Possuída

Possuída Vanessa Bosso

Resenhas - Possuída

Bruna Tiene 02/03/2020

História fofa e leitura fácil e leve!

Vanessa Sueroz 23/04/2014

Neste livro iremos conhece Alicia, uma garoto normal que é órfã e vive com seu irmão. Alicia tem uma vida bem comum, pelo menos é o que ela pensa, até que coisas estranhas começam a lhe acontecer, coisas como alucinações, vozes estranhas… Até mesmo uma vidente prevendo o futuro.

Enquanto tudo isso acontece também conhecemos Lucian, um demônio rouba um corpo humano para que possa estar perto de Alice e conseguir um segredo que somente ela tem acesso, e somente terá acesso no seu próximo aniversário que está bem próximo.

Alicia e lutadora em uma academia junto com seu irmão e Lucian usa isso para se aproximar. Tentando impedir que Lucian tome o controle de Alicia, Gael seu anjo da guarda tenta entrar em ação e avisá-la do perigo de todas as formas possíveis.

E agora quem vencerá? O céu ou o inferno? O que acontecerá com Alicia, Gael e Lucian? Que segredos Alicia esconde que nem ela sabe o que é?

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/possuida/

Juliana 02/11/2013

Possuída, mais um livro nacional que eu li este ano, escrito pela Vanessa Bosso, é mais voltado para o público adolescente e que curte histórias que envolvem anjos, espiritismo e literatura fantástica em geral. Já disse em outras resenhas que esse tema não é dos meus preferidos, mas como não desprezo nem abandono um livro sem antes dar uma chance ao autor e à história (mas principalmente a mim mesma), quando vi Possuída na Amazon.com.br, baixei para o meu iPad e fui ler.

Esse livro é ao mesmo tempo um romance adolescente entre uma garota e um anjo do mal encarnado em corpo humano, e a história de um plano elaborado por Lúcifer para roubar um Código Mágico e libertar os demônios e demais seres obscuros de uma dimensão sombria onde estão presos.

Em um primeiro momento, pensei que Possuída seguiria a fórmula de Poção do Amor, da mesma autora, que eu havia lido logo antes dele, mas não. Em Possuída, a escrita da autora está mais madura e mais rica do que em Poção do Amor, mesmo mantendo o público alvo e a temática. Não sei qual livro foi escrito primeiro, mas Possuída em termos de qualidade de escrita, está muito melhor.

A leitura é dinâmica e envolvente, tem diversas referências ao amor da personagem por livros e a caracterização dos personagens de acordo com a sua idade também foi muito bem feita. As descrições de lugares são feitas apenas na medida em que os cenários sejam relevantes para a história, sendo que a narrativa dá bastante destaque para os sentimentos da personagem principal, Alicia.

Os outros personagens mais envolvidos na trama principal são bastante mencionados e caracterizados, mas na minha opinião, alguns elementos relativos a personagens e enredos paralelos poderiam ter sido mais explorados, como por exemplo, o fato de um dos amigos de Alicia estar apaixonado por uma amiga dela. Acredito que mesmo que não tivesse importância para a trama central, esse relacionamento paralelo poderia ter sido melhor explorado pela autora ou ter sido sinalizado em algum momento, assim, só de passagem...

A história de envolvimento de Alicia e Lucian foi bem desenvolvida e, pela primeira vez em muitos livros que eu tenho lido, não pareceu artificial ou babaca demais. A história que envolvia Gael e os demais seres imateriais do bem e do mal também foi bem explicada e caracterizada, dentro de seu contexto.

Ao mesmo tempo em que conhecemos muito detalhadamente a vida de Alicia, a questão da morte dos pais dela e de seu irmão mais novo, toda a nova realidade que foi apresentada a partir de um determinado evento do livro, quando este se encaminhava para o desfecho, foi apresentada rápido demais, e não conseguiu me fazer acreditar. Até mesmo a trajetória de Gael e sua relação com Alicia não me pareceu tão real, como foi com Lucian. Para mim, algumas páginas a mais, detalhando essa parte da história poderiam ter deixado o livro que já estava bom, ainda melhor.

