Sete Minutos Depois da Meia-Noite

Sete Minutos Depois da Meia-Noite Patrick Ness

Resenhas - O Chamado do Monstro

Victor Dantas 31/07/2020

O pior monstro é o medo.
Antes, só queria dizer: é possível sim, escrever um livro bom com menos de 200 págs.

Provavelmente esse seja um livro que você já conheça pelo filme ou talvez pelo próprio livro mesmo, mas se não conhece, está esperando o que para ler essa obra-prima?

O livro vai contar a história de Conor, um garoto de 13 anos que vive com sua mãe em Londres. Conor sempre foi introspectivo, mas, isso se intensificou quando sua mãe foi diagnosticada com uma doença que fragilizou totalmente sua saúde, a ponto de o Conor ficar conhecido em sua escola como “O garoto que tem a mãe doente”.

Tendo que lidar com as dificuldades em casa com a mãe doente e com o bullying na escola, por incrível que pareça, Conor encara toda a situação com muita coragem para um garoto de 13 anos, mas, tem algo que o Conor teme, algo que provavelmente ele nunca vai encarar.

Esse algo se manifesta em seu pesadelo, um pesadelo que acompanha Conor todas as noites, e que sempre acaba de um jeito tão horrível que ele não consegue falar com ninguém a respeito. Mas, tudo isso está prestes a mudar, quando em uma madrugada, especificamente as 00:07, um monstro aparece no seu quarto. Isso mesmo, um monstro.

Só que não é qualquer monstro, mas, um monstro que conta histórias, e, que vai contar três histórias para o Conor, em troca de uma história dele. Conor imediatamente hesita, afinal, que monstro iria contar história para um garoto em vez assustá-lo?
Com certeza, deve ser mais um sonho do Conor.

Mas, será mesmo um sonho? E como pode ser um sonho se o Conor pode tocar o monstro e senti-lo? E por que ele vai contar três histórias para o Conor? O que ele quer com isso?
São essas perguntas que o Conor se faz a todo momento, sempre que o monstro aparece.

Mas, o que o Conor não sabe é que talvez, ele mesmo já tenha a resposta para isso.
No entanto, ele estaria pronto para dizê-la?
Isso é o que a gente vai descobrir junto com ele.

O livro, apesar de ser curto, é muito bem escrito, com profundidade em enredo e personagens. A história possui camadas metafóricas, que o torna ainda mais intrigante, os diálogos são bem executados, e, toda ambientação e caracterização dos personagens é muito visual a partir das palavras que o autor coloca.

É impossível não se apegar ao Conor, e querer abraçá-lo e dizer que “vai ficar tudo bem”.
Ele é um garoto muito inteligente, destemido e ao mesmo tempo, muito sensível.
O leitor consegue sentir a dor, a ansiedade e o medo que o Conor sente, e, quando você menos espera, lágrimas estão rolando.
E sobre o desfecho: chorei.

Um livro incrível. Para ler e reler várias vezes.

Conheça o Conor.
Nanda.Fagundes 31/07/2020minha estante
Doida pra ler migo. Todo mundo fala desse livro. E tem adaptação na Netflix. Tá no meu carrinho ?

Lucas 10/08/2020minha estante
Ainda não li o livro, porem vi o filme e nunca chorei tanto em um filme.
Não estava pensando em ler por achar que vai estragar um pouco a experiencia por já saber o final, porem vou dar uma chance por ser um livro curto.

Obrigado, sua resenha me fez coloca-lo na lista

Bella 15/02/2021minha estante
Como chama o filme? Chorei até lendo

Marcoss 19/02/2021minha estante
O filme é 7 segundos depois da meia noite, se não me engano

Marta 16/03/2022minha estante
Me interessei.

jessi 09/07/2022minha estante
Nossa eu acabei de ver o filme, chorei tanto, tanto, de soluçar... Me deu vontade de abraçar ele e as histórias e metáforas que o monstro conta me lembrou algum ser abençoado tentando ajudar ele a superar antes do fato acontecer, chorei muito e agora quero ler o livro. Chorei pois lembrei da minha vó, pelo fato de que eu sabia a verdade mas n queria aceitar q ele iria partir...

