Ontologia

Ontologia Susana de Castro

Resenhas - Ontologia

13marcioricardo 08/06/2022

Resumo do resumo.
Aula sobre o estudo do ser. O livro apresenta as principais ideias e pensadores sobre o ser, substância, essência, existência, devir e realidade, entre outras. Obra curta.

Truga 12/01/2020

Susana de Castro, autora, é doutora em filosofia, e entre as áreas de pesquisa, temos a filosofia antiga (destaque Aristóteles). Com isso, o livro vai dedicar 80% do conteúdo na ontologia defendida por Aristóteles e que posteriormente foi retomada (e criticada) por autores mais modernos como Descartes e Espinoza.
O livro começa com um brevíssimo panorama histórico e uma “definição dos conceitos” a respeito da realidade para Aristóteles e uma interpretação das ontologias: ontologias de substância, de tropos, e de processos. .
Com isso a autora vai dedicar a maior parte do livro para mostrar o que diferentes filósofos entendem por “ontologia de substância” (as outras duas, de tropos e de processos têm muito menos atenção).
Basicamente o livro tem a estrutura: a autora pegará um livro (ou capítulo) particular – que trate da ontologia – de Aristóteles, Locke, Descartes e Espinoza (principais) para ir comentando as principais ideias e conclusões desses autores.
➡️Minha opinião: a ontologia desses filósofos “antigos” está muito centrada na ideia de Deus (o que eu pessoalmente tenho preguiça). Faltam exemplos no livro...como quando a autora fala “a maior crítica a essa teoria [do agrupamento de qualidades] é a incapacidade de distinguir-se, a partir dela, entre dois entes numericamente distintos que tenham exatamente as mesmas propriedades” (p. 46) e acaba aí...Poxa, se essa é a maior crítica, custava dar um exemplo para ilustrar esse pensamento?
Também achei que faltou um fechamento, uma “considerações finais”. Um grande resumo da obra feita pela própria autora, com as palavras e opiniões dela a respeito do apanhado panorâmico que fez.
➡️RESUMO: Livro de consulta rápida, sem aprofundamentos ou exemplos. Caráter introdutório à ontologia de substância (e o que alguns filósofos a entendem por ela). Objetivo não é se aprofundar nas diferentes interpretações, apenas mostrar alguns dos seus pontos. É o primeiro livro de ontologia que leio e por isso não tenho muita firmeza na sua indicação ou não, aconselho leitores interessados a folhear as páginas antes de comprar.