Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

mwahgeo 29/08/2023

Fanny mto querida
Juro que levei muito tempo pra ler esse livro, mas que amei ele de toda forma. muito lindo e genuíno a forma que a Austen descreve os sentimentos. lindo, to apaixonada de verdade. e um pouco confusa, sinceramente.

Ziza 23/01/2017

Uma protagonista quase invisível
Eu achei "Mansfield Park" extremamente enfadonho. Sério mesmo! Pra que já leu "Orgulho e Preconceito" ou "Persuasão", estranha demais o andamento letárgico e praticamente sem atividade da narrativa. As coisas só começam a acontecer da metade do livro em diante e isso depois de muita mas muita enrolação.

Fanny Price, a protagonista do livro, é quase invisível. Ela praticamente some nos primeiros capítulos e você fica perdido entre tantos personagens e nomes que se repetem e tantas ações que não fazem sentido na vida da protagonista. Fanny é o tipo de personagem que é tão certinha que chega a enjoar! Por conta de sua extrema introspecção e timidez, é feita de "gato e sapato" por suas "adoráveis" tias e primas. O único episódio que me chamou atenção foi o fato dela se mostrar fiel à sua intuição em não confiar no sentimento de uma figura que, ao final da história, se revelou um tremendo crápula! Ponto para Fanny!

Mas tirando isso...

Mansfield Park não é um romance romântico e sim um romance de costumes e são esses costumes que são mostrados, retratados e criticados o tempo todo pela autora. Se você não vestir a sua "capinha do século XIX", não vai aproveitar nem um pouco a leitura.

UM AVISO IMPORTANTE: Caso você nunca tenha lido nada de Jane Austen, pelo amor da vaca preta, não comece por este livro. Vais achar que ela é chata, mas, ela não é não! Juro! :)
Natalie Lagedo 23/01/2017minha estante
Às vezes acho que sou o único ser humano que não gosta de Jane Austen.

Ziza 23/01/2017minha estante
kkkkkk

Ziza 23/01/2017minha estante
Este foi o primeiro livro dela que não gostei. Achei a personagem sem brilho e a história chata. Mas continuo gostando da Jane... rsrsrs

Dan 24/01/2017minha estante
''Mansfield'' Park é um tiro no olho! Chato mesmo. Muito diferente de ''Orgulho e Preconceito'' que é maravilhoso de se ler.

Dan 24/01/2017minha estante
Natalie, acho Jane Austen talentosa, mas não a considero o Shakespeare de saias como Carpeux ou Henry James acham. Virginia Woolf era muito mais genial, apesar de alguns deslizes em certas obras. Prefiro Virginia a Austen.

José Frota 24/07/2019minha estante
Estou tentando terminar este livro, mas tá difícil.

Lorena 06/03/2017

Um clássico que divide opiniões há mais de dois séculos
O terceiro romance de Jane Austen publicado originalmente em 1814, conta a história da jovem Fanny Price. Por causa da falta de recursos dos pais, e à pedido da mãe, vai morar com os tios Bertram em Mansfield Park. Foi um grande sofrimento para ela se separar dos irmãos, principalmente do seu irmão mais velho William, e no início só conseguia chorar e se sentir completamente deslocada.

A falta de proximidade com as primas também não ajudou muito. Maria e Julia Bertram não eram o melhor exemplo de compaixão. O primo Tom Bertram era do tipo boêmio por ser o herdeiro de Mansfield, porém gentil, mas a princípio não manteve muito contato com Fanny. Edmund, o segundo filho, percebendo a aflição de sua prima, decidiu conversar e ajudá-la a se adaptar. Assim, ele e Fanny criaram uma ligação familiar muito forte e ao longo dos anos se tornaram muito amigos e confidentes.

Conforme crescia, Fanny não se mostrava muito excepcional nos estudos, mas possuía um julgamento justo e boas opiniões, estas muitas vezes discutidas com o primo Edmund. Perto de Mansfield Park morava tia Norris, irmã de Lady Bertram e da mãe de Fanny. Tia Norris gostava de dar palpites em tudo, e neste personagem em especial, Jane Austen utilizou - e muito! - a sua famosa ironia literária. Em qualquer momento oportuno, ela não deixava de inferiorizar Fanny e a colocá-la “em seu lugar” na sociedade e na família. Além disso, persuadia o casal Bertram com muita facilidade e sempre se mostrava disponível para qualquer evento. Já Lady Bertram, aceitava tudo o que tia Norris falava, não tinha muito ânimo para mudança. Ela era do estilo indulgente, utilizava da gratidão e boa vontade de Fanny em seu benefício próprio e se importava mais com o cachorro do que com as filhas.

