A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (eBook)

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (eBook) Washington Irving

Resenhas - A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

Aldemir2 17/02/2022

Uma pintura de um país jovem
A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça é uma daquelas histórias que sempre ouvimos muito falar e assistimos às suas mais variadas versões, seja no cinema ou na TV, mas a história original é muito pouco conhecida e quando nos deparamos com o original percebemos como aquelas versões que tivemos contato se distingue bastante da sua primeira versão. Foi uma surpresa bastante interessante quando me deparei com esta situação ao ler este conto pois, ao entrar em contato com algumas histórias mais clássicas como estou fazendo ultimamente, ela tem se repetido e me trazendo novas visões das histórias. No entanto, tal situação também seu lado ruim pois ao ler algo que eu pensava já conhecer e me deparo com outra coisa completamente diferente existe a possibilidade de eu não me ligar com essa nova antiga versão. Lógico, isso vai da experiência de cada um, assim como o entendimento daquela história, mas é muito interessante comparar a visão de cada um acerca dela.

Washington Irving foi um dos mais importantes escritores estadunidenses, sendo creditado como o primeiro do país, começando a publicar sua obra literária no início do século XIX, tendo mais visibilidade pelos seus contos, ensaios e biografias, entre elas uma biografia de George Washington dividida em cinco volumes. Seus dois contos mais conhecidos, presentes nesta coletânea da editora Wish e sendo um deles o que dá o título, são *A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça* e *Rip Van Winkle*, publicados originalmente na coletânea *The Sketch Book of Geoffrey Crayon, Gent* em 1819. Devemos levar em conta o período histórico em que os contos foram escritos para um melhor entendimento deles; primeiramente, os Estados Unidos tinham se tornado independentes da coroa britânica há pouco tempo, em 1776, portanto era um país considerado jovem ainda, política e culturalmente. O conto título apresenta influências do folclore germânico o qual foi trazido pelos imigrantes, a própria ambientação no pequeno vilarejo de Sleepy Hollow demonstra o quão jovem aquela sociedade ainda é, como ela está nascendo e se desenvolvendo, como ainda é tudo muito natural, mas já apresenta os seus problemas e conflitos. Por ser um conto não posso falar muito, é uma leitura curta, portanto recomendo que entre em contato com essa obra e tire suas próprias conclusões, mas irei falar um pouco sobre a minha experiência.

Não foi muito boa para falar a verdade. Por ser uma escrita meio antiga, a leitura acaba sendo um pouco truncada e é bastante descritiva, tendo poucas falas. Dando um pouco de spoiler, o Cavaleiro só irá “aparecer” mais para o final; a ambientação traz um pouco de mistério, como se tivesse uma névoa baixa de onde algo folclórico pode sair e te levar dali a qualquer instante, e é uma construção de ambiente bastante bem construída, mas que não me desceu muito pela narrativa arrastada para mim. Quanto aos outros contos, a experiência não foi muito melhor. Alguns achei mais legai, outros não tanto, uma coisa normal quando se lê uma coletânea.

É uma leitura que recomendo ler primeiro por ser um clássico do horror, para quem gosta de clássicos góticos com certeza é uma leitura que não pode faltar (por mais que exista uma ambiguidade entre se o horror é real ou não ao final). Também recomendo pois com essa leitura se tem um bom retrato do jovem país que hoje se tornou uma grande potência mundial (infelizmente). No entanto, é bom ter cuidado e paciência, não é uma leitura tão fácil assim e pode ser meio arrastada para alguns, a edição da Wish ajuda um pouco trazendo textos de apoio e ilustrações, mas ainda assim é necessário paciência.

Jussara 17/02/2022

As histórias em si não são lá essas coisas, mas a escrita do Irving é muito boa, até desperta um certo interesse pelas histórias. A edição da Wish tá sensacional, lindona!

jessi48 16/02/2022

É interessante entrar em contato com esse tipo de narrativa. Dá pra entender o fascínio que as estórias de Irving deveriam causar em sua época. Essa edição da Wish está primorosa, linda e cheia de comentários que enriquecem a leitura.

