A Arte da Invisibilidade Allan Pitz

Resenhas - A arte da invisibilidade

Literatura 02/02/2012

Pare de ser notado
Muitos podem achar Alan Pitz um maluco. Sinceramente? Para nós é um dos caras mais lúcidos que já li.

Com uma narrativa interessante - uma conversa com ele mesmo - Alan nos faz rever conceitos e preconceitos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Nos mostra de maneira clara – e um tanto divertida – o quanto somos “fantoches” do sistema operante.

Alan nos apresenta a Arte da Invisibilidade (Ed. Dracaena, 130 páginas), uma teoria aceita e praticante por essa quem vos fala. Nos ensina a entrar e sair do sistema, da matrix, sempre que desejarmos. Mas para isso, é preciso encarar de frente a merda na qual vivemos. E não é nada fácil, diga-se de passagem.

O comodismo e a preguiça imperam em nossas vidas. A arte de pensar por si próprio já está esquecida faz tempo… quem pensa por nós são os meios de comunicação, os megaempresários, os detentores do poder absoluto. E isso é uma verdade que não dá para negar. Somos escravos do sistema, um bando de zumbis aguardando o dia de morrer. Sim, amigos, zumbis toscos que nem se deram conta de que a vida é muito mais do que o Jornal Nacional prega.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

AndreLSarausa 16/01/2012

Resenha - A Arte da Invisibilidade
Resenha completa - http://www.viajandonoslivros.com/2012/01/resenha-arte-da-invisibilidade-sorteio.html
O livro é um livro bem diferente, haha.
São monólogos, como diz na capa, ele conversa com o leitor tentando nos convencer das loucuras que passam por sua cabeça.Não, fiquem calmos, o livro é bom!!E acho que o autor concordaria comigo sobre isso!O livro tenta contar tipo assim: O tênis que voce comprou de marca, você gostou ou comprou pela marca?Sua camiseta, é de marca, mas fica bem em voce?Fica confortável?Ou voce comprou pra se mostrar pela roupra de marca, para mostrar que tem dinheiro nessa sociedade contemporânea? Bem, isso foi só um exemplo, mas é bem assim.
Tipo, como a sociedade influencia no que compramos, que compramos para parecermos superiores, e tudo que é contrario a eles é "feio","errado", "fora de moda".
Ele ensina como ser invisivel, morar na sociedade só observando, sem realmente participar de sua manipulação.
O autor diz que é um invisivel.

O livro é interessante.
Ele conta isso que eu disse acima.
Ele é separado em capítulos contados pelo autor, seria mais uma conversa com o leitor, um diálogo, bate papo, sobre o controle que a sociedade exerce.
Bem legal!!
Eu não achei que fosse assim, eu achava que fosse outra coisa, achei que falasse mais de outros temas, mas não é bem assim.
Em vários momentos ele parece um filósofo, e ele realmente é fã de alguns como diz no livro.

Cia do Leitor 04/01/2012

A Arte da Invisibilidade
Ser invisível ou não ser invisível, eis a questão...

A Arte da Invisibilidade trata-se de um monólogo em que o autor aborda sabiamente as diferenças de comportamento do indivíduo que deseja ser aceito na sociedade, mas tem que optar entre existir ou deixar sua existência escondida atrás de máscaras.

Muitas vezes abrimos mão de sermos quem somos, por medo de rejeição, medo de críticas, medo de receber rótulos também conhecido por muitos como “apelidos”.
Como temos que nos impor diante disso?
Allan Pitz sem medir palavras nos dá vários exemplos de como podemos nos tornar invisíveis. Cabe você decidir quem deseja ser.

Existem ainda as diferenças de ser invisível para integrar-se e sobreviver a uma sociedade exigente e preconceituosa, e ser invisível por seguir normas empresariais e regras de etiqueta.
Enfim, ter personalidade e mostrar ao mundo que você tem opinião própria, parece ser mais difícil que jogar sobre si uma capa de invisibilidade somente para agradar e fazer parte de um grupo e omitir seu verdadeiro eu.

Wanessa 19/12/2011

A Arte da Invisibilidade
O livro nos mostra que a sociedade em si é uma imensa armadilha, na qual somos induzidos a agir como eles gostariam que fossemos, para que por fim possamos ter status perante todos.

Não precisamos usar essa máscara invisível para que sejamos aceitos, basta ser quem somos.
Não entendeu? Bom, então vou tentar explicar melhor..
Você sempre age como gostaria? Não?
Então, é isso. Somos e/ou aparentamos ser quem a sociedade gostaria que fossemos.
Encaixando o pensamento do autor no livro com os dias atuais, seria meio que:

No trabalho, uma médica de 40 anos em seu consultório com jaleco até o punho, de salto alto, sem brincos, e uma linguagem extremamente formal. Chegando em casa, ela substitui seu jaleco e sua calça por um shortinho curto e uma blusa furada, e logo vemos seus dois braços cobertos de tatuagens, suas orelhas que antes não usavam brincos agora possuem alargadores. Salto? Que salto o que.. fica descalça, e ao invés da linguagem formal ela usa gírias e xinga "N" palavrões.

É exatamente isso que acontece. Você é o que todos querem que você seja.
Portanto.. Nesse exemplo que eu dei da médica, será ela deixaria de ser uma excelente profissional caso usasse as roupas que ela quisesse ou se portasse como costuma fazer no seu dia a dia perante sua família?
Então, seja o que você quer ser. Não se preocupe com o que a sociedade pensa ou deixa de pensar de você.

Vanessa Sueroz 16/12/2011

A arte da Invisibilidade
Algumas pessoas acreditam que a sociedade é uma grande armadilha onde nos prendem para não expressarmos nossas ideias e nos deixar livres para viver. Esse é básicamente o principio do filme Matrix e também do livro A Arte da Invisibilidade.

O autor tenta te trazer pontos e fatos para te mostrar que você pode ir além do que a sociedade espera, ser alguém que você quer ser. Você nunca fez alguma coisa que não queria porque tinha que fazer? Colocou uma roupa que não gosta por que tinha que colocar? Falou coisas que não gostaria só para que as pessoas não pensassem coisas erradas de vocês? Bem vindo a nossa sociedade e ao mundo dentro dela.

(...)