Iarlys 10/07/2022minha estante
Hoje mais cedo vi sobre esse filme em app que uso e agora descubro o livro.
Preciso ler, depois irei assistir.

Lelemp 18/11/2022minha estante
O melhor livro que já li.

Kelly Brandão 26/01/2017

Incrível !
Livro maravilhoso ! Me arrancou lágrimas, fiquei profundamente emocionada.
Roberta Galdino 26/01/2017minha estante
Listei... vou ler :) ... Ai eu olho pra vc me vem aqueles gifs na cabeça... Sem orrr!!! hahahaha te lovo!!!

Kelly Brandão 26/01/2017minha estante
Hahahahahahahaha num credito Roberta hahahahahah. Quer dizer que agora eu tenho cara de GIF ? Hahahahahahah

Roberta Galdino 26/01/2017minha estante
Tem... e está passando essa febre, a Sheila agora tbm ta com essa gracinha... socorroooo....

Kelly Brandão 26/01/2017minha estante
Tem um monte de gente me marcando nos GIF's da vida hoje hahahahaha

Roberta Galdino 26/01/2017minha estante
kkkkkkkkkkkk acho que o jogo virou. hahahaha

Jhenifer Mheize 04/08/2017

Sem palavras.
"- Histórias são criaturas selvagens. - afirmou o monstro. - Quando você as solta, quem sabe o que podem causar?"
E essa história causa tantas emoções que nem dá para falar.. Caramba que livro fantástico!!!!
Rafa Ferrante 07/08/2017minha estante
Eu quero.

Jhenifer Mheize 07/08/2017minha estante
É ótimo mesmo, você não vai se arrepender.

Rafa Ferrante 08/08/2017minha estante
Eu vi que tem um filme no netflix, mas quero ler o livro antes, vc viu o filme?

Jhenifer Mheize 08/08/2017minha estante
Vi sim, ficou muito bom o filme, vale a pena assistir. Mas sempre é melhor ler o livro antes mesmo, a emoção é bem maior. Espero que goste de ambos xD

Kelly Martinez 14/05/2020

Uma boa história!
Com lágrimas nos olhos conclui a leitura desse livro-fábula.

E só consigo dizer: leiam.
Nem toda história tem um final feliz. Mas elas carregam em si a promessa de um!
Alcione13 14/05/2020minha estante
Opa! Agora me interessei

Erica 14/05/2020minha estante
Eu assisti o filme e achei lindo e poético!

Kelly Martinez 14/05/2020minha estante
Ahhh vou procurar o filme agora!

Lu Reis 29/09/2020

| Esse é um daqueles livros que você pega um café (eu prefiro chá! rs), se senta e só larga o livro quando a história termina. Leitura rápida, sem grandes reviravoltas, mas marcante. A princípio pensei que seria um livro simples, mas me surpreendi!
Esse livro fala de verdade. De aceitar a verdade. De viver com a verdade. E de sermos verdadeiros conosco mesmo!
Conor O’Malley tem 13 anos, e uma trajetória difícil, pois ele convive com monstros que invadiram sua vida, não se importando se ele sofreria. Sua mãe está doente, a escola é um inferno onde ele sofre bullying, seu pai está ausente, sua avó é uma pessoa extremamente difícil...
Numa noite, em meio a esse contexto complicado, Conor começa a receber a visita de um monstro, que sempre aparecerá à 00:07h. Essa criatura revela que lhe contará três histórias (que prometem ajudá-lo a entender algo que está escondido em seu interior, do qual ele não quer se lembrar e que lhe causa pesadelos), e, depois, será o menino quem deverá contar uma história. Mas não poderá ser qualquer história. Terá que ser uma história que contenha A VERDADE DELE.
A partir disso, o garoto passa por uma jornada de autoconhecimento e amadurecimento. Descobre que a vida, assim como as histórias narradas pelo monstro, nem sempre parece justa. Conor também é levado a enfrentar sentimentos que ele tentava manter escondidos. As histórias do monstro constroem a parte fantástica da leitura, mas ao mesmo tempo, nos traz lições importantes.
Tudo dentro do livro contribui para a narrativa e o desenvolvimento do menino, e o final é, sem dúvidas, muito lindo! De início poderíamos pensar que é um livro sobre fantasia, mas vamos percebendo que trata-se do que cada um carrega dentro de si. É o típico livro que nos traz pensamentos como: Qual é a verdade da minha vida? Tenho coragem de ser verdadeiro comigo mesmo?

