Footloose

Resenhas - Footloose

1 | 2 | 3 | 4

Vanessa Vieira 05/05/2012

Footloose_Rudy Josephs
O livro Footloose, de Rudy Josephs, nos conta a história de Ren McCormack, que desde a mocidade, teve que assumir muitas responsabilidades na vida. Ele foi criado apenas pela mãe, que sempre foi muito doente e necessitava de cuidados especiais. Com o falecimento dela, Ren deixa Boston e segue rumo a Bomont, para viver com os seus tios Lulu e Wesley. Não será fácil para o jovem se adaptar em Bomont, já que os costumes da cidade do interior são totalmente diferentes de Boston: os jovens tem que obedecer toque de recolher, além de não poderem frequentar festas, ouvirem músicas no volume alto, e sobretudo, dançar.

Ren não consegue obedecer as regras da cidade, e quer se divertir. A música e a dança tem muita influência em seu cotidiano, e serve como válvula de escape para os seus problemas e aflições. Quando está com o seu Ipod, ele simplesmente se desconecta do mundo e de tudo ao seu redor. Ele tenta com muito esforço trazer um pouco de diversão e alegria a Bomont, mas não será fácil, já que os adultos não aceitam suas modificações, e acima de tudo, a Igreja, que exerce um poder majoritário no local.

Tais regras foram impostas pelo pastor de Bomont, o reverendo Shaw, dentre outras autoridades da cidade, devido a um acidente que aconteceu há três anos atrás e vitimou fatalmente cinco jovens. O carro deles despencou de uma ponte e caiu em um rio, e tudo indica que o motorista estava embriagado, já que estavam voltando de uma festa. Desde o ocorrido, a juventude de Bomont não tem liberdade e nem podem se divertir do jeito que gostariam. O clima de luto e perda paira sobre o lugar.

Não será fácil para Ren reverter este quadro, mas ele é persistente e empenhará todos os seus esforços em busca deste ideal, ao mesmo tempo em que tenta conquistar o coração da bela Ariel, a filha do pastor. Apesar de pertencer a uma família bem religiosa e tradicional, Ariel é uma adolescente de espírito aventureiro, e até mesmo um tanto rebelde, e não concorda nem um pouco com as imposições de seu município.

Ren lutará muito, tanto para convencer os adultos da cidade que os jovens merecem curtir esse período de suas vidas de forma magnânima e alegre, tendo suas vontades devidamente respeitadas, quanto para conseguir a atenção de Ariel, que parece não estar nem um pouco interessada no rapaz e em suas investidas...

Com uma narrativa deliciosa e bem descrita, Footloose encanta o leitor. O livro foi baseado no roteiro de Dean Pitchford e Craig Bewer, que produziram o remake do filme Footloose, em 2011. A primeira versão do filme data de 1984 e contava com o ator Kevin Bacon em seu elenco e uma trilha sonora dançante e sensacional.

Ren é um jovem bastante maduro para sua idade, e sofreu muito com a frágil saúde de sua mãe, que precisava da atenção total do filho e de uma interminável sessão de hemodiálise. Ele sente um grande choque em Bomont, principalmente por extravasar na dança e na música todos os seus conflitos e medos, e se vê completamente afastado do seu maior refúgio. Ele não aceita as imposições e irá se esforçar para trazer um pouco mais de cor a essa cidade cinzenta.

Ariel sofreu muito com uma tragédia avassaladora que se abateu sobre a sua família, e não teve o amparo e apoio que precisava por parte de seu pai. Devido a essa carência afetiva, e também por não ter espaço para manifestar aquilo que realmente passa em seu coração, adota um temperamento rebelde e inconsequente, buscando assim ferir o seu pai e chamar a atenção dele para si. Ela não concorda com as leis de Bomont, mas ao invés de confrontá-las de frente, busca uma maneira de contorná-las e assim, extravasar as suas verdadeiras vontades.

Footloose é um livro incrível e arrebatador. O romance de Ariel e Ren foi bem arquitetado e tornou a história ainda mais mágica e bela. Podemos vislumbrar cenas lindas do casal dançando e a narrativa é emocionante. Um enredo repleto de amor, magia, música, dança, e sobretudo, garra e determinação em busca de um ideal. Recomendo!

House of Chick 05/05/2012

Footloose trás a história de Ren McCormack, um garoto de apenas 17 anos, que após sofrer um trauma – devido à doença de sua mãe – vai morar com seus tios e suas priminhas na cidade de Bomont. Ren ama a música e a dança. Sempre amou.

Mas, ao chegar à cidade, descobre que ambas são proibidas. Ouvir música em volume alto, ou se unir aos amigos para dançar, trazem graves consequências a quem praticou, já que são consideradas crime.

