Vamos aquecer o sol

Vamos aquecer o sol José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - Vamos aquecer o sol

Yasmin.Streit 11/05/2022

Depois de ler Meu pé de laranja lima, senti que precisava continuar com a leitura e descobri mais sobre o Zezé. Fiquei encantada com toda a sua imaginação, infelizmente a dor e a rejeição acompanharam Zezé nesse segundo livro. Indico para quem não se importa de chorar e se entregar a leitura

lee_helolo 11/05/2022

Incrivelmente cativante
Queria entender qual tipo de magia Vasconcelos usa para me cativar tanto com os seus livros, quando li O Meu Pé de Laranja Lima a experiência foi tão avassaladora e confortante que pensei ser uma sensação única com o livro. Não poderia estar mais enganada.
Acompanhar o desenvolvimento do Zezé daquela criança esperta e levada para um adolescente, que ainda muito levado, começa a amadurecer sem perder a sua essência, é como colocar o personagem juntamente comigo no dia a dia. Me senti como parte da história do Zezé.
Conhecer o Adão e o Maurice foi mágico, queria ter na minha infância tamanha imaginação que aquece o coração de uma forma tão boa e genuína. Os esforços da mente de Zezé para não deixá-lo solitário foram a salvação da vida dele, e acredito que para todas deveria ser assim.
Enfim, recomendo demais a leitura dessa continuação.

Mumartins 22/04/2022

Um reencontro com Zezé, esse personagem com tanta ternura
Ao ler a continuação de O meu Pé de Laranja Lima, pude me deparar com um Zezé mais amadurecido, mas que jamais deixou de ser o menino do portuga. Agora Zezé não toma mais as surras que eram o seu suplício, pois ele foi morar com o seu padrinho em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Em sua nova casa, Zezé recebe educação para se tornar doutor, tendo o objetivo de poder voltar para o Rio de Janeiro e ajudar a sua família biológica, que continua sofrendo com a pobreza.
Mas não se enganem, Zezé continua triste, “talvez, um dos meninos mais tristes do mundo”, pois ele sente falta de Godóia, do portuga e de tudo aquilo que para ele representou a ternura e o carinho.
O Zezé que nos é apresentado ainda se recorda do seu portuga querido, mas ele vai buscar em Maurice Chevalier e no padre Feliciano as figuras paternas que antes ele encontrava no portuga.
Posteriormente, o livro apresenta a despedida do José -agora um homem- do Zezé infantil que possuía a imaginação e a inocência da infância. O último capítulo do livro nos mostra José, o escritor e adulto, andando pelas ruas de São Paulo, enquanto se recorda dos dias de sua triste infância.
O livro me emocionou em inúmeros momentos, principalmente naqueles que faziam menção ao portuga, um personagem tão cativante de O meu Pé de Laranja Lima. A obra também me provocou inúmeras risadas, enquanto eu apreciava as peraltices de Zezé. Mas o que mais me marcou na leitura do livro foi a mensagem de que precisamos aquecer o sol que existe dentro de nosso peito, não deixando nunca ele esfriar. Para isso, devemos contar com a ternura, o amor e a alegria de quem tem fascinação pela vida.

thami 01/04/2022

"Na verdade, ninguém pode saber o tamanho da nossa dor doendo dentro da gente. Só o próprio coração mesmo. E de que adianta?"

o josé mauro sempre me deixa sem palavras quando acabo de ler seus livros.
continua sendo incrível, uma trilogia autobiografia (mesmo tendo um pouquinho de ficção) muito triste.

é incrível acompanhar a adolescência do Zezé mesmo esse livro não sendo (mágico) como o meu pé de laranja lima

Julia 19/02/2022

?Gente grande não sabe mesmo acender o sol. Pode ser então que a bondade de Deus, amanhã, faça que o sol se acenda por si mesmo. Como o fez por toda a eternidade parada.?

Laurete | @queridaeusouleitora 15/02/2022

?De repente, não existia escuro em meus olhos?
Foi encantador acompanhar a jornada do Zezé pela adolescência, ver ele crescendo, amadurecendo, aprendendo a ser corajoso e a amar.

Eu estou completamente rendida a história e sentia um quentinho no coração sempre que ele aprontava e se safava, como se tivesse ouvindo a história de algum priminho meu.

Os personagens de apoio ao Zezé foram de uma sutileza genial, um sapo e um ator de cinema ajudando ele no seu desenvolvimento pessoal ? Incrível. E o irmão tão querido que acabou por ?substituir? seu querido português?! De uma ternura que só.

Crescer nunca é fácil mas Zezé teve muita sorte em virar homenzinho mantendo um coração tão puro e tão aquecido pelo sol.
José 18/02/2022minha estante
que lindo!!!

Vivas 28/01/2022

O sol não foi aquecido.
Tá bom, não é perfeito que nem 'Meu Pé de Laranja-Lima', mas é uma linda continuação. Ver o Zezé naquele começo melancólico pós mudança conversou muito comigo enquanto eu lia.

Os companheiros dele, Adão e Maurice também são lindas formas de mostrar como uma criança consegue encontrar dentro de sua própria cabecinha, mil formas de encarar situações difíceis para ela.

Todas as aventuras que Zezé vivem tem a dosagem perfeita de emoção, aprendizado e alegria. A leitura faz a gente sempre esperar o pior das situações inusitadas que o Zezé acaba enfrentando, nos mostrando como nossa visão de uma situação é completamente diferente da de uma criança.

Infelizmente, senti que nos últimos capítulos onde vemos o zezé mais velho a história não andou muito bem, as despedidas foram emocionantes, mas senti ter perdido um pedaço importante do crescimento, como quando o mesmo aparece fumando.