Assim vivia a família em Mansfield Park, porém, Sir Thomas Bertram acaba viajando para a Antígua à trabalho. Maria flerta com um pretendente adequado para seus interesses, afinal, ela não era do tipo que se casaria por amor e sim com o que fosse mais conveniente. Com a morte do marido de tia Norris, muda-se para a vizinhança a família Grant, e os irmãos de Mrs Grant, Henry e Mary Crawford vem para visitá-los por algum tempo.

Ao conhecer Henry Crawford, Julia e Maria ficam encantadas com seus galanteios, demonstrando mais uma vez a falta de um caráter bem construído e bom senso. Edmund rapidamente se enfeitiçou pelos encantos mundanos e modernos de Mary Crawford. Fanny observou a tudo isso sem emitir opinião. A partir deste ponto, a história começa a dar reviravoltas. Fanny confirma sua paixão por Edmund ao ser deixada de lado por causa de Mary. Sofria, mas não falava nada. Ouvia as aflições de Edmund com muito respeito, apesar do sentimento que nutria por ele.

Enquanto os personagens se envolvem, o caráter e o respeito são a todo momento colocados à prova. Henry primeiramente flertou com Julia, e sem notar causou ciúmes em Maria. Mas, como era um rapaz de galanteios e possuía prazer em partir corações, um tempo depois viu em Maria um vislumbre mais interessante, mesmo sabendo que ela estava praticamente noiva. Mary Crawford, por sua vez, estava mais interessada em Tom Bertram por ser o herdeiro. Mas não demorou muito tempo para ambos perceberem que não existia uma atração e interesse verdadeiros. Ela, então, cedeu às atenções de Edmund. Porém, ao descobrir que ele visava uma vida simples como pároco, sentiu seu interesse abalado. Vários acontecimentos precederam a volta de Sir Thomas à Mansfield Park. A partir daí, a narrativa engrena para Fanny sair de sua zona de conforto, ser observada pelo leitor e buscar o seu destino.

A timidez e a resiliência com que Fanny Price se mostra durante a história é bem diferente das outras protagonistas de Jane Austen, por isso este livro divide muito as opiniões dos leitores e fãs da autora. De qualquer forma, se a protagonista se mostrasse altiva em um ambiente como Mansfield Park, não teria um bom resultado, visto que qualquer comentário inapropriado seria considerado como falsa gratidão e provavelmente seria ainda mais excluída do círculo familiar em que vivia.

Os personagens são bem construídos, cada um com seu jeito único e opiniões pessoais. Mais ousadia e sinceridade? Ou mais bom senso e caráter? A luta contra os verdadeiros sentimentos e o julgamento está sempre presente na pequena bolha de Mansfield Park. Cada um que lê possui interpretações diferentes de uma história tão fictícia e tão realista. Um romance profundo, que há duzentos anos abre discussões e traz o enredo à tona como se tivesse sido escrito ontem. Definitivamente, um clássico que merece ser lido e discutido por vários séculos.

site: https://www.vavel.com/br/literatura/761007-resenha-mansfield-park-de-jane-austen.html

Clara 20/08/2021

Um retrato social
Como os outros livros da Jane Austen costumam ser, esse é movido pelos personagens e suas personalidades, apesar de ter alguns momentos de ação que não deixam a leitura lenta. Aqui os personagens representam um retrato dr sua época, do lugar onde nasceram e do tratamento que receberam com seus devidos princípios.

Fanny é mais tímida, tranquila, observadora e quieta, o completo oposto da antagonista (não acredito que ela seja a vilã, esse lugar foi tomado pela Sra. Norris kkkk) Mary Crawford, que, para mim, foi a dinâmica mais interessante do livro todo. Com visões totalmente diferentes de mundo, Jane Austen consegue usar isso de forma irônica para criticar uma sociedade que está ficando cada vez mais rasa, artificial.