Tudo por causa de um acidente que ocorreu anos atrás, que vitimou alguns adolescentes. Entre eles o irmão mais velho de Ariel, a filha do reverendo Shaw, um dos grandes responsáveis pela elaboração e execução dessas leias, já que ele é, também, parte do Conselho Municipal de Bomont.

Ao chegar, Ren acaba infringindo uma das leis, pois não sabia da existência da mesma, e consequentemente é discriminado pela maioria da população da cidade, que o julga sem realmente o conhecerem.

Agora Ren precisa provar a todos quem ele realmente é, e o que realmente importa na vida. Precisa mostrar que a música e a dança não foram as responsáveis pela perda daqueles jovens, e que dançar deve nos passar uma sensação boa e prazerosa, algo desejável e não reprimido. E isso nos faz perceber como uma pessoa pode fazer o bem e acabar mudando a vida de uma cidade inteira para melhor.

Quando a capa de Footloose foi divulgada eu não conhecia o livro, nem sabia do que se tratava (só sabia que já havia escutado o nome, mas não conseguia ligar ao que), mas fui logo conferir a sinopse e achei bem interessante, até porque eu adoro dança! Aí busquei o trailer do filme e simplesmente adorei. Precisava lê-lo!

Continuação: http://www.houseofchick.com/2011/12/footloose-rudy-josephs.html

Bianca 30/04/2012

Mais uma resenha do http://redomadecristal.com.br/blog/
“Mas nós dançamos – acrescentou Ren, melancolicamente – Dançamos até não aguentar mais.” – pág. 85

Footloose é um romance de Rudy Josephs, baseado no roteiro de Dean Pitchford e Craig Brewer, remake do filme de homônimo da década de 80.

Não sei vocês, mas eu era criança na época. Assisti ao filme alguns anos depois e adorei. Ficava rebobinando a fita para ver outra vez. haha

Ainda não assisti ao novo filme, mas acredito que seja muito fiel ao livro.

Quanto ao filme, tenho uma crítica: queria Zach Efron no papel que um dia foi do Kevin Bacon. Ele foi cotado, mas, no fim, outro foi escolhido. Não sei os motivos.

“Esta é a lição a se tirar dessa tragédia. Esse é o nosso teste. Não podemos estar ausentes das vidas dos nossos filhos.” – pág. 20

Footloose é, sobretudo, um livro para a família. É aquela história cheia de valores e sentimentos familiares. Logo no início, chorei um pouco por causa da tragédia que se abateu sobre a cidade e pelas vidas daqueles cinco jovens. Fato responsável pela música e bebidas se tornarem crimes na cidade pequena. Segundo os adultos, os jovens começam dançando, depois bebem e, por fim, morrem em acidentes.

A narrativa em terceira pessoa nos dá visão do ponto de vista de vários personagens. Adultos e adolescentes. Por isso, é fácil sentir a dor e o que move cada um deles.

Ren é o forasteiro. Ele chega à cidade, três anos depois, após uma grande perda e precisa sobreviver ao luto também. O modo como ele lida com a proibição é fundamental para o desenvolvimento da história. Ao mesmo tempo que a dança é um crime e um pecado em Bomont, ela é quem tem mantido a sanidade mental de Ren.

É uma leitura rápida, menos de 250 páginas e a narrativa é fluida e bastante prazerosa.

Como mãe, entendi muito do sentimento do reverendo Shaw. Ele é um personagem bastante radical, mas tudo o que faz é por medo de perder outro filho. Todo pai sabe que esse é o que mais nos apavora.

A superação está presente em todo o texto. É uma lição. Como sobreviver quando aqueles que amamos são tirados de nós? Não é simples, mas é preciso.

Temas como confiança, luto, perdas, sobrevivência, pais e filhos, vida, amadurecimento são de grande importância no livro.

Confesso que não esperava encontrar tanto sentimento entre as linhas. Fiquei bastante tocada.

“Só quero o que todos os pais querem: que os filhos voltem para casa em segurança.” – pág. 225

Recomendo a leitura.

Read more: http://redomadecristal.com.br/2011/12/16/footloose-rudy-josephs/

William Souza 21/04/2012

Como é bom sair de leituras sobrenaturais por um momento, e ler um livro que os personagens podem ser aquela pessoa que você conhece, vivendo em um lugar onde você já pode ter visitado ou pensando um, ou seja tudo muito próximo a realidade mesmo sendo ficção.

Footloose é baseado no roteiro de Dean Pitchford e Craig Brewer que consequentimente é um remake do filme homônimo de 1984. Para falar a verdade eu nunca vi a versão original, que é bem famosa, então a leitura foi para mim nova em tudo. A história em si pode ser até meio clichê, mas a graça é como as coisas se encaixam para os personagens.

