A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e Outros Contos

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e Outros Contos Washington Irving

Resenhas - A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

May 23/04/2024

Surpreendentemente acessível e divertida
"A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça" é daqueles livros que você lê em uma tarde de domingo e se pega ainda pensando nele durante a semana. A narrativa de Washington Irving é envolvente e sua escrita, mesmo sendo do século XIX, é surpreendentemente acessível e divertida.

O conto que dá nome ao livro é um clássico atemporal, com um enredo que mistura mistério, folclore e uma narrativa cômica. A história do cavaleiro sem cabeça assombra os sonhos de gerações e continua a encantar leitores até hoje.

Além do conto principal, o livro apresenta outras histórias igualmente fascinantes, cada uma com sua própria temática e atmosfera, garantindo que há algo para todos os gostos.

No entanto, é importante reconhecer que a obra não está isenta de problemas. Como mencionado na introdução da editora, há elementos de racismo presentes na narrativa, reflexo dos preconceitos da época em que foi escrita. É crucial abordar essas questões com sensibilidade e consciência crítica ao ler obras clássicas como esta.

Em resumo, "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça" é uma leitura cativante e envolvente, mas é importante abordá-la com um olhar crítico e consciente de seu contexto histórico. Afinal, aprender com o passado é essencial para construir um futuro mais inclusivo e justo.

Maria4704 18/03/2024

Que surpresa gostosaaa! não achei que ia gostar tanto dessa leitura, mas confesso que o audiobook fez toda a diferença! a adaptação da disney é uma das minhas queridinhas da vida, e toda a narração do audiobook passa a vibe do filme! me senti super nostálgica e entretida! amei amei amei

Henrique Vaz Martins 29/02/2024

Sem dúvida o diabo é tom walker foi minha história favorita dessa seleção, porém a lenda do cavaleiro sem cabeça foi um tanto quanto decepcionante

Livros e Pops 25/02/2024

Uma leitura bem rápida
São vários contos. Não tinha prestado atenção no título e acabei pegando o audiobook achando que seria somente a história do cavaleiro sem cabeça. Mas tem muitos outros contos e eles são bem legais também.
Algumas histórias são bem legais. Não conhecia a maioria delas e achei interessante.
A sonoplastia do audiobook é muito boa! Em um dos contos, a voz do narrador ficou parecendo que tinha uma voz demoníaca que me assustou bastante! hahahah

site: https://www.instagram.com/livrosepop/

Léo 18/02/2024

Interessante
Contos curtos e interessantes. Interessante também é ressaltar que todos eles começam como se verdadeiros fossem, com uma nota do tipo "esta história foi encontrada por um fulano, dizem que foi assim".

A Literatura Escarlate 13/02/2024

A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça e outras histórias.
Este mês de fevereiro, o desafio do Clube do Livro de Maceió, cidade onde moro, é contos. Como um bom admirador das narrativas góticas e dos filmes de Tim Burton, escolhi o livro de contos "A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça e outros contos", de Washington Irving, publicado pela editora Wish no ano de 2020. A edição do livro é belíssima. Capa dura branca com detalhes vermelho sangue e ilustrações que merecem uma atenção especial.

O filme "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça" (1999), dirigido por Tim Burton, foi responsável por despertar a minha curiosidade para ler o conto original, que é bastante diferente do enredo do longa-metragem. Quem não esperava? No entanto, os elementos estão lá: o pequeno vilarejo com uma atmosfera sonolenta que traz os pesadelos para a superfície, a lenda do cavaleiro sem cabeça, rumores, uma bela mulher, um amor impossível e Ichabod Crane, que no conto é um professor de caráter dúbio.

O que mais me chamou atenção em todos os contos na obra é a estrutura dos contos, que são estruturados em histórias dentro de histórias, Mise en abyme, termo francês usado pela primeira vez por André Gide, para se referir a uma narrativa dentro de outra narrativa, um elemento muito comum na genealogia do modo literário gótico. Então, encontramos nos contos de Irving documentos, cartas, relatos, algum personagem contando um causo. Desta forma, não podemos confiar nos fatos narrados pelas personagens nem na construção dos protagonistas, como o mestre-escola Ichabod Crane.