A leitura valeu a pena por ter tido a oportunidade de conhecer mais uma obra da autora, que vou continuar a prestigiar. Gosto da forma como ela escreve para adolescentes modernos, com um estilo atual e leve, sem desprezar a língua portuguesa. Ela ganhou meu coração.

site: www.cafecomlivros.blog.br/resenha-possuida-vanessa-bosso

ELAINE 12/10/2013

Sinopse - Possuída - Vanessa Bosso
Lúcifer possui um plano muito bem engendrado. Um ser das trevas ultrapassa os limites do tempo-espaço e rasga o véu da realidade mundana. Um corpo humano é roubado e servirá perfeitamente para os planos do submundo. Para piorar a situação, um anjo guardião é sequestrado. Entre sussurros, arrepios e mensagens do além, Alicia se vê numa intrincada rede que envolve céu, inferno e o apocalipse. O que Alicia, uma garota de dezessete anos, tem a ver com tudo isso? Será que Lúcifer conseguirá atingir o seu intento? Com uma narrativa empolgante, Possuída vai prender você do início ao fim. Mergulhe de cabeça nesse romance sobrenatural que levará você aos céus... Ou ao inferno.

Meus comentários:

Nem preciso dizer que meu tema favorito são anjos, não é mesmo? Por isso, desde que vi a sinopse de Possuída pela primeira vez, fiquei muito ansiosa para lê-lo. Já havia lido a série Sussurro, Fallen e Personal Demons, mas um livro nacional que falasse sobre o tema, apenas o meu mesmo, rs.
Devido a alguns contratempos, só consegui obter meu exemplar de Possuída há pouco mais de um mês, das mãos da própria autora, com dedicatória e autógrafo. Nesse ínterim, tive a oportunidade de ler outros nacionais com esse tema tais como Equinócio e O Ceifeiro, ambos publicados pela Editora Dracaena.
O que posso dizer, para começar, é que a revisão e a editoração feitas na obra de Vanessa Bosso foram lastimáveis. A capa, apesar de linda, não tem nada a ver com o conteúdo da história e a revisão deixou escapar muitas coisas.
A história é narrada em primeira pessoa, sob o ponto de vista de diversos personagens, em alguns capítulos quem narra é Alicia, em outros Lucian, em outros Gael e alguns são narrados por personagens “menos importantes” tais como Bento e Elemiah. Isso aliás, foi algo que achei bem interessante, pois conforme mudava o narrador, o estilo de Vanessa também mudava, os capítulos narrados por Alicia possuem uma linguagem mais informal e coloquial que os capítulos narrados pelos anjos.
Julguei uma pena a obra se tratar de um livro apenas, acho que ainda havia muito a ser explorado, que Vanessa poderia ter escrito uma série para Alicia, pois ainda havia muito potencial a ser explorado nos personagens secundários e também sobre todo o universo fantástico criado pela autora.
A leitura flui de maneira fácil, fluida e rápida. É praticamente impossível largar o livro depois de iniciá-lo. Recomendo apenas um cuidado a quem interessar possa: Possuída é um livro escrito para “iniciados” na leitura de Fantasia, pois não se prende muito a longas explanações e elucidações para os “novatos”. Já para os aficionados por anjos como eu, o livro é uma boa pedida, pois possui um embasamento pouco tradicional e um enredo surpreendente.

Vitor Emmanuell 10/10/2013

Vanessa Bosso é uma daquelas escritoras que conseguem cativar o leitor à um nível em que já não há barreiras, podemos desfrutar de uma boa história a qualquer momento. Seja uma comédia romântica, uma aventura, um romance espiritualista ou até mesmo um livro sobre o fim do mundo. E Vanessa sabe muito bem como provocar em cada um de nós, aquele frio na barriga que poucos conseguem causar.

Vou logo avisando, Possuída é um romance que tira o fôlego de qualquer um. Uma vez começado, nada de leituras diferentes, Alicia prenderá você do início ao fim, sem almoço, janta ou café da manhã. Ler será seu único alimento nas próximas horas. E não é a toa que o livro tirou a minha madrugada pela segunda vez.

Ao reler este incrível livro, me deparo com a mesma ânsia que me fez terminar a primeira leitura, eu sempre achava que um livro lido uma segunda vez, não tem o mesmo gás da primeira pegada. Eu estava completamente enganado. Reler uma história como essa, é assinar um termo de pura diversão a qualquer momento do dia. O fim do mundo neste livro, é o melhor de todos os que a Vanessa escreveu, eu sempre digo que todos os livros sobre o fim do mundo, desta autora, são incríveis. E são, mas é que minha relação com Possuída vem desde o ano passado, afinal, foi o primeiro livro que li da autora, ainda no formato físico.

“Quando o tempo do Apocalipse chegar, anjos e demônios serão revelados.”

Lúcifer que abrir as portas do inferno (ah, seu danadinho duma figa!). Só que pra isso, ele precisa de ajuda, digamos que um empurrãozinho e uma mão a mais. Uma mão não somente de um ser qualquer. Agora me perguntem, o que Alicia tem haver com o fim dos tempos e o início do apocalipse em que todos morreremos? Veremos que Alicia não é só uma garota normal, ela é “a garota”.

