O Cortador de Bambu

O Cortador de Bambu Anônimo

Resenhas - O Conto do Cortador de Bambu

Paulo Henrique 01/04/2024

Usando esse aq so p registrar q li e foi p literatura japonesa da faculdade ? o livro eh melhor ainda que o filme

Tiago.Guedes 11/08/2023

A princesa da Lua
"O Conto do Cortador de Bambu", também conhecido como "O Conto de Princesa Kaguya", é uma antiga história japonesa que narra a jornada de uma princesa nascida do interior de um bambu brilhante. A trama aborda temas de amor, identidade e efemeridade da vida. Através de elementos fantásticos e uma atmosfera poética, o conto explora a busca pela felicidade e a luta contra as convenções sociais. Esta narrativa atemporal oferece reflexões profundas sobre a natureza humana e a relação com o mundo ao nosso redor.

criswz_ 09/03/2023

A lenda da princesa kaguya
Clássico conto japonês bem suave, adorei o filme dos studio ghibli e gostei do livro, livro que você acabar rapidinho

Maria Martini 16/02/2023

1001 livros antes de morrer
Vim pela lista, achei bem sem fundamento, afinal qual era o objetivo da princesa, porque ?? Só pra fazer o casal ser feliz e depois torná-lo mais infeliz ainda ?

ana rafaella 15/02/2023

????????.????????.????????. ????????.????????.????????. ????????.????????.????????. ????????.????????.????????.
y.cmartinss_ 15/02/2023minha estante
Tendi tudo?

flav 11/12/2022

kaguyahime
o começo do conto parecia que ia trazer algo totalmente diferente do final. Não sei, fiquei com a impressão de que o final não pertencia ao começo e vice-versa.

Apesar disso, o conto é bem tranquilo e leve. Leitura de minutos que acaba trazendo um pouquinho da história do país.

|| lista 1001 livros para ler antes de morrer: 11/1001 ||

Mrs Luna 09/01/2022

De onde surgem as fábulas
O conto do cortador de bambu é um exemplo clássico de como surge as lendas antigas de determinado país/região, com uma escrita simples e objetivos claros a história entretem em suas 10 páginas de duração, sendo uma leitura leve e rápida, me remetendo aos contos dos irmãos grimm que tanto aprecio.

Maritza Castro 14/09/2021

Conto clássico literatura japonesa
[lista de 1001 livros para ler antes de morrer] Conto clássico da literatura japonesa que conta a história de Kaguyahime (ou princesa Kaguya), que é um bebê que é encontrado por um cortador de bambu. A menina porém é muito especial, e rapidamente muitos príncipes querem se casar com ela, e ao longo da história, são propostos desafios para esses príncipes, para conseguir a mão dela em casamento
(SPOILER? Kkkk)
A princesa porém é um ser de outro mundo, e vai acabar retornando para a lua. Ao retornar, ela deixa uma poção de imortalidade, a família e amigos se recusam a tomá-la, e despejam o líquido nas águas do monte Fuji, e até hoje, na boca do vulcão fujisan, a poção da vida eterna evapora
Paulo 13/05/2023minha estante
Salientando que Fuji significa vida eterna ou imortalidade. então. podemos sugerir que ,ao despejam o elixir nas águas do monte ele é nomeado como mote Fuji ,pois ao ter agora o elixir da vida misturado as sus aguas o monte se tornou imortal.. já na interpretação historia ao deixar o elixir da imortalidade com seus antes queridos a princesa Kaguya amostra que mesmo ela longe amor dela por aquelas pessoas que lhe acolheram com feição e dedicação eram ser pela vida terna .O elixir é a figura que simboliza o sentimentos dela .

Márcia 13/05/2021

O Conto do Cortador de Bambu
É a mais antiga obra de ficção japonesa sobrevivente. Existem várias teorias sobre a data precisa em que foi escrita, mas acredita-se que tenha surgido no fim do século IX e início do século X. Yasunari Kawabata, um dos melhores romancistas do Japão, lançou sua versão moderna em 1998.
Trata-se da história de Kaguya-hime, uma princesa belíssima achada ainda bebê por um velho catador de bambu. Sua beleza impressiona os homens e, na tentativa de casá-la, seu guardião escolhe para ela cinco pretendentes.
A indiferente Kaguya-hime, relutando em se casar, impõe-lhes tarefas impossíveis. Os candidatos malandramente usam seu dinheiro e sua posição para tentar convencer a princesa de que realizaram suas tarefas. Um príncipe faz um grupo trabalhar dia e noite produzindo um ramo de ouro para a princesa; outro paga um chinês para encontrar um manto à prova de fogo. Por fim, ela não se casa com nenhum pretende.
Os pais de Kaguya-hime percebem que ela muito deprimida e a indagam o que esta acontecendo, ela muito triste informa que em uma determinada data ela voltaria para a Lua e como presente, ela deixa um vaso com uma poção da imortalidade, que seria despejado no vulcão Fulsijan.

Glory 10/04/2021

Essência, Valores, Lua em Liberdade
Conheci esse conto através da versão fílmica animada O Conto da Princesa Kaguya, do Studio Ghibli. Realmente é uma história que traduz um impacto forte em mim, seja pela forma como conduz o valor da família, seja na forma como retrata a liberdade.

Essa liberdade vai além de regras, estigmas ou qualquer coisa socialmente investida por um limite. A liberdade da princesa é uma metáfora com o encontro com seu lugar, seu espaço, sua identidade. Toda essa forma é apresentada e modificada pelos princípios da natureza, uma essência que quebra qualquer barreira de limites, uma essência natural que percorre um curso com intuito de mudar aqueles que ultrapassam esse curso.

Uma história sobre o valor familiar, sobre a mulher e sua liberdade, sobre o alcance com a liberdade, sobre ser alguém em um mundo onde a essência ainda procura formas...

anafarias48 26/08/2016

O Conto da Princesa Kaguya
O Conto do Cortador de Bambu é um clássico japonês, cheio de sensibilidade e magia. Mostra-nos a verdadeira essência da vida e leva-nos a pensar qual o verdadeiro sentido da vida e porque estamos aqui.
Nos faz repensar no que somos e no que queremos nos tornar. Recomendo também que vejam o filme O Conto da Princesa Kaguya, belíssimo por sinal, feito baseado no livro. Lágrimas virão, com certeza.