Deyvid 29/09/2020minha estante
Chá de maracujá de preferência, rs

Bruna Gouvêia 29/09/2020minha estante
Resenha linda, me deu vontade de ler. Você já viu o filme? Achei muito bom.

Lu Reis 30/09/2020minha estante
Sim, assisti ao filme... Gostei bastante, achei que foi fiel ao livro... Uma boa adaptação

@plataformadolivro 16/01/2017

"Nem sempre há um mocinho. Nem sempre há um bandido. A maioria das pessoas fica no meio-termo"
Essa é a lição do livro. Não é porque temos pensamentos ruins que somos pessoas ruins.
O livro consegue nos transportar para dentro dele de forma surpreendente.
A mãe de Connor tem câncer em estado terminal e ele começa a ter pesadelos com um teixo. Um monstro que lhe conta três histórias que ele precisa entender para poder contar a sua própria.
O livro é baseado numa ideia de uma autora que morreu de câncer antes que pudesse escrever essa história e foi adaptado recentemente.
Raeli 16/01/2017minha estante
Fiquei com muita vontade de ler esse livro depois que assisti o trailer do filme. Vale a pena?

@plataformadolivro 16/01/2017minha estante
Super. Da pra ler em um dia.

Raeli 16/01/2017minha estante
Ah, obrigada! Vou colocar na lista.

Carolina165 18/06/2020

Nossa, que história!
Esse é um dos livros mais tristes que já li na minha vida, porém é também um dos mais profundos. Essa história é uma fábula que traz uma mensagem poderosa: ao trazer os demônios à luz, eles perdem a força. O que quer dizer que quando tomamos conhecimento e assumimos as verdades que estão dentro de nós, ou seja, ao trazer à consciência os nossos monstros, nós temos a capacidade de neutralizá-los. Foi isso que aconteceu com Conor quando ele confessou a verdade ao Teixo. Ele tirou o peso de dentro dele e neutralizou o monstro que tanto o atormentava, se libertando.
Foi um livro que me fez sofrer, queria muito abraçar e proteger o Conor. Gostaria muito de reler esse livro, pela mensagem que ele traz, mas não tenho coragem. É muito triste e doloroso. Mas um livro de muita qualidade que merece ser lido.

"Como homens invisíveis podem se tornar ainda mais solitários ao serem vistos?" Pág. 149

"Sua mente vai acreditar em mentiras agradáveis e ao mesmo tempo vai reconhecer as verdades dolorosas que tornam essas mentiras necessárias. E sua mente vai puni-lo por acreditar nas duas coisas". Pág. 149

"Você não escreve sua vida com palavras [...]. Você escreve com ações. O que você pensa não é tão importante. Só é importante o que você faz". Pág. 149
LadyLuuh 05/07/2020minha estante
Eu comecei, porém meio que abandonei ele, não me prendeu tanto, acho que pelo simples fator de não pensar assim, como fábula, mas lendo sua resenha e pensando por esse lado, acho que vou retomar essa leitura.

Carolina165 05/07/2020minha estante
Que bom que vai dar mais uma chance! ?
O livro é muito triste, tem uma aura pesada, então dependendo do momento pode não ser recomendável. Mas vale a pena dar uma chance.

LadyLuuh 05/07/2020minha estante
Sim, obrigada. Gostei muito de ter retomado.??