“Fiquei cega, surda, muda e louca! Eu estava muito louca! Senti-me possuída por uma força, por algo que me fazia ver tudo em vermelho sangue.”

Alicia passou por muita coisa, perdeu os pais e vive com o irmão Kadu (o cara é demais, vou logo avisando), que protege sua irmã com unhas, dentes e aikidô. Isso mesmo, aikidô, o cara quebra qualquer um que venha pra cima da mana, que é a beleza em pessoa.

“Eu continuei tentando reavivar as memórias do estranho sonhos. Quem era aquele ser preso na árvore da morte? Que lugar era aquele? E como, por Deus, eu conhecia aquelas paragens? Apenas um sonho, nada mais.”

Algo que me impressionou durante a leitura do livro, foi a narrativa. Vanessa conseguiu mostrar uma imagem paralela de todos os personagens. De um lado, temos Alicia narrando a história, com uma personalidade cativante, do outro, temos o lado mau da história, narrado em terceira pessoa. Eu diria até, que é um lado bem divertido, pois é onde conseguimos enxergar todos os planos do ser maléfico das trevas, e assim, a tensão na hora da leitura fica maior. Eu chutei a parede sem querer, com medo deste lado, mas num YA como esse, prender a respiração é essencial.

“De volta ao corredor do hospital Lucian repassava a imagem de Gael, refletida no espelho, o que lhe causava espasmos no abdômen. Ele estava com raiva, muita raiva.
Trincou os dentes.
A fase dois começaria agora mesmo.”

Bia é a melhor amiga de Alicia, diria até que a menina é das minhas embora eu ame Alicia. Bom, se eu falar de Gael e Lucian, é capaz da autora vir aqui em casa me matar. Esses caras estão no pedaço, com Alicia, e vocês meninas morram de inveja. Ela tem dois caras babando por ela. Digamos que eles são os dois lados da moeda, qual Alicia escolherá?

Agora eu preciso ir, reler mais um livro da Vanessa e semana que vem tem outra resenha. Sim, eu sou viciado nos livros dela, mas nada que não possa ser resolvido com uma boa história para ler novamente. Até mais galera!

Karini.Couto 24/08/2013

Olá leitores, hoje trago a resenha de mais um nacional!

Possuída é um romance sobrenatural escrito pela autora Vanessa Bosso. E mais uma vez um nacional que eu adorei ter o prazer da leitura. Sei que já estou ficando um tanto repetitiva até, mas fico muito orgulhosa em pegar um livro nacional e me deparar com uma obra digna de qualquer livro estrangeiro que esteja na moda!
O que quero dizer com isso é que os autores nacionais têm surpreendido muito com seus livros que são tão atrativos quanto os livros estrangeiros!

Possuída retrata a história de Alicia uma jovem de dezessete anos que perdeu seus pais e seu irmão mais novo a pouco mais de seis meses e está ainda no período de adaptação e sofrendo sua perda. Alicia é uma adolescente típica que poderia ser comum se não fossem os sussurros e coisas bem estranhas que vem acontecendo em sua vida!
Ela vive com seu irmão mais velho, Kadu, que é quem cuida dela e juntos tentam superar suas perdas!

Kadu é lindo e atlético, arranca suspiros por onde passa!

Lucian, mesmo estando a mando do "capeta" não deixa de ser atraente e desejável, mesmo sabendo que ele possui planos ocultos e que por detrás de todo seu charme existe um plano para que o código sagrado seja quebrado e Lúcifer e os demais seres do inferno liberados de sua prisão!

Gael é encantador com toda a sua determinação em ajudar Alicia e realmente é difícil não suspiras por todos esses rapazes maravilhosos!

A melhor amiga de Alicia.. Bia também se tornou um personagem atraente aos olhos dos leitores com suas tiradas e por seu jeito de onde chegar..causar! rsrs

Não posso deixar de mencionar Bento, o ex-padre, que teve um papel importante nas revelações da história! Um homem plausível por toda a sua força e fé! Que nem mesmo no mais difícil momento arredou pé e desistiu de sua luta ao lado da luz! A cena onde o anjo o escolta para a luz, foi palpável para mim e me emocionei!

O livro é narrado em 1ª e 3ª pessoa o que é um tanto diferente do que estamos acostumados e eu gostei bastante!

Vanessa Bosso faz descrições ricas em detalhes dos sentimentos de Alicia o que torna fácil entender suas escolhas no final do livro! Alicia é um personagem forte e que cativa o leitor. É perceptível o amadurecimento de Alicia quando descobre todo o peso sobre seus ombros sem que precisemos forçar nossa imaginação para vermos o quão importante é sua missão na terra!
Quando iniciei essa leitura achei que o livro era um romance envolvendo anjos, como tantos outros já existentes no mercado, porém me enganei, pois Vanessa Bosso se aprofunda um pouco mais na história que cerca anjos, demônios e um fator que achei muito interessante.. a Reencarnação!

