Dia Após Noite

Dia Após Noite Anita Diamant

Resenhas - Dia Após Noite

Caroline Laia 04/08/2023

Emocionante
Dar alguma nota diferente de cinco é impossível. É muito chocante pensar que mesmo depois de tudo que eles passaram no holocausto, não estavam realmente livres, eu nunca tinha parado para pensar em como foi realocar eles na sociedade e o quanto ainda lutaram com preconceitos e portas fechadas.
É muito importante nunca nos esquecermos o quanto podemos ser cruéis uns com os outros.
Apaixonada por esse livro.

Ceci (@umcantinhosomeu) 27/02/2019

Uma leitura magnifica
Após o término da Segunda Guerra Mundial, muitos judeus ficaram sem ter para onde ir. Muitos não tinham mais família, expectativas ou esperança. Então os ingleses um dos Aliados que ajudaram na vitória, criam um complexo próximo de Israel para que esses sobreviventes pudessem ficar. Em Atlit eles viviam em uma suposta liberdade, pois lá ainda existiam muros altos e cercas eletrificadas. Muito dessas pessoas não tinham documentos, então essa era uma das dificuldade em mandar cada um deles para Jerusalém, destino final de todos. Mas isso era somente fachada, pois durante meses eles permaneceram ali sem nenhuma perspectiva de mudança. Então eles se unem para poderem escapar desse lugar e terem sua mais que merecida liberdade. E aí que entra nossa protagonistas, Tedi, Leonie, Shayndel, Zorah, elas terão seus caminhos cruzados dentro desse complexo. Seus dias são marcados pela incerteza e dúvida, sem mencionar as lembraças horríveis que todas gostariam de esquecer. Uma história de vencedores.

Encontrei esse livro nessas feiras a preços populares e me encantei pela sinopse. Fora que sou apaixonada por histórias que relatam a Segunda Guerra. E o mais interessante desse livro e que a autora se concentra nas personagens femininas. Algo que e pouco visto nesse tipo de relato. Adorei como ela faz a ligação entre elas e como vão interagindo até o resultado final, convergendo na fuga do complexo. Uma leitura muito prazerosa, mesmo com um tema tão triste e forte.

Carol 10/06/2018

Um livro incrível
É triste ver tantas vidas sofrendo após a guerra por perdas. A história é baseada em fatos reais. O extermínio de Judeus foi uma carnificina real.
O livro se passa em um centro de refugiados em 1945, com o fim da segunda guerra mundial, onde chegam todos os dias pessoas destruídas psicologicamente, devido aos horrores da guerra e da crueldade contra os Judeus. O livro conta um pouco sobre a trajetória de cada personagem até ali, focando mais em quatro moças e mostrando como foi a fuga daquele lugar, e como elas de despediram. Uma história marcante.

Mamay 01/09/2016

Dia após noite
Dia Após Noite foi, de todos os meus lidos, foi um dos que mais me surpreendeu.
Encontrei o livro em uma feira de livros a 10 reais, e ao garimpar as estantes, encontrei e me interessei, apesar de nunca ter lido ou visto nenhuma resenha do mesmo.
Quando peguei para ler imaginava uma história completamente diferente, que poderia ser um romance bem meloso com todo o drama da guerra, ou um então algo muito sangreto, cheio de batalhas. Mas o livro não é nada disso.
Sem dúvida, é um livro tocante, que aborda um tema muito bonito e muito forte. Alguns personagens femininos muito fortes me cativaram e me fizeram ter uma motivação maior para concluir o livro, que em algumas partes achei cansativo.
Não conhecia a autora, mas a narrativa me cativou e irei procurar mais livros da mesma.
É um bom livro, e vale a leitura, principalmente por não ser um livro muito grande e que mesmo com algumas falhas (na minha opinião), proporcionou uma boa experiência.

Pri 04/07/2016

Uma ótima história a ser contada, mas…
Foi com grande expectativa que comecei a ler Dia após Noite. Anita Diamant havia me conquistado com a Tenda Vermelha e, assim, esperava encontrar mais uma grande obra da autora.
Dia após noite tem uma ótima história a ser contada: a fuga real de 200 prisioneiros do campo de refugiados de Atlit, local onde se concentravam judeus oriundos de uma Europa destroçada pela II Guerra, com sonhos de liberdade e da construção de Israel (o ano era 1945 e a Palestina estava sob mandato britânico). Como fez em seu livro anterior, a proposta de Anita Diamant é contar esta epopeia na perspectiva das mulheres. Quatro, no caso; cada uma com um passado de dor e lutos, vinda de um país diferente, mas pelo destino.
A sinopse empolga, porém a trama se perde na quantidade de personagens secundários que ocupam as páginas. Falta ação e, em muitos momentos, me perdi e/ou não entendi o porquê da existência de alguns capítulos. Há muitos detalhes sobre comidas, rotinas e, em alguns trechos, há quase aulas de hebraico, tudo isto desnecessário à história.
Assim, fica um MAS bem importante na minha avaliação. Para conhecer o fato histórico, a leitura é válida, MAS a autora poderia ter contado sobre este de forma mais envolvente e menos previsível, com personagens mais cativantes e algumas reviravoltas na trama.

Daniela742 17/01/2013

Acho que a palavra certa para descrever o livro é: TOCANTE!...
O livro ébaseado em fatos reais...
Sei que muitos ja escreveram sobre o holocasuto na Segunda Guerra, mas o diferencial nesse livro é que ele nos mostra um pouco do que aconteceu depois que ela terminou...
Contada através de quatro sobreviventes (personagens ficticios) de todo aquele horror, suas histórias, suas lutas e seus sonhos, vai tecendo uma história cheia de esperança... E nos mostra como viveram os sobreviventes tendo que ser novamente "presos" em campos de refugiados até a fuga... Recomendadissimo!!! Assim como em "A Tenda Vermelha" a autora nos brinda com outo livro belíssimo!

Sempre que leio algo desse tema me vem duas questões:
1ª Como pode o ser humano ser tão vil e maléfico?
2ª De onde os sobreviventes retiraram forças para continuar vivendo depoi de perderem tudo e todos que amavam?