Tudo isso fica mais claro com os textos de apoio da edição da Penguin, cada simbolismo usado no livro é explicado, o que cada personagem representa e fala um pouco mais do caráter de cada um e pq eles agem como agem. Eu já tinha gostado do livro antes de ler os textos, mas com a ajuda deles foi mil vezes melhor, recomendo demais essa edição, com certeza o texto explica melhor o que eu tentei passar resumidamente nessa resenha hahaha enfim, um novo favoritado ??

Juh Lira 26/07/2023

Romance experimental de Jane
Melhor releitura disparada que fiz de MP até então e muitas coisas interessantes saltaram aos meus olhos nesse romance experimental de Jane, sendo em resumo um romance de formação à lá David Copperfield do Dickens. Porém o texto é mais introspectivo e psicológico :)

Bel 12/10/2022

Mansfield Park
Estou dividida quanto a ter gostado ou não do livro. O livro foi bem construído, mas o final foi corrido e não consegui aceitar algumas resoluções. A história em si é morna e moralizante. A protagonista é chata.
Por outro lado, eu sempre adoro a narrativa dos costumes e das diferenças sociais e o que isso implicava na vida dos personagens. Tia Norris e Sr Thomas são personagens que trazem muita personalidade para a história e me geraram mais emoções do que o resto do enredo junto.

debs.lendo. 15/06/2021

Meu 1° 4? da Jane
Como sempre tem vários personagens, mas a história é mais movimentada desde o começo.

Mary e Henry tem personalidades diferente do que é costume de encontrar nos livros da Jane, eles são mais moderninhos e ácidos.

Fanny é muuiito arredia, eu como trouxa não teria resistido, ela sofre pressão de todos os lados.

Por mim, ela não ficaria com nenhum, mas o coração é dela, fazer o que?

Tem romances, intrigas, fofocas, tia chata e manipulação, adorei!

Daniel1503 14/12/2023

Clássico com os grandes elementos de Austen
Mansfield Park, de Jane Austen, é um romance publicado em 1814. É o quarto romance da autora e é considerado um dos seus trabalhos mais maduros.

A história gira em torno de Fanny Price, uma menina de origem humilde que é enviada para viver com seus tios ricos, os Bertrams, em Mansfield Park, uma mansão na Inglaterra rural. Fanny é uma jovem modesta e educada, mas é tratada com desprezo por seus primos e tias, que a consideram uma intruso.

O único que a trata com bondade é seu primo Edmund, por quem Fanny desenvolve uma paixão secreta. Edmund é um jovem gentil e bondoso, mas também é inseguro e facilmente influenciado por sua família. O romance acompanha o crescimento e amadurecimento de Fanny, que, apesar das adversidades, persevera em seus valores e crenças.

Mansfield Park é uma obra complexa e multifacetada que explora temas como a importância da família, a moralidade, a educação e a sociedade. Austen usa sua escrita perspicaz e humorística para examinar os comportamentos e motivações dos personagens, revelando os perigos da hipocrisia e da superficialidade.

A personagem de Fanny Price é uma das mais interessantes criadas por Austen. Ela é uma jovem complexa e contraditória, que luta para conciliar seus valores morais com as expectativas da sociedade. Fanny é uma personagem que desperta empatia e identificação, e sua jornada de crescimento e amadurecimento é uma das mais cativantes da literatura.

Austen também explora temas importantes no romance, como a importância da educação e da moralidade. Fanny Price é uma jovem educada e moralmente íntegra, e ela é contrastada com seus primos, que são mimados e frívolos. Austen sugere que a educação é essencial para o desenvolvimento de um caráter moral, e que a falta de educação pode levar a comportamentos imprudentes e irresponsáveis.

Mansfield Park é um romance imperdível para os fãs de Jane Austen. É uma obra que combina a sensibilidade e o humor da autora com uma exploração perspicaz da natureza humana.

