A Cela de Vidro

A Cela de Vidro Patricia Highsmith




Resenhas - A Cela de Vidro


6 encontrados | exibindo 1 a 6


Daiane boeing 14/05/2023

Difícil imaginar passar por isso, muda muito a cabeça de um ser humano, talvez confirme o que ele tenha feito feito depois que saiu. Muito triste
comentários(0)comente



Simone de Cássia 27/09/2021

É um livro interessante que apesar de ter assassinatos e cenas violentas tem o foco  é na transformação do personagem pelo tempo que passou no presídio. A gente acompanha essa transformação meio que sem saber onde vai parar... Carter se mostra mais frio e dissimulado e toda a estrutura familiar é afetada. Sei que é um livro baseado em um personagem real, mas não consegui saber quais são as similaridades com a realidade e  então,  o fim não me agradou... Não é um livro marcante, mas serve para distrair.
Fabricio268 28/09/2021minha estante
Simone, já leu outras obras da Patricia Highsmith? São bons? Nunca li nada dela. Vez em quando vejo um livro que me interessa, mas acabo desistindo.


Simone de Cássia 28/09/2021minha estante
Oi, Fabrício! Não, esse aqui foi meu primeiro contato com a autora. Também já quis e "desquis" várias livros dela.. rs rs Acabei de receber um outro (O perdão está suspenso) e vou tentar de novo pra tirar a prova...


Lucas 04/03/2022minha estante
Você tem que ler, pelo menos, O Talentoso Ripley. Até então, acho que os melhores livros dela são os primeiros que publicou.


Marta.Albuquerque 13/05/2023minha estante
Está na minha estante faz tempo. Vou começar agora.


Marta.Albuquerque 23/05/2023minha estante
É suspense do começo ao fim. Mas li até o fim para saber quem foi o culpado e acabei "morrendo na praia". Sem desfecho . Não valeu a pena !


Marta.Albuquerque 23/05/2023minha estante
É suspense do começo ao fim. Mas li até o fim para saber quem foi o culpado e acabei "morrendo na praia". Sem desfecho . Não valeu a pena !




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Saulors 23/01/2021

Antes de começar a resenha preciso dizer duas coisas: eu, sem saber, comprei uma edição português de Portugal, o que dificultou um pouco a experiência com o livro, mas no geral compreendi bem. Outra coisa, o livro poderia se passar tranquilamente no universo do Tom ripley, terminei recentemente de ler os cinco livros da série e ainda tô bem imerso. Aqui, encontramos situações e atitudes semelhantes às quais o ripley se via e tomava.

O livro é baseado numa história real, em 1961 a autora recebeu cartas de um fã encarcerado e resolveu assim desenvolver a história deste livro.
Aqui, temos o ingênuo e jovem carter que está preso inocentemente. Acusado de fraudar documentações que levaram ao enriquecimento ilícito dos reais fraudadores, é carter que durante seis anos tem sua liberdade privada.

Durante os seis anos que passa na cadeia, carter enfrenta as piores dificuldades, como humilhações, violência, assassinato de um amigo presidiário, tortura física que o deixa marcado pra sempre, e o posterior vício em morfina para apaziguar as dores causadas pela tortura.

Ao sair da prisão, carter descobre que sua esposa, Hazel, e seu advogado e amigo, Sullivan, mantiveram um romance secreto que o devasta. A partir disso carter tem ainda mais dificuldade de se habituar à nova realidade e confiar nas pessoas.

Ainda viciado em morfina, carter enfrenta os discretos julgamentos da sociedade hipócrita da época, e ainda tenta uma reconciliação com o filho Timmie, que já é quase um adolescente.

Um livro fascinante que nos mostra a realidade, do ponto de vista da autora, sobre as dificuldades de inserção na sociedade dos ex detentos.
comentários(0)comente



Juliana.Franca 11/11/2019

O preço da injustiça
Terminada a leitura desse livro, baseado em fatos reais...
Faz-nos refletir ...
Uma pessoa, injustamente acusada, presa, cumpre pena. Durante o cumprimento da prisão interpõe todos os recuperação possíveis, mas não consegue provar sua inocência, já que os verdadeiros culpados são pessoas poderosas e ricas..sofre violência policial e se vê aleijado em seis dedos polegares...
Frustrado, vivendo em um ambiente inóspito, hostil e violento, o inocente acaba por, durante uma rebelião, matar um outro detento...
De inocente, passa a ser um homicida, muito embora pelos eventos que cercam o ocorrido, nunca chega a ser acusado por esse crime, que aliás, não teria cometido se não estivesse preso injustamente...
Quando, finalmente, consegue ser solto, após 6 anos de prisão, encontra-se viciado em morfina e outros medicamentos para dor em razão da tortura sofrida...
Descobre -se traído por sua esposo com seu advogado e no afã de tirar satisfação com este último, acaba cometendo seu segundo homicídio...
E para ocultar o cometimento desse, seu terceiro homicídio e último crime...
Um erro judicial transformou um engenheiro, homem de família e pessoa de conduta honesta e ilibada em alguém com o carater totalmente mutilado...
Qual a responsabilidade a justiça pelos crimes perpetrados após o encarceramento errôneo?
O que pensar dessa transformação do caráter do cidadão de bem em um sem escrúpulos?
Vale a pena ler...
comentários(0)comente



Deni 03/03/2019

Impactante
A princípio, achei a leitura um pouco cansativa, mas a história bem interessante com um conteúdo significativo. O livro é baseado em um fato real. A autora recebe uma carta de um fã presidiário e passa a trocar correspondência com o mesmo e se fascina pelos seus traumas psicológicos resultantes da prisão.
Este livro traz luz à um assunto polêmico da nossa atualidade. A história de Carter nos mostra como o Judiciário é falho e como nossa justiça quase nunca é alcançada. Carter é acusado por fraude, é preso e cumpre 6 anos de prisão, no entanto, Carter é inocente, mas isso não impede que ele seja preso.
Sua trajetória nos mostra um pouco das atrocidades e das violações em que os presos estão sujeitos no sistema carcerário. Nos faz refletir sobre o real papel da prisão: Ressocializá-los a fim de que não cometam mais crimes? Ou Torná-los uma pessoa pior, resultado da convivência, violações de seus direitos e violência ao qual são submetido?
Apesar de todo esforço de sua mulher, Hazel, e seu amigo Sullivan, Carter é condenado e cumpre sua pena, tendo em vista que nenhum dos esforços ou recursos logrou êxito.
Carter sai transformado da prisão. Uma pessoa mais fria trazendo o reflexo de tudo que passou. Um bom livro para refletir.
comentários(0)comente



6 encontrados | exibindo 1 a 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR