Aventuras na História Nº 100 (Novembro de 2011)

Aventuras na História Nº 100 (Novembro de 2011) Abril



Resenhas - Aventuras na História nº 100


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 16/10/2020

Novembro de 2011
A reportagem de capa, "O lado oculto da Segunda Guerra", dá ênfase aos conflitos entre alemães e russos, que foram decisivos para os rumos da guerra e derrota de Hitler.
É uma oposição ao pensamento que centraliza o Dia D, em 06/06/1944, como o mais representativo para o fim da guerra.
A frente oriental teve batalhas mais impactantes, opondo superpotências com líderes tirânicos, que antes da guerra já promoviam chacinas: Hitler e Stalin.
Foram citadas as Batalhas de Stalingrado, Kursk e Leningrado, em que a derrota alemã foi fundamental para os projetos na frente ocidental, liderada pelos EUA. Enquanto estes conseguiam enfraquecer os limites fronteiriços estabelecidos pelos alemães, os russos penetravam na Alemanha.
Stalingrado (entre 1942 e 1943) foi citada como uma das batalhas mais sangrentas da História. O mesmo em relação a Leningrado (que se estendeu até 1944), onde o cerco nazista, que se mostrava aparentemente vitorioso, enfrentou reação russa que causou milhares de mortes, ajudada pela mudança drástica nas condições climáticas.
Outra batalha citada foi a de Kursk, caracterizada como o maior conflito entre tanques.
Derrotas que enfraqueceram o poderio de Hitler e possibilitaram a vitória dos Aliados, com ascensão dos EUA.
Segundo o texto, cerca de 75% das mortes de soldados alemães aconteceram nos conflitos com os russos.
A reportagem ficaria melhor se tivesse também valorização didática. Tipo assim, sobre cada batalha, um quadro com informes básicos como local, período, mortes e características marcantes, como a revista já fez em outros momentos.

"Uma odisseia soviética" aborda a corrida espacial na Guerra Fria, destacando as conquistas soviéticas antes do pouso na Lua pelos americanos.
Os russos foram pioneiros na idealização de foguetes espaciais, na concepção do primeiro satétile artificial (Sputinik), o primeiro ser vivo mandado para a órbita (uma cadela laika - esse não era o nome dela, mas referência ao tipo), o primeiro homem e mulher no espaço (respectivamente, Gagarin e Valentina Tereshkova), além de informações da atualidade (no contexto de 2011, quando a revista circulou).
A corrida de hoje é pela vacina contra a covid-19...

Interessantes também a entrevista com Jacqueline Kennedy, publicada postumamente (o que falou sobre Martin Luther King é impactante, que seria praticante de orgias, rotineiramente) e a reportagem sobre a construção e características de Machu Picchu (enigma que desafia pesquisadores).

Leitura no contexto da quarentena em Macapá...
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR