Viagem solitária

Viagem solitária João W. Nery

Resenhas - Viagem Solitária

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Manu 30/03/2022

Uma visão sobre a transexualidade
Mesmo acompanhando a trajetória de João, ao final do livro a leitura é ainda mais enriquecida com o ponto de vista de seus colegas sobre o assunto da gravidez transexual
Angel's Roses 17/05/2022minha estante
gravidez transexual???? LOL

Isa 15/03/2022

Viagem solitária.
Livro lindo, biografia de João W. Nery, que me emocionou em muitas partes, onde conta toda a evolução de uma época e do autoconhecimento de João, amei o livro.

Juliana 06/03/2022

Emocionante
Que livro bonito. Me emocionei com a trajetória de João Nery! Todos deveriam ler essa obra, especialmente quem ainda insiste em manter preconceitos e transfobia.

Amanda 24/02/2022

Estou encantada com esse livro. Uma autobiografia que mais parece um diário de viagem. Que força, que coragem e que determinação teve João W. Nery em sua vida, e nesse livro ele mostra com leveza a cada página que é possível ser quem se deseja ser, mesmo com as dificuldades impostas pela sociedade. Leitura extremamente necessária.

A Livradora @_fabialivradora 25/01/2022

Belíssimo
Uma história linda, emocionante, de persistência, sofrimento, de luta, aprendizado e libertação.
Um livro que todas as pessoas deveriam ler a título de informação e conscientização.
João foi um farol que trouxe luz sobre a transexualidade. Sobre não se reconhecer quanto pessoa, sobre se olhar e se sentir um estranho no próprio corpo.
Que exemplo de vida!

Rafa Durães 05/10/2021

Um grande homem.
Recomendo como leitura obrigatória a todos que queiram entender ou aprender mais sobre trans. Várias vezes durante a leitura me peguei extremamente tocado com situações tristes e complicadas pelas quais são obrigados a passar. Situações comuns a qualquer um pode virar um martírio a eles. Respeito ainda mais essas pessoas incríveis que lutam pelo direito de ser quem são, e ter o corpo de acordo com a sua identidade de gênero.

Walney 28/09/2021

Solitária, porém acompanhada
João W. Nery conta suas memórias e desafios depois de trinta anos sendo o homem que queria ser, sua transição, seus amores e dores e uma dose de grande coragem são a tônica das primeiras páginas deste livro. Com uma sensibilidade e coerência que trás a dor e a beleza de ser quem é, como diz a canção.
Viagem solitária é um primor de descobrimentos João W. Nery se abre, se expõe, se sente e faz sentir em cada página, seus amores e dilemas, não são poucos, felizmente a bondade de muitos, a compreensão de alguns abre as portas para que sua dor seja sanada, depois de muito correr atrás, finalmente a cirurgia foi feita e isso faz com que cada momento lendo o livro seja ímpar. E me faz perguntar isso nos faz mais humanos ou, mas complacentes? O livro narrado como um recorte de lembranças é uma viagem solitária dentro de nós mesmos, de questionamentos de como enfrentaríamos estas ou aquelas situações estando em seu lugar? Teríamos a sanidade e a maturidade tão importantes e necessárias para tal?
Nery realmente faz com que nos apaixonemos por cada momento vivido por ele, faz fluir sua história como um córrego, que desce pela colina abaixo, seu texto é realmente um presente em um assunto tão sério e delicado. Ao falar de seu filho e de seus amores, encontros e desencontros, nos faz pensa sobre tolerância e empatia, respeito e compreensão, que temos algum privilégio por não termos um drama ao precisar fazer uso de um simples banheiro, por exemplo, ou mesmo comprar roupas, ir à praia ou ao médico e ser reconhecidos por quem somos, sem reprimendas ou julgamentos. Amei cada página. E recomendo fortemente a todos, pois a dor de um é a dor de todos nós.