Altieris 16/04/2017

Sete Minutos Depois da Meia-Noite - Patrick Ness
Recomendo a leitura para todas as idades e gostos. Uma história inesquecível, com certeza entrando para os favoritos da vida. Se emocionei lendo o livro, certamente, vou chorar com o filme e sua trilha sonora.

Quando o medo se torna um monstro e você precisa deste mesmo monstro para te ensinar como superar este e demais monstros que possa ter na vida.

Um livro pequeno, marcante e singelo de como lidamos com a morte? Se é difícil para um adulto, imagine para uma criança.

Connor, é o menino desta história. Um menino tão cheio de raiva, culpa, solidão, que acabou chamando sem querer a pior coisa para sua vida: o Monstro. O Mostro vem para ajudá-lo, mas não com o tipo de ajuda que Connor imaginava, mas da forma que ele precisava.

Ele sempre tem o mesmo pesadelo com um monstro enorme, que seria o Teixo do seu quintal, o pesadelo nunca se conclui, até que um dia o monstro se materializa no seu quarto e o faz uma proposta, o monstro contará 3 histórias e Conor terá que contar a quarta, sendo que ela tem ser “a verdade”, no qual Conor será o protagonista. Conor não teme o monstro, mas teme a verdade que ele quer saber.

"— Histórias são criaturas selvagens — afirmou o monstro. — Quando você as solta, quem sabe o que podem causar?"

As histórias contadas pelo monstro não fazem muito sentido para Conor, que está acostumado com finais felizes, mas o monstro mostra para ele que todo ser humano tem seu lado bom e mau.

"– Nem sempre há um mocinho. Nem sempre há um bandido. A maioria das pessoas fica no meio-termo."

As histórias que o monstro contam possuem um propósito. É possível começar a criar algumas ideias do que o pesadelo envolve durante a leitura, entretanto nada nos
prepara para sua importância e verdadeira explicação. Tudo faz sentido no final – os pesadelos, as atitudes, a vida de Conor. Tudo te atinge de maneira direta e
você não tem chances de escapar.

“- Às vezes as pessoas precisam mentir para elas mesmas, mais do que para qualquer outro.”

O livro manda uma mensagem tocante, não tem como terminar esse livro sem ficar refletindo por algum tempo, sem se emocionar, através de temas fortes que o livro trata através de metáforas. Um livro que deveria ser mais abordado pelas pessoas.

"– Você não escreve sua vida com palavras - explicou o monstro. – Você escreve com ações. O que você pensa não é tão importante. Só é importante o que você faz."

A história apresenta um final sensato, porém duro, como a vida. Baseado na ideia de Siobhan Dowd, "Sete minutos depois da meia-noite" é um livro em que fantasia e realidade se misturam. Ele nos fala dos sentimentos de perda, medo e solidão e também da coragem e da compaixão necessárias para ultrapassá-los.
Nil 16/04/2017minha estante
Amei a sua resenha! Preciso ler esse livro com urgência!

Altieris 18/04/2017minha estante
Obrigado Nil. Acabo de ver o filme e posso dizer que ambos ficaram bons. O filme ficou bem próximo da história, mas confesso que fiquei mais emocionado lendo o livro. Boa leitura.

Nil 19/04/2017minha estante
Eu também prefiro os livros, mesmo quando o filme consegue ser fiel ao livro. O livro é sempre mais detalhado. Estou lendo Deixa ela entrar e confirmando isso, o filme foi muito bom, mas o livro está sendo ainda melhor.

sheila 15/04/2020

Excelente
Um menino começa a receber visitas de um monstro, mais ele não tem medo do monstro, o pesadelo da mais medo nele. E uma história simples porém muito significativa. A mãe desse menino está muito doente e isso gera nela mal humor, o afastamento de seus amigos, e bullying de outros. Até o dia que começa a chegar o monstro, mais o que o monstro quer dele? Só quer a verdade e nessa verdade deixa ver que as vez podemos ter pensamentos negativos que seriam punidos, mais que esses sentimentos vem por um bom sentimento. Na história deixa a ver que as vezes as pessoas boas podem ter atitudes má, que as boas podem ter atitudes ruins. Demostra que somos apenas seres humanos que temos nossa debilidade e nessa debilidade não estamos livres de ter atitudes que não gostaríamos. Excelente história muito comovente
Vinicius Carvalho Quesada 15/04/2020minha estante
Hehehe.... parece interessante!

sheila 15/04/2020minha estante
E muito bom. Simples mais deixa muito que pensar da vida

Vinicius Carvalho Quesada 15/04/2020minha estante
E não é essa a função dos livros? Hehehe... vale a pena.