O conto que mais gostei foi "O noivo espectral (e a cozinha da estalagem)", publicado em 1819. Que aborda a visita do espectro de um jovem a sua noiva. Este conto me remete a outro filme de Burton, "A Noiva Cadáver", e a outro livro da editora Wish "A Morta Apaixonada" de Théophile Gautier, publicado pela editora em 2022. Por fim, gostei da leitura, foi rápida e interessante. Se você gosta de narrativas góticas, vale a pena dar uma chance.

Lobinha Sincera 10/02/2024

O primeiro foi meu favorito que me fez lembrar do desenho da Disney que retrata perfeitamente essa história os outros contos são muito bons e envolventes

Lucasverso 07/02/2024

História e Fantasia
Ótima leitura!
O conto é interessante, principalmente por se tratar de um recorte social da época. Uma época em que ainda se construía uma identidade nacional Estadunidense.
Os elementos do real da fantasia se misturam bem.
Entendo o motivo de muitas pessoas não terem curtido muito, principalmente o final, mas como historiador entusiasta, amei todo o processo de construção dos personagens e do ambiente.
Washington Irving segue sendo uma leitura necessária.
Sobre as adaptações, o filme de Tim Burton é superior ao livro, apesar das diferentes propostas, mas a animação da Disney segue segue sendo infinitamente superior.

Freddy Bacus 01/02/2024

Sleepy Hollow
Acho tão gostoso essas leituras de uma única sentada... Esse livro é um desses, uma história que passa num piscar de olhos e é prazerosa. É um clássico da literatura americana e de fato é divertida, ela preserva a tradição da contação de história oral, principalmente no meio de mistério e terror, e a história cria um clima lúgubre e tenso, até que no final, surpreende com o desfecho. Acho a forma inteligente, na divisão da história e da nota do narrador personagem no final, sobre como que ele soube essa história, nos jogando para dentro do livro também e nos fazendo querer contar a história para outras pessoas...

Edilaine 31/01/2024

Gostei bastante
Gostei bastante da leitura, ouvi juntamente o audiobook, as histórias muito bem contadas e elaboradas. Vale muito a pena...

Fabrízia 31/01/2024

Esperava mais
Confesso que me frustou bastante, acho que eu tava com o filme em mente. Então não comenta o mesmo erro que eu de ter o filme como referência. Acabei achando os contos chatos.

Greice21 21/01/2024

Contos assombrosos
.*Citação*
_??Quem poupa a vara estraga a criança.?_

*Impressões pessoais sobre a leitura*
Os contos aqui reunidos, são constituídos de singelos personagens, que permeiam o imaginário dos vilarejos. Estes contos cheios de misticidade sempre fizeram e continuam fazendo parte de várias gerações, e por detrás destes, muito mais do que uma historiazinha de assustar, vários dos personagens( reis, princesas, criaturas das trevas, fantasmas, duendes, etc) remontam a situações cotidianas e elementos constituintes da natureza humana, como o amor, a avareza, ganância, tristeza, alegria, vida e morte. O conto que mais me chamou a atenção foi ?O Diabo e Tom Walker?.

Regiane 16/01/2024

Arrastado
O livro traz uma coletânea de 4 contos: A lenda do cavaleiro sem cabeça, Rip van Winkle, O Noivo Espectral e O Diabo e Tom Walker. Todas as histórias tem pontos interessantes, mas muitas vezes se tornam repetitivas. O mesmo cavaleiro no corcel negro, as mesmas megeras, a mesma vilinha, a mesma cena de contação de história. Vale a leitura, mas não espere um livro que vai mudar sua vida (ao menos a minha não mudou) .

Taina497 11/01/2024

Entediada
Foi uma leitura rápida dentro da minha velocidade, mas pra ser sincera não gostei muito da lendo do cavaleiro sem cabeça.
Gostei mais dos demais contos do livro.
O diabo e Jhon Walker, o noivo espectral e Rip Van Winkle.
Bons contos e particularmente gostei mais de O Diabo e Jhon Walker.
Mas de modo geral foi uma boa leitura, vou até assistir a lendo do cavaleiro novamente.
Eu recomendo o livro porque os contos valem a pena.
?????

Camijuv 30/12/2023

Gostei muito de ler este livro. Apesar que não gosto muito de contos.
O conto título é muito bom os outros são medianos.