Como Arquitetos e Designers Pensam

Como Arquitetos e Designers Pensam Bryan Lawson

Resenhas - Como Arquitetos e Designers Pensam

Doth 29/12/2022

Repetitivo
O autor não é objetivo e acaba repetindo a mesma ideia diversas vezes. Ele dá muitos exemplos, o que é bom e ajuda na compreensão, mas ele poderia simplificar mais a abordagem sendo direto, o que ajudaria a ter uma leitura mais fluida e proveitosa.

Ale 25/10/2022

Precisei ler isso por indicações dos professores da minha pós. Apesar do conteúdo ser rico, eu não o achei atrativo, pois eu senti que o livro todo rodava para falar sempre a mesma coisa

Guilherme.Iorio 13/10/2020

Como arquitetos e designers pensam

Antes desta resenha, trago uma definição de projetar:
Desenvolver um futuro aspirado, podendo materializar-se em um objeto, edifício ou simplesmente num apanhado de desenhos e registros desta aspiração.
E de processo de projetar:
Busca por um produto, tendo “meios de transporte” variados, questionáveis e mutáveis.

Agora a resenha:
O livro é uma busca de identidade do ato de projetar, no qual, dentre as narrativas, o autor apresenta inicialmente mapeamentos do processo de projeto. Como por ex.: Problema > Assimilação > Estudo geral > Desenvolvimento > Comunicação (modelo RIBA); e Problema > Análise > Síntese > Avaliação > Decisão > Análise > ... (modelo Markus/Maver). Porém, mesmo com estes modelos de estruturação, o processo de projeto ainda é exposto como uma atividade extremamente personalizável e particular.
Na segunda parte do livro a temática gira em torno de problemas e soluções enfrentados pelos projetistas, tendo como cenário a dificuldade de dar solução futura para um futuro em constante transformação. Aqui são apresentados como geradores de problemas os clientes, legisladores, usuários e os próprios projetistas.
Por fim, a parte mais densa do livro dedica-se aos processos de pensamento necessários para identificar e entender esses problemas de projeto e criar as suas soluções. São examinados os princípios, as estratégias e as táticas que os projetistas utilizam nesse processo mental. Ainda nesta parte, são estudadas as ciladas e armadilhas que costumam nos cercar e é analisado também como os projetistas usam desenhos e como trabalham em grupo e com computadores.