A Viagem

A Viagem Ivani Ribeiro...

Resenhas - A Viagem

Julisfronza 11/12/2022

Primeira novela espírita da TV brasileira
Primeira novela com tema espírita da televisão brasileira.
Não há uma abordagem profunda, mas serve para contextualizar um pouco sobre o que é o espiritismo, as influências espirituais de acordo com a vibração de cada um, o poder do perdão e da oração.

NathAlia.Senteio 18/11/2022

Esperava mais =/
É um livro baseado na novela, e não o oposto, como é mais comum. Porém, não foi nada fiel à novela, nem mesmo à de 1975. Fora que é meio desorganizado, fora de ordem...

Lu 26/02/2021

Interessante, mas confuso
Achei a narrativa muito confusa. O autor vai pra trás e pra frente na história varias vezes, e pra quem não conhece a história não entende direito. Ja tendo assistido à novela duas vezes, essa foi a salvação. Fora isso, é cheio de mensagens maravilhosas não só sobre espiritismo, mas sobre a vida. Passagens lindas e emocionantes, assim como na novela. Gostei também de ver as diferenças do enredo entre a original e o remake de 1994, muito interessante.

Ana Lúcia 13/10/2017

A Viagem
O enredo do livro é muito bom e foi muito bem desenvolvido pela televisão como uma novela diária na antiga TV Tupi, em 1975. Anos mais tarde, em 1994 ela teve um remake na TV Globo. Foram dois sucessos de audiência. Conta a história de Alexandre, um rapaz super-mimado por sua irmã Diná que, por dinheiro, acaba cometendo um crime. Em momento algum ele se arrepende do que fez e, sem assumir as consequências e se sentindo traído se suicida jurando que irá se vingar de todos que ele considerava culpado por ter sido condenado: o cunhado Téo e o advogado Otávio Jordão
Durante a história, temos vários personagens que enfrentam grandes problemas: Diná e Otávio, vivem entre o amor e o ódio; Alexandre entre o sofrimento e a vingança, fazendo muita gente sofrer e piorando a sua evolução; Diná e seu ciúme exagerado por Téo.
Por meio do Personagem Alberto, entramos em contato com as teorias do Espiritismo e conhecemos o “Vale dos Suicidas” lugar para onde Alexandre foi mandando: um lugar de dor e sofrimento; e conhecemos “O Nosso Lar”, uma colônia espiritual, onde os espíritos evoluem e aprendem lições de amor e paz.
Não gostei muito da maneira como a história foi desenvolvida no livro. O autor não tratou a história de forma linear, deixando que as ações fossem acontecendo aos poucos, para que o leitor fosse conhecendo a problemática de cada personagem aos poucos. O autor optou por contar a história por personagens, adiantando muito os fatos em um mesmo capítulo, para depois retornar a narrativa e adiantar muito novamente. Neste vai e vem da trama, fica complicado entender a história como um todo encadeado para quem não assistiu à novela.

Simone de Cássia 04/03/2012

Escrito pela famosa autora de telenovelas brasileira, Ivani Ribeiro, esse livro é pequeno e de leitura fácil e interessante. Para muitos, foi o contato inicial com as idéias reencarnacionistas, incitando a questionamentos e reflexões. É a história de Alexandre, um típico "filhinho de papai" protegido e mimado que, em seus rompantes de rebeldia acaba por assassinar um pai de família e se vê às voltas com as consequências de seus atos. Como telenovela, foi levado ao ar no ano de 1975, na extinta TV TUPI.
Takakura 12/02/2021minha estante
Quero esse livro. =)