O Diário de Suzana Para Nicolas

O Diário de Suzana Para Nicolas James Patterson

Resenhas - O Diário de Suzana para Nicolas

Luh 28/05/2013

A vida como ela é!
O Diário de Suzana para Nicolas, conta a história de duas mulheres, o amor pelo mesmo homem e as revelações que unem seus destinos.

Logo pela capa nota-se o nome de Suzana e Nicolas, e realmente são os personagens que mais me emocionaram na história.

A história envolve 4 personagens, Katie, que após quase um ano de relacionamento com Matt e ele a decepcionar rompendo o compromisso, recebe um diário dele, que contém o mesmo título do livro, "O Diário de Suzana para Nicolas", que por sinal foi um grande choque para ela onde revela sobre ele ser casado com Suzana e ter um filho.

Fiquei extremamente fascinada com a maneira que é expressa a maternidade, pois acho o maior milagre existente na terra, e que sonho muito em viver.

Cada detalhe de um amor tão mágico, me deixou literalmente encantada.

A personagem Suzana, quem escreve o diário, é uma guerreira, que ao aprender uma lição que a vida lhe trouxe, não teve medo de viver intensamente e ser feliz a cada segundo.

"Imagine que a vida é uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismos com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta que o trabalho é uma bola de borracha. Se você deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas- família, saúde, amigos e integridade- são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez."

Alguns trechos como esse, trazem lições de vida, em como temos que dar valor as pessoas que amamos.

Uma leitura gostosa, que me fez virar as páginas e nem perceber que estava terminando, que me fez viajar na linda história de amor e que deixou uma dorzinha no meu coração. História muito emocionante.

Aninha 04/06/2013

O Diário de Suzana para Nicolas
Katie estava muito confusa com os recentes acontecimentos. Matthew, o homem com quem tinha um relacionamento amoroso de onze meses, acabara de abandoná-la, deixando apenas um diário.

Ela sabia que seria difícil descobrir aspectos da vida de Matt que ele escondia. A história é intercalada entre o que se passa com Katie e o diário, escrito por Suzana. Logo em seu início, descobre-se que Suzana é na verdade esposa de Matthew e sua escrita é destinada à Nicolas, filho do casal.

De um jeito muito terno, é contada a vida de Suzana, repassada com extremo carinho ao seu bebê. Durante o desfecho, a sensação é a de que estamos lendo sobre um homem diferente ao da realidade de Katie.

Talvez por isso, gradativamente foi crescendo em mim uma inquietação para compreender como os fatos do passado se ligam ao momento presente. Fiz a leitura em apenas um dia. As últimas trinta páginas foram as mais difíceis. Isso, pois era complicado ler com os olhos completamente marejados.

Não é qualquer um que vá gostar da leitura, já que é muito sentimental. Mas para pessoas como eu, emocionais que adoram um leve drama, é maravilhoso. Adorei cada detalhe revelado e a confusão de sentimentos durante a leitura. Com ele, nota-se que a beleza está na simples veracidade das coisas.

Confira mais em: http://muchdreamer.blogspot.com.br/

Eliane Maria 06/06/2013

O DIÁRIO DE SUZANA PARA NICOLAS

Romance a ser lido com atenção pois narrativas com vários personagens e passagens de tempo diferentes costumam confundir quem está iniciando na leitura. Então a atenção redobrada nunca é demais para não se se perder na história.
Protagonistas : Katie , Matt, Nicolas e Suzana.
Matt e Katie terminaram sem motivos aparentes, somente o diário explicaria as coisas melhores.
“Se puder, leia-o. É sobre minha mulher, meu filho e eu.”
E assim começa a trama propriamente dita.
Ao folhear aquelas páginas do diário que foi deixado em sua porta, um dia depois de Matt terminar com ela, Katie irá descobrir o passado de Matt, Suzana e Nicolas.
Daí para frente a estória é contada através do diário de Suzana, alternando com fatos presentes da vida de Katie.
O diário de Suzana para Nicolas é um romance que se constrói ao virar de cada página do diário. Uma revelação após a outra vão aparecendo, na medida que as páginas do diário vão sendo lidas por Katie. A verdadeira personalidade dos personagens iram gradativamente sendo apresentadas ao leitor.
“Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.”
Muito bem bolada a estória e cativante. Somente a forma de narra-lo é que achei dificultosa, mas nada que desmereça a trama.

