Em algum lugar do Paraíso

Em algum lugar do Paraíso Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Em algum lugar do Paraíso

Helo 28/01/2013

maravilhoso
Um livro com crônicas curtinhas, gostosas de ler e muito engraçadas (do tipo que tira umas gargalhadas involuntárias).
Você não cansa de ler, e ele ainda é curto, fazendo-o querer cada vez mais crônicas.
Essas por sua vez, tem os mais variados temas, com as mais variadas situações que se possa imaginar. Algumas te fazem rir, outras te fazem pensar, mas esse é o ponto forte do Veríssimo pra mim, ele se dá bem escrevendo sobre tudo e de algum modo interfere em você.
Eu por exemplo fui mais tocada pelas engraçadas, as quais me renderam boas (e altas)risadas no corredor da escola enquanto eu lia e era encarada por alunos que me taxavam de louca.
Dica: Se for lê-lo, faça isso num lugar privado ou não se importe de ser encarado

Renata CCS 21/01/2013

No paraíso com Veríssimo!
Luis Fernando Veríssimo é um escritor completo: escreve de quadrinhos a romances, mas é como cronista que ele virou o meu amor quando era ainda adolescente (aliás, tive a oportunidade de me declarar... foi um dia inesquecível! rs). EM ALGUM LUGAR DO PARAÍSO é difícil de resenhar porque é um livro de crônicas e, novamente, é o cotidiano que está em análise: são personagens comuns em situações hilárias, inusitadas. Suas construções são simples, certeiras e marcantes. O autor sempre dá conta de tratar temas corriqueiros e ao mesmo tempo, consegue fazer profundas indagações da condição humana como a morte, o amor e a velhice. É preciso chamar a atenção para a sensação deliciosa que a leitura das crônicas causa e fazer uma pausa para contemplar as deliciosas palavras deste escritor! Algumas crônicas nos levam às gargalhadas, outras nos tiram sorrisos leves, mas todas nos levam a reflexão, e é este equilíbrio que eu mais gosto no Veríssimo, essa forma atrevida e até mesmo “escrachada” que ele usa em suas narrativas. Para quem ainda não o conhece e para os já apaixonados, recomendo a leitura. Veríssimo está ótimo como sempre!

Rosângela 24/11/2012

Avaliação: Muito Bom
Bom, o que posso dizer de Em Algum Lugar no Paraíso? Muito bom mesmo. Uma feliz coletânea de crônicas de Luis Fernando Veríssimo. Impossível ler devagar como uma ou duas crônicas por dia. A leitura flui e não se sente o tempo passar. São histórias deliciosas cheias de humor e boas reflexões sobre o tempo, o amor, as escolhas, a liberdade e vários outros temas. A narrativa é bastante agradável e inteligente. É daqueles livros que a gente se sente feliz por ter lido. Todas as crônicas apresentadas no livro são boas, mas me atrevo recomendar “Versões”, “O Filósofo e seu Cachorro”, “A Preguiça”, “Uma Mulher Fantástica” e “Liberdades”. São as minhas preferidas. Feliz por ter lido.

Eli Coelho 07/10/2012

O cotidiano é sempre engraçado.
Adoro Verissimo, pra mim melhor em cronicas que em romances. Recomendo a todos que dizem "não gosto de ler", eu digo:"leia Verissimo, não tem como não se divertir com seus textos".

O autor publica aqui uma compilação de suas cronicas que foram publicadas em diversos jornais. Mantem a formula de seu sucesso, humor sutil, sarcasmo, e uma forma particular de ver e retratar o cotidiano, seja em relações do homem com o mundo, ou relações homem/mulher.

De forma humorada esses retratos cotidianos nos levam sempre a reflexão. Os temas são variados, há desde crises existenciais ("Pato Donald", pra mim a melhor, chorei...de rir.),relações entre vizinhos, do homem com seu ambiente e consigo mesmo.

Leitura leve e descompromissada (como toda cronica deve ser) No final fica um gostinho de quero mais. Quatro estrelas, apenas por ser um livro curto.

saldanha 12/03/2012

Para deliciar ao poucos...
Verissimo escreve de forma leve e engraçada, os temas são variados. Posso dizer que todas as crônicas valem a pena, experimente!

