O Conquistador: Império da Prata

O Conquistador: Império da Prata Conn Iggulden

Resenhas - Império da Prata

caio.cidrini 26/03/2023

Quase um filme
A descrição das cenas, pessoas, batalhas, reuniões e o ritmo da leitura dão a impressão de assistir a um filme. O autor ambienta muito bem sua obra, o que revela uma baita pesquisa e uma sensibilidade pra humanizar figuras históricas tão distantes e distintas da nossa realidade. Pra quem é fã de ficção histórica acho que é obrigatório. A saga é muito boa!

Núbia Cortinhas 17/03/2023

Ambição, jogos políticos, tensão, batalhas, mortes e choros.
Império da Prata é o quarto livro da série O Conquistador, e, é bem diferente dos volumes anteriores, porém não deixa de ser interessante e muito menos emocionante.

Com a morte de Gêngis, o sucessor escolhido por ele enfrentará intrigas políticas tornando este volume mais lento em sua leitura, porém essa lentidão se faz necessária para que entendamos as divergências entre pai e filho, haja vista que Gêngis Khan gostava da vida nômade, de batalhar para expandir o território e não se importava para o valor das riquezas e das cidades.

Clima tenso, tentativas de golpes, ambição, espionagem, traições e claro... muitas batalhas nos prenderão nesta leitura.

E não posso deixar de mencionar a emoção de acompanhar a velhice de alguns personagens que se apresentaram desde o primeiro volume como protagonistas desde crianças. Nossa! Foram as linhas dos parágrafos mais difíceis de ler, pois após 1735 páginas você se apega aos personagens que são muito bem construídos e com personalidades muito fortes.

É interessante perceber a inteligência da estratégia militar, a disciplina e o desenvolvimento de táticas e da comunicação tanto nos campos de batalha, como também, para agilizar as trocas de mensagens entre cidades.

Esse livro é super interessante como os anteriores, repleto de detalhes históricos e a ficção tão bem escrita que nos convence. Só não convence, pois a Nota Histórica não permite. Ela vem explicando o que foi real do que foi ficção, e como esse autor megulhou nas pesquisas!

E para finalizar, apesar de ter sido conturbado o canato do terceiro filho de Gêngis, nada impedirá a ascensão de um dos maiores impérios que já existiu e que quase dominou toda a Europa.
   E se você quiser descobrir o porquê desse "quase", leia O Império da Prata,  eu super recomendo. E que venha Conquistador, o quinto e último livro dessa saga maravilhosa e eletrizante.
CPF1964 18/03/2023minha estante
Que resenha linda !!! ???

Cleber 18/03/2023minha estante
?????

Pedro 18/03/2023minha estante
Não vou ler a resenha para não pegar spoiler. Estou lendo meu primeiro livro do Conn Iggulden. E eu estou gostando bastante. Tomara que ele se torne um novo favorito, aí terei essa série para ler, além da série Imperador.

Jhaze 18/03/2023minha estante
??!

Núbia Cortinhas 18/03/2023minha estante
Obrigada, Cassius, Cleber, Jaaziel. ?

Núbia Cortinhas 18/03/2023minha estante
Pedro, fica tranquilo que não dou spoiler. A própria sinopse comenta mais fatos que a resenha. ?

Pedro 19/03/2023minha estante
Ah, então eu vou ler:)

Vitor Dilly 01/09/2022

Por um detalhe...
O livro, penúltimo da saga O Conquistador, narra um pequeno detalhe que mudou decisivamente o futuro da nossa civilização, envolvendo o destino do sucessor de Genghis Khan.

Um marco vital no surgimento de eventos posteriores a ele, como a era elisabetana, o Império Britânico, a Renascença e a Revolução Industrial.