Linny 06/06/2013

Maravilhoso e Cativante
Esse livro estava entre os meus desejados há muito tempo e eu havia criado uma grande expectativa a seu respeito. Cheguei até a me surpreender, pois ele foi muito além do que eu esperava e olha que eu já imaginava que iria gostar rs.
Trata-se de uma história emocionante e arrebatadora sobre Katie,Matthew, Suzana e Nicolas. No inicio nos deparamos com Katie Wilkison sofrendo pelo rompimento de seu relacionamento com Matt Harrison,logo ela recebe um diário com uma nota de Matthew explicando o motivo de tal situação,neste diário há a história dele, de sua mulher e de seu filho.
Confusa e desesperada Katie não vê alternativa a não ser ler o que lhe foi enviado, porém o que ela não sabia é que seria nas palavras de outra mulher que ela encontraria as respostas para a sua vida.

“ Querida Kate. Nada do que eu dissesse ou fizesse poderia chegar perto de expressar o que estou sentindo (...) Talvez este diário explique as coisas melhor do que eu jamais conseguiria. Se puder, leia-o. É sobre minha mulher, meu filho e eu. Preciso avisá-la, porém, de que algumas partes provavelmente serão difíceis de suportar. Nunca planejei me apaixonar por você, mas eu me apaixonei.Matt. “

Esse livro é incrível, eu não lia uma obra tão cativante assim faz tempo; o ultimo que li que pode ser comparável a esse no quesito de grandiosidade, foi O Caminho para Casa também da Editora Arqueiro.Tanto os personagens quanto a história impressiona o leitor; é quase impossível não se surpreender com a reviravolta da trama e se comover ao decorrer da leitura.
A narrativa é de fácil entendimento e os capítulos são alternados pela perspectiva de Katie e pela de Suzana, só que esta é contada na forma de um diário. Achei essa maneira do autor escrever a história bem criativa e envolvente; pude perceber profundamente a personalidade dos personagens e isso foi um dos pontos mais positivos.
Outro aspecto que me agradou foram as mensagens transmitidas em muitos momentos; estas foram tão marcantes que cheguei a relê-las muitas vezes para não esquecer facilmente. J
Quanto aos personagens, bem, eles foram encantadores. O Matt foi o meu preferido, me fascinei com o seu romantismo e com o seu jeito de ser, creio que ele é o tipo de homem que toda mulher gostaria de ter rs. Suzana foi outra personagem incrível, a sua forma de ver a vida, o amor incondicional por Nicolas, seu filho e os seus ensinamentos tanto me emocionaram quanto me marcaram. Já Katie não me agradou como os outros, mas foi uma personagem de grande importância. E Nicolas foi uma gracinha! Eu ficava sempre sorrindo quando ele aparecia.

“ Estou aqui nos seus braços. Não vou a lugar nenhum. - Que bom. Quero que você esteja sempre aí. Adoro ter você nos meus braços. Agora tem uma coisa que eu preciso dizer. Suzana, eu te amo muito. Adoro tudo que tem a ver com você. Sinto saudade quando ficamos longe por algumas horas. Quando estou trabalhando, mal posso esperar para que a noite chegue e eu possa te ver. Venho procurando por você há muito tempo, só não sabia disso. Mas agora eu sei. Suzana você quer se casar comigo? “

Em suma, esse livro foi uma obra que me marcou, provavelmente irei relê-lo daqui a algum tempo. Também pretendo ler outros livros do James Patterson, pois se os outros forem tão bons quanto este, estarei perdida, sério rs, pois demorei um certo tempo para me recompor depois que o finalizei.
Recomendo a todos a lerem O Diário de Suzana para Nicolas! Garanto que este livro mudará a maneira de muitos leitores verem a vida.

Clara 27/04/2020

Esse livro me deixou bastante emocionada. Gosto muito dos livros do James Patterson e este, sem dúvidas, foi um reforçador da minha admiração pelo autor.

Recomendo a leitura.

Karina 22/11/2019

Achei sem graça, sei que é fofo o tema e forte, ainda mais pra quem é mãe, mas não consegui conectar com os personagens, a história se passou muito rápido. Isso é um ponto bom, claro, mas por mais que a história seja fluida, não deu pra mim. Mas é bem fofo o livro. Uma ótima leitura de tarde

silviacrika 10/07/2013

Podia ser melhor.
Esse livro tinha td pra ser excelente, mas o autor perdeu a mão e o final ficou muito óbvio.

Jeanine 26/08/2020

Um livro que não me agradou muito. Os suspenses para revelar os segredos são fracos.

Damiris 05/07/2020

É legal.. fotográfico
Então eu curti a leitura, é leve, um pouco tocante...mas rasa, na minha opinião

Katie se apaixona por uma cara perfeito, ela pensa que em breve ele a pedirá em casamento. Mas o que ocorre é ele desperdir-se e deixar para ela o diário que Suzana, esposa dele, escreveu para o filho deles,Nicolas...

