A mulher da minha vida

A mulher da minha vida Carla Guelfenbein
Carla Guelfenbein

Resenhas - A Mulher da Minha Vida

@bea.lendo 24/04/2021

A Mulher da Minha Vida, um romance de Carla Guelfenbein.
Antônio, um aluno de sociologia e Clara, uma bailarina, são exilados sul-americanos que saem do Chile para viver em Londres. Lá, encontram Theo e da amizade nasce um complicado triâgulo amoroso. Anos depois, eles se reencontram e retoman sentimentos que acreditavam esquecidos.

A narrativa é feita em primeira pessoa por Theo, intercalando sua fala com partes do diário de Clara.  A percepção de Theo sobre a vida dos amigos constrói a base do romance, mesclando sua vida com a de Antônio e Clara. É possível entender a confusão sentimental de Theo e a solidão particular de Clara, mas Antônio passa pela trama com experiências múltiplas fazendo o leitor se sentir dividido diante dos fatos mencionados, quase como se ele fosse uma peça que não se encaixa, mas que precisa estar ali para que a vida de Theo e Clara tenha  algum sentido.

Não sei muito bem como definir essa leitura, mas posso dizer que foi intensa.  O teor filosófico sobre a vida, a morte, escolhas e a capacidade que um ser humano tem de influenciar sentimentalmente as pessoas ao seu redor acrescenta a leitura um teor melancólico tão comum em livros densos. É um triângulo amoroso bem diferente dos clichês que li, sem apelar para o lado dramático, uma vez que o que entra em foco nessa leitura é a habilidade com que cada personagem  lida com a complexidade do pensar, do agir, e do nutrir a partir de sentimentos que crescem a medida em que se esforçam para esquecê-los.

É possível notar referências de A Insustentável Leveza do Ser na escrita da Carla, e fiquei feliz com suas citações referentes a Frida Kahlo, John Lennon e Jane Austen.

? Cada momento possui uma fenda. Está sempre ali, mas não a vemos ou pretendemos não vê-la. Às vezes a pressentimos e pensamos que em algum momento teremos coragem para explorá-la. Um dia acontece. Aparece e você se deixa levar, embriaga-se com a vertigem da queda e deixa que a potência daquilo que antes não via a domine.
Pág. 155

[lido em 2020]

Suellen Xavier 29/12/2020

C.
Porque na sinopse informa que seria um romance? Se tudo que eles fazem é enrolar uma história que não acontece realmente.

E 05/07/2020

Bom de se ler
Livro muito bem escrito pela autora, que faz com sucesso, que consigamos se colocar no papel de cada personagem e das peças que a vida em muitos momentos nos prega. Final adequado, porém fica uma aparência de desenvolvimento econômico... em outras palavras parece que desistiram do livro, umas três linhas a mais resolveria o problema... mas vamos pensar que fica pra imaginação de cada um... coisa que eu não gosto muito... se li e acompanhei o livro até o final quero que os autores me contem esse final , não deixem essa tarefa incompleta.

Barbara.Teodoro 24/06/2020

Esperava mais
Não posso dizer que é um livro ruim. O enredo é bem cativante, mas esperava mais do personagem principal.
O contexto histórico que este livro apresenta é bem legal, você adentra a era ditatorial chilena e vive um triângulo amoroso em meio a tudo isso.

O personagem principal foi extremamente passivo e coadjuvante da própria história. Em outras palavras, um completo bunda mole.

No fim, o livro nos deixa a dúvida: Théo jamais esqueceu Clara ou nunca se permitiu amar outra pessoa por inseguranças?

Daniele.Couto 02/05/2020

Achei o livro péssimo, não gostei do enrredo! Os personagens me pareceram superficiais e não consegui me afeiçoar a nenhum deles. Não gosto de triângulos amorosos (alguns até dá para suportar), mas nesse livro achei tudo nada a ver, me pareceu um monte de fatos jogados, sem sentido, personagens desnecessários. Enfim para mim foi perda de tempo.

Prof. Angélica Zanin 22/02/2020

Um amor entre paixões
Que lindo! A sensibilidade com que Carla Guelfenbein narra esta história de amor que envolve Clara, a bailarina escultural; Antonio, o revolucionário depressivo e Theo, o narrador apaixonado. Há mais, nesta historia, que um triângulo amoroso. Há três personagens fortes que têm muitos motivos para amar suas vidas, um ao outro e um mundo que os transcende. É lindo porque é bem escrito, reflexivo e forte, assim nos levando para dentro de nós mesmos. É lindo porque reencontramos nossas próprias histórias de amor, com a certeza de que todas as relações têm dois lados, que há várias maneiras de amar, que exitem dramas pessoais que desenham nosso contato com o outro e que nunca é tarde para o perdão e para o amor. Clichê? Pode ser, mas esta leitura definitivamente não é. "-- Como você sabe, os bravos não choram. --- Sim, eles não choram porque têm medo".

Lili 17/01/2010

Recomendo!
Gostei do livro. Desta vez, bem diferente dos atuais romances que li, me deparei com uma novidade. A escritora chilena Carla Guelfenbein explora neste romance o mundo feminino através de uma visão masculina. É na narrativa de Theo que nos é desvendado a história de três pessoas que formam um triângulo amoroso arrebatador.

Theo, Antonio e Clara. Amigos inseparáveis que acabam não medindo os seus verdadeiros sentimentos, onde da amizade, vem o amor e como consequência a inevitável traição, que remexem suas vidas, deixando várias cicatrizes em cada um deles.

Quinze anos depois, muitas perguntas ainda sem respostas, diferenças e falsas indiferenças, fazem parte do cenário, atraíndo ainda mais o leitor para a conclusão da história. Quando os três se reencontram, voltam a enfrentar seus velhos sentimentos, suas dúvidas e seus fantasmas, que desta vez não poderão fugir...

Em suma, a autora Carla Guelfenbein, retrata acima de tudo a amizade, lealdade e os limites de cada um destes três personagens. Formando um livro que merece ser lido, para captar e apreciar todos os elementos ali descritos.

Veja esta e outras resenhas aqui http://nossosromances.blogspot.com/