As esganadas

As esganadas Jô Soares

Resenhas - As Esganadas

bru 24/04/2024

Criei expectativa ao ler o livro, mesmo não sabendo a premissa da história, porém tenho a sensação que mesmo se eu não tivesse criado expectativa a decepção seria a mesma.
A premissa a primeira vista é até interessante, mas ao andar do livro perde e muito o objetivo do livro que é: quem é o assassino ? ( mesmo nós sabendo quem é desde a primeira página)
A ambientação é ótima, mas sinto que essa ambientação de época é o que mais prejudica a história, com algumas partes e introdução a personagens que sendo bem sincera, ninguém liga !
Senti falta ao longo da história de como a equipe da polícia chegou até o assassino ( SPOILER ALERT: não chegou ! ) toda a suspeita e descoberta duraram em 5 páginas.

Maria 25/03/2024

Agora com a última história adquirida, estou mais do que feliz, porém ainda me falta as biografias, e não vou descansar enquanto eu não tiver.
Mas o assunto principal é esse livro que é simplesmente maravilhoso, se eu rankear as obras do Jô, essa entra sem duvido ni segundo, perdendo apenas pro tão conhecido xangô de beker street, mas independentemente a história flui de uma forma mágica, as figuras usadas dentro da história a deixam muito mais íconica, sempre com aquele tom sarcástico e sendo de humor quebrado que fazem o perfil inteiro dos livros, com personagens bem trabalhados e desenvolvidos, com um climax de tirar o fôlego e uma conclusão com gostinho de quero mais

Marly.agatha 20/03/2024

Vale a pena
Acho válido ler pois alem de ser uma obra do Jô, tem muitos detalhes nacionais e piadas brasileiras que valem a pena, o contexto histórico foi muito bem inserido, e as mortes são trágicas porém bem pensadas, no final pra mim vale a pena ler.

Luhbia 13/03/2024

Interessa
Este é o primeiro livro que leio do Jô, confesso que não fazia ideia da dimensão da escrita dele.
Achei a história boa, com grande potencial, que se perdeu um pouco ( na minha opinião) por alguns detalhes.
Une o cômico, com suspense policial e claro uma pitada de horror. A leitura é rápida e fácil! Além de ser rica em muitas referências.

JoAs.Barbosa 02/03/2024

A vida na metrópole
As esganadas é ótimo pelo fato de ser escrito ao contrário. Porém mostra como um livro pode ser bem explorado para que se acompanhe o acaso de uma maneira lúdica, onde personagens que impactam diretamente na vida uns dos outros acabam estando tão próximos e mesmo assim nunca se conhecem, demonstrando uma realidade das grandes metrópoles brasileiras. Também demonstra todo o método de uma pessoa conhecer a outra através do acaso e como essas pessoas, por serem meras conhecidas, podem ser de muito valor para os companheiros ao seu redor. Faz inclusive questionar um pouco do efeito borboleta dentro da própria vida. É um ótimo livro, vale bastante a leitura.

Bruna 25/02/2024

Finalizado o meu primeiro livro lido de Jô Soares e pude ver de modo nítido o quanto realmente ele escrevia bem. Este é um livro de ficção, embora misturado com detalhes de um contexto histórico real (o Brasil da década de 1930), o que evidencia também o seu conhecimento de história. E, nesta estória, Jô narra uma série de crimes (até de modo bem explícito, muitas vezes deixando o leitor horrorizado), mas não seguindo a clássica fórmula que mobiliza o leitor a tentar descobrir quem é o criminoso. De modo contrário, essa informação já é revelada no primeiro capítulo. Além disso, embora seja um romance policial, em muitas passagens Jô consegue arrancar do leitor uma risada, não deixando de colocar também neste livro sua conhecida marca humorista, na medida certa, no momento certo. Jô realmente era um gênio! Ah! Também, não posso deixar de destacar as referências psicanalíticas utilizadas pelo autor na criação desta trama. Recomendo a leitura!