Lodir 28/02/2012

Ótimo!
O mais novo livro de Verissimo, “Em Algum Lugar Do Paraíso”, trata-se de uma compilação de crônicas e contos publicados em vários jornais de todo o país nos últimos anos. É uma obra com textos inéditos até então no formato livro, que chega na onda de relançamentos de sua obra pela editora Objetiva, integrando uma versão organizada e editada, assim como um novo design.

De tal modo como os livros anteriores, então, “Em Algum Lugar Do Paraíso” traz uma amostra do que há de melhor em Verissimo: textos leves, curtos e bem-humorados sobre qualquer tema, com uma variação tão grande que leva o leitor a viajar por diversos assuntos em poucas páginas, sempre de uma forma prazerosa. Há crônicas de cunho filosófico, como a que abre o livro e dá título a ele, e reflete sobre o papel de Adão e Eva no paraíso. Segue-se uma excelente crônica sobre o tempo e a maneira como ele é percebido pelo homem ao longo da vida, realmente uma das melhores da obra. Depois, então, temos diversas coisas. Há, claro, alguns contos na mesma linha relação/cotidiano homem/mulher, e o humor sarcástico e inteligente de Veríssimo está presente como sempre em tudo.

“Em Algum Lugar...” é um livro que se assemelha a alguns dos melhores do autor, como “Comédias Para Se Ler Na Escola” e “As Mentiras Que Os Homens Contam”. É um lançamento superior a “Ed Mort”, que chegou às prateleiras ao mesmo tempo. É, sobretudo, uma leitura gostosa, que fará suas 190 páginas passarem voando, fazendo o leitor desejar que o livro não termine tão cedo.
Leandro 19/08/2012minha estante
Ótima resenha. Muito bem escrita. Parabéns!

Emanuela 24/02/2012

Ótimo!
É o tipo de livro "gostoso" de se ler! Descomplicado e cotidiano com sao as cronicas, saindo a leitura "pesada". Recomendo!

Sérgio 21/02/2012

O paraíso são os outros
Citação: "Mas chega de falar só de mim. Vamos falar de você. Você estava com saudade de mim, estava?"

Verissimo, na minha humilde opinião o melhor cronista brasileiro, não se cansa de produzir bons textos (ao contrário daquele monte de porcaria que circula pela internet e atribuem a ele; por favor, leiam os livros dele). Seu humor refinado não deixa escapar nada, desde o relacionamento, conturbado desde o início, de Adão e Eva, passando por dúvidas existenciais com relação à ininteligibilidade da fala do Pato Donald, até a personagem que não está na peça, mas decide entrar pelo uso de seu livre-arbítrio.

Esta é a mágica: pegar os eventos cotidianos da vida de qualquer um, como o homem discutindo consigo mesmo os resultados de cada decisão relevante da sua vida em um bar (com todas as versões de si mesmo resultantes de cada opção não escolhida), ou ainda, discussões de casais sobre o que comprar no mercado, ou sobre o que cada um vai levar na separação, e ressaltar um detalhe quase inofensivo, esdrúxulo até, da mesma maneira que fazemos com nossas vidas: pegar os pequenos problemas e transformá-los em tempestade. Quem nunca?

Continue lendo em: http://catharsistogo.blogspot.com/2012/02/em-algum-lugar-do-paraiso-luis-fernando.html

Ciro 06/02/2012

Livro de cabeceira
Definitivamente não é um livro para se ler de uma vez - mesmo porque você poderia facilmente acabar com ele em uma dia.

O melhor é comprar e deixar do lado da cama. Leia uma crônica por noite, e você vai acabar com ele em uns 6 meses. Mas cada crônica vale a reflexão - apesar que algumas me deixaram um pouco pra baixo e angustiado.

Nadia 26/12/2011

Em algum lugar do paraíso
Não é que eu não tenha gostado, é que eu prefiro romances. As crônicas são boas mas eu não via a hora de acabar pra começar outro livro. Tem duas em particular de que gostei mais: Estou numa ilha deserta e Solidão. Achei interessante porque são parecidas, mesma ideia talvez.
Patrícia 01/01/2012minha estante
Achei sensacional. Estava precisando mesmo relaxar. Não adianta, a gente precisa ler também sem aquele compromisso de elevar o espírito. As que eu mais gostei foram "Temperatura ambiente", "Tudo sobre Sandrinha", "Versões" e "As infláveis".