Silver Spoon #01

Silver Spoon #01 Hiromu Arakawa

Resenhas - Silver Spoon #01

Marco 06/01/2022

Uma experiência muuuuuito peculiar
Só o fato da história se passar num colégio agrícola já traz um diferencial, então isso já começa com um ponto positivo. Os traços fofos e marcantes da autora de full metal são um charme especial não só aos personagens como tbm aos animais.
As partes q foram mais chatinhas para mim eram as q se focavam em explicar técnicas aqui e ali, mas me surpreendi positivamente com as reflexões sobre sonhos, futuro e qual seu lugar no mundo (prestem atenção na cena dos porcos).
Mesmo tendo gostado n pretendo continuar a coleção por enquanto, mas talvez quando os 15 volumes forem lançados aqui eu tente pegar a coleção fechada.

ThamYasha 23/01/2022

Achei super aleatório um mangá que se passa em uma escola agrícola e fala sobre agronegócio. Ainda mais depois que vi o nome da autora, fiquei surpresa. Não tem nada a ver com as outras obras dela e também só se reconhece o traço dela em alguns personsgens, diferente de outros mangakás que desenham os personsgens sempre com os mesmos rostos.
A história é bem interessante, o protagonista chato e arrogante que quer ser o melhor da turma, garoto de cidade grande que vai para a agroescola no interior, mas mesmo assim não tem rumo, sonhos ou ambições.
Conforme ele vai passando os dias na escola ele percebe que julgou mal muitas coisas, desde os animais até os colegas.
E ainda tem os mistérios de seu passado, entender o que houve na juventude dele, e por quê ele foi para uma escola tão diferente, alengando apenas que queria ir para o colégio mais longe de casa possível. Me deixou bem curiosa.

Akiomns 29/06/2023minha estante
Obrigado aí pela sinopse, gênio

Samara321 29/07/2022

Mangá comprado no Bairro da Liberdade-SP finalizado
História bem diferente dos demais que eu estava lendo e foi por isso que comprei. A vendedora estava certa,acompanhar a rotina do Yugo Hachiken no Colégio Agrícola Oezo foi muito bom.

A história é leve,engraçada e conheci um pouco da vida agropecuária sksksksks Valeu cada centavo gasto nesse mangá e espero que o Hachiken se encontre nos próximos volumes (já quero imediatamente).

Estou doida para acompanhar o amadurecimento de todos os personagens, principalmente do Hachiken.

Ps: estou amando a minha jornada lendo mangás.

Giulia29 27/07/2022

Um bom primeiro volume
Como vemos em primeiros volumes de uma forma geral, aqui temos a apresentação da história, dos personagens, dos cenários e algumas interações.

Gostei dos personagens e de como a história parece que vai se desenvolver. O mais interessante pra mim nesse mangá é a temática, por se tratar de um ambiente de escola rural. Foi uma boa leitura!

Tatá 06/03/2022

O mangá de vaquinhas
Só por ser uma história escrita pela autora de Full Metal e A heroica lenda de Arslan, já me chamou a atençao.

Hachiken é um garoto que cresceu na cidade e foi estudar numa escola agrícola para "fugir" da família e da pressão por não ter um objetivo pro futuro. A história acompanha seu codiano e de seus colegas na escola, os cuidados com os animais, as fazendas, produção de alimentos, criação de animais e vida nas fazendas, é muito interessante e tenho aprendido bastante (sem falar que a autora se baseia nas próprias experiências, já que cresceu em uma fazenda).
A medida em que aprende mais sobre a vida nas fazendas e conhece melhor seus colegas, cria laços e aprende mais sobre si mesmo e tenta descobrir qual seu próprio sonho...

ciliane.ogg 22/01/2023

Colégio Agrícola Oezo, onde Hachiken vai estudar, sendo que nunca entrou em contato com uma horta na vida, quem dirá o dia a dia de uma fazenda.
No primeiro volume temos a apresentação de seus personagens e o que vai desenrolar no mangá.
Estudos, fazenda, entrar em contato com uma realidade que até o momento não fazia parte de sua vida. Essa é a premissa desse mangá. E comédia. Muita comédia.

-Bx 19/02/2023

Silver spoon #1
Achei bem feito, desenhos bem bonitos e imaginei uma história totalmente diferente hehehe o que me deixo bem surpresa, nao me prendeu muito mais quero ler ja que é o primeiro mangá onde tem haver con fazendas e animais.

Carol 02/05/2022

Nostalgico
Como boa filha da Gloriosa, impossível ler esse mangá e não lembrar da faculdade. Curti a história, vamos continuar...

Lobo 28/05/2023

Hiromu Arakawa tem um humor muito preciso e extremamente engraçado, apesar de ser um pouco triste ver como é a relação dos animais no Japão, é a realidade.

Fanel 15/11/2022

Curti
Uma história leve e descontraída, julgando pela capa não imaginava que seria tão boa. Recomendadissimo.