O livro possui uma capa linda e ilustrações do talentoso Nanuka Andrade!
A diagramação ficou ótima e a revisão quase perfeita!

Foi o primeiro livro que eu li da autora e certamente já me interessei pelos outros títulos já lançados pela mesma, pois sua forma de escrita e desenvoltura me prendeu e me agradou muito!

site: http://www.mixliterario.com/2012/07/resenha-possuida-vanessa-bosso.html

Mari 16/04/2013

Lucian, um dos meus vilões favoritos!
Possuída conta a história de Alicia, uma adolescente de dezessete anos que perdeu os pais e o irmão caçula num trágico acidente de carro e vive com seu irmão mais velho em São Paulo. Como toda adolescente normal, ela frequentava a escola, a academia e gostava de sair com os amigos para a balada nos finais de semana. Entretanto, ela era acometida por estranhos e perturbadores sonhos que tornava a experiência ainda mais palpável como se realmente fizesse parte deles. Um dia, teve um sobressalto ao tomar banho e ver uma mensagem no espelho do lavabo alertando-a sobre os perigos que a cercavam. Falou com seu irmão e acabou precisando aceitar o fato de que aquelas estranhas manifestações estavam comprometendo a sua sanidade, por isso foi convencida a procurar uma psicóloga que posteriormente verificou a necessidade de obter respostas para seus questionamentos através de um Centro Espírita.

Lúcifer pretendia abrir as portas do inferno e para concretizar os planos do submundo, ordenou a um de seus filhos que se infiltre no mundo dos humanos para acompanhar os passos de Alicia bem de perto. Ele rouba um corpo humano e aos poucos consegue fazer parte da vida dela ao frequentar as mesmas aulas, praticando Aikidô na academia de Kadu, o irmão dela e até mesmo foi capaz de criar um história sobre sua vida de forma que ela imaginasse que ambos tinham muitas coisas em comum. Lucian era um rapaz irresistível, carismático e muito bonito. Era só uma questão de tempo até conquistar a confiança de Alícia e assim descobrir como conseguir o tão almejado Código Mágico. O que ele não esperava era que o anjo guardião de Alicia estava dispondo de todos os recursos possíveis para preveni-la a tempo de evitar que o pior acontecesse devido ao seu envolvimento com ela. Gael precisava reunir reforços para livrar-se da maldição que o prendia a uma árvore que sugava o seu poder celestial antes que Lúcifer atingisse o seu intento.

O ponto alto da trama sem dúvida aconteceu durante o confronto entre os seres do submundo e os anjos celestiais, o que proporcionou uma reviravolta em um suspense de tirar o fôlego. Eu torcia muito pelo Lucian mesmo sabendo bem que as suas intenções não eram as melhores, mas ele era um ser controverso e incompreendido ao mesmo tempo e isso foi o que me fez nutrir uma afeição pelo personagem. O livro é narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Alicia, mas fiquei um pouco confusa ao me deparar com o narrador onisciente em determinado capítulos, algo difícil de acontecer quando se trata de livros para o público jovem-adulto. Os leitores ficarão maravilhados quando se depararem com excelentes ilustrações feitas pelo escritor Nanuka Andrade! Foi uma grande surpresa também ver que o Danilo Barbosa foi citado na história e achei incrível mesmo a iniciativa da autora em mencioná-lo oportunamente no livro.

Eu recomendo a leitura para todos. Encontrei poucos erros de revisão que não comprometeram a leitura em nenhum momento.Espero que tenham gostado da resenha e fiquem à vontade para comentar e expressar a opinião de vocês a respeito do livro!!

jan 27/03/2013

Decepção
Ouvi muito ti-ti-ti sobre esse livro, ao ponto de despertar minha curiosidade o suficiente para busca-lo em trocas. Cheia de ansiedade comecei a leitura e o que encontrei??? Nada! Absolutamente nada!

Os personagens são tão rasos que chega a dar raiva. A historia (que deveria ser algo denso conforme nos insunua a sinopse) é recheada de futilidades!! Quem em sã consciencia iria querer ler paginas e paginas sobre a briga de uma personagem com o seu cabelo??? Descrições muito bem detalhadas das roupas, maquiagens, carros, motos e afins é o que mais se encontra no livro.

