Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

greenbriar5 15/03/2023

Final revoltante
Minha primeira leitura da Jane Austen e me arrependo por ter escolhido aparentemente o pior livro da autora? A protagonista é uma pessoa de caráter muito duvidoso que não te cativa em momento nenhum. Sempre passiva em relação a tudo, não expressa nada e só sabe julgar o comportamento alheio. Não vou mentir, entendo muito bem os conflitos da Fanny em relação a como ela se sentia sobre a Mary, mas o jeito que ela falava, as opiniões dela sobre uma pessoa que a considerava como uma amiga??????? me deu nojo. Edmund foi outro que não soube amar uma mulher de opinião e personalidade forte como a srta.Crawford.. sinceramente ela e o irmão são muito mais interessantes do que o elenco água de chuchu inteiro dessa história. O que esse livro me passou foi que pessoas consideradas boas talvez não sejam tão boas assim e que realmente escolhas trazem consequências. Gostei muito do jeito que a autora retrata a sociedade no século XIX, pretendo ler mais obras e espero não me decepcionar como essa.

Isabela Beatriz 18/04/2023

Um pouco decepcionada...
Com certeza a história que menos gostei até agora da Jane Austen.
A história é sem graça, apenas em alguns momentos, bem específicos ela é interessante, mas atribuo ela ser assim pelos personagens, nenhum me cativou.
Vi que muitos não gostam da Fanny, que a acharam sem graça e a pior protagonista da Jane Austen, mas discordo, acredito que ela é a melhor da história.
Não foi um livro de todo mal, em alguns momentos gostei da leitura, mas gostei mais por ter acabado, ele é desnecessariamente extenso.
PriBull 12/07/2023minha estante
Nem terminei ainda mas concordo rs desnecessariamente extenso. Estou em 56% da leitura e agora que comecei a gostar da história, por alguns acontecimentos específicos com a Fanny.

Raquel S.E. 16/07/2023

Gosto de todos livros da Jane Austen que li até o momento e esse é segundo melhor, logo após orgulho e preconceito.
A Fanny é uma personagem que apesar de ser muito quieta e tímida é justa e de opinião, que manteve sua opinião mesmo que todos tentassem persuadi-la a mudar de ideia. A história é longa, com diversos conflitos e um final justo para todos personagens.

Josi 23/08/2023

Esse calhamaço estava encalhado na minha estante há um bom tempo e agora, de férias, resolvi finalmente dar uma chance e não me arrependi!

O enredo nos apresenta Fanny Price, uma moça muito tímida e com grande firmeza de caráter. Tendo chegado ainda na infância para morar com os tios abastados, a personalidade quieta e submissa da garota acaba afastando-a dos primos, com exceção de Edmund, que é o primeiro a se mostrar empático com ela e, com isso, conquista sua afeição.

Apesar de por vezes ser humilhada ou simplesmente ignorada, Fanny não se deixa abalar. Durante boa parte da história, apenas observa as ações que se desenrolam à sua volta e serve como uma voz sensata enquanto os outros se mostram imprudentes ou arrogantes.

Até mais ou menos metade do livro, Fanny se mantém à margem dos acontecimentos. Quando um jovem rico e sedutor inesperadamente começa a cortejá-la, ela se vê forçada a deixar de ser uma simples observadora para se tornar figura central da história, tendo que resistir às pressões da família para se manter fiel à sua intuição e seus sentimentos.

O enredo é cheio de intrigas, conflitos de interesses e críticas de costumes, com personagens fúteis e interesseiros, e assume em alguns momentos um tom moralizador, principalmente através da protagonista, cuja conduta tão correta às vezes chega a ser irritante.

É fácil antipatizar com quase todos os personagens, inclusive Fanny, e acredito que talvez o que faça dessa obra uma das menos prestigiadas da autora seja a falta de atitude e brilho da mocinha, muito diferente de outras protagonistas da autora.

Entendo que seja daquelas leituras que não funcionam para todo mundo, mas para mim fluiu muito bem e simplesmente devorei as quase 600 páginas. Valeu a pena cada linha!

mfru 10/01/2024

Graças a Deus acabei essa leitura desgastante. O resumo é esse: uma galera que vive em função da opinião alheia. Pelas caridade! Preciso pesquisar o que levou a Jane escrever essa narrativa tão chata.

Su 15/01/2017minha estante
Oi, Letícia. Acho que esse é o livro que mais divide os fãs da Jane Austen. Reli ele a pouco tempo porque não me lembrava muito bem da primeira leitura. Não sabia porque não gostava muito dele Relendo me lembrei que Jane fez eu me apaixonar pelos personagens errados, rs. Que bom que você conseguiu gostar da Fanny, para mim ela não desceu. Acho que a Jane quis passar uma mensagem com esse livro, mas podia ter trabalhado melhor o romance :(

Letícia 15/01/2017minha estante
Hoje entendo porque vi tantas resenhas tanto favoráveis quanto desfavoráveis a esse livro. Procurei gostar da Fanny, a timidez dela não é tão incomum assim. E não tem como não pensar que ela tem alguma doença psicológica, ela se culpa demais, têm muita ansiedade, não gosta de sair da rotina etc.
Gostei dos personagens errados também!! Cheguei real a gostar do Henry, pena que ele fez aquela idiotice :/ agora vou ler Abadia, você já leu?

