Mentes Ansiosas

Mentes Ansiosas Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas - Mentes Ansiosas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Regina 26/09/2023

O livro não é tão bom quanto Mentes Perigosas. Entretanto trata dos transtornos de ansiedade e seus derivados de uma forma bem didática. Não gostei da autora ficar falando que a única psicoterapia para esses casos é a cognitivo comportamental

Ulisses 28/10/2012

Mensagem principal: Controle do medo
Achei este livro perdido na estante de casa lido por algum membro da minha família e resolvi lê-lo quando estava no intervalo de alguma outra leitura. Me considero bastante ansioso, provocando alguns problemas pra mim como o excesso de peso, já que como até sem fome, e nervosismo para que as coisas se acelerem. Acho que tudo é lento demais, mas acaba me atrapalhando a concentração e o foco. Achei que encontraria a resposta neste livro. Não foi exatamente o que encontrei, mas a autora tenta descrever todos os comportamentos de uma pessoa neste estado.

A descrição de problemas nos faz perceber o quanto estamos errados, pois ao ler parece que estamos lendo os problemas de outra pessoa, mas acontece que são os mesmos problemas que nos atinge. Quando lemos problemas dos outros, geralmente temos a atitude prepotente de saber o que fazer. Ao propor ações para a resolução dos problemas nos sentimos superiores. É curioso quando fazemos isto, mas percebemos que estamos ajudando a nós mesmos.

A autora não lidou com o assunto do jeito que eu pensei. Ela fez uma análise de todos os tipos de transtornos que uma pessoa pode ter que envolva a ansiedade. Resumidamente, todo tipo de transtorno tem uma fonte: o medo. Não importa o quão ansioso você seja, ele provém de algum medo de sua vida. Ela começa com a simples ansiedade indo para o transtorno do pânico, o caso mais forte, até chegar ao agorafobia, que deve ser o caso mais forte de medo social onde a pessoa não consegue nem sair de casa.

Percebi que todos os tipos de transtorno que ela cita em seu livro derivam de um comportamento e um sentimento normal na vida de qualquer ser humano. Para se viver em sociedade, temos que ter vários tipos de atitudes na vida para sobrevivermos. Devemos respeitar os horários, tomar banho, sair de casa na hora certa pra chegar ao serviço, checar se a porta está trancada antes de sair, olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, ter cuidado para não pisar num buraco no chão, ter cuidado com cachorros soltos na rua, ter cuidado com bandidos na rua e não ficar expondo seu dinheiro, etc. O problema é quando todos estes cuidados se tornam obsessivos atrapalhando sua vida normal. Li um relato de uma mulher que achava que seus dentes estavam sempre sujos, então os escovava sempre. É um comportamento saudável cuidar dos dentes. Mas ela escovava tanto que perdeu alguns dentes e ficou com problemas na gengiva.

Eu acho alguns comportamentos necessários em uma cidade grande como São Paulo ou Rio de Janeiro. Só andando alerta é que se evita muitos assaltos. Mas a gente acaba perdendo a tranqüilidade da vida vivendo 100% alerta.

Já a solução da autora em todos os casos é psicoterapia cognitivo-comportamental, ou seja, consultas ao psicólogo ou psiquiatra. Em alguns casos ela diz que o uso de remédios é necessário.

Lais 30/07/2012

Excelente.
O livro é voltado para as fobias de modo geral, descrito de uma maneira bem cotidiana com uma linguagem fácil e objetiva. A priore seria indicar para as pessoas aparentemente inseguras.Deste modo ensina a obter o conhecimento e controle de qualquer de situação que parecem ser incontrolável. Indico também para os estudantes de psicologia e demais pessoas que tenha algum problema psicológico, que vive em buscar da cura e que com certeza, lendo esse livro irão encontra-las.

Bete 26/01/2012

Fraquinho fraquinho...
Livro muito superficial, não acrescenta nada. Comprei, li em algumas horas e já coloquei aqui para troca.

Crissandreto 18/07/2021

Ótimo livro para leigos e profissionais
É um livro mais científico, cheio de fontes científicas e com bastante termos e explicações científicas, mas de fácil entendimento para leigos.
Quem, assim como eu, sofre de ansiedade e quer saber um pouco mais, é um ótimo livro.
Mas com muitos poréns eu indico.
Detalha muitos sintomas de ansiedade, síndrome do Pânico, toc, o que pode criar um mundo paralelo na cabeça do leitor.

