O Caçador de Pipas

O Caçador de Pipas Khaled Hosseini

Resenhas - O Caçador De Pipas

Belle 05/11/2023

Emocionante
Um livro muito bom, fiquei emocionada com o Sohrab e com tudo o que ele passou e o final com as pipas, MUITO LINDO

Karol.Santos 05/11/2023

Muita angústia e frustração durante a leitura. Por várias vezes quis desistir, mas não consegui desistir em nenhum momento, precisava terminar.
O tanto de sofrimento que existiu, tudo que passaram... ?

Mehehelissa 01/11/2023

Uma experiência para a vida
Encontrei esse livro em uma sebo perto do trabalho da minha mãe e fiquei com vontade de ler porque tive pouco contato com autores que vieram/são do Oriente Médio. Digo que foi uma experiência para a vida porque me ajudou a entrar nos assuntos relacionados ao islã e aos costumes afegãos, apesar do olhar ocidentalizado.
Sendo um romance, eu espera pelos chamados 'plots' e posso dizer que adorei todos eles. Foram bem elaborados ao longo da narrativa e revelados de maneira crível. Todos foram tocantes de maneira até mesmo revoltante.
O protagonista, Amir, é do tipo orgulhoso, imperfeito e falho. Seus erros geram consequências desastrosas e, por conta disso, é formado um personagem que desperta raiva e indignação, mas, ao mesmo tempo, compreensão e conexão. Fiquei aliviada por não ter aqueles romances bobos, mas sim problemas na amizade, na família e no interior dos personagens.
Quando terminei a leitura, precisei separar o que eram expectativas minhas e o que era proposta do autor. Eu esperava mais personagens femininas - elas de fato existem, mas não são desenvolvidas para terem relevância. Entendo que não era a proposta do livro, mas não pude deixar de sentir esse vazio de "queria mais". as mães, por exemplo, são relativamente apagadas do enredo, quase como se fosse a maneira mais fácil de lidar com elas, como se assim não dessem trabalho.
Ao longo da narrativa, também, senti algo que sempre acontece quando leio romances: a divisão redondinha para uma possível adaptação cinematográfica. Não costuma me incomodar, mas em alguns momentos isso quebrava a 'imersão', porque me lembrava que estava lendo um livro, quebrava o fluxo natural, parecendo algo fragmentado. Mas não aconteceu muito e não foi algo ruim o suficiente para perder estrelas.
De qualquer forma, recomendo a leitura para todos que estiverem em dúvida se deviam ler.

Eai.samantha. 01/11/2023

Livro pesadíssimo mas viciante
Eu não tenho palavras para descrever essa leitura. A história é maravilhosa linda e também extremamente triste, traumatizante, doentia e nojenta.
O quão pesado esse livro é e quão ele pesa na consciência é impressionante. Não acho que irei achar um livro com tantas tristezas, mágoas, raiva, traição e arrependimentos.
Confesso que teve momentos que eu queria abandonar o livro pois eram muitas notícias ruins e eu tava com 0 expectativas que o final seria feliz.
Mesmo com todos as coisas ruins que aconteceram eu não conseguia largar o livro quando eu o pegava. A leitura conseguia ser pesada e viciante. Eu nunca vou entender como o autor conseguiu fazer isso.
Por favor, certifique-se que você está preparado para essa leitura e veja os gatilhos do livro, pois eu peguei o livro achando que era romance e agora vou ter que fazer terapia.

Beijos xoxo

ketlin 31/10/2023

Chorei mesmo
Chorei demais com esse livro. Vários momentos delicados e bem poéticos. Gosto bastante de como esse autor brinca e ataca com o tema destino, é possível perceber o mundo dando voltas dentro da história. Achei um tiquinho repetitivo no final mas gostei mesmo assim.

Ruth Diniz 31/10/2023

As vezes passamos a vida pagando penitência pelos erros do passado. As vezes temo que morrer o a culpa pela nossa escolhas erradas.
Outras vezes, o futuro permite que de alguma forma preparemos nossos erros.
É bem isso que sente ao ler o final do livro. Uma história envolvente e que relata a beleza e as coisas ruins de uma cultura muito diferente da cultura ocidental

Moon? 30/10/2023

Show
Traz reflexões importantes, mas pensei que ia gostar bem mais.
não cheguei nem a chorar, incomparável a "cidade do sol".

Patrine.Viana 30/10/2023

Por você faria mil vezes
O caçador de pipas foi meu livro favorito na infância e adolescência. Li ele todos os anos desde os 12 anos até os 17.
O livro, apesar de ter uma exaltação discreta (às vezes escancarada) com o capitalismo estadunidense e ser anti soviético, me conquista muito no interior da história, na trajetória de Amir e Hassan.
A lealdade de Hassan e a redenção de Amir me emocionaram como se fosse a primeira vez que estivesse lendo. Chorei com o sofrimento de ambos no decorrer da história, sorri e me emocionei nos momentos de redenção.
A história mostra um outro lado do Afeganistão, o lado grandioso, histórico e poderoso. Amir e seu baba são personagens extremamente complexos, que não escondem seus demônios (pelo menos não todos eles). Hassan, mesmo parecendo um personagem claro e transparente, possui uma infinidade de camadas a serem descobertas através da leitura.
Só não dou 5 estrelas por conta da propaganda antisovietica e da exaltação ao capitalismo kkkkkk mas a história é linda, emocionante e é impossível não terminar o livro emocionado e com pelo menos uma depressão de nível leve kkkkkkk

Sexxy nuggets 26/10/2023

Na minha opinião, é uma ótima reflexão sobre moral e redenção. Além disso, me fez conhecer mais sobre a política do país, a cultura e a culinária árabe, amei! E, como não poderia faltar, tem um romance kkkk mas é o pano de fundo da história, o foco é a relação entre os dois amigos e as consequências da ação de um deles (sem spoilers)

Kétlyn 25/10/2023

A melhor leitura do ano.
Eu comecei a ler esse livro a mais de dois meses atrás, e eu senti desde as primeiras páginas que não seria um livro como qualquer outro. O caçador de pipas me marcou muito, primeiro porque na minha infância, mesmo sem ter idade o suficiente eu acabei assistindo o filme e me traumatizei muito com as cenas. Depois de todos esse anos eu resolvi visitar novamente essa historia através do livro e sinceramente, que livro!
A escrita é maravilhosa, a forma como tudo é construído e principalmente, os sentimentos que ultrapassam as páginas de um livro. Definitivamente um livro que irei levar pra vida e um dos meus favoritos.

Yasmim.Cristina 24/10/2023

Amar é magoar e se arrepender.
Visualizando o contexto atual, é possível perceber que o oriente médio é majoritariamente marcado por pensamentos e práticas problemáticas que são chamadas de cultura.
Para além dessa percepção, o livro fala muito sobre o perdão e sobre a necessidade de tomar coragem pra abandonar quem você foi para se tornar alguém melhor, porque constantemente a covardia traz comodidade.
Ouvi uma frase esses dias que me lembrou bastante esse livro: "Amar não é ter medo de magoar alguém, é achar que não vai magoá-la nunca, por amá-la e no fim fazê-lo."
É sobre como o amor nem sempre ser como a gente pensa, e a necessidade de dar tempo ao tempo é essencial, mas nem mesmo isso pode ser suficiente para mudar algumas pessoas.
Dilacerante, impactante e viciante. Leia esse livro, você vai favoritar.

lhaaaama 24/10/2023

Te dá a sensação de odiar mais o narrador a cada página quando na verdade você passa a admirar a forma dele dever as coisas e se posicionar honestamente.