The Road to Middle-earth

The Road to Middle-earth Tom Shippey

Resenhas - The Road to Middle-earth

Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 29/10/2023

Um dos trabalhos mais completos sobre Tolkien. Neste livro, Tom Shippey investiga assuntos como as inquirições filológicas de Tolkien; o enredo cartográfico de O Senhor dos Anéis; as reconstruções de mitos nórdicos feitas por Tolkien na Terra-Média; A Terra-Média como um mito entre o Evangelho e os mitos pagãos; a influência de obras medievais como Beowulf, Sir Gawain e Pearl; a natureza do mal representada por Tolkien; a representação de destino e providência presente em SDA; a teoria da coragem vista na literatura antiga do Norte; as diferentes versões do Silmarillion; as ficções infantis do autor; as inúmeras críticas que o autor recebeu; entre outros.

Brevemente, porém, é possível afirmar que O Senhor dos Anéis é uma obra com enorme profundidade cultural e linguística, inserida em uma narrativa mitológica que é capaz de dialogar com nossa era e que busca resgatar as virtudes antigas desprezadas pelo mundo moderno, constituindo, nesse quesito, um "violento conflito cultural".