Então nos perguntamos "onde está a historia afinal???"....eu respondo....nas ultimas 50 paginas! São quase 400 paginas de futilidades para que nas 50 finais, a historia seja despejada de balde sobre o leitor, com fatos se atropelando numa velocidade que chega a angustiar! E quando tudo termina, fica aquela decepção, pois o livro poderia ter muito menos abobrinha e a historia (que tinha um grande potencial se tivesse sido realmente trabalhada) acaba sendo apenas um mero coadjuvante no meio de tanta futilidade!

Neyara 25/03/2013

[Capsula de Banca] Possuída - Vanessa Bosso
Adoro participar de Book Tour (percebe-se pela quantidade de selinhos que tem no rodapé do blog, haha), acredito que é uma ótima oportunidade de conhecer novos títulos e fazer amizades O livro viajante da vez é Possuída, da autora Vanessa Bosso, a ação foi organizada pelo blog Avontade (recomendo a visita) e eu estava super ansiosa para chegar a minha vez.

Primeiro: só o título do livro é de tremer, parece aquelas histórias assustadoras, que vão tirar o seu sono. Segundo: a capa do livro é bem inspiradora. Terceiro: tive boas experiencias com os livros da Editora Dracaena, Contos de Meigan [resenha] é um bom exemplo. Quarto e último e o mais importante: qualquer sinopse que fale sobre Lúcifer, apocalipse e afins já me interessa e muito.

Algo que me incomodou assim que o livro chegou foi a qualidade da capa, acho que a editora pecou nesse quesito, o papel é frágil, e acaba desvalorizando o livro. Ok, adoro assuntos relacionados a produção gráfica, por isso eu sou bem chatinha com esses deslizes, principalmente quando poderiam ser evitados. Aproveitando o assunto capa, quando terminei o livro descobri que a história não faz jus a sensação que temos quando olhamos pra capa (imagem + título), apesar de combinarem com a história.

Alicia perdeu os pais e o irmão caçula em um trágico acidente de carro, agora tenta restruturar sua vida com a ajuda do seu irmão Kadu, e sua amiga de infância Bia (The Vampire Diaries? [resenha]). De volta as aulas, um novato surge para conquistar o coração de Alicia, ou melhor, ele parece ter sido feito sob medida para ela. Os mesmos gostos, os mesmos sonhos, as mesmas histórias, em um corpinho fenomenal, com um olhar penetrante e uma mordida no lábil de tirar o fôlego.

Além dos dramas que qualquer adolescente de 17 anos tem que enfrentar, Alicia está tentando superar a ausência dos pais, organizar uma festa de aniversário e decifrar o que algumas mensagens sobrenaturais tentam lhe avisar. No submundo, Gael tenta se livrar das amarras da Árvore da Morte e impedir Lúcifer de colocar em prática seu plano de abrir as portas do inferno, ou seja, decretar o apocalipse.

No inicio achei o livro um pouco cansativo, parecia que tinha saído da mesma forma que todos os outros livros de anjos e vampiros, mas não é bem assim, a história consegue te prender, te envolve, te faz perder o ar, é muito mais que uma "forminha". Amei os capítulos do Gael e Lúcifer, foram tensos, doloridos e emocionantes. Não curti muito os personagens em si, não rolou uma "química", não rolou torcida, o que me desmotivou um pouco, mas no geral adorei a leitura, apesar de não ter sido assustadora como o esperado. A escrita é bem gostosa, leve, fluida, e os capítulos são curtos, o que te faz avançar rápido na leitura.

site: http://capsuladebanca.blogspot.com.br/2012/10/livro-possuida-vanessa-bosso.html

Fernanda 09/03/2013

Possuída - Vanessa Bosso
Olá!

Ganhei este livro da Autora Vanessa Bosso, fiquei super feliz(Mas qual leitor não ficaria?..rsrsrs). Vanessa, obrigada pelo presente. E acabei deixando-me ser possuída por este romance e tenho certeza que não será diferente com outros leitores.

Possuída é lindamente assustador....rsrsr...Só um pouquinho...Lindo porque o amor esta presente em praticamente todas as páginas. Assustador porque estaé uma estória de Anjos e Demônios. Anjos das sombras sempre dá um certo medo..rsrsrsr

Eu li este livro em dois dias...kkkkk...não conseguir parar de ler, pois é envolvente e você só para quando chegar ao final.

Alícia é linda (mas sei irmão Kadu o Lord....srrsrsrrs). Voltando!! Alícia é a futura rainha de Gaia e nasceu na terra para cumprir uma missão e passar por alguns testes. Lucian é um Anjo das trevas que foi enviado a terra para possuir o corpo de Alícia e pegar um Código que libertará Lucifer de sua prisão, mas será que ele vai conseguir?.

