O fator Melquisedeque

Resenhas - O fator Melquisedeque

1 | 2 | 3 | 4

Vanessa.Alessi 20/06/2022

Difícil
Fala sobre os conceitos de Deus em diferentes culturas.
Não é o tipo de livro que costumo ler, achei complicado, cheio de nomes.
É para quem gosta de história e religião, não é meu caso.
Mas nota-se que o autor tem uma experiência enorme no assunto e várias experiências.
DANILÃO1505 20/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

°Patt~Siilva° 21/06/2022minha estante
Olha, assistir aod documentário "A procura de Deus" que passa no History2, é muito mais útil ....

Alexsander42 29/05/2022

Bom mas...
Como já foi dito em outra resenha por aqui. O livro poderia ser menor. Gasta cerca das 40 primeiras páginas explicando o assunto e depois só só exemplos de repetições. O que é bom se você não entendeu o início, mas para quem entendeu, fica massante.

Psi Janaína Lima 10/04/2022

Vale super apena a leitura, fascinante!
O autor Richardson conta mais de 25 histórias fascinantes, que mostram como Deus plantou a semente do evangelho em cada cultura do mundo.

Kindle da Lay 26/03/2022

É um livro muito bom e essencial para quem quer se apaixonar por missões. Sensacional mesmo. Porém teve alguns erros teológicos que me deixarem tristes.

Fer 26/01/2022

Impressionante amor de Deus
Nesta obra de Don Richardson encontramos não só sua incrível habilidade de contar histórias, mas também suas analogias e a aplicação dos princípios missiológicos os quais nos faz exultar com o grande amor de Deus aos povos primitivos, de culturas exóticas, lugares remotos onde vários acontecimentos e relatos mostram como o autor os via e os usava como uma ponte para o conhecimento do Evangelho e como Deus plantou sua semente em cada cultura.
Esse é o Fator Melquisedeque: embora não tenham tido nenhum contato com o cristianismo, tais povos tinham algo que os remetia a conhecer o Deus Criador.
Atenas sofria com uma praga, uma maldição, pois fizeram um compromisso na batalha e não o honrou. Já haviam feito sacrifícios de expiação a todos os deuses, mas nada havia mudado. Chamaram então Epimênides, um grande sábio da região de Creta e ele faz um ritual para o Deus Desconhecido, que na verdade, é o nosso
Deus criador. O milagre acontece, porém com o passar do tempo, os atenienses se esquecem da grande maravilha operada?.
No entanto, um altar foi reparado por Demas e seu amigo e, seis séculos mais tarde, Lucas narrando sobre Paulo em Atenas descreve o momento em que ele encontra tal altar e o apóstolo faz a seguinte declaração ?Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio? (Atos 17.22-23). Paulo até chegou a chamar Epimênides de profeta!
Don Richardson conta inúmeros relatos de povos que ainda não tinham ouvido falar de Jesus, entretanto sempre havia um ponto de contato entre a cultura desses povos e o cristianismo em si. Na pág. 62 lemos o seguinte sobre uma tribo da África, os Mbaka, que acreditavam em Koro, o Criador: ??Ele enviou uma mensagem dizendo que já mandara seu Filho realizar uma coisa maravilhosa em favor da humanidade?? E foi assim que os missionários acharam a brecha necessária para pregar evangelho a esse povo.
E o que dizer sobre os povos Karen espalhados pelas montanhas de Tavoy que ouviram os ensinamentos do sr. Boardman sobre ?o livro perdido? guardado por 12 anos e reverenciado? Tratava-se do Livro de Orações Comuns e Salmos impresso em Oxford. Ouviram então as boas-novas!
Sem mencionar os povos canibais com a história dos yali e o ?lugar de refúgio? e outros tantos alcançados?.
Reflitamos: Estamos aproveitando os fatores Melquisedeques que a nós se apresentam diariamente e fazendo nossa parte?