Julio.Jose 10/02/2024

Delícia de leitura
Assim como acontece com todos os livros de Jô Soares, você não quer parar de ler a obra.

Ambientada no Rio de Janeiro de 1938 do Estado Novo de Vargas, a obra tem aquilo que o Jô tinha de melhor: muita cultura e muito humor. Recomendo todos os livros dele!

Marcelo 05/02/2024

Bom, porém um pouco forçado
O livro é bom!! A história é bem contada, engraçada também... tem até um suspense mesmo você já sabendo quem é o assassino.
Só achei um pouco forçado quando ele fala da forma física das pessoas.. achei um humor negro. Talvez pra época em que o livro foi lançado não fosse... mas para hoje em dia eu achei.

Resumindo: Merece 5 estrelas, mas não está entre os meus favoritos.

Fernando Savian 06/01/2024

O Caso das Esganadas
Rio de Janeiro, década de 30.

Um serial killer atormenta a capital do país ao matar e expor em público diversas mulheres com sobrepeso. Dá-se origem ao Caso das Esganadas!

O quarteto divertidíssimo composto pelo reinento delegado Mello Noronha, pelo caricato português Tobias Esteves (saído diretamente dos poemas de Fernando Pessoa), pelo distinto auxiliar de polícia Calixto e pela corajosa repórter Diana começa a investigar o caso.

Jô Soares brilha com um humor único e um excelente desenvolvimento de personagens. Do cômico locutor Rodolpho D'Alencastro, com seus reclames nada pertinentes, ao tão adjetivado Calixto, Jô nos entrega uma leitura leve e agradável, além de também entregar (de imediato) o nome do assassino e suas motivações.

Um excelente livro para começar o ano!

Clara T 17/12/2023

Humor Policial
O Humor de Jô Soares é bem característico em todos os seus livros e este não poderia ser diferente.
Quem não conhece pode se incomodar com o estilo de escrita, que mistura personalidades e fatos históricos com situações cômicas e até mesmo agressivas, neste caso, sobre mulheres acima do peso.
Infelizmente é um estilo de policial que não se encontram sucessores.
Neste romance, o sucessor da maior funerária da América Latina se liberta da mãe opressora mas descobre uma necessidade de voltar a cometer assassinatos.
E quem consegue juntar as peças do quebra-cabeças é um policial português "expulso" da polícia portuguesa que veio assumir a loja do tio no Brasil.

Arlete.Lety 02/12/2023

Não é ruim, mas esperava mais.
A leitura é fácil e rápida, mas a "estória" não me empolgou. Esperava mais, enfim sendo o Jô Soares, foi válida a leitura.

Lucas 31/08/2023

Um suspense policial bem diferente do usual. Não pelo enredo, que não foge muito dos tropos do gênero, mas sim pela forma única da escrita do Jô.
O livro harmoniza cenas de embrulhar o estômago com pitadas cômicas, que de forma alguma diminuem o impacto das perversidades relatadas.
As personagens são muito boas, e a contextualização e ambientação mostram a veia jornalística do Jô, que coordena ficção e fatos históricos na medida certa.
De negativo, por ser um suspense, pode ser frustrante o fato de ser bem previsível o final.
No mais, não é um livro que agradaria a qualquer pessoa. As descrições dos assassinatos são bem pesadas.

Gabriel 21/08/2023

Excelente livro. É possível ouvir a voz do Jô ao lermos cada parágrafo. Como todas as suas obras é um retrato histórico muito detalhado da vida no Rio de Janeiro da década de 1930. Certamente exigiu uma extensa e minuciosa pesquisa dos registros da época. Também, como não poderia deixar de ser, é um livro com trechos muito engraçados (apesar dos horrendos assassinatos descritos) que só o Jô conseguiria escrever. Obra estupenda. Recomendadíssimo.