Por pouco, pouco mesmo, eu não escrevo essa nota em mongól ou chinês, e você não a lê nestes mesmos idiomas.

leobupi 03/01/2022

perdeu o ritmo da serie, mas continua muito bom
2 anos após a morte de Gengis Khan o império Mongol ainda tenta se reestruturar. No 4º livro da série senti que Conn Iggulden perdeu o ritmo intenso em os antecessores foram escritos, talvez porque o personagem principal estivesse morto e os herdeiros do Khan não tenham o memso carisma como personagens e nem as habilidades para liderar o imperio.
De forma geral os personagens e conflitos são interessates. Com certeza vou ler o quinto e último livro

Hugo 31/08/2021

O período pós Gengis
O livro começou devagar, descrevendo a preocupação de Ogedai em deixar a sua marca. Por isso, com a morte de Gengis, veio o período em que seus sucessores, pela influência Jin, abandonaram a vida nômade e construíram cidades. Mas as batalhas, inclusive com o uso da pólvora, não faltaram.

Michelle.Cristina 28/02/2020

O escritor consegue prender a atenção. Super recomendo. Ansiosa pra ler o último livro da série

Jack 19/12/2019

Império da Prata
Esse penúltimo volume da saga O Conquistador esta muito bom, as mais de 400 paginas não foram cansativas, a narrativa foi dinâmica, fluída ...
E pensar que apesar de toda licença poética o cara foi real, sem entrar na discussão de herói e vilão, a nação mongol foi uma força da natureza.
E Conn Iggulden transmite com maestria essa história.

Fatima.Aparecida 11/08/2019

Sensacional!
Eu nunca havia lido nada sobre os mongóis. Confesso que tinha até um certo preconceito. Mas como o autor é Conn Iggulden e eu amei as séries "Guerra das Rosas" e "O Imperador" resolvi arriscar. Foi uma grata satisfação do começo ao fim.

Márcio 05/07/2019

Como a civilização ocidental quase foi destruída pelas hordas mongóis e como a morte de um único homem causou uma mudança drástica na história da humanidade...

Dhiego Morais 15/09/2017

Império da Prata
Gêngis Khan está morto. O ano é 1230 D.C. e o império mongol precisa de um novo líder, um cã dos cãs. O sucessor escolhido por Gêngis antes de sua morte é o seu terceiro filho, Ogedai. Para ascender como líder supremo, Ogedai Khan deverá lutar batalhas mais difíceis do que imagina: a inveja e o desejo se infiltram entre os mais próximos ao herdeiro elegido e ameaçam frustrar a expansão mongol pelo mundo conhecido.

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR!

O quarto livro da série O Conquistador vem com toda a expectativa que Os Ossos das Colinas deixou ao ser finalizado. No entanto, ainda que esteja recheado de batalhas que atribuem movimento e ação à trama, o livro desaquece um pouco e acaba por centrar-se em tramas políticas que giram em torno da sucessão do Cã dos Cãs e à manutenção do mesmo e seu canato.

“[...] Isso não é vingança, Chagatai. É por meu filho. Não sou mais o homem que deixou você viver. Devido à minha mão ser capaz de golpear longe, você não será cã [...].”

De saúde frágil, Ogedai Khan teme por sua vida e decide para legitimar o seu poder trabalhar em seu legado, em sua cidade-capital, Karakorum. O empreendimento que desagradaria a Gêngis Khan consome dois anos e dá margem para que tentativas de assassinatos e desentendimentos entre os tumans.

Império da Prata poderia ser descrito como o livro de Tsubodai e de Sorhatani. É neste volume que compreendemos melhor ambas as personagens e que percebemos a real complexidade de suas ações e de seus raciocínios. Na medida em que as páginas avançam, torna-se difícil não admirar ou não se fascinar pela trajetória que essas personagens tão diferentes marcaram na história das nações.

Em um momento estritamente delicado, a rivalidade entre Chagatai e Ogedai cresce. Com Jochi morto por Tsubodai, o segundo filho de Gêngis acredita ser a escolha ideal para a sucessão e fará de tudo para conseguir o que deseja.

“— Família é tudo, Suntai, nunca pense que me esqueci disso... — Ele parou de falar, olhando durante um tempo para as lembranças. — Mas eu era a escolha de meu pai para sucedê-lo. Houve um tempo em que meu destino estava escrito em pedra, gravado fundo. Agora deve fazê-lo eu mesmo, mas não é nada mais do que realizar os sonhos do velho.”