Essa autora é muito boa e seus livros são sempre baseado em fatos e dados

Merini_ 09/12/2012

Em Mentes Ansiosas, a autora Ana Beatriz Barbosa Silva faz um apanhado com os tipos de transtornos de ansiedade, suas especificidades, dicas para melhorar, procurar tratamento ou uma alimentação adequada. É um ótimo livro para quem aos poucos está se descobrindo ansioso além da conta e sabe que precisa procurar ajuda.

Gabs 13/04/2023

Tinha muito potencial, mas tem suas gafes
O livro é interessante para conhecer um lado mais teórico da ansiedade e suas várias formas, mas tem que ler como um filtro e não uma esponja.
Ela estava indo bem, mas fala algumas coisas meio nada a ver sobre açúcar, o que eu não espero que seja corrigido em outras edições pois já vi ela falando a mesma besteira em vídeos da sua rede social.
No mais, a escrita da autora é legal e dá pra aprender algumas coisas.

Ana Carol 03/04/2023

Todos deveriam ler
É um Livro que traz muita clareza sobre o que é ansiedade, como ela surge e como se manifesta: fobias, TOC, transtorno generalizado, estresse pós traumático, pânico, etc.

Da exemplos de casos reais, casos em que o problema pode ser de saúde também, as origens do medo que é o primo que anda de mãos dadas com ela.

Outro livro muito Interessante, uma introdução ao tema, um esclarecimento para leigos, escrito em linguagem simples, como uma boa conversa de bar, que é o estilo da Ana Beatriz.

Ao final da algumas dicas de como lidar com os si tomas no dia a dia, medicações possíveis (claro que com prescrição médica), os tipos de terapias possíveis e dicas para lidar no dia a dia, mostrando que é possível conviver e até melhorar deste problema que é cada vez mais comum na sociedade!

gi.gesuele 31/05/2021

Esse livro foi muito instrutivo. Abriu meus olhos pra vários aspectos dos transtornos de ansiedade que nunca passaram pela minha cabeça. Tudo de uma forma muito didática e com linguagem simples.

Ana Paula FZ1 19/04/2023

Eu adoro esse tipo de leitura e fazia um tempinho que queria ler algo da Dra Ana Beatriz e comecei com Mentes Ansiosas.

Apesar da parte técnica ser um pouco mais cansativa, a parte onde nós, leigos somos capazes de entender, perceber situações descritas no livro me faz querer ler mais e mais.

Na verdade to querendo mesmo é ler o Mentes Perigosas, mas antes de chegar nele, quero conhecer mais a escrita e a dinâmica do meu entendimento dos livros da Dra Ana, e acho que comecei bem.

Diversos tipos de Transtornos de Ansiedade são abordados aqui e muitas situações que nos fazem entender e pensar em nossas próprias atitudes. Achei muitas coisas e situações esclarecedoras que me fizeram querer ler e entender mais sobre o assunto.

E, definitivamente fazendo esse tipo de leitura, primeiro fico espantada com quanta coisa a gente ainda precisa aprender e segundo, só descubro que quero ler mais e mais pra entender mais da mente humana, e eu de verdade adoro

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com/

Camila.Stephane 12/12/2021

É um livro bem prático sobre o tema. Aborda diversos assunto é explica de maneira clara e rápida cada um,além de algumas direções a tomar caso se identifique com algum dos problemas citados.

Denize.Dias 19/07/2017

Ansiosa eu? Não...mas...
O livro trata também dos medos e da timidez patológica e eu...acabei me encaixando aqui. Boas dicas mas achei o livro meio desorganizado se comparado ao Mentes Depressivas.

Julie 27/08/2023

Ótimo para dar uma noção sobre ansiedade
É um ótimo livro para quem quer ter uma ideia mais completa sobre a ansiedade e sobre suas variações. Possui uma linguagem bastante acessível. Não é um livro para quem quer aprofundar.

Barbara.Ferrer 24/11/2022

Simples e didática
Bia maravilhosa como sempre!

Linguagem fácil, explicações simples que e que além de facilitar o entendimento do leitor sobre os assuntos abordados também acalmam quem sente os sintomas.

Como uma ansiosa lendo um livro sobre ansiedade, recomendo para todos como forma de entender melhor o que é a ansiedade e lidar melhor com tudo que ela engloba.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6