A gente vê Katie sofrendo ao ler o diário que conta a bonita história de Suzana, o livro se intercala entre o presente e o
passado...

Um dos elementos que me cativa em um filme é a fotografia, os cenários e , nos livros, a descrição dos lugares me encanta também. Definitivamente, eu amei a ilha onde se passa essa estória. Gente! Quero conhecer, que lugarzinho apaixonante...

A gente vê um pouco do que se passa nas mentes de Katie e Suzana, mas eu gostaria de saber mais o que sente o Matt...

Enfim, se você curte uma leitura leve, romance fofo com um toque de drama...vai curtir..

Nana 14/08/2013

Eu ganhei esse livro a mais de um ano e só essa semana o peguei para ler, provavelmente porque eu sabia que não é bem o tipo de leitura que me agrada.
O Diário de Suzana pra Nicolas é um romance bem mulherzinha, nada contra o gênero, mas eu não me agrado muito desse tipo de leitura.

A história começa com a Katie sendo deixada pelo Matt, que parece ser o amor de sua vida.
Ela começa a nos contar como o relacionamento deles era perfeito, como gostavam das mesmas coisas, se davam bem na cama e em tudo que um casal precisa para ser feliz.
Enfim... ela não consegue entender porque se tudo ia tão bem entre eles, um dia de repente ele resolve terminar o relacionamento que tinha tudo para dar certo e um provável casamento, como ela mesma já vinha fantasiando.
O Matt some, mas deixa na porta dela um diário que tem o mesmo nome do livro.
A katie toma coragem e começa a ler o diário, eu teria colocado fogo e mandado as cinzas para ele, mas enfim... A curiosidade dela falou mais alto e ela começou a ler.

Esse diário era a Suzana relatando para o Nicolas, o filho dela e do Matt, como começou a história de amor de seus pais, ela conta tudo até depois que Nicolas nasceu.
Para a Katie é uma tortura ficar lendo como Matt era atencioso e romântico com a Suzana, eu particularmente acho que ele é perfeito demais.
A ideia do livro em si é boa, eu gostei disso, mas eu achei o romance muito, mais muito açucarado sabe. Não tem uma intriga, uma briga, nada... São muitas flores.

Confesso que o livro me prendeu pela curiosidade, porque fiquei querendo saber o que podia ter dado errado no perfeito relacionamento entre Matt e Suzana para que ele a deixasse e começasse a se relacionar com a Katie.
Tem apenas um capítulo do livro que me emocionou a ponto de me fazer lacrimejar, e por esse capítulo valeu a pena a leitura e a recomendação que eu faço para que vocês leiam esse livro.

De certa forma tirei algumas lições boas dessa história, como valorizar a família, amigos e a vida em si antes do lado profissional.
Foi o primeiro livro que li do James Patterson e não sei eu leria mais livros dele nesse gênero, como esse foi presente eu li e se ganhar outro não poderia fazer desfeita e com certeza leria, mas não sei se compraria rs.

Para quem gosta de romances mais doces que o doce de batata doce, leia esse livro, pois há 99,99% de chances de você gostar da leitura.
É só isso que eu tenho para falar sobre esse livro, ele é bem curtinho, eu li em um dia... Então não dá pra fazer uma resenha muito grande se não acabo soltando um spoiler.

site: http://letrasdanana.blogspot.com.br/2013/08/resenha-o-diario-de-suzana-para-nicolas.html

Colheita Literária 23/01/2021

Um diário para recomeçar - James Petterson
Minha espectativa estava muito alta em relação a esse livro, talvez por isso me decepcionei um pouco. Mas apesar disso, vale a pena a leitura.

Gabi Fernandes 21/09/2013

Desnecessariamente trágico.

James Patterson tem mais de 230 milhões de livros vendidos pelo mundo.

Por quê ?!

O vocabulário deste autor é pobre e a escrita piegas. Aliás, não gosto deste formato de diário. Acho covarde e pouco louvável. Quer dizer, qualquer pessoa pode escrever um diário, não ? Escrever um diário voltado a um "menininho" de 0 a 12 meses, então ! Qualquer pessoa. Mesmo. Diferente do estilo de prosa. Boa prosa é para poucos. E, certamente, não para James Patterson.

Os personagens são perfeitos. Perfeitos demais. Demais para serem, sequer, críveis. E, sendo assim, eu me pergunto, como é possível se identificar com algum deles ? Talvez não dê. Talvez quem aprecie de fato este livro, aprecie o fato de sonhar. Sonhar em ser perfeito como essas pessoas, sonhar em se apaixonar por um Matt Harrison e ser correspondida. Em ter filhos perfeitos.