CAcera3 07/03/2023

Mudando o final fica perfeito
Aqui temos a história de Fanny Price, uma jovem que é retirada da família para morar com os tios em uma grande mansão. Longe de ser tratada como uma integrante bem quista nessa casa, ela é o tempo todo lembrada, por palavras e ações, de que é uma agregada que está morando de favores e recebendo educação e confortos pelos quais ela deve ser eternamente grata. A única pessoa na família que a trata com atenção e carinho é o seu primo Edmund, o filho homem mais novo dentre quatro irmãos: dois homens e duas mulheres.
A escrita de Jane Austen continua super envolvente e o livro apesar de ser bem longo e com alguns momentos mais maçantes, consegue sempre manter o ritmo. Isso se deve principalmente ao fato de que estamos sempre com os olhos voltados para Fanny na expectativa de que haja alguma atitude ou acontecimento que nos surpreenda na história.
Em minha concepção isso não acontece e Fanny passou a ser então para mim a personagem menos interessante e cativante de Jane Austen.
Fiquei ansiosa e ávida para ler capítulo após capítulo e esperava ser recompensada não apenas com a sempre maravilhosa escrita da autora, mas também com um final que demonstrasse uma evolução dos personagens e nos deixasse com o coração quentinho, como é típico dos romances austenianos.
Contudo Mansfield Park se mostrou um romance essencialmente moralista; gosto de romances que nos resgatam valores esquecidos, mas esse não mostra aprendizado e sim a valorização de sentimentos que a mim são deploráveis como o de superioridade, de julgamento constante do outro, o de uma completa submissão e repressão dos próprios pensamentos e sentimentos. O livro teve para mim um final decepcionante, corrido e sem desenvolvimento. Se Jane refizesse apenas o último capítulo desse livro quem sabe ele se tornaria perfeito para mim. Não foi o caso.
Em suma: gostei da leitura, mas não da protagonista e o desfecho da história.

veronicarolinaa 10/03/2024

Amei?!
Vi muita gente falando que não gostou do livro, então não estava esperando grande coisa e acho que foi exatamente isso que fez com que eu gostasse tanto. Devorei esse livro e em nenhum momento achei chato e arrastado, acho até que depois de Orgulho e Preconceito esse é o meu preferido da autora até então.
Fanny me parece ser a personagem mais diferente que Austen criou (pelo menos dos livros que eu li até o momento), ela é tímida, frágil e insegura, uma personagem bastante real e a que eu mais me identifiquei kkk
Só não favoritei por achar o final muito corrido e a mudança de sentimentos do Edmund não ser tão desenvolvida como eu gostaria que fosse.

agathatriste 05/03/2023

Fanny está longe das protagonistas fortes que estamos acostumados nos livros da Jane Austen. Convidada a morar com os tios, ela vive uma vida de subserviência, até que Henry entra em sua vida. Um cafajeste com que tenta conquistar seu amor. Todos ao redor de Fanny tenta a convencer do quão vantajoso seria um casamento com ele. O desenrolar rápido do fim do livro, infelizmente, não deu a decisão de Fanny um final digno.
Não espere casais apaixonantes. Uma história de amor profunda. Aqui temos a sociedade do século XIX muito bem desenhada com seus costumes e crenças. O livro é muito bem construído a história é muito bem amarradinha, uma verdadeira volta ao passado. No entanto, eu não me apeguei a nenhum personagem e senti falta de me sentir torcendo pelos personagem que senti em Emma e em Orgulho e Preconceito. Um final decepcionante, mas com uma grande lição: confiar nos nossos instintos e observar SEMPRE os pequenos detalhes.

NickSnow31 04/11/2020

Apaixonante
No começo me senti meio perdida com tantos nomes, mas foi apaixonante ver o destino da tímida Fanny em Mansfield Park! Jane Austen traz toda sua imaginação e conhecimento dos costumes da época para essa obra.

Apenas o final que achei sucinto, apesar de muito surpreendente!

Marcia 15/03/2016

Mansfield Park não teve a mesma força que Emma ou Orgulho e Preconceito para mim. E atribuo boa parte disso à Fanny, que não é uma protagonista tão marcante como Lizzie ou Emma. Confesso que esse foi o grande desânimo nessa minha jornada com esse livro, pois Fanny foi quase uma mera observadora de tudo, passiva diante dos acontecimentos do livro.

Também me frustrei bastante com a história e, em especial, com o último capítulo, que foi tão corrido que nem deu gosto de ler. Parecia que nem ela mesma estava mais com paciência com a história.
Elania 04/04/2016minha estante
Achei isso também e não se dedicou aos protagonistas quando se descobriram um ao outro.