O fator Melquisedeque

Don Richardson

Resenhas - O fator Melquisedeque

1 | 2 | 3 | 4

Marcos.Leandro 11/04/2015

Leitura quase que obrigatória para área de missiologia

Desde o primeiro ao ultimo capítulo desse livro, não parava de me surpreender com a desenvoltura dessa obra, nunca tinha lido nada parecido sobre o Agir e manifestar de Deus em diferentes culturas espalhadas pelo mundo, nuca tinha me atentado para a riqueza da estoria do rei Salém, e aprofundado na frase " Ao Deus desconhecido". também me apaixonei pela estória de Machu Pichu que até então a conhecia por outro
ângulo, já a parte 2 do livro também é excelente pois nos aplica a verdadeira essência das missões à luz da Bíblia mesmo em si, com revelações profundas principalmente a respeito do livro de Atos dos Apóstolos, porém o que eu mais gostei foi a primeira parte desse livro pois além de me enriquecer culturalmente eu consegui descortinar sobre meus olhos um Deus Multiforme, e acessível a todas as culturas até mesmo as que pensávamos que não

a linguagem desse livro é consistente, bem desenvolvida, bastante aplicável, resumindo é uma obra que além de edificar expande bastante seu intelecto. considero leitura obrigatória na área de missiologia ( dou 5 estrelas)

vagnerassilva 20/04/2015

O livro mais revelador que já li!
Uma ótima reflexão sobre o cristianismo em geral e sobre tudo que veio antes, responde muitas perguntas e questionamentos que com certeza você também já se fez. Tudo isso vindo de alguém que viveu ótimas experiências em campo missionário.
Alguns temas abordados são extremamente interessantes e só nos dá maior certeza sobre a fé no Cristianismo. Recomendo.

joasinacio 01/06/2023

Melquisedeque: O Fator Transformador - Missão e Redenção
Don Richardson, um missionário e autor cristão conhecido por suas obras sobre missiologia, nesse livro explora o personagem bíblico de Melquisedeque e sua relevância para a compreensão do plano de Deus para a redenção da humanidade.
Richardson argumenta que a figura de Melquisedeque, mencionada tanto no Antigo Testamento (Gênesis 14.18-20) quanto no Novo Testamento (Hebreus 5.6, 7.1-3), possui um papel profético e prefigura Jesus Cristo como o Sumo Sacerdote e Rei. O autor explora as implicações teológicas e práticas dessa conexão, destacando o poder transformador da mensagem de Melquisedeque para as culturas e religiões indígenas em todo o mundo.
Ao longo do livro, Richardson também compartilha histórias e exemplos de encontros missionários em diferentes contextos culturais, destacando como a mensagem de Melquisedeque pode ser uma ponte eficaz para apresentar o evangelho de Jesus Cristo a pessoas de diferentes religiões e tradições espirituais.
"O Fator Melquisedeque" traz uma perspectiva única e desafiadora, ao relacionar um personagem bíblico aparentemente obscuro com a missão global da igreja.

site: https://joasinacio.blogspot.com/2023/06/melquisedeque-o-fator-transformador.html

Alexandro.Porto 19/04/2023

Extremamente esclarecedor
Leitura importantíssima que esclarece muita coisa, revela tantas outras que desconhecíamos e nos faz enxergar várias situações na Bíblia que nunca havíamos percebido.

Livro muito bom!

Marcão 16/11/2016

Otimo livro
Esse livro desfaz toda idéia que você tem de Deus e tira ele de dentro da caixinha judaica cristã . Mostra que ele colocou a eternidade no coração do homem. Todos deveriam ler esse livro ele abre a sua mente e expande sua compreensão de Deus
Junior 14/12/2016minha estante
Quando poder me emprestar

Marcão 18/12/2016minha estante
Esse peguei com o Marcelo , ótimo livro
Vale a pena a leitura , muda sua forma de ver Deus

Paty Santos 15/04/2019

Resenha - O Fator Melquizedeque
Esse livro aborda de uma forma fantástica como Deus se apresenta a todos os povos do mundo.