Até aí, tudo certo. Quer dizer, piegas ? Piegas. Mas não condeno algo pelo simples fato de ser piegas. Ou, pelo menos, não condeno tanto assim.

O que eu realmente condeno é o final apelativo. É a manobra desnecessariamente trágica para angariar leitores a este livro. Querer ganhar as pessoas no choro. E só nisso.

Por que não explorar o fato de se dar valor a família ? Em trabalhar com o que se ama, mas se permitir dar valor a quem realmente nos ama ?

Achei, durante a primeira parte do livro, que esta seria a linha seguida. Mas, não foi. James Patterson se tornou repetitivo. Não acrescentou sentido a sua proposta. Não soube desenvolvê-la bem. E, sem conseguir um bom desenvolvimento, encerrou a história com tragédia. Quis comover o leitor com tragédia e choro.

O final, simplesmente, não faz sentido. Não tem nexo. É ridículo. Desconexo. Mal desenvolvido. Na minha opinião, asqueroso.

Primeiro e último contato com este autor. Não quero mais ler algo assim. De jeito nenhum. Se alguém quiser ver como se desenvolve uma história de perda de alguém querido, eu aconselho que leia John Green. James Patterson não.

Natália_Tai 07/12/2020

??
Sem condições para descrever este livro.

A leitura te prende e te envolve.

Lindo e muito emocionante.

Dreeh Leal | @dreehleal 29/09/2013

O diário de Suzana para Nicolas - James Patterson
Esse livro me tocou profundamente! Por isso estou a semanas tentando escrever essa resenha sem conseguir. Tenho certeza que ela não sairá como eu quero, mas mesmo assim espero que vocês gostem.

Katie Wilkinson é a editora sênior de uma reconhecida editora especializada em romance e poesia. Ela conheceu Matt Harrison ao ler um manuscrito de poesia dele. Encantada com o material, ela compra seus direitos de publicação e durante o processo de publicação do livro eles acabam se envolvendo. Eles eram perfeitos um para o outro, gostavam das mesmas coisas e se entendiam como ninguém. Katie nunca duvidou do amor que os unia. Por isso, depois de quase um ano de relacionamento, ela não conseguiu entender o porquê Matt quis terminar o relacionamento. No dia seguinte ao rompimento ela recebe um pacote que ela reconhece ter sido de Matt, ao abrir ela se depara com um volume encadernado intitulado ‘O diário de Suzana para Nicolas’. Tudo que ela consegue se lembrar é que, Suzana é o nome da ex-mulher de Matt, e Nicolas provavelmente era o filho deles. Junto do caderno vem um bilhete de Matt dizendo que ao ler ela entendera o motivo do rompimento, e assim ela começa a fazer.

Antes de iniciar a leitura eu fiquei me perguntando sobre quem o livro, Suzana ou Katie. Mas não tem como escolher uma só. A vida dessas mulheres tem em comum o amor por um maravilhoso! No decorrer da estória vamos conhecendo mais sobre a vida de Suzanna e claro, sobre como ela e Matt chegaram a ficar juntos, e ao filho deles. Adianto logo que o final foi incrível, e me emocionou por demais! A cada novo personagem que aparecia eu ficava me perguntando se era ele que ia mudar o rumo da vida perfeita de Suzana e Matt, mas eu nunca, nenhuma vez sequer, pensei que as coisas fossem acabar do jeito de foi.

A escrita do autor me encantou. Ele intercala a leitura do diário e as reações de Katie. Nos momentos do diário a emoção, os sentimentos que as palavras passavam eram muito fortes, e eu tinha a impressão de que aquilo realmente era o diário de alguém. A trama tem algumas reviravoltas, o que deixa o livro mais empolgante de se ler. Como é bem pequenininho o livro, acho que eu demorei um ou dois dias para finalizar a leitura. Mas a vontade que da é que não interrompê-la a nenhum momento!

A diagramação é bem simples, e passa totalmente o espirito do livro. A fonte utilizada é um pouquinho menor do que a usual, mas nada gritante. A sinalização entre o diário e Katie é feita por uma pagina em branco descrito de quem vamos falar a seguir.

Esse livro é indicado para todas as pessoas, mas quem gosta de romance e ainda não leu esse, está perdendo um grande livro.

site: http://livrosetudoqueadebom.blogspot.com.br/2013/09/resenha-o-diario-de-suzana-para-nicolas_27.html