Stories of your Life

Stories of your Life Ted Chiang

Resenhas - Stories of your Life

Renata_ Pandora 04/09/2023

Me lembra de Asimov com um remasterizado ao hoje dia. Nem sequer podia parar de ler. Gostei muito da imaginação do autor e suas propostas.

Ogihara 05/07/2023

Não sei se entendi o conto que dá nome ao livro. a disciplina de linguística que fiz no semestre passado estragou toda a graça do livro

Jean 19/03/2023

Sci-Fi Moderno e de qualidade
Ted Chiang traz uma perspectiva moderna sobre ficção científica, pra quem gostou de Black Mirror, é bem provável que algumas histórias aqui vão te atrair. Se vc pensa sobre sociedade, ciências e religião, curte um viés meio Carl Sagan nesses assuntos, é certo que vc vai gostar. Mas não são todos os contos que são alto nível tb não, vou dar minha impressão um por um:

"Tower of Babylon" é muito bom, roteiro desenrola e o final é surpreendente.

"Understand" é muito bom tb, te faz pensar fundo sobre hiperinteligencia mas tb sobre como pessoas mto poderosas enxergam os comuns.

"Division by zero" é bom tbm mas não tanto. Mostra a fragilidade que temos diante de nossas certezas.

"Story of Your Life" é lindo, perfeito, maravilhoso. Tão bom e tão profundo quanto o filme inspirado nele (A Chegada)

"72 Letters" é ok. Achei bom mas não me empolgou mto, recomendo ver o "story notes" antes de ler senão vc pode ficar bem perdido e não entender nada até quase metade do conto.

"Hell is the Absence of God" é PERFEITO INCRÍVEL INACREDITÁVEL MARAVILHOSO não tenho palavras pra descrever. Esse conto me tocou profundamente e eu realmente acho que foi uma das melhores histórias que eu já li na vida. Poderia falar sobre ele por horas, tem mtos níveis e te faz pensar sobre a relação sociedade-religiosidade na maneira que foi construída e na maneira que vivemos isso.

"Liking What You See" é bem legal, beeeem Black Mirror, eu tenho certeza que um dia ainda vai virar filme pq o enredo tá prontinho. Mas achei que a discussão poderia ser mto mais ampla, ficou mto ficado no universo familia-adolescente-universitario americano.

No geral, pra quem for ler, eu vou dar uma dica: Eu não li o livro todo de uma vez, fui intercalando aos poucos e achei uma boa estratégia pra degustar as histórias, pq elas são bem densas e difíceis e isso pode ser cansativo.

ginger2 15/03/2023

Interessante
Quem lê esperando que a história seja semelhante a do filme "A Chegada" (engual eu) vai se decepcionar bastante, mas apesar disso é um ótimo livro, curto livro assim que não se prende tanto a linearidade das coisas.

Helô 04/02/2023

incrível. cada história mais doida do que a anterior, mas todas extremamente interessantes. o conto story of your life foi o meu favorito.

Felipe770 29/05/2022

Um livro absolutamente primoroso. Ted chiang cria mundos e narrativas magnéticas, que não permitem ao leitor largar o texto. Transitando com facilidade pelas ciências (ignore quem diz que o texto é complexo: exceto se implicações da física, matemática, filosofia e biologia não tem interessam em nada, você será carregado no colo pela maestria do autor), Ted torna seus personagens interessantes rapidamente, e deixa o leitor triste quando cada conto acaba. Para mim, uma das descobertas mais interessante da literatura moderna. Estarei aguardando ansioso qualquer outra publicação dele (Expiração também é excelente).

Bianca 27/02/2022

alguns contos muito bons outros nem tanto
é uma coletânea, e apresenta alguns contos bons e outros que são absurdamente chatos de se ler. o ponto em comum entre todos eles é sempre apresentar uma reflexão sobre a humanidade e como lidamos com a tecnologia. os contos que mais me chamaram atenção são os que misturam religião.
o conto que dá titulo ao livro e que virou filme me deixou um pouco decepcionada. apesar de entender melhor o filme através do conto, a adaptação - em minha opinião - é superior.

Andrew 24/08/2020

Esperava mais
A leitura desse livro foi uma experiência frustrante. O autor tem uma visão muito particular. Ele consegue criar histórias realmente cativantes. Algumas histórias pecam pelo excesso de cientificismo (esse pode ser um problema muito maior meu do que necessariamente do autor) chegando ao ponto de prejudicar um pouco a imersão nas histórias. Isso foi especialmente complicado pra mim porque apesar dos contos serem escritos com uma forma voltada para o pensamento científico, o foco dos contos é tratar de temas muito humanos e até filosóficos. Percebi que em histórias onde esse apelo científico é menor, a leitura é muito mais fluida e prazerosa em especial nos contos: hell is the absence of God, like what you see: a documentary e seventy-two letters.

Outro ponto importante é que se você for um leitor que gosta de finais que deixam tudo bem explicado, talvez este não seja o livro para você. Os finais da maioria dos contos ou deixaram muitas pontas soltas, como no caso de story of your life (que foi adaptado para o cinema como 'A Chegada'), que simplesmente não responde perguntas importantes da história, ou me deixaram com a sensação de que a expectativa gerada pela premissa não foi satisfeita.

Esse é um livro que aborda tópicos que certamente renderiam muitas discussões interessantes. A originalidade de Ted Chiang é simplesmente inegável. Ele pensou em formas muito singulares de abordar os temas dos contos mas fiquei com a sensação de que a expectativa gerada é grande demais para as resoluções.

Gostei: hell is the absence of God e Story of your life

Não gostei: babylon e understand

Andre 12/06/2020

Eu queria ter gostado. Acho que eu fui esperando outra coisa. Depois de assistir o ótimo filme " A Chegada", que é um dos contos desse livro, eu pensei que ia gostar igual, que pena.

leautran 22/01/2017minha estante
undefined