminar o relacionamento que tinha tudo para dar certo e um provável casamento, como ela mesma já vinha fantasiando.
O Matt some, mas deixa na porta dela um diário que tem o mesmo nome do livro.
A katie toma coragem e começa a ler o diário, eu teria colocado fogo e mandado as cinzas para ele, mas enfim... A curiosidade dela falou mais alto e ela começou a ler.

Esse diário era a Suzana relatando para o Nicolas, o filho dela e do Matt, como começou a história de amor de seus pais, ela conta tudo até depois que Nicolas nasceu.
Para a Katie é uma tortura ficar lendo como Matt era atencioso e romântico com a Suzana, eu particularmente acho que ele é perfeito demais.
A ideia do livro em si é boa, eu gostei disso, mas eu achei o romance muito, mais muito açucarado sabe. Não tem uma intriga, uma briga, nada... São muitas flores.

Confesso que o livro me prendeu pela curiosidade, porque fiquei querendo saber o que podia ter dado errado no perfeito relacionamento entre Matt e Suzana para que ele a deixasse e começasse a se relacionar com a Katie.
Tem apenas um capítulo do livro que me emocionou a ponto de me fazer lacrimejar, e por esse capítulo valeu a pena a leitura e a recomendação que eu faço para que vocês leiam esse livro.

De certa forma tirei algumas lições boas dessa história, como valorizar a família, amigos e a vida em si antes do lado profissional.
Foi o primeiro livro que li do James Patterson e não sei eu leria mais livros dele nesse gênero, como esse foi presente eu li e se ganhar outro não poderia fazer desfeita e com certeza leria, mas não sei se compraria rs.

Para quem gosta de romances mais doces que o doce de batata doce, leia esse livro, pois há 99,99% de chances de você gostar da leitura.
É só isso que eu tenho para falar sobre esse livro, ele é bem curtinho, eu li em um dia... Então não dá pra fazer uma resenha muito grande se não acabo soltando um spoiler.

site: http://letrasdanana.blogspot.com.br/2013/08/resenha-o-diario-de-suzana-para-nicolas.html

Karina 22/11/2019

Achei sem graça, sei que é fofo o tema e forte, ainda mais pra quem é mãe, mas não consegui conectar com os personagens, a história se passou muito rápido. Isso é um ponto bom, claro, mas por mais que a história seja fluida, não deu pra mim. Mas é bem fofo o livro. Uma ótima leitura de tarde

Kaue Garcia 22/02/2021

Rápido e bom!
Um daqueles livros excelentes para curar ressaca, comprei pq gostei da capa, a sinopse me encantou e já conhecia o autor e no fim fui surpreendido com uma leitura super rápida e fluida de fazer! Katie, Suzana, Matt e Nicolas ganharam meu coração

Gabi Fernandes 21/09/2013

Desnecessariamente trágico.

James Patterson tem mais de 230 milhões de livros vendidos pelo mundo.

Por quê ?!

O vocabulário deste autor é pobre e a escrita piegas. Aliás, não gosto deste formato de diário. Acho covarde e pouco louvável. Quer dizer, qualquer pessoa pode escrever um diário, não ? Escrever um diário voltado a um "menininho" de 0 a 12 meses, então ! Qualquer pessoa. Mesmo. Diferente do estilo de prosa. Boa prosa é para poucos. E, certamente, não para James Patterson.

Os personagens são perfeitos. Perfeitos demais. Demais para serem, sequer, críveis. E, sendo assim, eu me pergunto, como é possível se identificar com algum deles ? Talvez não dê. Talvez quem aprecie de fato este livro, aprecie o fato de sonhar. Sonhar em ser perfeito como essas pessoas, sonhar em se apaixonar por um Matt Harrison e ser correspondida. Em ter filhos perfeitos.

Até aí, tudo certo. Quer dizer, piegas ? Piegas. Mas não condeno algo pelo simples fato de ser piegas. Ou, pelo menos, não condeno tanto assim.

