O Homem que Inventou Fidel

O Homem que Inventou Fidel Anthony Depalma

Resenhas - O homem que inventou Fidel

Juliana Papi 13/08/2010

Gosto de livros sobre Cuba. Ficção ou não-ficção. Não importando se o Fidel irá ser tratado como herói ou motivo de todo mal. Até quando nem foca tanto nele e trata mais do povo. Simplesmente gosto.

A afinidade começou tem uns 5 anos e desde então me pego nas livrarias vasculhando livros sobre o tema. E esse, não decepcionou.

É um livro muito bem escrito e contado sobre o prisma do homem que, de fato, pode se dizer que inventou o Fidel e os demais revolucionários. Ele, ao ir para Sierra Maestra entrevistar o lider revolucionário, de certa forma, colocou ele no mundo.

E o livro tem um pouquinho de tudo, reconhece o magnético carisma como também reconhece as "armações" de Fidel, mostrando até mesmo como enganou e decepcionou o próprio Herbert Matthews. Sua lendária entrevista, que desafiou a censura, levou Matthews do sucesso a ruina.

Isso e muito mais é mostrado nesse livro fantástico, sem perder o tom.
Matheus 01/05/2015minha estante
"O homem que inventou Fidel", do ex-correspondente do New York Times Anthony dePalma, fala sobre como a falta de imparcialidade pode ser traiçoeira para um jornalista. O livro conta a história de Herbert Matthews, repórter e um dos editorialistas do jornal, um dos primeiros a entrevistar Fidel Castro, quando este era ainda um jovem líder rebelde, em 1957. Matthews passou os anos seguintes defendendo Castro da opinião pública americana, mesmo quando o ditador cubano revelava-se apenas mais um caudilho latino.