Kadu, Lucian e Gael, são homens lindamente maravilhosos....rsrsrrs..( Só frisando uma parte importante). rsrrsrs

Possuída relata a história/estória de anjos e demônios. Anjos caídos, traição, morte e muita maldade, e muito amor como não poderia deixar de existir. Mas a humanidade ainda tem uma chance antes do apocalipse, basta apenas fazer a escolha certa.

O final: Não tinha imaginado o livro como ele é. E é sempre bom saber que dentro de nós tem a Luz e Trevas(pois assim podemos controlar cada um deles), ou seja, todos nós possuímos o nosso lado bom e ruim. Gael e Lucian são duas metades....Como sabemos, sempre á uma revira-volta ao final de cada livro e suas descobertas mas a deste eu vou deixar para quando vocês o lerem.....kkkkk....Sei que tem gente que vai ficar meio brava, mas...rsrsrrs...né Lu. Franzin?kkkkkk

Gael seu lindo....Não posso contar..rsrrsrs

Beijokas!

Josy.Stoque 21/12/2012

Tá, ok, eu mergulhei e puxa vida, fiquei sem ar até o final da leitura!
O que é isso, Van? Meu histórico de leitura foi bem engraçado, fiz uns comentários bem maluquinhos rsrs E a pergunta: o que uma garota de dezessete anos tem a ver com isso me intrigou por bastante capítulos. E quantos! São curtos e bem aproveitados, parando naquele trecho que você grita: o que está acontecendo? OMG! Não dava para parar, gente, eu precisava saber, senão enlouqueceria, tá legal!
Adorei a linguagem! A.D.O.R.E.I! Leve, gostosa, divertida e com várias narradores presentes. Ora Alicia, em primeira pessoa, pirando como qualquer adolescente, ora nossos coadjuvantes: Lucian (e as garotas gritam!) e Gael (o outro lado dessa moeda).
Fiquei assim ó *O* com a narrativa aprofundada, com descrições. O que você disse mesmo quanto a elas, Van? rsrsrs Perfeito! E o desfecho, a explicação de tudo. *O* Amo a criatividade da Vanessa e sabia que seu amadurecimento ainda me deixaria em choque. Mas não me mate no próximo livro, hein.
Fato, sou fã incondicional de Bosso e ainda quero uma estante cheia de seus livros. Desejo todo o sucesso do mundo a sua carreira. E por favor, por mim, por nós, seus leitores, nunca pare, diva!
Se eu recomendo? Mais do que isso, eu exijo que leiam e se aprofundem no mundo mágico da Van!

Rafa Mello 22/09/2012

Alicia é uma garota de 17 anos como todas as outras: Tem amigos, paixões, medos... Mas à alguns meses ela sofreu uma grande perda, e se não fosse por seu irmão, Kadu, talvez ela estaria sozinha neste mundo.

Após essa perda, Alicia começou a receber mensagens do além, sussurros estranhos e arrepios involuntários sem sentido. Mas aliás, o que Alicia teria a ver com todos esses fenômenos?

Com uma narrativa que flui perfeitamente, Possuída irá te prender desde o início nesse romance incrível!

Leia a resenha completa em: http://blogeumaislivros.blogspot.com.br/2012/09/possuida-vanessa-bosso.html

Paula.Serkonos 15/09/2012

O Anjo que quis me possuir
Possuída, Dracaena 454 páginas, é o quinto livro de Vanessa Bosso, ou como gosto de chama-la: Doomsday Writer (Escritora do Fim do Mundo). O motivo é meio óbvio; esse é o quarto livro em que ela apresenta uma nova versão sobre o apocalipse. Não posso comentar muito sobre isso, afinal, só li dois livros dela, três se você contar metade de O Imortal e metade de O Homem de todas as minhas vidas, também da Dracaena.

Lúcifer tem um plano.

Um plano para causar o apocalipse. Agora vocês entendem o porque do Doomsday Writer (e entenderão mais ainda quando lerem a sinopse do novo livro dela, A noite em que as estrelas caíram). Mas novamente, eu divago. Lulu tem um plano para causar o apocalipse, certo. Ou melhor, a idéia geral é começar pequeno; vamos só abrir as portas do inferno e soltar os demônios e o que vier a partir daí é lucro. Sério, bem nessas.

Mas tudo começa pequeno, e esse diminuto foi Lucian.

Um corpo humano foi roubado.

Imagino que nós somos almas. Aliás, sei disso. Eu sou uma alma num receptáculo de carne. Ou um corpo, se for mais liberal. O corpo é o que a sua alma ocupa, mas você não é ele. Dá para entender? Ao contrário da maçã, que é o cabinho, as sementes, a casca e a fruta em si, nós não somos um todo, corpo e alma. Nós somos a alma, o corpo é o lucro. Certo? Ceerrrrrto.

