Star Trek: Portal do Tempo

Star Trek: Portal do Tempo A. C. Crispin

Resenhas - Portal do Tempo

GuScarabelot 28/06/2021

Vida Longa e Próspera
Gostei da escrita da autora e a forma como somos apresentados a um novo universo expandido.

Estava acostumado com Star Wars e seu cânone bem explorado, mas confesso que fiquei um pouco perdido com as referências à partes específicas de episódios da série... Em alguns momentos fiquei pensando que havia pulado algum livro ou história que eu deveria saber... Mas conforme a leitura, algumas partes são explicadas.

Pena que não houve continuações no cânone de Star Trek, ou pelo menos nada que eu tenha visto.

Georgeton.Leal 18/04/2021

Vida longa e próspera, Enterprise!
Antes de tudo, é imprescindível assistir ao episódio "Todos os nossos ontens" (penúltimo capítulo da 3ª temporada da série clássica) para melhor compreensão dessa trama, uma vez que "Portal da Tempo" é uma continuação da mesma. Nesse livro, a escritora A. C. Crispin conseguiu captar bem a ambientação e os elementos que constituem o universo de Star Trek sem descaracterizar nada dos personagens ou da mitologia da série. Os argumentos do enredo não são jogados aleatoriamente, como acontece em tantas outras adaptações de sci-fi, mas são bem costurados, usando sempre referências de aventuras anteriores da franquia.
Nesta história, Spock se vê perante um incômodo dilema ao ter que lidar com um filho bastardo que foi fruto de sua transgressão dos costumes vulcanos. Ainda que em alguns momentos tenhamos o vislumbre de um Spock sentindo raiva ou decepção, essas raras demonstrações emotivas são expressas somente em seu íntimo, se exteriorizando apenas como uma mera indiferença perante os fatos. Particularmente, não vi problema nisso, uma vez que o personagem também tem seu lado humano, mesmo que inibido por suas fortes tradições.
De forma segura, "Portal do Tempo" está à altura dos roteiros originais de Jornada nas Estrelas e nos faz sentir como se estivéssemos assistindo a um novo capítulo da célebre saga intergaláctica.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2022/03/vida-longa-e-prospera-enterprise.html

Thiago Gadelha 30/03/2021

Um excelente episódio
Fiquei em duvida se livro da serie classica de star trek funcionaria e terminou que eu quero mais. A escrita é fluida, respeita as regras do universo trek e a ficção abordada funcionou bem. Tem informações extras pra quem nao conhece star trek como alguns termos, regras e lugares.

HARRY BOSCH 18/01/2021

Star Trek
"Nunca julgue um livro pela capa" e realmente comprei esse motivado pela belissima capa.A historia é interessante,mais faltou um pouco de ação.

Emerson_BH 29/12/2020

História paralela muito boa.
Nunca tinha lido uma história paralela de Star Trek. Valeu a pena. Recomendo para os fãs.

O Crowler 13/12/2020

Achei até legal
Mesmo não conhecendo NADA do mundo de Star Trek, meio que me chamou um pouco de atenção pro universo, é até bom mas acho que não aproveitei o máximo dele já que não conhecia muitas coisas.

Rodrigo.Macedo 14/11/2020

Suspeito pra falar
Gosto muito dos personagens. O humor do doutor Magro continuou o mesmo dos filmes. O livro aborda um tema que me fascina, viagem no tempo. Leitura mais do que recomendável.

Totti 07/06/2020

Seria cômico se não fosse trágico!
Parafraseando o Capitão Kirk já no título evidencio minha tristeza de como Spock foi tratado aqui. Não que seja uma afronta as raizes do personagem, porque até foi bastante respeitado, mas a forma de como foi abordado me deixou irritado por vezes.

De fato, a personalidade do Vulcano requer um ar mais sério, sóbrio, mas o sentimento que perpetuou em boa parte da obra foi de que ele era um porre. Talvez as pessoas que não assistiram a série e se atrevam a ler o livro, possam ter tido uma impressão errada desse personagem grandioso.

Contudo, a história é bem escrita, te envolve do início ao fim mas não dá muito destaque para personagens já consagrados como Uhura e Chekov.
Termino a obra com um saldo positivo no ponto expectativa vs realidade e recomendo o livro com ponderações.

Michelle 27/04/2020

O espaço, a fronteira final...
Ler um livro que retrata detalhadamente um dos episódios mais perfeitos de uma das minhas séries favoritas é surreal. Star Trek Portal do Tempo é um livro excelente. Recomendo a todos os fãs da série e aqueles vidrados em ficção científica e viagem no tempo.
Leia esta obra de arte e... Explore novos mundos, pesquise novas vidas, novas civilizações, e viaje audaciosamente para onde nenhum homem jamais esteve...

Maria.Eduarda 05/02/2020

Muito envolvente
Amei a história! Passado e presentes juntos para então salvarem o futuro, que depende exclusivamente do passado em seu lugar

estephanie 02/12/2019

Kirk e Spock muito namorados amo

Victor.Ferrao 23/09/2019

Star Trek: Portal do Tempo
Star Trek: Portal do tempo, de AC Crispin, é um livro escrito para àqueles que já conhecem a série e todo o universo de Star Trek. Não é necessário ser um grande conhecedor, mas conhecer a personalidade das personagens principais, seus nomes e contextos é essencial. E, assim como os episódios e filmes, esse livro traz uma aventura episódica, porém empolgante e nos deixa com vontade de rever as séries e os filmes.

Vida Longa e Próspera ??

Hugo "X" Rosa 20/01/2019

Audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve.
Este é o primeiro livro que leio dessa coleção, é uma excelente leitura para os fãs, com referências aos episódios da série original, de modo que a história se encaixa muito bem em toda mitologia.

E se você não é fã, é uma excelente oportunidade de conhecer os personagens de Jornada nas Estrelas. Nesta edição há um glossário explicando termos da série que aparecem no livro como phasers e tricoder. E uma breve apresentação dos personagens principais Kirk, Spock e McCoy. Portanto, nada será perdido seja você fã ou não.

Fernanda.Nandainsync 03/06/2017

Ótima leitura
Star Trek Portal do Tempo é o romance de estreia da autora A. C. Crispin, que também é famosa por escrever livros do universo Star Wars. Nesta narrativa, Spock descobre que teve um filho, depois de fazer uma viagem no tempo a um planeta que já está extinto. Junto com Kirk e Macoy ele embarca em uma jornada para resgatar seu herdeiro e traze-lo para o complexo tempo presente.
O romance de Crispin possui três atos claramente bem divididos, onde o primeiro e o segundo possuem uma narrativa levemente arrastada mas muito interessante, e um terceiro ato bem intenso, onde a história parece tomar um fôlego deixando o leitor sem vontade de largar o livro em momento algum.
Star Trek Portal do Tempo é bem fiel ao universo da série clássica e a narrativa nos dá a impressão de que estamos assistindo a um episódio na TV. Crispin narra a trajetória de Zar, filho de Spock, de uma forma muito clara e objetiva, principalmente nos primeiros dois atos. No terceiro ato, a batalha com os Romulanos é de tirar o fôlego, porém tem um desfecho não muito satisfatório. Mesmo assim, a autora nos entrega um final emocionante.
Portal do Tempo é um bom livro que deixa o leitor com vontade de devorar mais obras deste rico universo.