Su 16/01/2017minha estante
Tô relendo agora e acho esse livro muito bom. A Catherine é uma fofa. Na minha opinião é o livro mais leve da Jane. Boa leitura!

Jess 30/03/2018

Um lar chamado Mansfield Park
Seguindo a ordem de publicação, li o terceiro livro de Jane Austen, Mansfield Park. De cara, é possível perceber a evolução da autora quanto a narrativa e construção de personagens. Isso me deixou muito feliz, pois é bom sentir que minha experiência de leitura fica apurada e crescente quando se trata de um autor em especial.

Desta vez, temos como protagonista a tímida e um tanto medrosa Fanny Price. Sua chegada em Mansfield Park, foi aos 10 anos de idade, quando recebeu um convite dos tios, donos da propriedade. Sem se sentir muito bem aceita pelos moradores (já que sua estadia na casa divide opiniões), ela cresce em um ambiente hostil em relação a sua presença e só tem como consolo a amizade do primo Edmund, a quem divide confidencias.

Durante a primeira metade do livro, temos uma protagonista apagada, com medo de se expressar, sempre pensando nos outros, muitas vezes é deixada em último plano, e ainda é humilhada por uma tia que mora na propriedade, o que me deixou um pouco revoltada enquanto lia.

Já na segunda metade do livro, vemos nossa protagonista florescer. Começa a crescer sua importância para os demais personagens, que antes pouco a notavam e se importavam com ela.

Um interesse amoroso improvável aparece. Mas Fanny não se deixa levar pela pressão, mesmo que em lágrimas por saber que está decepcionando algumas pessoas.
Uma visita a sua família, mostrou o quanto Fanny já está habituada à Mansfield e que não considera outra casa como um lar que não seja lá.

Apesar de ter gostado muito do desenvolvimento, o final foi um pouco decepcionante para mim. Achei que Austen forçou um pouco o final amoroso da protagonista, mas nada que invalide o mérito da obra como um todo.

Priscila 09/08/2018

Entendendo Fanny Price
Este é um romance onde Jane Austen revelou com profundidade a personalidade de sua protagonista Fanny Price, dando oportunidade ao leitor de passar por vários sentimentos em relação a mesma, pois trata-se de uma personagem, à primeira vista, sem grandes atrativos.
É ao desenrolar da sua história que podemos passar da impaciência à compreensão de suas atitudes, da indiferença à admiração de seu caráter pois, mais do que qualquer outra personagem de Jane Austen, nos é revelado seus mais secretos pensamentos, sua vulnerabilidade e suas convicções.
Por se tratar de uma personagem sem carisma, a sua humanidade desvendada sem floreios traz ao leitor reflexões sobre várias questões relacionadas à submissão, desconfiança e atitudes preconceituosas, características desenvolvidas em consequência da posição que ela ocupa na família e da sua história de vida.
Como é discutido no prefácio de Kathryn Sutherland, Fanny Price é uma heroína romântica. De fato, a sua maneira de amar, os livros que lê e os seus ideais são bastante característicos do Romantismo e é interessante acompanhar a sua trajetória onde não se oculta a complexidade de suas emoções.
Os outros personagens são muito bem caracterizados e também podem despertar no leitor diversas reflexões, principalmente em relação às consequências de suas atitudes.
A trama da história é centrada nos problemas familiares típicos da fase em que o romance foi escrito, onde a Inglaterra estava envolvida em conflitos com outros países, trazendo para o leitor certo conhecimento das organizações familiares da época, o que também é muito interessante.
Bárbara M. 11/08/2018minha estante
Muito boa a resenha!! ???

Bárbara M. 11/08/2018minha estante
Muito boa a resenha!!

Patrihpereira 19/08/2020

O mal está mais no fundo; na absoluta ignorância desses sentimentos, de cuja existência ela sequer desconfia; numa perversão mental que a fez achar natural tratar o assunto dessa forma. (por Edmund, p. 555)

Jucier0 02/09/2022

Altos e baixos
Primeiro livro de Jane Austen que leio, me encantou a maneira fluida como ela escreve, mesmo sendo pomposo por causa da época que foi escrito. Mas não é uma leitura fácil pq tem momentos que parece que a narrativa não anda. Quando anda é muito gostoso de ler e prende e atenção. Mas quando passa muito tempo num assunto só, como no teatro e em Portsmouth, a leitura fica cansativa e enfadonha.