De toda a forma, as despedidas e os capítulos finais me fizeram sentir tristeza pelos sentimentos que Zezé estava sentindo, algo que me fez imaginar como eu poderia me sentir num futuro próximo.

Apesar dos pesares, é uma leitura linda e carregada de sentimento, aprecio muito essa duologia!

Neila 09/01/2022

Continuação de "o meu pé de laranja lima".
Em " Vamos aquecer o sol"reencontramos o Zezé, que agora tem 11 anos e mora com os padrinhos para estudar. Mas ele se sente um tanto deslocado e, mais uma vez, recorre à imaginação, tendo amigos imaginários como o sapo Adão e o ator Maurice Chevalier. Um grande amigo e conselheiro, substituindo o Portuga, é o irmão Fayolle, um dos frades do colégio onde ele estuda. Porém, diferente de " O meu pé de laranja lima ", a história se passa em uma ação mais lenta. Mesmo assim, recomendo a leitura!

Thamaha 08/01/2022

Zezé! Eu te amo!
Você aqueceu em mais um livro o meu coração em várias noites de solidão!
Criança boa, criança pura, criança assim que esse mundão precisa !

Te amo Zezé

Karoline67 02/12/2021

Lindo e tocante
Quem chorou com Meu Pé de Laranja Lima vai se derreter com "Vamos Aquecer o Sol". Agora, ele já tem 11 anos e está em Natal, mas continua o menino sonhador e de imaginação viva de sempre. Simplesmente apaixonada pela leveza de Zezé, seu mundo imaginário, suas histórias e seu crescimento. Bom demais! ??

Vanea 25/11/2021

"Não quero ser tábua de lavar roupa que todo mundo bate."
"Não é de coeur d?or que o Irmão Feliciano o chama? Pois esse coração de ouro sabe perdoar."

Resenha:
O menino Zezé agora está morando com outra família, ele vai morar com um tio com mais condições financeiras para poder estudar e ter uma vida melhor, assim também poderá ajudar sua família de sangue futuramente.
Ele está agora com 11 anos e detesta suas aulas de piano.
Em sua imaginação ele tem outra família e amigos, formados em seu mundo imaginário.
Aqui ele tem até um sapo cururu que conversa com ele.
Alguém lhe diz que é preciso aquecer o sol em seu coração, pois o sol precisa brilhar.
Suas estripulias dão trabalho para os irmãos do internado, onde ele estuda.
E também dá preocupação para a empregada da família, a Isaura (chamada de Dadada por Zezé).
Ele continua sendo o melhor aluno e os irmãos do colégio Marista gostam muito dele.
O irmão Paul Louis Fayolle, chamado por Zezé de Fayolle, tem um imenso carinho por ele, e tenta ajudá-lo a sair de suas encrencas e lhe dar bons conselhos.
Fayolle chama Zezé carinhosamente de Chuch e os dois tem uma linda amizade e cumplicidade.
O tempo passa e as travessuras continuam.
Zezé não se entende com seu pai de criação, pois não aceita suas correções, mas isso pode mudar com o tempo e com a maturidade.
Zezé adora nadar no rio Potengi e faz isso escondido da família.

Isa 05/09/2021

Vamos aquecer o sol - 05/09/21
Depois de muita dificuldade, finalizo este livro.
Por mais de metade da história, o livro não me cativou, estava achando a leitura chata e arrastada. Talvez por ter gostado muito do primeiro? Talvez por ter posto muita expectativa? Quem sabe.
Apenas depois de uns 80% consegui pegar o ritmo do livro; apesar disso, dei três estrelas, pois me apeguei aos personagens e, apesar de tudo, a história é boa, apenas um pouco entediante em sua maioria.

Aline ig @escape.abacharel 25/08/2021

Esse livro é uma das continuações da obra O Meu Pé de Laranja Lima, que é um romance muito conhecido aqui no Brasil e também internacionalmente.

Aqui nesse volume, Zezé não mora mais na zona norte do Rio de Janeiro. Agora ele vive em em Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde ele vai passar boa parte de sua juventude. Ele não é mais submetido às surras que seu pai biológico lhe implicava por suas várias travessuras. Com seu pai adotivo, que é um médico, Zezé no máximo tem suas idas ao cinema e à praia canceladas por causa de suas traquinagens.

Zezé continua com a mesma imaginação e a mesma ternura de sempre. Se no primeiro livro ele podia contar com seu pé de laranja lima, aqui nesse livro ele pode contar com um sapo-cururu que vive em seu peito, um sapo chamado Adão. Além do Adão, ele também tem a figura de Maurice Chevalier, que se torna bem importante para ele nesse período.

Esses companheiros de lutas e tristezas que povoam a imaginação de Zezé não são os únicos que dão suporte amoroso para o menino. Gostei muito do Irmão Fayole, que é um verdadeiro anjo com todas suas bondades.

Amei esse romance! Para mim se equipara à obra O Meu Pé de Laranja Lima. A edição é lindíssima, mas senti falta das ilustrações no início de cada capítulo. As ilustrações, mesmo que em preto e branco e só em linhas, como no primeiro livro, davam um charme para cada começo de capítulo.

Estou lendo essa saga do José Mauro de Vasconcelos em ordem cronológica dos acontecimentos, por isso agora foi Vamos aquecer o sol. Mas de acordo com a ordem de publicação, o primeiro seria Doidão.

Estou gostando muito! A escrita do autor é fluida e fácil... são livros para pessoas de todas as idades lerem!

Aline.Sacramento 20/08/2021

Perfeito
É tão lindinho. Ao mesmo tempo que me fez sorrir também me fez chorar. É incrível como ele tem uma escrita que mexe com a gente. Essa edição é incrível também com notas e curiosidade que enriquece a leitura. Foi uma ótima experiência. Amei.