A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (eBook)

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (eBook) Washington Irving

Resenhas - A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

Tábata Kotowiski 27/12/2021

Então. Nem sei o que dizer... só sei que esperava algo parecido com o filme e passou longe. BEM longe. Mas mesmo sendo tão diferente da história nas telonas, ainda assim não cativou, não prendeu e não surpreendeu. Não rolou suspense e nenhuma ação. E quando finalmente algo acontece, a história acaba.

Mialle @mialleverso 22/12/2021

Em A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça e Outros Contos eu aprendi que tem hora que era melhor não saber de onde veio a história.

Mais uma vez, a culpa foi minha por criar expectativas, por elevar meus sonhos, então A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça tem muito pouco do filme com Christina Ricci, Christopher Walken, Dumbledore e Saruman.

O que temos é um conto bem diferente, muito mais sobre Ichabod Crane, um sujeito esguio e supersticioso e sua disputa com Brom Bones pelo mão de Katrina Van Tassel e eu não gostei, dormi, demorei pra ler etc. O conto pode ser muito bom, mas comigo não deu certo já que sou bem apegada ao filme.

Os contos seguintes são melhores, mas também não me interessaram tanto, achei a prosa do autor meio tediosa e cheia de voltas, uma opinião particular sobre o ritmo do texto mesmo.

Os dois últimos contos: "O Noivo Espectral" e "O Diabo e Tom Walker" foram bem mais interessantes que o conto do título e o Rip Van Winkle, na minha opinião, mas ainda assim, o estilo do autor não me deixou feliz mesmo.

As ilustrações são muito bonitas, mas infelizmente é possível encontrar alguns erros bem claros na edição da editora Wish, ainda assim é um livro muito bonito e as histórias são realmente interessantes.

Mey 21/12/2021

O livro de Washington Irving, publicado pela @editorawish, traz a história do Cavaleiro Sem Cabeça e mais 3 contos: Rip Van Wikle, O Noivo Espectral e O Diabo e Tom Walker. Essas três narrativas têm um mesmo estilo, sendo contadas como causos e lendas urbanas. Ambas tem um quê sobrenatural, mas deixam aberta a possibilidade de que seja apenas a criação de mentes supersticiosas.⁣

Se você for ler “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça”, esqueça da adaptação do Tim Burton de 1999, com Jhonny Depp. O conto original acompanha Ichabod Crane, um professor que se vê interessado por uma jovem rica e após uma desilusão amorosa se vê frente a frente com a lenda assustadora de Sleepy Hollow, o Cavaleiro Sem Cabeça. ⁣

“Rip Van Wikle” conta a história de um homem que após se encontrar com algumas figuras em meio às montanhas, desperta 20 anos depois, abandonado na floresta.⁣

“O Noivo Espectral”, um homem está indo se encontrar com sua prometida, mas acaba morrendo em um confronto com ladrões. Porém, de alguma forma ele dá um jeito de ir ao encontro de sua noiva.⁣

“O Diabo e Tom Walker” um homem encontra com uma figura misteriosa que lhe faz uma proposta para se tornar rico, porém ele tem que lhe dar algo em troca.⁣

Todos os contos são muito legais e a escrita do Irving é muito simples e gostosa de ler, parece que ele está do seu lado te contando a história. Se você adora ouvir histórias de terror, também vai adorar esse livro.⁣

site: https://www.instagram.com/p/CUGbk_OLFIJ/

Paty 20/12/2021

Resenha pós bug
Por causa de um bug, eu tive que excluir o livro da minha estante. Eu lembrei de tirar print de cada histórico de leitura, mas não lembrei de tirar print da resenha (a tapada).

Só o que eu lembro é que o conto que eu mais gostei foi Rip Van Winkle (acho que é assim que escreve...). Agora dizer porque kkkkkkk já é demais, eu tenho dificuldade de lembrar dos conteúdos dos textos da universidade que eu to usando pra fazer meu TCC, imagina os conteúdos dos livros (alguns eu lembro sim, mas os mais especiais). Eu basicamente financiei esse livro pelo meu carinho pelo trabalho do Burton, mesmo tendo total ciência que a adaptação dele não tem nada a ver com o texto adaptado do Irving.

Clara :) 14/12/2021

Valeu pelas páginas finais
Tem uma ótima premissa, ambientação e personagens, mas perdeu a oportunidade de apresentar mais as lendas de Sleepy Hollow (a parte mais interessante da história) porque passou mais tempo descrevendo cada ambiente detalhadamente por onde o personagem passava. Não que isso não fosse positivo pra história, muito pelo contrário, isso me fez "entrar" em Sleepy Hollow, porém acabou ficando exagerado.

Thaís de Souza 10/12/2021

A lenda do cavaleiros sem cabeça e outros contos
Eu esperava que a história da lenda do cavaleiro sem cabeça fosse mais assustadora, o final me decepcionou um pouco, mas fiquei feliz por ver que o personagem principal não era um bobo como é retratado em muitas adaptações cinematográficas. Os demais contos são muito interessantes.

Unicórnio Intergalático 06/12/2021

Enrolação para nada
Não sei dizer se foi essa versão, mas realmente não curti esse conto. Ao invés de se preocupar com um bom enredo, o autor perde tempo floreando sua narrativa de forma desnecessária e o cavaleiro sem cabeça que é bom, você tem um vislumbre dele e é isso.

