O Amor é Fogo

O Amor é Fogo Nora Ephron

Resenhas - O amor é fogo

Luize26 08/09/2023

A história do livro em si não é ruim, mas parece que a história demora muito pra se desenvolver não sei explicar mas não é cativante. Apesar disso ainda tem algumas coisas aproveitáveis.

Writter 14/08/2023

A todo momento em que li me senti uma amiga da protagonista ouvindo uma fofoca da vida dela, achei incrível. leitura fluída e rapida

Pablo 07/05/2023

Ácida, Engraçado
Personagem Marcante:
Rachel (ácida, engraçada)

A história parece uma confidência e epifania constante, tem um humor cru. Único.

jujupaludo 26/04/2023

- Por que você acha que tem que transformar tudo em história?

Porque se eu conto a história, eu controlo a versão.
Porque se eu conto a história, posso fazer rir, e eu prefiro fazer você rir do que sentir pena de mim.
Porque se eu conto a história, não dói tanto.
Porque se eu conto a história, posso suportá-la

pg. 188

Karen.AngAlica 16/02/2023

Um livro fácil de ler... Leve e engraçado.
Mas não se deixe enganar... O humor é ácido! O humor é uma tentativa de controlar a dor. Contar a história é uma tentativa de controlar a narrativa, de elaborar o sentimento... De digerir...

Thammy 01/08/2021

Não é tão delicioso quanto as receitas que ensina...
Esse livro conta a história de Rachel, uma mulher inteligente, bem sucedida profissionalmente, que ama a gastronomia e tem quase tudo na vida, menos sorte no amor.

Depois de algumas leituras pesadas, eu procurava algo leve e divertido. Achei um romance com ar de dramalhão recheado de certo humor e muita ironia que fala sobre traições, fofocas, amores mal sucedidos e receitas deliciosas. Sim, você não leu errado: além de todos os altos e baixos da vida amorosa da personagem principal, a história é entremeada com boas dicas gastronômicas dadas por ela mesma. Suponho que seja para disfarçar, quem sabe, o gosto amargo das inúmeras derrotas sentimentais que a gente vai conhecendo ao longo dos capítulos. Se tivesse que comparar, poderia dizer que é quase uma "Sessão da tarde" em formato de livro.

"O amor é fogo" fala sobre (claro!) amor, mas também aborda machismo, misoginia e propõe, ainda que superficialmente, uma reflexão sobre os relacionamentos e os papéis de homens e mulheres nesse investimento de risco chamado casamento. Confesso que esperava mais.

vick 12/11/2020

A escrita sofisticada de Norah Ephron encanta nesse livro que foi inspirado no divórcio da mesma. Transformando as próprias dores em ficção, ela consegue tomar as redeás da própria história, com o senso de humor que lhe é característico.

Juh | @mundoliterariodajuh 15/09/2020

O amor é fogo
Uma mulher em seu 2°casamento com um filho pequeno e grávida descobre que seu marido está apaixonado por outra mulher.
A autora fez citações do que aconteceu em seu relacionamento na vida real (sim, ela foi traída pelo marido).
Imaginei uma interpretação (voz) tremendamente irritada lendo este livro (rs).
Do nada a autora cita algumas receitas pelo fato da protagonista, ser escritora de livros de culinária.
Como a história passa nos anos 70, talvez seja compreensível o drama e as atitudes da protagonista.
Nem sei o que dizer!!
Meu cérebro demora a processar esses finais de livros, sem finais!!!

Ary Almeida 29/10/2019

O amor é fogo
Se você ama receitas e tem um quê com protagonistas fortes, empoderadas e que se empoderam ainda mais ao longo de toda história, bom, esse livro, definitivamente é pra você... ?
Também é nossa dica de dia dos namorados ? porque conta uma história de amor.
Amor próprio.
(Tem amor melhor que este?) Pois é, na história, a mocinha, grávida de 7 meses, descobre que o marido não só tem um caso há anos, mas pretende pedir o divórcio depois do nascimento do bebê.
(Oi? Conseguiu se imaginar numa situação dessas? Se sim, o que você faria?) No melhor estilo #taylorswift, a mocinha exorcizou seus fantasmas escrevendo tudinho numa canção, queremos dizer, num #livro: "o amor é fogo". Isso porque a heroína é nada mais, nada menos que #NorahEphron, jornalista consagrada, comentarista gastronômica, autora, roteirista e diretora de alguns dos maiores sucessos de Hollywood e da sessão da tarde. ??(Sabe aqueles romances ?água com açúcar? que a gente adora ver nas telonas? Bom, foi ela quem criou o gênero com Meg Ryan e Tom Hanks em Sintonia de Amor e depois, Mensagem para Você. Também são dela: Harry e Sally ? Feitos um para o outro, Silkwood ? O retrato de uma coragem, Michael ? Um anjo sedutor, Julie & Julia e A feiticeira). Se tudo isso ainda não te convenceu a encomendar seu exemplar de 'O amor é fogo', vamos dizer duas palavras: bom humor. ?Apesar de todo o caos em que a protagonista se encontra, não há um único capítulo em que você chegue a sentir pena ou se sinta mal. Pelo contrário. Em o Amor é Fogo, Norah prova que não há receita certa para amar outra pessoa ou ser amado por ela. Mas ainda assim, nesse cozido complexo dos relacionamentos o único ingrediente que não pode faltar é o respeito e o amor por si mesmo!

