Quem Cuidará das Crianças?

Quem Cuidará das Crianças? José Martins Filho

Resenhas - Quem Cuidará das Crianças?

Fortunato Barbosa 16/05/2022

Quem cuidará das crianças, implicações familiares e sociais
O pediatra José Martins Filho não tem o intuito de esgotar os temas propostos no livro. Trata-se mais de uma advertência do que um estudo detalhado. Quem está procurando entender de forma mais profunda e abrangente alguns temas abordados aqui, como o desenvolvimento cognitivo da criança, marketing infantil, o efeito das drogas, e etc, não encontrará um estudo acadêmico para seus pares.

Porém, são extremamente pertinentes todos os assuntos que se propõe a falar. Fala como um pediatria conceituado, filho, pai e avô. A sua grande experiência que vêm dos consultórios, mais o seu vasto conhecimento, traz uma linguagem muito simples e acessível. A importância que se é dada ao afeto, carinho, atenção que a criança precisa principalmente nos 6 primeiros anos de idade é martelada por ele em todo o livro.

Ele usa algumas situações que ouviu em consultório para ilustrar alguns argumentos. É incrível como a vida de um adulto está atrelada a muita coisa que acontece nos 6 primeiros anos de idade. O pediatria fala do estresse infantil que vive da separação da mãe que precisa trabalhar, como uma criança que vai logo cedo a creche fica até vulnerável a doenças por questões emocionais e psicológicas.

Como eu disse, é um livro pequeno e simples, que não esgota os assuntos, mas que é muito bom para entender melhor os perigos e a consequências do perigo que as crianças estão expostas.