Rafael Kerr 07/02/2022minha estante

stephsviana 07/02/2022

Gostoso de ler
Apesar de já conhecer a lenda através de podcasts, filmes e até uma série baseada nela, gostei de ler o livro e imaginar do meu jeito como aconteciam os fatos, principalmente porque foi inteiramente narrado em terceira pessoa, o que deixou a estória com aquele "ar" de histórias assustadoras contadas à beira de uma fogueira.

Fábio 30/01/2022

chato...
Tim Burton fez milagre no cinema. De toda história só valeu a capa do livro.
Um relato de uma lenda local e um amor não correspondido. Um cavaleiro sem cabeça que só aparece no final e leva um dos personagens embora. Chato umas mil vezes.
Vitaminado 01/02/2022minha estante
É tão ruim assim?

Fábio 01/02/2022minha estante
Para o meu gosto foi ruim sim!
Mas você pode ler e gostar, vai da interpretação e do gosto de cada indivíduo.

Bibliotecário 28/01/2022

Sleepy Hollow
A leitura é bem fluída, em apenas algumas horas é possível concluir as 72 páginas. Um clássico! Vale a pena conhecer e ter na estante.

Rodrigo 22/01/2022

Terror e humor
Uma história interessante e repleta de terror com nuances de humor. Um conto bem criativo e descritivo.

SueSouza 17/01/2022

Mais ri do que senti medo
Oi Pockets!

A dica de hoje é mais um audiolivro da nossa parceira com o @tocalivros, e é uma obra sensacional para os fãs de suspense. O livro da vez é A lenda do cavaleiro sem cabeça e outros contos.

A edição conta com uma introdução bem legal e interessante sobre o autor. O primeiro conto é a do cavaleiro, onde temos o jovem Ichabod Carne, um educador que vive em casa em casa ensinando ao filhos dos proprietários das fazendas e para ser útil ainda ajuda as mulheres com as crianças e filhas mais bonitas.
Um fervoroso cantor na igreja, se ver encantado pela jovem Katrina, mas que tem que disputar sua atenção com o valentão Bones. E Carne não tem uma boa resposta a sua corte e ao sair da festa por caminhos que sempre ouviu histórias assustadoras, se ver perseguido por um cavaleiro ou é sua imaginação?

Uma história que achei mais divertida que o suspense que seria. E também é uma bem diferente da adaptação que já vi a alguns anos.

No livro ainda temos a história de Rip Van Winkle um homem preguiçoso, mas que se dar bem com todos os vizinhos, só não muito com sua esposa Sra. Van Winkle, e pães fugir dela Rip resolve fazer uma caminhada com seu cachorro Lobo. Porém essa caminhada mudará sua vida para sempre.

Temos 'O noivo espectral' onde uma jovem linda, prendada é mantida "guardada" para seu futuro noivo e longe dos olhos dos rapazes indesejados. Mas seu arranja um noivo rico e a altura dela. E no dia que o noivo está indo visitá-la, ele e sua comitiva é atacada por ladrões, ferido ele pede ao seu amigo para avisar a noiva. Mas acontece algo bem bizarro.

O último conto é 'O diabo e Tom Walker', o diabo atrai Tom Walker com a promessa de um tesouro enterrado em algum lugar nos pântanos perto de Boston. O demônio disfarçado diz Walker sobre o tesouro, dizendo que ele controla-lo, mas vai dar a Tom por um preço. Tom decide pensar, e ao contar a esposa ambos ficam querendo passar a perna no outro. Como Tom não quer aceitar, a esposa sai atrás para fazer ela mesmo o acordo. Porém, ela some e Tom sai a sua procurar, mas vai acabar encontrando outra coisa.

São contos interessantes, que são baseados em lendas pelos países, em que sua população t uma crença forte. Mas cada conto também aborda temas importantes.

Foi uma leitura agradável e divertida ( confesso que pensei que seria uma terror/suspense maior). Recomendo, os contos são ótimos e a narração de Thiago Ubaldo e Zeza Mota está incrível.

