Todas as Histórias do Analista de Bagé

Todas as Histórias do Analista de Bagé Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Todas as Histórias do Analista de Bagé

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Dyego 21/01/2024

Costumava ler o autor quando era mais novo e gostava bastante, achava a ironia e as sacadas contidas nas crônicas divertidas. Mas esse personagem, Analista de Bagé, envelheceu muito mal. Recheado de preconceitos e enaltecendo tanto o Rio Grande, era melhor que o analista ficasse escondido no Leblon com uma atriz da Globo.

Luise.Brito 19/12/2023

Leitura rápida e divertida
Luiz Fernando Verissimo é a minha saída para livros rapidinhos e divertidos, é uma delícia ler suas crônicas.
Confesso que nesse senti um pouco de estranheza porque tem um sotaque mais carregado e não tô tão habituada, mas dá para entender as expressões :)

laribento 28/09/2023

Luís Fernando Veríssimo é a cara do NEPOBABY
Luís Fernando Veríssimo dá significado ao termo "nepobaby". Eu não vejo outra alternativa para uma escrita dessa ser tão "reconhecida" se não for pela filiação dele.
Não consegui terminar não porque não aguento o "politicamente incorreto", eu entendo a época da escrita, eu entendo o contexto diferente. Não terminei porque é ruim mesmo. Não tem graça.

1650814499 10/07/2023

Com Disclaimer, vale
Fazendo o filtro do disclaimer, ?reflete os costumes da época??e considerando as muitas décadas, vale a leitura só pelo dialeto gauchês?e pelos ?tapinhas políticos? bem disfarçadinhos.

romancejunkie 13/05/2023

Lidos
A maior parte do humor das histórias do analista envelheceu mal pros dias atuais, essa parte me deixou um pouco desconfortável, por outro lado gostei muito do deboche com os trechos com os casais ironizando a hipocrisia de todos.

Rodrigo 22/03/2023

O analista de Bagé
Meu primeiro livro do Luiz Veríssimo. E achei divertidíssimo. Cheio de ironias, sarcasmos. Do jeito que gosto. Ri muito.
Recomendo a leitura.

Doug 18/02/2023

Inteligentíssimo
Adorei do começo ao fim. Gargalhadas são garantidas e o humor inteligente do Luis Fernando Veríssimo é bem construído.

Anezio 29/11/2022

Todo mundo precisa de um analista, nem q seja de Bagé!
O livro entrega o que propõe: contos curtos e cômicos sobre casos singulares do icônico Analista de Bagé. Infelizmente, esse personagem está cada vez menos presente nos jornais e livros didáticos, então o livro é uma boa oportunidade de voltar a ter contato com esse psicólogo singular ou então, caso o leitor ainda não tenha tido a oportunidade de se acomodar no pelego, que o faça agora.

Considerando que quase sempre há o elemento de absurdo e não é raro haver alguma semelhança entre um conto e outro, mostrando muitas vezes um aprimoramento de conto anterior, é uma leitura que mais se aproveita se feita como normalmente se consome salame: fatia a fatia, conto a conto.

No geral, não há um fio condutor ligando todos os contos apesar de vez ou outra ser notório o vínculo entre mais de uma história.

Certamente vale a leitura, apesar dos altos e baixos normais em um livro de contos.

Matheus 20/11/2022

Funciona...
No começo é bem engraçado. Tem muitas piadas com os esteriótipos daqui do rio grande do sul, mas depois de 80% o livro começa a ficar maçante e repetitivo. Recomendaria pra quem vai ler numa viagem e não que nada muito sério

Ingrid 13/09/2022

Não é só porque é antigo que tem que ser gostável
Eu realmente entendo que esse é um livro de outra época e quis sustentar a linguagem "de macho" dos gaúchos. Claro que a gente se identifica com alguns termos que os galdérios usam, e lááá de vez enquando dá pra soltar uma risada, mas na maioria da leitura a sensação é de incredulidade. Não é possível que retratem uma terapia dessa forma e se ache engraçado. Desde que entrei pra faculdade eu me incomodava com a forma que as sessões de psicoterapia apareciam nos filmes, nos programas de rádio e na tv aberta: sempre uma alusão a coisa de louco, a humor pobre ou a desrespeito e abuso do terapeuta com seus pacientes. Sempre uma falta de ética que nem de longe retrata a sessão de psicoterapia e o que aprendemos na profissão. São raros os locais que me sinto representada quando descrevem a psicoogia clínica. E esse livro me causou revolta e espanto, na maioria das vezes. Quem for ler, que tenha a noção que vai ler falas bem preconceituosas. Falas que fico feliz por causarem esse espanto (pelo menos em mim): significa que muita coisa mudou (menos as gírias gaúchas kk).

Taisa.Freire 05/09/2022

Eu ri e não foi pouco! Haha
Os brasileiros de um determinado lugar devem ser loucos para dar uma sova no veríssimo. ?
Maravilhoso!

Manu Pacheco 27/07/2022

Não indico
O tipo de humor empregado aqui, está datado, envelheceu muito mal.
Alguns causos são engraçadinhos, outros tentam ser e não conseguem.

Por alguns momentos pensei que esse livro seria uma crítica bem humorada, ao preconceito atrelado a figura do gaúcho, mas na verdade a obra a maior parte de tempo só foi preconceituosa.

Mas não posso negar que dei um leve sorriso (não cheguei a rir), de alguns causos. Gostei da premisa de um analista, ser uma pessoa que precisava de um analista, por ser um cara que resolve tudo na estupidez ou de outros jeitos peculiares

Sobre a linguagem empregada nesse livro, eu sou gaúcha e mesmo assim tive dificuldade de entender.

Lucas 08/07/2022

Livro curto, objetivo e divertido.
Livro filho do seu tempo e cheio de opiniões controversas... Se você é (ou não) das análises freudianas, aposto que dará umas boas risadas.

Antonio Maluco 19/02/2022

Humor gaúcho
O livro conta histórias do analista de Bagé e sua secretária que atende vários tipos de pacientes no seu consultório em especial

1 | 2 | 3 | 4 | 5