Kaprãn 06/08/2021

Luta
Primeira vez que vi o João foi em uma entrevista no Programa do Jô e automaticamente fiquei encantado e assustado com toda a sua história de vida, nunca tinha ouvido falar em trans-homem.
Nesse livro João relata toda a sua luta para conseguir afirmar socialmente quem ele sempre foi e tudo isso tendo como cenário um Brasil na ditadura. Resistiu e lutou muito e com isso não só conseguiu reconhecimento mas ajudar inúmeros trans com o seu "pioneirismo".

Erika.Almeida 30/07/2021

'Viagem Solitária - A trajetória pioneira de um transexual em busca de reconhecimento e liberdade' de João Nery foi devorado em três dias. Leitura viciante, que coloca o leitor no campo do amigo íntimo.
Recomendo essa autobiografia a todos que queiram saber sobre questões de gênero e, sobretudo, aos que amam, exercem a empatia, se sabem humanos.

Porto 16/07/2021

A dor e a delícia de ser quem se é
É um privilégio poder conhecer a história tão inspiradora de João W. Nery e toda as batalhas que ele passou pelo direito de ser quem ele é.

Bernardo :) 13/07/2021

A vida de um homem, pai, irmão e filho
Eu, que estou me entendendo como ser humano, encontrei conforto nesse livro, a realidade dos meus irmãos de luta, necessário e essencial para todos.

Aline221 03/05/2021

Pra mim é um clássico
Já li esse livro duas vezes, de 2018 pra cá. É tão bem escrito e tão envolvente que a pessoa acaba em dois ou três dias.. é muita coragem e integridade do João de ter lutado para ser ele mesmo. Pra entender realmente o que é e como é ser transgênero. Vou ler e reler quantas vezes mais quiser, deveria virar filme a história dele haha

Diego.Souza 30/04/2021

Que historia incrível
Eu definitivamente me senti intimo do autor, o livro narra toda sua trajetória, como se estivesse conversando com um amigo, desde a infância, todas as suas questões, relacionamentos, dificuldades durante vários períodos da vida. Ele escreve de uma forma muito delicada, e simples, a leitura é muito fluida, e muito importante para o entendimento desse universo.

Adriano 08/03/2021

Maravilhoso
Viagem Solitária: memórias de um
transexual 30 anos depois uma autobiografia
escrita por João W. Nery um transexual FtM
(Female to Male), em que ele descreve os
percalços enfrentados para conseguir
'adequar' seu corpo feminino à sua identidade
masculina.
O livro apresenta uma introdução em que
Millos Kaiser. Conta sua surpresa ao
conhecer João Nery e sua dificuldade em
compreender um homem que nasce no corpo
de uma mulher. O autor ainda exibe o
prefácio, escrito por Antonio Houaiss, de seu
primeiro livro denominado Erro de Pessoa o
qual conta o período de sua infância até as
primeiras cirurgias por ele realizadas. Viagem
Solitária é escrito quase 30 anos após a
primeira edição de Erro de Pessoa, e inclui
agora sua vida após o relatado neste último.
O presente livro é dividido em quatro
partes, quais sejam: parte I ? Desencontros?
parte II ? Descobertas? parte III ?
Metamorfose e por fim? parte IV ?
Paternidade. Cada uma dessas partes de
dividem em diversos capítulos.
Na primeira parte do livro denominada
Desencontros, João conta os acontecimentos
de sua vida desde a infância até a fase adulta.
O autor relata o que gostava quando criança,
suas brincadeiras, a preferência brinquedos
sócio e culturalmente atribuídos a meninos.
João Nery afirma não se encontrava naquele
corpo ao qual pertencia, ?era como se
quisesse dizer a todas as pessoas que o meu
físico não era aquele, ou melhor, fazê­las
entender que meu corpo mentia contra mim?
(p.33). Descreve as formas com que era
tratado pelos outros meninos na rua e/ou na
escola e como enfrentou essa contradição.

Ju 05/02/2021

Doloroso
Eu senti uma tristeza imensa diante de alguns relatos narrados desse livro. É quase palpável a dor de um homem que teve que transcender o mundo para poder apenas ser ele mesmo, em suas infinitas particularidades.

1 | 2 | 3 | 4 | 5