Vamos aquecer o sol José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - Vamos aquecer o sol

Welrikar 21/04/2024

Vamos aquecer o sol
Estou extasiada com a história de Zezé desde o primeiro livro. Aqui acompanhamos o fim de sua infância e a chegada da adolescência. Todo seu processo de amadurecimento, seus conflitos com a família adotiva, seus medos e desafios, seu primeiro amor. Amei conhecer os novos amigos como Adão, Maurice e irmão Feliciano. Uma ótima sequência.

Marcus.Santana 18/04/2024

Livro que dá continuidade na história de Zezé.
Continuidade do livro "Meu pé de laranja lima" e as histórias e traquinagens do personagem Zezé! (Para quem não sabe "Meu pé de laranja lima" é uma trilogia! E esse livro integra a trilogia. Depois vem "Doidão" que fecha.)
Os livros do José Mauro não deixam nada a desejar. Agora acompanhamos o Zezé desde seus 10 anos indo morar na casa de parentes ricos, o que lhe permite ficar livre das surras maldosas que recebia quando pirralho. E vemos até o final da adolescência.
Não temos o Pé de Laranja Lima como melhor amigo de Zezé, mas temos agora o Sapo Cururu, o ator Maurice, tarzã e o doce frei.
Vemos aqui como essas figuras iram preenchendo o doce coração de menino com afeto e ternura. Enquanto somos recordados do triste fim da infância do Zezé com seu querido Portuga.
O conceito de quando é uma criança é diferente. Talvez a imaginação leve a lugares inesperados e amigos incríveis. Que levamos pra vida toda. Talvez algum dia esqueçamos. Não sei. Mas serve para nos moldar para o futuro. Numa sociedade brasileira desigual, sim o coração se parte e dói. E não se tem muita esperança. É no valor do apreço dos amigos que as crianças se apegam e nas brincadeiras simples. Uma infância que se vai rápido. Diferente nos dias de hoje.

Gisela.Luckmann 07/04/2024

Zezé fez parte da minha infância, precisava ler esse livro é nem sabia. Óbvio que houveram lágrimas no fim, mas eu amei ??

wiz 26/03/2024

Gente, acompanhar o crescimento do Zezé é de um sentimentalismo tal que... O desprendimento dele de algumas coisas também para o final do livro...

É sempre incrível entrar nas fantasias do Zezé e como mesmo tendo se passado anos, nossos mesmos gatilhos são ativados novamente!!

Ver o amadurecimento dele é especial, ele faz parte da gente e ele está entendendo o mundo e quem ele é, ele vai fazer dar certo!!
Senjubela 27/03/2024minha estante
Nossa! Eu não fazia ideia que essa história tinha continuação.
Descobri agora por causa da sua resenha, muito obrigada kkkkk
Amo O meu pé de laranja lima

nathaliabeatriz 19/03/2024

Sabe, meu garoto, que você é uma das mais raras sensibilidades que já encontrei?
Ahh Zezé, acompanhar suas histórias é quase como voltar a enxergar o mundo com o olhar sincero da infância. Sempre tão poético e tão surpreendentemente real, José Mauro consegue arrancar choros e risadas na mesma facilidade. Eu diria que esse livro é mais "leve" em relação às temáticas se comparado a "Meu pé de laranja lima", porém ambos me emocionaram mt ao final da leitura. Eu sinto que essas obras autobiográficas do José Mauro são como uma carta pública ao seu eu criança e por isso eu só acho muito sensível e lindo mesmo.
"É difícil caminhar e acender o sol, não é querido? Por favor, pela última vez eu lhe peço, me responda como gente grande pode acender o sol?"

Aline 29/02/2024

Vamos aquecer o sol
"? Se esse sol de Deus é tão lindo, imagine então o outro.
Fiquei espantado.
? Que outro sol, Adão? Só conheço esse que por si só já é muito grande.
Fiquei maravilhado.
? Adão, você também é poeta, não?
? Não. Apenas percebi antes de você a importância do meu sol.
? E o meu?
? O seu, Zezé, é um sol triste. Um sol cercado de lágrimas em vez de chuvas. Um sol que não descobriu todo o seu poder e a sua força. Que ainda não embelezou todos os seus momentos. Sol fraco, meio aborrecido.
? E o que preciso fazer?
? Pouca coisa. É só querer. Você precisa abrir as janelas da alma e deixar entrar a música das coisas. A poesia dos momentos de ternura."

Zezé continua rendendo muitas gargalhadas com suas travessuras e nos emocionando com sua pureza de menino sonhador.
Não consigo falar muito de um livro quando O mesmo me emociona tanto. Poesia... esse livro é pura poesia....

Fabby 17/02/2024

Não sei nem como começar a expressar o tanto que essa leitura (de toda a trilogia) tem me emocionado e me levado às lágrimas.
Por tratar-se de um romance autobiográfico, tudo toma uma dimensão tão real que muitas vezes tive que parar pois estava chorando e sentindo cada emoção que o autor coloca nas páginas.
A edição é lindíssima mas o que essa obra traz transcende qualquer detalhe gráfico que ela possa mostrar. Talvez depois eu elabore algo melhor mas no momento estou embargada.