?Se representarmos o fator Abraão, recusarmos qualquer parte como fator Sodoma e reconhecermos o fator Melquisedeque com o dízimo de crédito merecido, poderemos cumprir esta missão!? Don Richardson

AlvaroHorjas 19/12/2021

Um bom livro, mas poderia ser menor!
É um livro bom, não posso tirar o mérito do autor, mas o livro poderia ser menor. O assunto do livro termina praticamente nas primeiras 40 páginas, depois disso o autor da tantos exemplos, tantos exemplos que fica chato.
Porém... quem não conseguir pegar o assunto nas primeiras páginas vai ter os exemplos pra entender, o que é bom, mas pra quem entende o assunto, o livro fica muito maçante e repetitivo.

É um livro bom pra entender que Deus se revela de várias maneiras para pessoas diferentes e mesmo assim continua sendo o mesmo. É bom pra entender como Deus está "infiltrado" nas diversas culturas do mundo, desde o início das civilizações. É bom pra entender que ninguém poderá se desculpar diante de Deus dizendo que nunca ouviu falar sobre Ele, pois Deus está em tudo, a criação revela o Seu poder (Revelação Geral - Fator Melquisedeque).
Vale a leitura, não vou dizer que não vale. É um livro que você talvez demore mais do que pensa, pois não se trata apenas de ler, mas sim de refletir. É um livro pra ler várias vezes, percebo isso, pois ao lê-lo entendo que muitas coisas às vezes eu não estou pronto pra captar, pra receber e pra entender e talvez eu precise de várias leituras. Talvez esse seja um daqueles livro que devemos ler anualmente, pra sempre manter os fundamentos bem claros na mentes.

Jhaze 17/12/2021

Fascinante
Ótima leitura com profundo teor antropológico em relação à cultura dos povos "primitivos" na questão da religiosidade tribal e qual a visão desses povos em relação à Deus.

Mandy Nerújo 09/12/2021

Fascinante
Um olhar totalmente novo pra mim, sobre como Deus se apresentou a todas as nações. Antes eu tinha a ideia (errada) de que todas as religiões e crenças antigas eram mais reais que a crença dos Hebreus, mas nunca me veio à mente de que todas elas tinham como base o mesmo Deus. Eu achei a escrita desse livro bem simples e fácil de entender, mas gostaria de que o livro tivesse maiores informações sobre as culturas e as semelhanças com a Bíblia. Algo como os livros do André Reinke (Que inclusive recomendo pra quem gostou desse)

Ozeas 02/11/2021

O Deus dos Hebreus não é um Deus Tribal
O Fator Melquisedeque de Don Richardson, é uma obra que rompe paradigmas. O autor, com maestria demonstra que toda a Bíblia descreve que há um Deus não apenas de um povo, mas de toda a criação, todavia, veio ao mundo por intermédio dos judeus, descendentes de Abraão, este, um não judeu.

Por fim, com a leitura dessa obra é possivel afirmar que: "Deus chamou um homem para gerar um povo, este povo gerou um homem que gerou outro povo."

Costa 16/09/2021

O Deus de Israel em diversas outras culturas
Esse livro traz um estudo sério e detalhado sobre a menção ao nosso Deus, o Deus de Israel, em diversas outras culturas e tempos. Livro essencial para conhecermos a manifestação de Deus em civilizações por todo o mundo, em tempos pretéritos aos já conhecidos na Bíblia Sagrada.

Prof. Felippe Nascimento 13/08/2021

Don Richardson e a Missiologia Cristã
Don Richardson desenvolve nesta obra importantes contribuições para a compreensão da missiologia cristã.

Richardson apresenta inúmeros apontamentos como exemplos da presença da revelação geral em povos distantes ou desconhecidos durante a história e a harmonia com a revelação especial.

Assim como analisa os desdobramentos da aliança abraâmica nos eventos neotestamentário.

lalidesu 24/05/2021

Dá vontade de pesquisar
Só lendo pra você entender os sinais que Deus colocou nas mais diversas culturas pelo mundo. A Leitura rápida e objetiva deste livro Histórico é excelente, arrepiante, e desperta no leitor a vontade de pesquisar maia culturas para encontrar mais sinais do Senhor.

Marche 14/05/2021

Fator Motivador
Uma resposta de Deus para os meus pensamentos de injustiça da parte Dele, fui presunçoso ao achar que a oportunidade não foi revelada à todos os povos. Esse livro mostra que de forma geral e especial Ele se apresentou, se apresenta e se apresentará sem acepção de pessoas à todo humano ser. A decisão é simplesmente sua!