Van_woods 26/11/2021

Clássico das lendas de terror
Este clássico em edição de luxo pela editora Wish reúne principais contos de Whashington Irving, lendas relacionadas à eventos históricos dos EUA.
A narrativa do conto no livro prende a atenção do leitor mas é uma experiência e enredo diferente do filme de 1999.
Os demais contos também são interessantes porém os mais interessantes em minha opinião é o que dá nome ao livro e O noivo Espectral.

Matheus.Soares 23/11/2021

Um horror poético
A lenda do Cavaleiro Sem Cabeça sempre foi uma história que me agradou e intrigou. Eu conheci através do filme animado da Disney, que assisti quando criança, e desde então gostei muito daquele personagem e de tudo ao seu redor. Também assisti anos depois ao filme do Tim Burton, o qual tem uma pegada diferente mas que ainda assim me agradou.
Depois que eu soube que aquela história se originou na literatura, sempre tive vontade de lê-la também. Agora consegui, e gostei muito da experiência. É uma história curta mas bastante imersiva e intrigante. Gostei muito dos outros contos também presentes nesse livro, combinam demais com a pegada sobrenatural do mesmo, e a escrita do Washington Irving é super fluida, extasiante e poética.
Tenho algumas ressalvas com relação a como ele fala dos negros nessa obra, alguns pontos que me deixaram desconfortável, mas não chega nem perto de como eles são descritos nas obras do Lovecraft, por exemplo, e fiz o máximo para não esquecer do contexto histórico da obra, que era o período da escravidão nos EUA.
De resto, é uma leitura que vale muito a pena para aqueles que gostam de histórias de horror, suspense e fantasia com uma pitada de poesia.

D. João Gabriel 22/11/2021

Um conto melhor que o outro
A sensação realmente foi esta. O primeiro foi ?a lenda do cavaleiro sem cabeça?. E olha, eu esperava mais! Essa experiência frustrada foi fruto também da expectativa que criei. Mas no geral este livro reúne bons contos. Não me arrependo da aquisição e nem da leitura. Para quem gosta de contos com um teor de sobrenatural, com moral da estória e ambientação lúgubre com vibe colonial, vale muito a pena!
Rodrigo Ceni 29/11/2021minha estante
O principal conto do livro (e o que me fez participar do financiamento dele) é o mais fraco de todos os contos. Gostei dos outros.

vitoria.esteves 18/11/2021

A história em si do cavaleiro sem cabeça é muitooo fraca, mas os outros contos foram bem legais e curiosos
Larissinh 18/11/2021minha estante
que pena, eu até gostava da serie

Géssica Ferreira 15/11/2021

Como conseguiram espremer esse conto para fazer tantas adaptações?! Não sei como avaliar, sinceramente. Talvez tenha lido errado.

P. H. de Aragão 14/11/2021

Hallowish
Contos de terror oitocentistas, com desenvolvimentos narrativos calcados na realidade. O autor aproveita as histórias para dar umas cutucadas básicas na sociedade da época em setores como costumes, política, sistema financeiro e tráfico de pessoas escravizadas, particularmente no conto O Diabo e Tom Walker.

Tradução super competente e um projeto gráfico nota 10.

site: https://www.instagram.com/phdearagao/

Caroline Patueli 31/10/2021

As histórias que nascem da história
Irving foi um dos primeiros autores americanos a serem consagrados na Europa, e encorajou outros escritores como Nathaniel Hawthorne, Herman Melville e nosso querido pai do terror, Edgar Allan Poe. Este ultimo, inclusive, já fez resenha sobre um dos livros de Irving, destacando a forma como o autor costura fatos históricos à criação ficcional propriamente dita.

Eu comprei o livro pela lenda do cavaleiro sem cabeça, já que depois do filme do Tim Burton, que ajudou a popularizar mais a história, fiquei curiosa em ler o que o teria originado. Porém, gostei de tudo que li. Irving traz as crenças de povos diferentes, seus mitos, lendas e a cultura dessas regiões. Sempre achei muito interessante quem se baseia em lendas. Acaba sendo muito rico para o leitor, pois nos faz conhecer um pouco mais sobre essas pessoas e suas épocas, descobrir essas histórias que rondam gerações.

Vale destacar também a edição belíssima da Editora Wish, vale a pena!

Wania Cris 30/10/2021

O rei das adaptações
Ichabod Crane, um sujeito esguio e supersticioso, viaja até uma vila chamada Sleepy Hollow para exercer seu ofício de educador. Lá, compete com o valentão Brom Bones pela mão de Katrina Van Tassel, filha única do rico fazendeiro Baltus Van Tassel. Porém, saindo de uma festa em uma noite de outono, Crane é perseguido por um suposto fantasma conhecido como Cavaleiro sem Cabeça. É o momento de descobrir se a lenda do Soldado Hessiano, que cavalga em busca de sua cabeça perdida, é verdadeira.

Uma das obras literárias mais adaptadas para outras mídias, principalmente pela ampla variação de desenvolvimento e desfechos, a Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, um dos contos que compõe o livro, vale a pena ser conhecida em sua forma original.

Gostei da ambientação e da construção das personagens e mais ainda da forma dúbia e aberta de finalização. Recomendo.