Introdução ao Controle de Poluição Ambiental

Introdução ao Controle de Poluição Ambiental José Carlos Derisio

Resenhas - INTRODUÇÃO AO CONTROLE DE POLUIÇÃO AMBIENTAL

Paulo 19/11/2018

Durante toda a minha graduação, e mesmo agora, formado, senti falta de uma comunidade de leitores que pudesse me auxiliar na hora de procurar bons livros acadêmicos. Em um mercado (o acadêmico) em que o preço (e o próprio tamanho) dos livros beira o absurdo, seria muito legal que outros estudantes compartilhassem suas experiências de leitura, indicando este ou aquele material, ou refutando um ou outro; nos facilitando na hora de encontrar uma obra que nos auxilie a nos aprofundar em um determinado conteúdo, ou mesmo que nos salve na hora de estudar pra prova. Infelizmente, é praticamente impossível encontrar resenhas úteis de livros acadêmicos, como encontramos aqui no Skoob. Foi pensando nisso que eu, formado em Engenharia Ambiental, resolvi começar a compartilhar minhas experiências de leitura dentro de minha área de atuação. Então, se você é estudante de meio ambiente, ou apenas interessado na área, algumas de minhas resenhas podem lhe ser úteis. E se você é um entusiasta de livros de divulgação científica, fique de olho, porque vez ou outra minhas leituras podem não se restringir apenas aos graduandos da área.

Para minha primeira resenha sobre este tema, vou falar do Livro Introdução ao Controle de Poluição Ambiental, de José Carlos Derisio. Derisio é Engenheiro Químico e Sanitário, Mestre em Engenharia de Qualidade das Águas pela Universidade de Washington. Trabalhou por 24 anos na Cetesb, e atualmente é consultor na área ambiental e auditor-líder ambiental em ISO 14001 e em OHSAS 18001.

Tive contato com a obra de Derisio por conta de um edital da COPASA, no qual o livro fora citado como referência bibliográfica recomendada para a preparação para a prova para o cargo de Engenheiro Ambiental. Como o próprio nome sugere, é uma obra introdutória, que vai apresentar ao leitor os principais conceitos referentes aos diferentes tipos de poluição ambiental. Dividido em capítulos, o autor discrimina os principais aspectos (tipos de poluição, tipos de fontes poluentes, formas de monitoramento, etc.) da poluição nos seguintes recursos ambientais: água, ar e solo. Além disso, o Capítulo 1 é uma breve introdução aos Ciclos Biogeoquímicos – configura-se como a parte mais fraca do material: os ciclos estão muito resumidos, não servindo muito como texto de apoio na hora de aprender os conceitos, e as figuras esquemáticas não são muito didáticas – e os dois últimos capítulos introduzem alguns conceitos sobre poluição sonora (ruído e vibração), radiação e aspectos gerais da ISO 14.001, que trata do sistema de Gestão Ambiental – este último, uma excelente adição ao livro: como Norma, é extremamente maçante parar pra ler o texto da ISO, e Derisio consegue transformar em tópicos de agradável leitura os principais aspectos e procedimentos da importante Norma.

Bem, até agora, vimos quem é o autor, e do que irá falar o livro. Mas o que o estudante de meio ambiente deve esperar desta obra? Vale o investimento?

Como o próprio nome sugere, o livro vai pincelar alguns dos principais tópicos relacionados a poluição ambiental, mas sem se aprofundar em nenhum deles. Em cada um dos três principais capítulos (água, ar, solo), Derisio descreve os principais tipos de poluição destes recursos ambientais e os danos provocados, as principais fontes de poluição, as principais formas de monitoramento de poluentes no meio ambiente e monitoramente das fontes poluentes, alguns e aspectos legais e institucionais, etc., tudo isso de forma muito direta e sistemática. Dessa forma, o livro funciona muito bem como material de revisão para provas, compilando e sistematizando os principais aspectos pertinentes a poluição dos principais recursos ambientias. Além disso, é de fácil e rápida leitura (li em 2 tardes; são cerca de 223 páginas): na medida que fui lendo, fui relembrando os diversos conceitos que aprendi ao longo dos 5 anos de graduação, além de pegar uma ou outra nova informação. Porém, por não se aprofundar nos tópicos que discorre, sendo de uma narrativa muito enxuta, pode não ser o material mais indicado para quem está procurando aprender do básico sobre os aspectos técnicos da poluição ambiental.

Algo que senti muita falta foi de uma melhor caracterização dos principais tipos de poluentes. Tratando-se de uma obra sobre poluição ambiental, ela não se aprofunda nem procura discorrer sobre quais são os principais elementos poluentes de cada um dos recursos ambientais, nem suas característias – a excessão de alguns dos principais poluentes atmosféricas, que são bem descritos, ainda que de maneira sucinta, no Capítulo sobre o recurso ar. Terminei a leitura sem aprender quais os principais contaminantes encontrados em cada um dos recursos ambientais, e qual a caracterização química dos principais tipos de resíduos e efluentes industriais, urbanos e agropastoris, etc. Além disso, achei que faltou didática, principalmente quando aborda temas mais complexos ou matemáticos, como parâmetros e métodos para avaliação de qualidade, técnicas de controle de poluição e modelos estatísticos ou de amostragem: a narrativa mais enxuta do livro não funciona em assuntos que exigem um pouco mais de elucidação.

Enfim, Introdução ao Controle de Poluição Ambiental não tem a intenção de funcionar como obra de divulgação científica. É um livro técnico voltado a ajudar alunos desesperados em véspera de prova, ou engenheiros formados que querem revisar aspectos básicos importantes da poluição ambiental de maneira rápida e direta. Dito isso, funciona muito bem como material de apoio (ou como um roteiro de estudos) para quem precisa revisar os principais conceitos de poluição para uma prova – na medida que for lendo, vá anotando os conteúdos que você percebe ter mais dificuldade, ou aqueles cujo livro não conseguiu explicar de maneira adequada à você, e procure outras referências para fortalecê-los – uma pena a obra não possuir, nem em um apêndice, referências bibliográficas para os tópicos dos quais discorre.