Soares.Julio 17/11/2022

Mangá bucólico, divertido, construtivo e arroz com ovo e shoyu
Hiromu Arakawa é o nome que levou muitos (e a mim) a ter interesse em acompanhar Silver Spoon (ou no original Gin no Saji), já que seu nome é grande pela sua obra prima Fullmetal Alchemist e pelo não mainstream mas bem avaliado (e feito em conjunto) A Heroica Lenda de Arslan. Meu primeiro contato com Silver Spoon foi o ótimo anime de mesmo nome (que está disponível na Crunchyroll até presente momento) e de lá para cá, ansiei pelo dia em que a JBC traria o mangá para o Brasil.
Fullmetal Alchemist é bem famoso pelas duas animações, o Fullmetal Alchemist de 2003 e pelo Fullmetal Alchemist Brotherhood, que adapta mais fielmente o mangá, e quando se fala do mangá, deve se levar em conta os scans da obra. Dito isso, digo que tenho toda a obra na versão meio tanko da JBC e com ela os extras que não estão disponíveis nos outros meios citados, e os extras são muito importantes para se conhecer mais a autora e como ela pensa a vida e lhe dá o panorama do que viria a ser Silver Spoon
Silve Spoon é um mangá com a temática pouco atrativa, porque pensando bem, quem vai deixar de gastar dinheiro em battle shonen de porrada e vai comprar mangá de fazendinha? O nome da autora ajuda muito, mas é uma temática que pode ser escanteado por muitos. Porém quem comprar, não irá se arrepender. Hiromu Arakawa é uma pessoa aparentemente incrível. Ela pôs muito do seu mundo em Fullmetal Alchemist, e isso é dito em vários extras quando ela falava do seu tempo no campo em Hokkaido. Quem trabalha não come, uma máxima de Fullmetal Alchemist que ela tirou de sua criação. O cuidado que se deve ter com animais ferozes à espreita, o trabalho braçal que deixa a comida mais gostosa e etc. Como conhecia esse lado da Hiromu Arakawa, sabia que dificilmente essa obra não seria algo que agregaria muito a vida do leitor e eu estava certo. Silver Spoon é um mangá que pode até passar batido por muitos, mas os leitores dessa obra têm ouro nas mãos. Algo muito valioso sim.
Yugo Hachiken é um jovem muito estudioso que cresceu numa cidade grande em Hokkaido, uma região mais rural do Japão (talvez um Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul) e que decidiu se matricular numa escola agrícola no interior da região. Esse fato em si já gera um estranhamento, mas que vamos ao longo dos capítulos, entendendo cada vez mais. E é nesse choque cultural que vamos acompanhando a obra e seus desdobramentos. Mais uma vez citando a obra anterior de Arakawa, Fullmetal Alchemist, é uma obra com um ótimo teor de humor e aqui em Silver Spoon, a autora ganha mais liberdade de explorar esse lado cômico, o que por si só, já faz valer a pena. Me peguei rindo várias vezes enquanto lia a obra. Mas o ponto forte da obra são os momentos de crescimento do protagonista. Como morador da cidade grande, eu me peguei questionando o que faria em diversas situações. É um mangá que explora a estranheza e cria momentos incríveis. Em vários momentos temos adultos com palavras fortes sobre como funciona esse mundo e como ela se reflete na vida de todos nós. Fico pensando em quanta coisa que não consegui compreender e o quanto a leitura pode se renovar a cada ano que se passa.
Embora esteja ressaltando o teor mais filosófico da obra, não é um mangá difícil. É divertido. As situações são muitas vezes tratadas com leveza; os personagens (que são muitos) são bem divertidos, algo que se encontra muito em mangás battle shonen; as dinâmicas entre eles são muito boas e é um mangá que recomendo para todas as idades. É uma obra que tem bem o espirito dos mangás shonen, que trata sobre o esforço e a amizade. Temos nesse primeiro volume momentos incríveis como o Yugo preparando o tamago kake gohan que é um dos momentos mais inesquecíveis para mim no anime.
Se estiver lendo essa resenha, é porque tem algum mínimo interesse na obra. Se estiver pensando se vale a pena, eu afirmo que vale sim. Leia. E se puder, compre, porque tenho para mim que só vale ter em casa aquela obra que você sabe que vai aprender com ela, que vai valer a pena reler daqui a cinco anos por exemplo, que vai valer a pena pegar para relembrar alguns momentos. Se você é jovem, é um mangá ideal, pois ele fala sobre sonhos e conquistas e trabalho duro e como nós nos moldamos a nossa vida. Não é igual as obras onde os protagonistas saem de casa e se dedicam totalmente ao seu sonho. Na vida real você tem que levar em conta toda a sua situação e adequar seus sonhos a ela. Enfim, é mais um masterpiece de Hiromu Arakawa e de como essa autora conseguiu criar mais uma grande obra enquanto explora suas raízes. Iniciei falando de como ela se apresenta nos extras e vemos parte do trabalho duro de pesquisa dela para criar Fullmetal Alchemist e temos de novo nos extras de Silver Spoon sua fala sobre seus momentos de pesquisa para criar uma obra que tenha substancia e que não esteja falando bobagens. Hiromu Arakawa, você conseguiu de novo.

mateusveltinho 21/05/2023

Mangá de Agronegócio
É uma leitura rápida e curiosa. Bem interessante aprender mais sobre pecuária e etc.
Os personagens são legais, mas não cativam muito.

Akiomns 14/07/2023

Review do mangá todo
O mangá mais fofo da terra, são poucos mangas que mexem comigo assim, é bem indentificavel para mim o que deu um toque a mais principalmente pq eu vivos os dilemas da obra