Batu é um bastardo de Jochi. Elevado por Ogedai no exército mongol, ele estabelecerá um período de rivalidade doloroso com Tsubodai, o maior dos generais do antigo cã.

Conn Iggulden leva os leitores às terras frias e mortais da Rússia, da Hungria, Bulgária, e Polônia, ilustrando entre batalhas primorosas e estratégias sedutoras o avanço da Horda Dourada — como ficou conhecido o exército mongol de expansão — pelas terras a oeste, chegando até mesmo às fronteiras austríacas. Iggulden explica em suas notas históricas como o futuro da história mundial esteve a um passo de ser reescrito pelo bater do coração de Ogedai.

Sorhatani cresce como personagem vital e elabora estratagemas para aproximar os filhos do centro de poder mongol. Enquanto Mongke é enviado com Tsubodai para o oeste, Kublai permanece em Karakorum, assimilando culturas e conhecimentos importantes para os planos futuros.

O livro entra em seu ápice com as batalhas nos principados russos e, principalmente, durante a Batalha do Rio Sajo, onde Tsubodai demonstra a razão de ser chamado Bahadur — valente — e o de ser o maior dos generais de sua época, um dos responsáveis na construção do vasto império mongol.

“[...] Seu estômago se revirou com o fedor de tripas e morte misturado com pólvora negra queimada, uma combinação amarga que ele desejou nunca mais encontrar.”

Enquanto isso, de maneira paralela, Xuan, o Imperador Jin ainda sobrevive. Fugindo da horda mongol, resta apenas uma última saída: refugiar-se no Império Sung, ao sul, onde Lizong governa intocável. A hipótese de que Xuan seja menosprezado e ignorado existe, porém Xuan deverá correr esse risco se quiser escapar da fúria do povo de prata.

Muitas mortes acompanham o passar das páginas; mortes que exercem extrema influência na manutenção das terras do grande conquistador. Entre elas, tramas se desenrolam e amadurecem, guiando o leitor por um caminho cheio de perigos.

Focado em tramas políticas e cheio de diálogos muito bem desenvolvidos, Império de Prata encerra com um final cheio de significados e digno de suspiros. Iggulden reescreve com maestria uma história absolutamente incrível, e entrega o destino das nações às mãos de personagens insuperáveis.

“Estou sozinho numa cidade que espera para ser destruída.”

site: http://www.intocados.com/index.php/literatura/resenhas/945-imperio-da-prata
Marcola. 15/09/2017minha estante
Adorei essa série toda. Quero ler a do Imperador agora. Já leu?

Dhiego Morais 15/09/2017minha estante
Eu sou apaixonado por essa série! Do Imperador eu só li o primeiro, por enquanto, mas gostei bastante.

Rodolfo 12/09/2016

Após a morte de Gêngis Khan, o Império Mongol atravessa um momento delicado devido à rivalidade entre Ogedai, o sucessor escolhido por Gêngis, e seu irmão mais velho, Chagatai. Ao construir uma imponente capital nas planícies mongóis, Ogedai fará o que for necessário para sustentar sua posição e dar continuidade ao projeto de expansão de seu pai. À frente de um exército liderado pelo grande general Tsubodai e pelo filho bastardo de seu irmão Jochi, Ogedai travará uma batalha para levar as fronteiras do império Mongol mais longe do que nunca, enfrentando o impiedoso inverso russo e as ameaças de traição que a todo momento se insinuam em seu caminho.

Vagner46 24/12/2015

Desbravando Império da Prata
Muito bom, como já é de praxe! O modo como o Iggulden descreve a história do povo mongol é simplesmente sensacional.

Muita treta acontecendo com a sucessão de Genghis Khan, Tsubodai mostrando por que foi o grande General do falecido khan, Ogedai e seus problemas de saúde atrapalhando o avanço dos mongóis, que poderiam ter conquistado todo o oeste europeu, assim por diante.

site: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/