Nanda 25/02/2021

Fiquei impressionada em como um livro pequeno consegue ter uma história tão emocionante. É uma história simples, sem reviravoltas mas no final... ??
Kess 25/02/2021minha estante
Oh! Estava querendo ler esse livro. É bom mesmo?

Nanda 25/02/2021minha estante
É bom, não consegui não chorar kkk

Lhy 06/04/2021minha estante
tenho lembrança afetiva com o filme mas lembro muito pouco, quero ler demais o livro

Polly 19/11/2017

Aquele livro que te faz ficar como o coração apertado
Esse é aquele livro que já começa sem enrolação, e tem impressionante agilidade. Com uma escrita MUITO simples, o livro te cativa logo nas primeiras páginas, principalmente pelas belíssimas, enriquecedoras e esclarecedoras ilustrações.

Nesse livro, conhecemos a rotina de Conor, que é alvo de bullying na escola, tem sua mãe sofrendo com uma doença, e outros fatores conturbados na família. Somente com o apoio sincero da sua mãe, agora doente, Conor se vê realmente sozinho, e passa a ter constantes pesadelos, envolvendo dentre muitas situações, um monstro, que o trará importantes histórias e revelações.

É incrível como em apenas 214 páginas, uma comovente história se desenvolveu, sem perder ritmo, e sendo totalmente esclarecedora, sem deixar pontas soltas, e te prendendo mais e mais. Sinceramente, palavras não cabem para expressar o quão surpresa e comovida fiquei com essa história, esta que, esperava só mais um livro com um toque de suspense e terror, mas que me deixou grandes fatos a serem refletidos.

Esse não é só mais um livro que fez tanto sucesso, e parou nas telas de cinema ("Sete minutos depois da meia noite"). Também não é um livro para quem procura o mais cru e puro terror. Esse, é para quem procura por aqueles livros com um toque de suspense, e uma boa história e lições a serem contadas. É um livro sobre perda, amizade, família, sonhos e fuga emocional.

Sem mais delongas, recomendo esse livro para todos, sem exceção. Pois um livro que aborda temáticas tão chocantes e determinantes, adicionado à um toque de suspense, deve ser lido.
(5/5 + FAVORITADO)
Aitor Ruiz 05/12/2017minha estante
Que resenha! Com certeza irei ler

11/12/2017minha estante
show ?????

Polly 11/12/2017minha estante
SHOW DEMAIS

Maria4556 05/10/2021

Puts?o final é um pouco previsível, mas como os eventos vão se desenrolando é muito bom. Curti bastante
Laura.Novelli 05/10/2021minha estante
Parece muito bom! Adorei a capa!

Maria4556 05/10/2021minha estante
Recomendo, e é super rapido de ler

Laura.Novelli 05/10/2021minha estante
Vou colocar na lista!! :)

Juliete 26/07/2020

Amei!
Eu assisti o filme um tempo atrás e adorei muito e agora finalmente li o livro e ele de fato é ótimo e o filme ficou bem parecido com o livro.

Trechos que gostei:

? Histórias são criaturas selvagens ? afirmou o monstro. ? Quando você as solta, quem sabe o que podem causar?

"Às vezes as pessoas precisam mentir para si mesmas acima de tudo."

? As justificativas dos homens que matam sempre devem ser ouvidas com ceticismo ?
declarou o monstro.
Dyonathan 26/07/2020minha estante
Nem sabia que tinha o livro. Preciso ver o filme e ler o livro

Juliete 26/07/2020minha estante
Espero que goste!