A valsa inacabada

A valsa inacabada Catherine Clément

Resenhas - A valsa inacabada

Coruja 30/06/2015

Misto de biografia e ficção, A Valsa Inacabada nos apresenta a um episódio pouco conhecido (ou, pelo menos, desconhecido para mim...) da vida da mítica imperatriz Elizabeth da Áustria, mais reconhecida como Sissi: a troca de cartas com um funcionário menor do Corpo Diplomático, um homem que conheceu num baile público ao qual compareceu disfarçada.

Embora nunca desse seu nome real nem tenha havido outros encontros para além do baile, a correspondência entre os dois teria se mantido por décadas, alimentando uma paixão impossível e quase infantil da parte da imperatriz.

A Sissi de A Valsa Inacabada é uma mulher frágil, infeliz, e muitas vezes cheia de ataques de imaturidade. Como eu só conhecia a história da personagem pelos filmes com a Romy Schneider, que transformam Sissi numa princesa de contos de fadas com um romance perfeito com o imperador, fui pega de surpresa pela forma como o livro passa por muitos episódios bastante dolorosos envolvendo sua relação conjugal e indo até o suicídio do filho mais velho e herdeiro do trono.

É um volume interessante, embora por vezes escorregue para o tom de melodrama. Mas dou um desconto considerando o quão difícil é escapar da tentação de dramatizar tudo com uma figura tão icônica e intensa quanto a bela Sissi. Valeu a curiosidade e por ter me deixado com a cabeça cheia de bailes, valsas e dominós pretos.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2015/06/para-ler-memorias-de-adriano-valsa.html

Maristela 10/02/2013

Sissi
Quando se assisti aos filmes de Sissi interpretada pela atriz Romy Schneider, vemos uma jovem romântica, sonhadora, gentil. Ao ler esse livro, vemos uma outra faceta da Imperatriz Elizabeth da Austria. Se esse livro foi escrito a base de biografia da imperatriz, ele mostra-nos uma faceta cruel, vaidosa e nada sonhadora.
Amei cada pedaço do livro. O romance é belo e a gente fica curiosa para saber o que vai acontecer enquanto a trama se desenrola, perguntamos como isso irá terminar.
Para quem gosta de romances históricos, recomendo esse livro.

Fernanda 11/10/2010

Leitura difícil a princípio, mas a persistência vale a pena. Depois que se acostuma com o estilo de narração (a autora alterna o foco narrativo entre os dois protagonistas), a leitura flui fácil. Mescla romance e História do Império Áustro-Húngaro.
Clément traça o retrato de uma época de transição. O livro é longo, e a leitura por vezes é densa, mas vale muito a pena. A autora com habilidade entrelaça personagens reais e fictícios, dando a seu leitor uma ótima visão da atormentada imperatriz austríaca, ao mesmo tempo em que presenteia o leitor com os ótimos personagens que gravitam ao redor de Franz, o rapaz do baile do Reduto.
Ótima leitura. Recomendo.

Sam 23/09/2010

Têm que ter fibra e um dicionário ao lado é sempre bom...
Este é exatamente um livro que trata antes de tudo de fatos Históricos, portanto pra quem não têm muita paciência será quase um estorvo lê-lo, passando esse detalhe a autora nos leva de volta ao passado, contando a "história" nunca se têm certeza ao certo pois é uma grande mistura de realidade com ficção, da imperatriz da Áustria, Elizabeth, conhecida como Sissi; Sua vida conturbada e todos os rumores que sua história permearam são reunidas nesta estória.
Um romance idealizado e impossível, tudo o que acontece entre o belo casal fica somente nas entrelinhas, pois a personagem principal desta estória ora é a nossa Sissi e por vezes os próprios fatos da época.
Se trata realmente de um livro conflituoso pois seus personangens e suas personalidades o são, porém riquíssimo de detalhes históricos, e o mais interessante a meu ver, é o primeiro livro honesto com as coisas nem tão belas e cheirosas da vida, e que possui início, meio e fim, e isso também cronologicamente falando pois a narração somente se encerra quando todos os dramas, mesmos os além-túmulo que pudessem existir, são sanados e de uma forma tão seca e simples, com a morte.
Acreito que o que pode conectar o leitor a este livro é que todos um dia já tiveram ou ainda irão ter um delibád em suas vidas...
Ou seja uma miragem de um amor secreto,íncrivel, palpável e explosivo, mas que quando se observa de perto não passa disso, de uma simples miragem.

Mu 12/02/2010

Um livro realmente lindo!
Foi uma surpresa encontrar uma história tão envolvente. Encontrei o livro no mercado por 12 reais se não me engano,e como o nome me chamou a atenção decidi comprar. DEmorei um tempão para me dedicar a leitura do livro, mas quando o li não me decepcionei!
É uma história que mistura ficção e fatos históricos, envolvente e apaixonante.
Até ler esse livro eu não conhecia a história da vida da rainha da Hungria e imperatriz da Austria, Elisabeth (Sissi). A vida e personalidade me encantaram e hoje ela está no meu Hall da Fama de mulheres que fizeram história!
Vale muito a pena ler!^^