Cássio Costa 12/04/2021

Melquisedeque Revelado

Os Atenienses do século sexto a.c. eram extremamente idólatras, tendo em seu meio centenas de deuses para lhes satisfazer, e todos obviamente possuíam nomes, todavia os atenienses não tinham um nome ao Deus que Epimênides adorou e invocou na Colina de Marte na própria Atenas e que foi responsável por salvar a cidade que estava morrendo. O Deus que Epimênides orou nesse dia, fez a praga que estava dizimando a cidade cessar, causando grande frisson na cidade pois todos já tinham tentado em vão apaziguar a ira dos deuses com orações e sacrifícios idólatras e nenhum dos muitos supostos deuses da cidade conseguiu eliminar a praga. Foi por isso que construíram altares ao Deus desconhecido que Epimênides adorou pois Ele sim tinha poder sobre a morte e sobre a vida. Epimênides não sabia seu nome, mas conhecia seu poder. Entretanto, 600 anos depois, o apóstolo Paulo chega na cidade de Atena e vê nela o altar erigido ao Deus desconhecido, então Paulo dá nome ao Deus que outrora era desconhecido pelos atenienses, apresenta-lhes Jesus como sendo o próprio Deus desconhecido que Epimênides antes, nessa mesma cidade o adorou e fez sacrifícios.

Essa é a história resumida que está logo no início deste livro, assim como também a história do rei Pachacuti, da cultura Inca que é conhecido por construir inúmeras cidades, fortificações e templos, a mais famosa delas, Machu Picchu. Nessa cultura o rei Pachacuti antes era adorador do sol, de nome Inti e amava seu esplendor, porém aos poucos ele foi entendendo que o sol era apenas mais uma obra criada por algum outro ser mais poderoso, como o passar do tempo ele teve um entendimento de quem era o Deus todo-poderoso. Essas e outras histórias estão contidas no primeiro capítulo e também na primeira parte do livro que é dividido em duas partes: fator Melquisedeque e fator Abraão.
O fator Melquisedeque é a primeira parte e vai até o capítulo 4. Nessa fase do livro o autor vai nos mostrar o ponto chave do livro, ele nos mostra como Deus sempre se fez presente e se revelou nas culturas pelo mundo todo. Culturas essas que não tiveram contato com o Judaísmo e nem com o cristianismo, entretanto elas apresentam costumes e características que são encontradas em uma das duas religiões monoteístas e em alguns casos em ambas.

No primeiro capítulo, além das histórias já mencionadas acima, o autor relata também sobre outras culturas antiquíssimas que têm um conhecimento prévio de um DEUS soberano. O autor vai relatando as histórias de povoados muitos isolados e que tem pouco ou quase nenhum contato com o resto do mundo como, os santal, o povo geodo da Etiópia, os mbaka e outros, porém eles têm em sua cultura a convicção de que existe um Deus único e soberano sobre todos, demonstrando um monoteísmo em regiões que são extremamente politeístas. E principalmente neste primeiro capítulo o autor vai explicar quem foi e o que representa o rei Melquisedeque nos planos de Deus. Demonstrando que Melquisedeque simboliza a revelação geral enquanto Abraão representa a revelação especial e que a revelação geral é maior do que a revelação especial, por isso Abraão pagou o dízimo a Melquisedeque. A revelação geral é superior por ser mais antiga e ela tem influenciado cem por cento da humanidade.

No segundo, o autor fala sobre os povos do livro perdido, promessas existentes nas civilizações distantes, como a Birmânia e suas muitas tribos que tem em sua cultura a enraizada promessa que um dia eles saberiam o livro sagrado, contendo a mensagem de um Deus todo poderoso trazidas por homens brancos. Promessas essas que foram concretizadas quando missionários foram até suas longínquas terras com bíblias. Autenticando assim a ideia do autor que Deus tem suas testemunhas em todos os povos, línguas e nações.

