Grécia e Roma

Grécia e Roma Pedro Paulo Funari

Resenhas - Grécia e Roma

Rebeca1409 15/03/2024

Ok, vamos fingir que eu li esse livro de livre e espontânea vontade.
Não quero comentar muito sobre isso não ??

Chagas 05/02/2024

Grécia e Roma: Desbravando as Raízes da História
"Grécia e Roma", um livro que me resgatou da escuridão da ignorância, proporcionando um entendimento básico que antes me escapava. A escrita é acessível, longe de ser monótona, e se torna uma jornada empolgante pelos períodos crucialmente formativos dessas civilizações. O autor habilmente destaca como esses tempos antigos moldaram o cenário atual do Ocidente, oferecendo reflexões perspicazes sobre diversos temas. Recomendo calorosamente a leitura para quem busca uma introdução envolvente à história. Para aqueles já familiarizados, talvez não acrescente tanto, mas para mim, foi uma revelação que iluminou minha compreensão do passado.

Ana 28/01/2024

Grécia e Roma
Paulo Funari trabalha aqui de maneira simples, objetiva, bom livro para iniciantes na graduação de história ou quem está no 3° ano e quer conhecimento concreto. Entretanto, em sua parte inicial chamada de ?Grécia? o autor trabalha com uma presunção impressionante, dá vontade de desistir da leitura apenas pela prepotência dele de narrar os gregos como sendo indivíduos imaculados e de grande evolução, já saímos dessas perspectivas, Funari, pleno sec 21 e esse tipo de descrição já não deve ser mais aceita e nem reproduzida. Enfrentando, nada tenho a reclamar da segunda parte, chamada ?Roma?, bem objetiva, de leitura simples e com várias informações bem conectadas, e caso pensem que em alguns momentos está desconexo, em meu ver, são apenas temas que devem ter um livro próprio para ser discorrido. Leitura boa que serve de suporte para o entendimento de outros autores.

Reccanello 17/08/2023

Excelente!
Ainda que de forma bastante rápida, mas não superficial, o autor nos apresenta todos fatos principais das histórias da Grécia antiga e de Roma, de seu nascimento até seu ocaso, sendo um excelente ponto de partida para aqueles que quiserem se aprofundar mais no tema. Recomendo fortemente!

Gabez 06/08/2023

É um bom livro como porta de entrada sobre a Grécia e Roma, a leitura não é cansativa o que a torna bem rápida e com conteúdo de fácil entendimento.
Recomendo bastante para quem tem curiosidade sobre essas civilizações mas não sabem por onde começar.

Layla.Ribeiro 31/07/2022

Se você quer relembrar, conhecer ou finalmente aprender sobre a história das civilizações greco-romana, este livro é pra você, o autor que é historiador tem uma linguagem muito didática e simples, o autor vai contando a história abordando algo do presente, eu senti este livro como se fosse uma verdadeira aula e ao dialogar ele sempre traz as fontes como argumento seja ela textos antigos dos intelectuais da época de qualquer profissão, e como ele também é arqueólogo ele sempre vai ressaltar a importância da arqueologia para o que sabemos sobre essas civilizações, caso o leitor esteja a procura de textos profundos sobre Grécia e Roma, nem leia porque é bem superficial.

Marcio 02/04/2022

Excelente literatura para entender o império greco-romano. Super interessante também para estudantes de teologia.

sabren 24/02/2022

um livro relativamente pequeno mas com um conteúdo bem importante, é uma obra introdutória e sintética, a leitura é muito fluída, gostei bastante da organização dos acontecimentos em cada área e me ajudou muito em algumas questões sobre o assunto.

chapa 05/01/2022

Do início ao fim
O livro traz uma boa ideia sobre a formação e o fim das sociedades grega e romana, em diferentes âmbitos e suas influências na atual cultura ocidental de maneira bem sintética, linguagem fácil e rápida leitura. Para sua proposta, a leitura é bem vinda e suncinta.

Falangola 24/12/2021

Ótima abordagem histórica
A obra é um recorte histórico da antiga história de Grécia e Roma. A abordagem do autor é bem direta e surpreendentemente informativa com claras explicações sobre sociedade, religião, economia etc.

A leitura é incrível para quem quer conhecer um pouco mais sobre Grécia e Roma.

Marilia 17/11/2021

Uma ótima introdução
Para iniciar os estudos sobre o Período Clássico é uma ótima recomendação.
Uma leitura bem fluida para todos os públicos.

Canuto 07/10/2021

Uma ótima obra de síntese
Quem não gosta dos gregos e romanos !

O autor escreve essa obra com a linguagem acessível para o público não acadêmico afim de contribuir para a nossa sociedade que deve muitos dos seus costumes e modo de governo a esses povos da antiguidade.
A vida privada é outro ponto importante do livro e conceitos como amor e sexualidade também se encontram nessa obra . Esse livro pode te render bons estudos profundos com a bibliografia no final que conta com diversos autores importantes.

Estefania 02/04/2021

Excelente aula de história do mundo antigo ocidental, dá uma boa base para entendermos como tudo começou, principalmente a influência da religião cristã. Muito bom!!

Dante 13/08/2020

Nosso berço
Qual o sentido de estudarmos a Antiguidade em pleno século XXI? O que a cultura clássica tem a ver com a gente? A resposta reside no fato de a Antiguidade estar muito presente no nosso cotidiano: as estruturas de pensamento dos intelectuais modernos advêm das teorias de Aristóteles, a estética está recheada de influências dos magníficos templos gregos.

Um trecho que chama muita nossa atenção, diz respeito a desigualdade social em Roma. Muito se assemelha a atualidade. Interessante como a história se repete. Segue abaixo:
“A concentração da terra nas mãos de grandes proprietários fez com que a produção de seus escravos concorresse com vantagens com a dos pequenos produtores. Os camponeses romanos que não podiam suportar a concorrência arruinavam-se. Desencorajados e empobrecidos, pouco a pouco, abandonavam suas terras, a partir do início do século II a.C e se estabeleciam em Roma. Haviam perdido todas suas posses e não podiam viver senão de seu trabalho, quando encontravam algum, e passaram a ser chamados então de "proletários", significando que sua única riqueza eram seus filhos, "proles", em latim.”

As religiões e as filosofias sabiam-se múltiplas, não pretendiam impor -se a todos. Uns eram de um jeito, outros de outro. Está a essência do mundo antigo que se alterou, de forma radical, com o cristianismo de Estado. Essa igreja passou a chama-se, por isso, católica, quer dizer "Universal ". A civilização clássica, heterogênea e pluralista, chegava, assim, ao seu acaso. Esse espírito livre e criativo de gregos e romanos não deixou de animar a humanidade nestes últimos dois mil anos, sempre que o homem se pôs a refletir sobre a liberdade, como no Renascimento, nas revoluções americanas e francesa, etc e etc. O Direito romano é o fundamento do Direito brasileiro, o latim é a base da nossa língua, lembrando também que as primeiras experiências democráticas aconteceram na Grécia. Um ótimo livro! Leitura fluída e linguagem simples. Forma didática na qual o autor expõe os assuntos abordados. História, religião, política, mitos, lendas, arquitetura, moradia (rico e pobre), classe social, início meio e fim, transformações, filosofia, matemática, enfim, tudo. Vale a pena.