A História Secreta de Paris

A História Secreta de Paris Andrew Hussey

Resenhas - A História Secreta de Paris

Luiz.Goulart 15/09/2021

I Love Paris
São mais de 580 páginas para atravessar, mas este é um livro encantador com um subtítulo: “Como ladrões, vigaristas, cruzados, santas, prostitutas, déspotas, anarquistas, poetas e sonhadores transformaram um povoado gaulês na cidade luz da Europa”. O jornalista Andrew Hussey apresenta uma infinidade de personagens que originaram a Paris que conhecemos hoje, desde as tribos que viviam na região antes da chegada do império romano até os intelectuais e poetas atuais, passando pelos reis, imperadores e incontáveis massacres, guerras, revoluções, pestes e combates intermináveis. Uma obra fundamental para quem quer realmente saber sobre Paris.

Biblioteca Álvaro Guerra 15/01/2019

Paris é a cidade das luzes e da escuridão - um lugar famoso por ser o epicentro de revoluções e reinvenções sem fim -, que atrai para suas ruas vibrantes, desde sempre, tanto os mais elevados como os mais baixos ideais. Em A história secreta de Paris, o jornalista Andrew Hussey apresenta uma infinidade de personagens cujas histórias deram forma àquilo que vem à mente quando se fala de cidade: as tribos politeístas no caminho do império romano, os flaneurs do século XIX, vagando sem motivo pelas ruas retraçadas por Haussman; os sobreviventes e as vítimas de incontáveis massacres e pestes; os idealizadores da catedral de Notre Dame, e as orgias que eram organizadas ali até meados do século XVI; os combatentes que tornaram o rio Sena vermelho de sangue no dia São Bartolomeu, em 1572; Marcel Proust, Céline, Édith Piaf, Michel Houllebecq... Viajando eloquentemente através de séculos, movimentos culturais e políticos, palácios e bordéis, catedrais e inferninhos punk, Hussey revela os pontos mais obscuros e marginais da história rica, exótica e muitas vezes picante da cidade mais amada do mundo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788520432624

Charles 05/01/2015

Como todo livro de história algumas partes do livro chegam a ser cansativas, mas nada que faça alguém desistir da leitura principalmente por se tratar de Paris.

Manô 29/09/2014

Recomendo!
Um pouco cansativo por ser um livro histórico e cheio de detalhes - ele conta a história de Paris desde o comecinho. Mas, mesmo cansativo, de forma alguma deixa de ser muito interessante. Vale intercalar ele com uma outra leitura mais leve (sugestão).
Comecei a ler ele depois de viajar para Paris e antes de retornar para lá, querendo conhecer mais a história da cidade. Foi ótimo retornar e saber mais sobre os locais pelos quais passamos.
Como é muita história para contar, o livro não se aprofunda muito nos fatos, mas já cria uma base suficiente para o leitor se situar.
Então eu indico ele para todos que amam Paris e também para as pessoas que desejam visitar a cidade.

Wilton 23/08/2014

Paris: Sangue, Suor e Lágrimas
O livro é um relato superficial da história de Paris desde os primórdios da cidade. A obra é útil para quem deseja conhecer um pouco da “Cidade Luz” e, também, para o turista curioso não apenas em ver os lugares, mas também, em sentir o seu passado; saber das agruras, dissabores e alegrias que abrigou.
A leitura atenta do livro enseja interpretações dos fatos que moldaram toda a fantasia que envolve a palavra “Paris”.
O autor deu ênfase às mazelas que a cidade teve e tem que suportar. O parisiense é retratado como uma eterna vítima de guerras, revoltas e, principalmente, da incompetência de seus governantes.
O texto fala das personalidades da vida política e artística da cidade e da reverência que o parisiense dedica a figuras como Victor Hugo, Sartre, de Gaulle e outros. Não foram esquecidos os artistas “marginais” com os seus defeitos e virtudes.
Em suma, a leitura é prazerosa, embora trate, muitas vezes, de temas depressivos.

vanessamf 22/08/2014

O lado B da cidade luz
Geralmente só ouvimos o lado bom de Paris, nos esquecendo que, como qualquer outra cidade, ela tem seus podres, tanto no sentido de violência, como de corrupção e intolerância social. Portanto, vê-la assim, desnuda, é essencial para compreendê-la em sua totalidade. Eu, que já amava Paris, continuo adorando-a, pois, apesar de todas as guerras, cercos, fome, doença, revoluções e revoltas, ela continua se erguendo imponente, bela e cheia de cultura. Assim, tenho esperanças de que o Brasil, ou pelo São Paulo e Rio, suas maiores metrópoles, possam também, com o tempo, encontrar seu caminho.

Wagner 28/09/2013

PANAME... UM LUGAR OBSCURO E CORRUPTO.

(...) “Paname” ainda é usado hoje em dia, na mídia e em propagandas para evocar a folclórica Paris que morreu apenas recentemente. Ele também se mantém como elemento da linguagem cotidiana – usado principalmente por rappers, pregadores islâmicos, traficantes e os mais pobres das regiões ao norte da cidade, nos subúrbios de Seine-Sanit-Denis. Essas pessoas sew identificam apenas com sua própria comunidade e para eles Paris, ou “Paname”, é geralmente uma palavra de desprezo, indicando um lugar obscuro e corrupto nas águas escuras e poluídas. (...)

HUSSEY, Andrew. A história secreta de Paris. São Paulo: Amarilys, 2011. Pp 12.

Melissa 22/08/2013

abandonei por nao ter tido tempo de ler um livro com informacoes tao precisas. mas leria... era emprestado e eu devolvi.

Cília 06/06/2012

Paris!!!
O livro conta a história da cidade de Paris desde que era uma aldeia: as guerras, as lutas, a fome , a política... até os dias de hoje.Fiquei surpresa com a descrição que o autor faz da época da ocupação da cidade pelos alemães na segunda guerra. Não sabia que os franceses foram tão colaboracionistas. A Resistência até quase o fim da guerra foi uma piada.
Encantei-me com o livro, o que não é novidade pois tudo que fala de Paris me fascina.
Gorgonio 07/04/2013minha estante
Gorgonio Neto recomenda como sendo a melhor análise pós Roma (últimos 2000 anos), da Europa, que já leu. É um livro denso, cerca de 600 páginas, que fala da cidade central da Europa. Inclui o pensamento liberal, a revolução burguesa, a revolução comunista, Marx etc.