Já no capítulo três o autor fala sobre os costumes de vários povos que apesar de nunca terem tido contado com o judaísmo ou o cristianismo antes, têm várias de suas práticas em comum com ambas religiões nos mostrando como Deus tem se apresentado a todos por todo o tempo. Um exemplo dessas similaridades é a cidade de refúgio dos havaianos e do povo yali, similar a dos Judeus, o ritual do novo nascimento do povo asmat, similar ao novo nascimento que Jesus explicou a Nicodemos, o bode expiatório do povo dyaks de Bornéu e outros exemplos que o livro aborda. Comprovando que aquilo que o autor chama de fator Melquisedeque é de fato a Revelação Geral de Deus para todos os povos.

No quarto capítulo fala-se sobre as teorias que tentam destruir a convicção de que a religião é intrínseca ao ser humano. Nos mostra que através do evolucionismo foram criadas várias teorias para comprovar que o homem inventou a religião e que ao longo do tempo o homem vem desenvolvendo-a, saindo do animismo, depois politeísmo e chegando ao monoteísmo, o autor mostra como foram refutadas tais ideias, e também como essa ideias distorcidas acabaram encontrando adeptos famosos como Nietzsche, Adolf Hitler e Lênin, pois os mesmos usaram da ideia de que se não existe nenhuma religião que venha de um DEUS verdadeiro, pois o homem a criou no seu processo evolutivo, então o homem é que tem que ser venerado e cultuado.

No quinto capítulo, o livro entra na sua segunda e última parte. Don, o autor, fala sobre como Deus vem preparando o mundo para o recebimento do evangelho. Ele nos mostra como a promessa de Deus a Abraão, promessa que diz que através do descendente deste, Deus abençoaria todas as famílias da terra, foi comprida em Jesus e que os apóstolos usaram a promessa para influenciar tanto a Judeus com a gentios, principalmente o apóstolo Paulo.

No penúltimo capítulo temos uma excelente exposição bíblica sobre a expiação de Jesus e seu efeito salvífico que abrangeu todos os povos, línguas e nações. Diversos textos bíblicos são apresentados, nos mostrando como o plano de Deus em expandir sua salvação a todos e não somente aos Judeus era evidente desde das promessas abraâmicas. O autor nos mostra no novo testamento como era a relação de Jesus e das autoridades judaicas com os gentios e como os discípulos entenderam os ensinamentos sobre salvação a todos os povos e não somente aos Judeus, também como eles receberam a Grande Comissão, e relata como as autoridades judaicas ao longo do tempo não viam sendo uma benção a todas as nações como Deus falará a Abraão, por isso o reino de Deus foi retirado dos judeus e dado a outro povo que dê fruto.

E por fim, neste último capítulo, o autor nos fala da relutância dos apóstolos que mesmo revestidos de poder do Espírito Santo e apesar de terem recibo a ordem direta de Jesus de evangelizar até os confins da terra, acabam por permanecerem por algum tempo em Jerusalém e nos arredores. Somente com a perseguição em Jerusalém ficando mais rígida e com um novo apóstolo entre eles que foi designado por Deus aos gentios é que os restantes dos discípulos começam a se espalhar por todo o mundo pregando o evangelho e abençoando todas as famílias da terra, realizando assim o promessa de Deus feita a Abraão.

O livro tem uma linguagem não tão fácil de assimilar à primeira vista, provavelmente pelo tempo em que foi escrito, tem também nomes e lugares muito difíceis de pronunciar, porém nada que obscurece sua importância a igreja de Cristo mostrando como o nosso Deus se revela a todos, sem exceção, através da revelação geral e como Deus salva os seus através de seu filho Jesus na revelação especial. Recomendo a leitura a todos, principalmente àqueles que são ou serão missionários.

Paulo 13/04/2021minha estante
Que resenha completa! Parabéns, seu texto está muito bem escrito e aborda um assunto muito interessante!

Ellen 31/03/2021

Um dos melhores livros sobre missiologia que já li!
Foi o meu primeiro contato com a obra desse autor. A forma como Dom Richardson escreve é envolvente e divertida. O tema é bastante pertinente e nos faz repensar e refutar preconceitos antigos.
Muito bom!

1 | 2 | 3 | 4