Lucian, um dos milhares filhos de Lulu, rasgou o véu que separa a nossa dimensão do inferno. O que rasgou foi Lucian, o espírito/alma, seu corpo ficou lá, guardadinho à espera do mestre. Ele veio para a nossa realidade com alguns propósitos: ocupar um corpo humano, fazer a boba da Alicia se apaixonar por ele e apertar o gatilho que dará início ao apocalipse. O básico, gente. Sempre o básico.

Roubar um corpo é basicamente expulsar a alma que o ocupa.

Lulu Dois chegou, arrumou um corpo legal e tomou conta do barraco, chutando o antigo dono – um traficante, perda zero, digamos por passagem. Corpo próprio? Check. Próximo passo: seduzir a mocinha irritante.

Alicia – Deus me perdoe, mas se eu visse essa menina na rua, é homicídio certo – é uma adolescente de dezessete anos que está tentando superar uma tragédia em sua família. Papi, mamis e lil bro morreram num suspeito acidente de carro, deixando a pobre Alicia na guarda do irmão mais velho, Kadu – Ou Carlos Eduardo ou Coisinha linda da titia para os íntimos como eu – e tendo que sobreviver ao mundo cruel. Eles ainda estão em luto, só se passaram alguns meses do acidente; é aceitável. Mesmo após a desgraça, eles ficam “bem”, apesar dos pesares.

O engraçado da personagem principal é que no início do livro é muito fácil gostar dela. A menina pratica Aikido, usa vestido e all star, é leitora compulsiva, tem o cabelo problemático e tem contato de terceiro grau. Quer dizer, tá aí, pronta para encantar todas as menininhas que lerem o livro. Menos eu, porque eu vejo o que outros nem sempre vêem: tava na cara que não ia gostar dela. Quer dizer, aikido? Sério? Eu costumava ter aula disso no ensino médico e a primeira coisa que pensei quando o professor deu a aula? Man, that’s sooooo gay. I mean, seriously, as outras artes maciais devem ver o Aikido como balé.

Então sim, não gostei da mocinha no início e quando cheguei ao fim do livro estava decidindo qual arma usaria para o homicídio – ainda não decidi, mas a balança está pesando para facas. Talvez quando terminar a resenha já tenha algo em mente.

Algo relevante da Alicia é que ela é o tipo de garota que no mínimo 70% das leitoras se identificação. É algo que não consigo realmente explicar, só sei. Tipo, o céu é azul – fato e sei disso -, mas não consigo explicar porque. Sacaram? Entretanto, eu não faço parte dessa porcentagem.

Mas também não me identifiquei com nenhum vilão.

Fato raro, muito raro.

Na maior parte dos livros, sempre escolho um lado, dos mocinhos, dos vilões, dos anti-herois, etc. Em Possuída, comecei a leitura achando que ia fazer parte do grupinho de Lulu e torcer para o fim do mundo. Isso não aconteceu. No final do livro também não torci para os anjos – sim, os seres celestiais também estão no livro, dud.

Eu fiz fanbase para um personagem que é importante, não foi tão aproveitado e é king of friendzone: Gael. Não cruzei os dedos para o lado dele, não. Gritei por ele, e só por ele. Por algum motivo além de mim, gostei do anjo, um personagem do bem. Coisa rara, geralmente faço até macumba para os malvados ganharem e xingo o autor caso isso não aconteça.

Possuida é, que eu saiba, o segundo livro de Vanessa Bosso em que Gaia está incluída, e devo confessar, se no primeiro não entendi muita coisa, nesse simplesmente babei. Estou esperando para conversar com a autora e entender melhor esse babado tenso. Há Gaia e Deus e eu não sei ao certo se essas duas coisas combinam, mas eu sou ninguém para questionar sobre o que o autor cria.

Gosto desse tipo de mitologia, mesmo não entendendo. É interessante e foge um pouco aos padrões que estamos vendo nos livros atuais. Um ponto para originalidade.

Agora, vou separar Possuída em duas partes: o livro e a história. Expliquei isso em uma resenha há um tempo. A história é o que o autor te contou, o que você entendeu, a idéia que o autor passou. Já o livro é a escrita, a revisão, a diagramação e a capa.

Eu gostei muito da história, mesmo tendo me irritado deveras vezes, desejado matar muitos personagens e ficando cada vez mais de queixo caído com a Alicia – e não de uma forma legal. Gostei e ponto final. Acho que alguns personagens poderiam ter um papel mais importante, mas assim iria complicar e sei lá. É triste quando um personagem que você gosta não tem um papel tão importante na história. E ah, o final poderia ter vindo mais rápido. Quer dizer, acho que a Vanessa enrolou um pouco demais e por isso o final acabou sendo rápido demais. O meio do da história durou muito, o que, de fato, atrasou a minha leitura e por isso eu não terminava – outro motivo para isso é que a história é tão envolvente que você acaba lendo sem parar e não aproveita. O que eu gostaria de dizer à autora? Bem: Querida amiga, eu gostei muito do seu livro e teria amado se o Gael fosse só meu.