O que eu realmente condeno é o final apelativo. É a manobra desnecessariamente trágica para angariar leitores a este livro. Querer ganhar as pessoas no choro. E só nisso.

Por que não explorar o fato de se dar valor a família ? Em trabalhar com o que se ama, mas se permitir dar valor a quem realmente nos ama ?

Achei, durante a primeira parte do livro, que esta seria a linha seguida. Mas, não foi. James Patterson se tornou repetitivo. Não acrescentou sentido a sua proposta. Não soube desenvolvê-la bem. E, sem conseguir um bom desenvolvimento, encerrou a história com tragédia. Quis comover o leitor com tragédia e choro.

O final, simplesmente, não faz sentido. Não tem nexo. É ridículo. Desconexo. Mal desenvolvido. Na minha opinião, asqueroso.

Primeiro e último contato com este autor. Não quero mais ler algo assim. De jeito nenhum. Se alguém quiser ver como se desenvolve uma história de perda de alguém querido, eu aconselho que leia John Green. James Patterson não.

Dreeh Leal | @dreehleal 29/09/2013

O diário de Suzana para Nicolas - James Patterson
Esse livro me tocou profundamente! Por isso estou a semanas tentando escrever essa resenha sem conseguir. Tenho certeza que ela não sairá como eu quero, mas mesmo assim espero que vocês gostem.

Katie Wilkinson é a editora sênior de uma reconhecida editora especializada em romance e poesia. Ela conheceu Matt Harrison ao ler um manuscrito de poesia dele. Encantada com o material, ela compra seus direitos de publicação e durante o processo de publicação do livro eles acabam se envolvendo. Eles eram perfeitos um para o outro, gostavam das mesmas coisas e se entendiam como ninguém. Katie nunca duvidou do amor que os unia. Por isso, depois de quase um ano de relacionamento, ela não conseguiu entender o porquê Matt quis terminar o relacionamento. No dia seguinte ao rompimento ela recebe um pacote que ela reconhece ter sido de Matt, ao abrir ela se depara com um volume encadernado intitulado ‘O diário de Suzana para Nicolas’. Tudo que ela consegue se lembrar é que, Suzana é o nome da ex-mulher de Matt, e Nicolas provavelmente era o filho deles. Junto do caderno vem um bilhete de Matt dizendo que ao ler ela entendera o motivo do rompimento, e assim ela começa a fazer.

Antes de iniciar a leitura eu fiquei me perguntando sobre quem o livro, Suzana ou Katie. Mas não tem como escolher uma só. A vida dessas mulheres tem em comum o amor por um maravilhoso! No decorrer da estória vamos conhecendo mais sobre a vida de Suzanna e claro, sobre como ela e Matt chegaram a ficar juntos, e ao filho deles. Adianto logo que o final foi incrível, e me emocionou por demais! A cada novo personagem que aparecia eu ficava me perguntando se era ele que ia mudar o rumo da vida perfeita de Suzana e Matt, mas eu nunca, nenhuma vez sequer, pensei que as coisas fossem acabar do jeito de foi.

A escrita do autor me encantou. Ele intercala a leitura do diário e as reações de Katie. Nos momentos do diário a emoção, os sentimentos que as palavras passavam eram muito fortes, e eu tinha a impressão de que aquilo realmente era o diário de alguém. A trama tem algumas reviravoltas, o que deixa o livro mais empolgante de se ler. Como é bem pequenininho o livro, acho que eu demorei um ou dois dias para finalizar a leitura. Mas a vontade que da é que não interrompê-la a nenhum momento!

A diagramação é bem simples, e passa totalmente o espirito do livro. A fonte utilizada é um pouquinho menor do que a usual, mas nada gritante. A sinalização entre o diário e Katie é feita por uma pagina em branco descrito de quem vamos falar a seguir.