Ele trás detalhes históricos de como até mesmo os povos mais remotos do mundo já ouviram falar do Deus Único e como a crença nEle foi se perdendo com o tempo.

Trás também relatos de como muito desses povos passavam de geração em geração uma ideia de que chegaria alguém com o livro que traria a verdade novamente e como músicas tradicionais e lendas contadas por eles através dos tempos, trazia claramente a noção de que seus ancestrais já conheciam Deus.

O livro também aborda como negligenciamos a obra missionária e como desde já da época dos apóstolos não damos muita importância em levar a verdade de Cristo em todos os cantos do mundo e conclui explicando que a Grande Comissão deve ser o principal objetivo do cristão e como isso afeta o retorno de Cristo.

Leitura obrigatória para todos os cristão.

walescko 08/07/2019

Supreendente
Interessante o ponto de vista do autor que mostra, através de vários exemplos em diversas culturas, que vários povos estão preparados para receber o evangelho, bastando apenas conseguir encontrar o que tem de semelhança com a mensagem bíblica.

Defende três fatores que estão presentes no mundo:
- Fator Melquisedeque: que é a revelação geral de Deus para todos.
- Fator Abraão: a revelação divina especial para o seu povo.
- Fator Sodoma: que é a desvirtuação da revelação Divina servindo para confundir o fator Abraão e afastar do fator Melquisedeque.

Marcelo Duarte 20/02/2020

Fazer missão não é um pedido de Deus, é uma ordem!
Um livro fascinante! Lança luz sobre a revelação geral de Deus que dá testemunho aos povos. Faz o cristão refletir sobre a aliança se Deus com Abraão. Nos fornece uma visão muito importante sobre missão transcultural. Traz algumas descida desmistificações, e muitos insights proveitosos. Vale muito a pena ler.

Psi Janaína Lima 10/04/2022

Vale super apena a leitura, fascinante!
O autor Richardson conta mais de 25 histórias fascinantes, que mostram como Deus plantou a semente do evangelho em cada cultura do mundo.

Jéssica Silvestre 20/06/2020

Essencial
Livro desconstrói a linearidade história da religião e o eurocentrismo.

Duda Nascimento 02/12/2020

Fantástico!
É muito bom. Parece apenas um livro de relatos sobre povos, mas ?esconde? nos últimos capítulos uma base teológica excelente em relação à missiologia, cristologia e a inclusão dos gentios no plano original de Deus. Se você quer entende por a mensagem central da Bíblia, leia. Se você acredita ter chamado missionário, desfrute dele.

Costa 16/09/2021

O Deus de Israel em diversas outras culturas
Esse livro traz um estudo sério e detalhado sobre a menção ao nosso Deus, o Deus de Israel, em diversas outras culturas e tempos. Livro essencial para conhecermos a manifestação de Deus em civilizações por todo o mundo, em tempos pretéritos aos já conhecidos na Bíblia Sagrada.

Caio.Silva 15/04/2024

Nota 1000
Amei o livro, abriu muito minha mente sobre a vida missionária. O modo como deus organizou toda história para salvar milhões de pessoas.

Aventura de aprender 31/12/2018

Procurei o livro por muito tempo até que foi finalmente reeditado. Excelente em todos os aspectos! Como a sinopse já diz, o autor conta diversas lendas, costumes, tradições e ideias de povos antes do Evangelho alcançá-los que serviram de ponte para a pregação e testemunho dos missionários.

O autor subdivide os povos em: “Deus remoto”, “Livro perdido” e “costumes estranhos”. Depois ele explica que as religiões politeístas oficiais são o fator Sodoma para corromper o que Deus estava fazendo através das religiões tribais originais.