Já o livro me falhou em algumas partes. E aparentemente nenhuma delas é culpa da autora.

Diagramação: Qual é o problema da Editora Dracaena? Sério gente. Eles cobram horrores, realmente horrores e não se dão o trabalho de enfeitar os livros? Puta que pariu, caralho. Dêem um pouco de amor aos autores que vendem um rim para publicar com vocês e que precisam aturar críticas sobre o valor super hiper mega salgado dos livros. A dona Vanessa Bosso tem quatro livros na editora e até agora a única coisa que inovou a diagramação deles foram as ilustrações que o Nanuka Andrade desenhou – que pelo amor, ficam a coisa mais linda do mundo e super caíram bem, dando vida àqueles pequenos detalhes. Porra! Qual o problema de fazer direito? Sério mesmo, sr. Leo/Edu Kades sei lá o nome da coisa, qual o problema em investir um pouco mais nos seus autores? Principalmente os fiéis, como a Bosso, que apesar de todas as merdas, ainda estão na sua editora?

Capa: De todas as capas que o André Siqueira vez, a minha preferida é a dO Imortal, também da Vanessa Bosso. Ela foi meu wallpaper por um tempo de tão apaixonada por ela que sou. Eu gosto das capas, embora às vezes ele peque um pouco nas fontes, se bem que isso era no começo, agora elas estão ótimas. E a de Possuída não fica de fora. Ela é absolutamente linda e tem uns elementos que realmente estão na história. A única coisa que ficou fora de sintonia foram as penas caindo. Quem ler, entenderá.

Revisão: É meio chato falar de revisão quando você conhece a revisora. Eu acho que tem partes em que várias palavras se repetem demais. Acho que lá para o final do livro, a palavra Luz se repetiu três vezes no mesmo parágrafo. Tirando essas repetições, a revisão está boa num todo.

Escrita: Eu gosto da escrita da Van porque ela é leve, não é cheia de arebescos e pau no cu. Ela é bem direta e você realmente entende o que a autora quis passar.

Nota final: ****

José 01/08/2012

POSSUÍDA
Este livro possui uma cativante narrativa carregada de diálogos, com um enredo que apresenta coincidências e teias de relações entre os personagens, quase que difícil descrever, a autora soube levar ao cotidiano —, o sobrenatural. Que por vezes pode fazer o leitor pensar que aquilo possivelmente esteja envolta do mundo real. “Possuída” tem como cenário uma cidade de médio porte que não atende os anseios dos jovens, principalmente se esta jovem for Alicia, a personagem principal. Mas certamente atende as expectativas de Lucian, jovem que se torna sua grande paixão. A história da jovem, de “vida comum”, aos poucos é devorada pelo que a Literatura Fantástica reserva dentro dos seus subgêneros, neste caso: a fantasia. Um universo dos Anjos e demônios. A parte nobre da história, é que em sua evolução já sabemos que bandido(s) e mocinho ou mocinha (as); bem e o mal estão interligados, a autora explora com muita classe estas revelações para construir a atmosfera que vai envolver todos personagens, isso deslumbra o pensamento para que não perca o foco da leitura e desenvolva a vontade de desvendar o que reserva o próximo capítulo e não raras vezes: a próxima linha. A vida de Alicia é tomada por sinais do além, testemunhas oculares provam que ela não está delirando, que o seu mundo ‘perfeito’ está sendo invadido pelo sobrenatural —, com uma riqueza de detalhes na escrita reservados ao leitor. Por outro lado, Lucian, perdidamente apaixonado, fixa com a razão em sua missão, mas seu coração vincula seu caráter no mundo conhecido e não desvincula sua integridade moral no desconhecido. O universo dos jovens é carregado por forças de luz e de sombras, a devastadora união dos dois pode culminar o mundo dos homens assim como o dos Anjos. A literatura é recomendável, pois resta saber quem de fato é Alicia, ou descobrir as intenções de Lucian. Em paralelo a esta trama, a história reserva outros personagens inocentes e cruéis que vivem no mundo das paixões, do poder, dos sonhos e... da morte, a autora os expõe com uma linguagem falada muito juvenil e por vezes adulta, de acordo com as características cada um; seja eles personagens da vida real, ou do além. Leia, reflita... e por que não, divirta-se.