Esse livro é indicado para todas as pessoas, mas quem gosta de romance e ainda não leu esse, está perdendo um grande livro.

site: http://livrosetudoqueadebom.blogspot.com.br/2013/09/resenha-o-diario-de-suzana-para-nicolas_27.html

Eli Coelho 05/10/2013

Um romance açucarado com final surpreendente
É claramente um romance para mulheres.

Um homem perfeito, uma mulher tentando refazer sua vida em um lugar tranquilo. E uma pergunta: Como esse homem perfeito trai a mulher? Porque? E o que revela esse diario afinal que explique porque ele deixou Katie apesar de dizer que a ama.

O final surpreende um pouco. Triste.

Livro curto. Capítulos curtos. Muito romantismo (chegar a ser diabético..rs..rs..). Segue a linha de Nicolas Sparks. Gostei.

Kleber 14/05/2021

Uma intensa história de amor com um final devastador
O livro conta a história de Katie e do término abrupto de seu relacionamento por parte de Matt, seu namorado. No começo ela fica sem entender o porquê de Matt a tê-la deixado, mas por meio do diário que ele a entregou ? um diário escrito pela esposa dele para o filhinho que os dois tinham ? ela enfim compreendeu a complexidade de toda a situação.

É claro que o leitor, ao ler as páginas do diário escritas por Suzana, fica intrigado e se perguntando o que pode ter acontecido para que Matt estivesse se relacionando com outra mulher que não fosse a mãe de seu filho, já que pelo diário fica bem claro o quanto ele amava Suzana e seu filho Nicolas. E por mais que quem esteja lendo faça mil suposições acerca do desfecho da história, jamais vai imaginar o quão doloroso ele é. Sim, meus amigos e amigas, esse livro é brutal, e seu clímax avassalador.

Estou ainda digerindo tudo o que li e tentando me recuperar. Para isso, passarei para uma leitura mais levinha. Recomendo muito que leiam "Um diário para recomeçar", sobretudo porque esse livro está sempre em promoção.

Iza 16/06/2021

Suzana é incrível
A leveza como ela ver a vida é adorável. Ver o desenrolar desse amor mais maduro foi incrível, com certeza tive lições valiosas com esse livro. O essencial é invisível aos olhos.

Yuminie 31/05/2021

É um livro curto, sensível e de leitura fluida, que nos faz refletir, principalmente, sobre a importância da família.
Leiam! :)

NAY 13/07/2021

O diário de Suzana para Nicholas
Como achar o seu amor verdadeiro e de repente pensar que o perdeu, pois já pertence a outra pessoa, o primeiro sentimento é a raiva pela traição e situação horrível, mas as vezes nem tudo é o que parece ser, esse livro traz a história de um romance maduro, e que em detalhes nos faz refletir sobre nossas prioridades na vida e quais devem ser nossas escolhas. Trata também sobre segundas chances e nunca desistir do amor.

slfranco_ju 27/05/2021

Suzana é simplesmente espetacular.
O romance desse livro é surpreendente. Praticamente palpável, com simplicidade o autor criou uma atmosfera tão romântica que saiu das páginas e se instaurou no meu quarto. Dancei junto com os personagens, escutei na minha cabeça a música que estávamos dançando. Foi uma jornada e tanto. Vale a leitura.

Analisando criticamente a obra, sinto falta de uma maior elaboração no final do livro. Tenho muitas dúvidas e perguntas sobre um casal específico que não foram abordadas. Acho que não é um livro sobre a história de amor de Katie, é um livro sobre a História da Suzana. E só pelas páginas de seu diário vale a leitura, aprendi coisas que jamais aprenderia em outro lugar. Suzana me marcou, mudou a minha forma de pensar e me fez refletir sobre a minha própria vida.
Obrigada, Suzana! Espero que muitos outros leitores possam ouvir os seus ensinamentos!

Natália_Tai 07/12/2020

??
Sem condições para descrever este livro.

A leitura te prende e te envolve.

Lindo e muito emocionante.