A felicidade é fácil

A felicidade é fácil Edney Silvestre

Resenhas - A Felicidade é Fácil

Felipe B. Cruz 18/06/2012

Vale a leitura
O livro é curto, conta uma boa história. Vale a leitura.

Elzinha 14/06/2012

Não foi a melhor leitura e está longe de ser. É um bom livro, com boa narrativa e poucas surpresas. Espera mais do Edney Silvestre ! Nota 5.5.

Vandir 01/05/2012

A FICÇÃO CONTANDO A HISTÓRIA
A ficção descreve a realidade. Não por acaso, obras ficcionais reclamam, como regra, alguma verossimilhança no enredo. Quando feliz e competente, a literatura ficcional acaba por cumprir uma função, digamos, “sociodidática”: ao descrever a realidade, a torna compreensível aos olhos do leitor comum. A obra de Machado de Assis, por exemplo, revela aos olhos do leitor contemporâneo algumas características marcantes de um Brasil em formação no século XIX. O não tão conhecido – porém, não menos talentoso - Aluísio Azevedo, em seus romances “O cortiço” e “O mulato”, cumpre igual papel.

Aluísio e Machado são escritores do século XIX. Nos dias de hoje, não é tão fácil encontrarmos escritores com a mesma capacidade de observação e análise da vida social brasileira. Talvez essa afirmação seja injusta, talvez haja mesmo escritores de nosso tempo muito bons, mas se for esse o caso, no mínimo, não têm tido sucesso em projetar sua obra. Bem, seja como for, encontrar um romance contemporâneo com uma capacidade de avaliação e descrição social semelhante àquela vista na obra de Machado e de Aluísio é como achar um tesouro. Portanto, para o bom leitor, ler “a felicidade é fácil” de Edney Silvestre, é como desenterrar uma arca do tesouro.

A trama gira em torno de um sequestro, mas ao descrever o planejamento, a execução e o desfecho do crime, o autor do romance descreve, com extraordinária precisão, as transformações operadas no espírito e nos usos e costumes da sociedade brasileira no período histórico compreendido entre o desmoronamento do regime militar e a conclusão da transição democrática. Mais do que um crime, a obra descreve o vigoroso processo de degeneração social do Brasil, fotografando em seu texto alguns ícones da transformação dos padrões éticos e comportamentais, tais como: a) a conversão do ideário conservador, outrora embutido em ex-agentes da repressão sul-americana, em simples impulso delinquente; b) a superação do casamento tradicional, fundada no afeto e respeito mútuos, pelas uniões amorais, baseadas apenas em luxúria; c) a renúncia à busca honesta do sucesso, como uma consequência natural do esforço e do talento, e sua substituição pela ganância desmedida e desprovida de limites éticos; d) a substituição das ideologias políticas pelo simples desejo de apossar-se da riqueza acumulado nos cofres do Estado – algo muito atual.

No texto da orelha, a obra é definida como um “romance político”. Eu, porém, a classificaria como um romance histórico, precisamente pela sua eficiência em registrar não uma história sobre personagens envolvidos em política, mas a própria história de uma época. A leitura é fácil e ágil. A divisão entre capítulos curtos e relativamente independentes facilita a leitura com intervalos. Contudo, o suspense presente na história torna a leitura quase compulsória, de modo que muitos leitores que experimentarem esse livro, provavelmente, o lerão de uma só vez, alucinadamente.

cris 14/03/2012

impressionante
querem ler um autor brasileiro que escreva bem?
Edney Silvestre é incrível! sua escrita é dinâmica inteligente.
por curiosidade,quis ler algo dele,e saber o por quê de ter ganho um prêmio jabuti no seu primeiro trabalho.está explicado ele é fantástico.leiam irão adorar!

jo 05/03/2012

Gostei da narrativa.Mostra bem os bastidores de uma eleição em nosso país e jogo de interesses que move os nossos políticos.

the_king 05/01/2012

A Felicidade é Fácil, mas nem tanto!!
A Felicidade é Fácil é o segundo livro escrito pelo jornalista da Rede Globo Edney Silvestre. Pra falar a verdade, tenho um certo preconceito em relação a escritores brasileiros, mas por ser bem indicado o primeiro livro resolvi arriscar nesse lançamento do autor. Vou ter que confessar que o começo me empolgou, com um escrita acessível e sem floreios, Edney começou um história envolvente e interessante, mas ao longo do caminho foi-se perdendo aos poucos na história. Posso resumir A FELICIDADE É FÁCIL como indo a história do nada a lugar algum, porque terminamos o livro e pensamos "o que o autor queria dizer" " o que o autor queria contar pra nós", só posso dizer que Edney Silvestre quer nos mostrar como era as coisas na época das Diretas e como muitos buscaram sua felicidade, cada qual a sua maneira.
Eduardo 08/04/2012minha estante
Se fosse de um autor sem ´´pedigree´´ jamais teria sido editado !

Kelly Lopes 14/07/2015minha estante
Um enredo pouco empolgante, una narrativa sem surpresas q não aprofunda nenhum dos temas q aparentemente quer discutir. Confesso q fiquei frustada. Esperava bem mais!