Escritor.Lucas 13/01/2022

Gostei muito
Excelente livro sobre a história do cavaleiro sem cabeça e do personagem Ichabod. Apesar do excelente filme do Tim Burton, o livro é muito diferente do filme, mas extremamente interessante. O livro conta com outros contos muito bem escritos também. RECOMENDO À TODOS.

Leonardo.Heffer 09/01/2022

Bacana, mas nada surpreendente.
O ruim de ler algo que inspirou tanta gente bacana na literatura é que o antigo pode não surpreender como deveria. E não pq a qualidade é menor, mas porque você já tem todas as ferramentas ferramentas não te faz aproveitar a viagem pela primeira vez...

Assim é A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. O livro financiado pelo catarse lançado pela editora Wish resgata este é mais outros três conto de um dos primeiros autores americanos e viver da escrita no início dos anos 1800... isso pq Washington Irving não era só contista, mas tem em seu vasto trabalho, grandes biografias e histórias ficcionais baseadas em fatos reais.

Aliás, os quatro contos desta Edição comemorativa de 200 anos da primeira publicação de O Cavaleiro sem cabeça tem como base o fundo real de fatos e tradições populares europeias repaginados em solo estadunidense.

Mas, como eu disse, o grande problema aqui é o excesso de bagagem na leitura de contos de terror, inclusive de autores que têm Irving como fonte inspiradora. Então, o que era novo no século XIX, hj já não é mais tanto.

Para quem deseja saber sobre a história e a semelhança entre este conto (mais uma vez, a história não é um livro, mas um conto) é o filme de 1999 do Tim Burton, aviso: quase tudo é diferente. Isso é ruim? DE JEITO NENHUM. Vc pode ler o conto e ainda aproveitar o filme, embora muitos conheçam já o filme e nunca tenham lido o conto... mas vai sem medo de ser feliz, ok?

Se vc quer uma adaptação mais próxima do conto, pra entender o clima da história, a animação da Disney (isso mesmo, pasmem! Disney) chá.ada ichabond e o sr sapo é giga toscamente mais fiel ao conto (tirando as dancinhas e musicais)... é isto. Espero que curtam, caso tenham acesso a história.

Gabi Martins 04/01/2022

Contos bem divertidos
Gostei muito dos contos, da dorma como foi escrita, do desfecho, dos personagens, achei interessante, foi uma leitura rápida que valeu a pena.
Carol Martins 04/01/2022minha estante
Vou roubar esse da próxima vez que eu for aí ?

Gabs_Delms 03/01/2022

Decepcionado...
Se você espera ler a história contada no filme de 1999 do Tim Burton, vai se decepcionar. Não tem nada a ver, apenas o nome do protagonista e o lugar são os mesmos.

Embora o app diga que tem 70 páginas, o livro em si é escrito até a 66, das quais, apenas as 10 últimas eu gostei e me prenderam a atenção.

A história foi bem curta, considerando que haviam muitas imagens no meio das 66 páginas. Ao meu ver, foi feita uma introdução gigantesca, que culminou num final curto onde rapidamente aparece o ser que dá nome ao livro. A cena foi boa, encerrando o livro de maneira muito mais interessante que todo o resto, mas ainda assim... foi apenas um final legal.

É...

LeitorMorto 02/01/2022

Curto e nada objetivo, porém bom
Esse livro deve ser lido por aqueles que gostam de desfrutar longas descrições, uma vez que o livro inteiro é uma longa descrição, sem pressa, do protagonista, sua vida cotidiana e monótona e seus desejos e devaneios.

A descrição é muito gostosa de se ler, ainda bem já que o livro inteiro é nesse estilo de narrativa extensa e descritiva.

Infelizmente não posso falar sobre o enredo, uma vez que a história possui pouquíssimos acontecimentos.

Então só confiem no que eu digo: gosta de descrição? Vai adorar o livro. Não gosta de descrição? Vai detestar.