Lo 14/02/2024

Tão delicado quanto o primeiro
Este livro se mantém muito semelhante ao primeiro. Aqui, acompanhamos a transição da infância para a adolescência e podemos perceber que Zezé nunca perde sua bondade e a sensibilidade para as belezas do mundo. É lindo ver a vida através dos olhos das crianças.

?? Falo de um outro maior. O sol que nasce no coração de qualquer um. O sol das nossas esperanças. O sol que aquecemos no peito para aquecer também os nossos sonhos.
Fiquei maravilhado.
? Adão, você também é poeta, não?
? Não. Apenas percebi antes que você a importância do meu sol.?

MamaLivros 31/01/2024

"O tempo não passa, nós é que passamos"
Achei o livro bem bacana, nada como meu pé de laranja lima, claro, mas achei uma continuação legal. Gosto da escrita do autor e da história de vida dele, gosto da forma como ele retrata o crescimento do personagem, sem nunca fazer com que ele perca a essência (mesmo sabendo que é uma autobiografia ficcional, sei lá).
Um ponto importante ao ler esse livro é dar uma aliviada, porque nota-se muitas falas bem SUS, só que na época aquilo era visto como normal (coisa doida). É sempre bom por o senso crítico em dia, notar o erro e não perpetua-lo. Em geral é um livro gostosinho e leve, sobre o amadurecimento.

Ricardo.Borges 26/01/2024

Mas?
Esse livro é uma continuação do maravilhoso ?Meu pé de laranja lima?.
Mas?
Embora sendo um livro bom e mantenha a mesma narrativa, ?perdeu a mágica?, aquilo que tornou o primeiro livro épico. Não sei explicar, pois percebi a manutenção de muitos dos ingredientes que estavam presentes no primeiro livro e que, por mais que tivessem funcionado, não se apresentaram com o mesmo poder, o mesmo impacto.
Por isso não levou 5 estrelas também. Não consegui desassociar um do outro, por mais que percebesse claramente os diferentes momentos de vida do personagem principal.

Iparisclarke 14/01/2024

Crescimento
Aqui temos uma continuação do Meu pé laranja lima, comecei já pensando o que ia acontecer e se iria sofrer e bem... O sofrimento é garantido.

O livro vai contar sobre o crescimento e amadurecimento do Zezé, a história contém alguns saltos temporais o início ele tem 11 e após alguns capítulos 13 e por fim ele chega aos 15. O final ele já é um homem maduro o que foi bom de ver, acompanhar essa história foi um misto de sentimentos doloridos e bonitos, apesar de não ter amado o livro como amei meu pé de laranja lima vale muito apena ler e ver o trajeto do nosso menino.

Seu portuga você deixou saudades!

emi 13/01/2024

Zezé nunca perde sua essência!
O livro segue contando a história já iniciada em "o meu pé de laranja lima", onde um menino pobre vive fantasiando a realidade para lidar com a solidão e a rispidez dos adultos ao seu redor. Em "vamos aquecer o sol" zezé se muda para a família de um parente, lá em Natal. Na esperança de ter uma vida melhor, comparada ao seus irmãos.
No primeiro livro existe um zezé infantil, muito sonhador e arteiro, já no segundo, vemos um zezé um pouco mais crescido, buscando amadurecimento, mas sem perder o estilo sonhador, arteiro e sofrido.
Eu admiro muito a forma em que a história é contada, é tudo muito sentimental e detalhado. É claro e evidente as mudanças com o protagonista, o que cria um sentimento de amizade e até entendimento do lado do menino.
Achei o livro com certeza muito interessante, amei saber da continuidade da vida do menino inquieto. Porém, sem dúvidas, se comparado ao primeiro livro, este aqui perde (principalmente em questão de sentimentalismo).

Ultravioleta_a 08/01/2024

O tempo não existe, nós é que passamos...
É um sentimento nostálgico e melancólico tão forte que até parece que estamos na pele do Zezé...
É incrível e evidente a evolução do Zezé, como ele amadurece, mas mesmo assim não deixa de sonhar.

"(...) Porque justamente a beleza vai tentar preencher uma lacuna: uma simples coisa chamada ternura."

- "Vamos aquecer o Sol" José Mauro de Vasconcelos

Kethireny 07/01/2024

Vamos aquecer o sol - Lindamente melancólico
O livro tem a mesma beleza e ternura que se conhece em "o meu pé de laranja lima", mas aqui vemos um Zezé muito mais marcado pela dor da perda e da saudade, contudo sua imaginação continua forte como sempre. Na mesma proporção de beleza, há melancolia. Livro muito gostoso de ler.

Jaqueline Martins 31/12/2023

Decidi ler depois de muito tempo por que o meu pé de laranja lima me deixou destruída, esse livre continua com a pegada triste por conta da solidão do Zezé mas tem a beleza de sua imaginação e dei muitas gargalhadas com as traquinagens dele.