Pré-Socráticos

Pré-Socráticos Pitágoras de Samos...

Resenhas - Pré-Socráticos

WellingtonBSA 11/05/2023

Este volume apresenta os fragmentos dos pré-socráticos, e alguns comentários sobre eles. Destaco a importância desses comentários, que elucidam muito o pensamento desses filósofos, cujas obras se perderam com o tempo. Mesmo com essas dificuldades para avançar na compreensão do pensamento destes filósofos, alguns fragmentos escondem uma bela filosofia que vale a pena conhecer.

Daniel 30/08/2022

Essa coleção é fantástica. Gostei muito da maneira que eles mostram os filósofos e suas filosofias, mostrando fragmentos deles.

Taiki 09/01/2022

Friedrich Nietzsche
"Heráclito era orgulhoso: e quando, em um filósofo, há orgulho, é um grande orgulho. Sua atuação nunca o apontou a um "público", à aprovação das massas e ao coro aclamador dos contemporâneos. Traçar solitariamente o caminho é próprio da essência do filósofo. Seu dom é o mais raro, em certo sentido o mais desnaturado, excluindo e hostilizando mesmo os dons da mesma espécie. O muro de sua autossuficiência tem de ser de diamante, para não ser destruído e rompido, pois tudo está em movimento contra ele. Sua viagem à imortalidade é mais custosa e mais entravada do que qualquer outra."

Soler 20/06/2020

O início da jornada atual
Lembro que quando li este livro, há vários anos, foi minha transição de achar tudo complexo e mil voltas que os filósofos davam, usando as mesmas palavras para descrever o que queriam, para um rapaz que começaram a brotar infinitas informações em sua mente, como se houvesse aberto algo fechado desde o nascimento. Informações estas, que me conduziram a tudo que vivi e hoje compreendo, em relação ao mundo e a mim. Eu gostava de todos os pre socráticos. Principalmente Anaximandro, pois o Ilimitado, Apeiron, era o que mais se aproximava à conexão desta realidade com sua Origem, ou Deus, para aquele jovem que descobriu a Filosofia quando trabalhava numa tabacaria, através de Longas conversas com um senhor caminhoneiro, que havia lido mais livros do que todos da faculdade de Filosofia que veio a cursar meses depois. Aqueles pré socraticos alcançavam compreensão base, pois abrangiam o todo, que depois de Sócrates foi se dispersando na separação, do que não se separa, o todo do qual fazemos parte. Eis a ilusão que será dissolvida após o progresso exponencial que se desenrola. Recomendo a leitura destes mestres. E não se assuste com o dar mil voltas para cavar fundo nas questões essenciais, pois faríamos o mesmo no lugar deles, pois é o instrumento que nos leva à compreensão. A profundidade é alcançável, e leva à Verdade deixada de lado em prol da ilusão. A árvore não desconecta do que pertence, por isso é tão bela e real. O ser humano acha que pode apenas aparentar ser, e que isso o nutre. Levou a uma Ciência debilitada e perdida, e assim as milhares de categorias. Agora é hora de voltar ao princípio, deixar o egoísmo e separação de lado, pro que está por vir. A Verdade não aceita propagar uma árvore desconectada à Terra e a tudo o que se liga. Pois a Verdade não é uma criação do Homem. A Verdade é descoberta pelo Homem, conforme ele rompe os véus que ele próprio criou.

Aline330 13/06/2020

Ótimo compilado de fragmentos, e a seleção de críticas modernas ajuda muito a compreender as filosofias dos pré socráticos.

Lev|athan 19/06/2010

Nada melhor do que estudar Filosofia para poder viajar, entender a formação das essências dos homens e poder criar ou adaptar a sua.

As doxografias abordadas no livro de autores monstros (kkk) foram muito importantes para a formação do meu pensamento,da forma como o mundo poderá ser e, da sua composição total ou sentido único das coisas.

Ver em Anaxímenes, Parmênides, Anaximandro, Tales, Pitágoras e muitos outros formas variadas de explicar o Uno e de tentar entender a essência do materialismo.

:) O que eu tenho aqui é Da Coleção Mestres Pensadores mas com edição diferente! E com Críticas de Friedrich Hegel e Friedrich Nietzsche.

Lucas Ferreira 08/02/2010

O início do pensamento?
Não foi exatamente esta edição que eu li. Estive às voltas com aquela dos Pensadores de capa cinza. Os comentários e críticas (de filósofos como Hegel, Nietzsche e Heidegger) foram de grande ajuda e de impressionante profundidade (profundidade este que até agora mergulhei e não emergi ainda). Obviamente não compreendi, creio, nem metade do livro. No entanto, recomendo-o pois é sempre um prazer quando um livro lhe faz pensar e não te deixa todas as respostas, mas sim uma gama de perguntas.

O título é uma mera provocação.