Sueli 16/11/2011

O Amor É Fogo, Mas Dói Demais!

Como quase sempre, as minhas leituras são baseadas em dicas, resenhas ou comentários de amigos e familiares. Isso está me deixando muito nervosa, pois minhas amigas estão sempre me falando de livros em que fico com água na boca....Será que isso não vai terminar nunca, assim como a minha gula?
Esse livro, em questão, eu soube através de um comentário da minha prima sobre outro livro dessa mesma autora – “Meu Pescoço É Um Horror” – aliás, o meu também está terrível!
Na época, não encontrei o livro sobre o pescoço da autora, mas achei que “O Amor É Fogo” fosse mais um delicioso romance desses que adoro e que ela costuma dirigir, roteirizar, produzir ou até mesmo atuar...Me enganei redondamente!
É basicamente, um livro sobre o desamor e sobre a dor que a pessoa desprezada em uma relação amorosa sente. Só que a autora, desde cedo, aprendeu a mascarar suas dores com piadas, comentários cruéis e exposição pública.
Eu já sabia do seu casamento fracassado com Carl Bernstein( um dos jornalistas responsáveis pela cobertura do escândalo de Watergate e posterior renúncia do presidente americano, Richard Nixon) e, que foi retratado no filme “A Difícil Arte de Amar”, de 1986, que ela mesma roterizou e que, com isso, alimentou a fúria de seu ex-marido. Eu só não imaginava a extensão do seu sofrimento. No princípio do livro não me solidarizei com essa mulher que expunha as entranhas do seu casamento, aliás, de seus casamentos, com tanta coragem e despudor.
Mais ou menos na metade do livro, comecei a pensar em Nora Ephron como um eficiente palhaço de circo que cumpre a sua função mesmo que tenha seu coração sangrando.....Ela é uma mulher diferente de qualquer outra que eu tenha conhecido pessoalmente, brilhante, egocêntrica, narcisista, ciumenta, invejosa mas, que amou tão intensamente, que não teve nenhum pudor em colocar num livro a dor que sentiu ao descobrir estar sendo traída, aos sete meses de gravidez.....
Você começa o livro rindo e sem avaliar a extensão da sua agonia e termina com o coração apertado, além de se solidarizar com ela em sua dor, mas em nenhum momento nos é permitido sentir pena de Nora Ephron.
Não posso criticá-la, nem dizer que não faria o mesmo....Li, há tempos, em algum lugar e não lembro o autor que “amar é dar vexame” e, disso a Nora Ephron abusou!
Um conselho, não tentem fazer as receitas do livro, pois assar algo, durante três horas, à 350 graus, você só conseguirá que a sua casa pegue fogo, assim como o casamento da autora.
É um típico livro da categoria “parece, mas não é”. Parece fácil, só parece....
Adri Ramalho 16/11/2011minha estante
Enfim a resenha apareceu.
Sofrimento da alma!
Esse livro veio colaborar com os sofrimentos dos livros que eu estou lendo. Aguenta coração.
Ai, ai. Esse final de ano será de sangrar, kkkkk
Adorei sua resenha.
Bjs

Sueli 16/11/2011minha estante
Querida, a coisa aqui está difícil! Não conseguimos manter o sinal por muito tempo....
Quanto ao livro, ele fica mais pesado no final. E, é bem diferente da série Outlander que fala de um amor maravilhoso.
O Amor É Fogo é diferente demais, mas é a mais pura verdade e, a verdade dói.
Que bom que você gostou, eu fico feliz! Bjks

Olgashion 12/06/2010

Muito devagar! Achei que seria mais legal o livro... Muito repetitivo, e, sem graça... A autora escreve bem, mas, o texto no geral deixou a desejar.

Luciana Esteves 21/05/2009

Fraco
Sabe aquele filme que passa na Sessão da Tarde desde que você se conhece por gente? O livro é assim.
Ela começa o livro contando o fim e depois ao longo do livro vai dando detalhes sobre os acontecimentos até chegar novamente no final. Achei bem fraco e conheço pessoas que pararam de ler o livro logo nas primeiras páginas, mas se você gosta de cozinhar, talvez goste das receitas que ela coloca ao longo do livro com o passo a passo.
Cristina M 13/09/2018minha estante
undefined