“Parece que a estratégia do maligno tem sido a tentativa de sobrepor as religiões formais às religiões populares antes da chegada do evangelho, a fim de impedir que o monoteísmo nativo da vasta maioria dessas religiões desempenhe o seu surpreendente papel como aliado do evangelho. (...) Devido à longa demora do cristianismo em preparar um movimento missionário positivo para alcançá-los, o fator Sodoma finalmente conseguiu neutralizar o fator Melquisedeque, enquanto milhões sucumbiram às pressões do hinduísmo, budismo, islamismo e outras religiões”.

Outro ponto interessante abordado pelo autor é que as teorias dos eruditos evolucionistas que buscam negar o testemunho do Deus verdadeiro nas culturas do mundo serviram de base para o liberalismo, racismo, nazismo e comunismo.

O que mais me surpreendeu é o autor citar sobre Andrew Lang que compilou diversos contos ao redor do mundo e escreveu os livros coloridos entre o final do século XIX e o início do século XX. No Brasil, a Editora Concreta já lançou até o presente momento (fim de 2018) os: Azul, Vermelho e Verde. Esse antropólogo era aluno de um evolucionista que queria explicar todas as culturas através da teoria da evolução. Entretanto, ao ver o relato de um missionário ele mudou de ideia e passou a defender que todas as culturas tiveram (ou ainda tem) elementos de Revelação Sobrenatural que só pode ter vindo de um Deus único e transcendente.

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/46176609-outros-livros-lidos-em-2017

Juliana 04/04/2017

O Fator Melquisedeque
Olá Cronistas,

Nada melhor do que começar nossa semana com resenha, né? E hoje venho compartilhar com vocês sobre o livro “O Fator Melquisedeque”, que já entrou para minha lista de melhores leituras do ano.

Antes de mais nada, é importante dizer que esse livro é bem antigo, se não me engano, foi escrito mais ou menos quando eu nasci (faz tempo), então, alguns termos podem ser bem antigos, mas a mensagem central do texto é muito mais atual do que se possa imaginar.

A proposta do autor é mostrar como Deus tem se revelado, durante vários anos para muitas culturas e de formas diferentes, mas que no final, significam a mesma coisa. Assim, o livro fica dividido em duas partes, a primeira é chamada de “O Fator Melquisedeque” e a segunda, chamada de “O Fator Abraão”.

Quanto o autor fala em Fator Melquisedeque se faz referencia clara a este individuo citado em Gênesis 14: 18-24 por abençoar a Abraão em nome do Deus Altíssimo. Ou seja, se Abraão foi o primeiro patriarca, era ela quem deveria abençoar a Melquisedeque, certo? Isso significa que antes de Abraão conhecer a Deus, Melquisedeque já o conhecia e o adorava. Como? Porque Deus já havia s revelado a ele, mesmo sendo de Canaã, Deus buscou alcança-lo, como a vários outros povos também.

Por outro lado, quando o autor fala em Fator Abraão, ele destaca a promessa que Deus fez (Gênesis 12: 2-3) “2 E farei de ti uma grande nação, te abençoarei e engrandecerei o teu nome e tu serás uma benção 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei que te amaldiçoar; e todas as famílias da terra serão abençoadas por meio de ti.” Resumindo, Abraão não prosperaria por nada, mas para ser uma benção e para abençoar todas as famílias da terra. E antão, vemos o trabalho missionário, que já teve o caminho preparado por Deus.

O livro inteiro é surpreendente. Ver como Deus se revelou aos atenienses antes da chegada de do apóstolo Paulo; aos coreanos antes da chegada de missionários protestantes; a tribos indianas desconhecidas antes dos missionários; ao povo Inca antes da chegada dos espanhóis; e como iniciou a Grande Comissão.

Meu único ponto contra é a capa, que merecia uma renovada. Fora isso, é leitura obrigatória para quem não entende muito sobre o que é, realmente, missões, e principalmente para quem ama missões. Sem dúvida, uma das melhores leituras do ano de 2017, e da vida também.

E pela primeira vez, a resenha saiu junto com o vídeo. Espero que gostem e não deixem de comentar!

site: http://www.julicronicas.com.br/2017/04/o-fator-melquisedeque.html

1 | 2 | 3 | 4