Gostei como a autora trabalhou certas questões, como a religiosidade das pessoas, o pré-conceito do que é novo e até mesmo o autoconhecimento que cada pessoa pode chegar a ter um dia. Ren é um personsagem muito legal, ele tem sede de conseguir ir mais além do que já conseguiu, e tem uma personalidade que é de invejar. Já Ariel, não é uma protagonista por quem as pessoas se apaixonem automaticamente, e isso é o interessante, ela sabe o que quer e vai atrás, mesmo que algumas coisas a aprendam, como por exemplo, ser a filha da maior autoridade da cidade na figura do Reverendo, não deixa intimidá-la em forma alguma e de fazer o que tem vontade. E de forma alguma eu tiro a razão dos pais de ficarem preocupados com os filhos, mas remoer uma história antiga e punir os jovens por uma coisa de que eles não cometeram é um pouco injusto!

Me apaixonei pelo livro, passa tantos aprendizados em apenas 240 páginas. Assim como gostei do livro, o filme também é ótimo, um complementa o outro. Indico sem nem pensar duas vezes, tenho crteza que vai passar bons momentos ao lado de personagens muito agradáveis.

Regiane 06/03/2012

Leitura leve

“- Meu nome é Ren McCormack - anunciou ele, com a voz clara, mas trêmula. - E quero fazer uma moção, em nome da maior parte da turma de veteranos da Bomont High School, para que...a lei contra dança em público dentro dos limites de Bomont seja abolida.”

Devido a um acontecimento inesperado na vida de Ren McCormack, a única opção que lhe resta é deixar Boston - sua terra natal - para ir morar com seu tio em uma cidade pequena do interior, chamada Bomont. E se já não bastasse, ao chegar lá, ele constata que todo tipo de diversão é proibido por causa de um desastre que ocorreu no passado. Além do toque de recolher, os jovens não podem fazer festas. Ouvir rock nem pensar. Sair para dançar, pior ainda.

Inconformado com essas medidas rígidas impostas pela autoridade local, ele decide que tentará mudar esse pensamento ultrapassado, com o objetivo de conquistar a liberdade e a diversão para todos, novamente. Mas Ren não pensa apenas nisso, ele também tenta chamar a atenção de Ariel, a filha do reverendo Shaw, que por ser bela e atraente, deixa-o totalmente balançado.

Será que o jovem conseguirá trazer novamente a alegria para Bomont? Conseguirá que os adultos revejam suas decisões?

Eu confesso que nunca assisti a primeira versão de Footloose, mas por ser bem conhecido e aparentemente interessante, eu tive vontade de ler o livro. Infelizmente não superou minhas expectativas. Apesar de possuir uma leitura gostosa e rápida, achei a história fraca. Tive a sensação que faltou algo, como emoção. Talvez se não fosse uma adaptação de um filme, o autor teria dado mais profundidade a ela.

Em relação aos personagens, nenhum ganhou minha total atenção. Gostei de Ren, mas não a ponto de me afeiçoar completamente. Ele é um jovem com um bom coração, esforçado - dono de uma história comovente - que mesmo diante de tristezas e perdas, ele segue em frente, com otimismo. Já Ariel é totalmente fútil, chata e a típica rebelde que me dá nos nervos. Os demais personagens praticamente passaram batidos.

Mesmo eu não ter gostado do livro o quanto eu queria, ele tem suas qualidades. Acredito que a principal é a mensagem que a história passa, como: superação, persistência, que sempre devemos lutar pelo acreditamos, etc. Em geral, Footloose tem seu mérito, mas prefiro apostar que o filme é mais interessante, e como sou curiosa, vou assisti-lo.

Se você gosta de histórias leves e sem rodeios, ama música e dança, recomendo Footloose.

Amanda Azevedo 17/02/2012

Footloose - Rudy Josephs

Footloose foi uma grande surpresa pra mim. Quando a Record nos ofereceu esse livro eu não sabia nada a respeito dele, então, fui correndo ler a sinopse para saber se o livro se encaixava no meu perfil de leitura. Logo vi que, o livro era baseado em um filme que foi ao ar pela primeira vez em 1984 e agora, em 2011, será lançado um remake — nova filmagem, novos personagens, etc. —, essa capa linda que vocês estão vendo acima é do filme que estréia esse ano. A estréia seria amanhã, dia 25 de novembro, mas ouvi boatos de que foi adiado.

A estória gira em torno de Ren e Ariel. Ele se mudou recentemente para Bomont — uma cidadezinha pequena — para morar com os tios. Lá vive Ariel, a filha do Pastor. Logo que ele chega à cidade um passa a reparar no outro. A princípio há aquela resistência por parte dos dois, nenhum quer demonstrar o interesse momentâneo que surgiu, mas logo esse gelo é quebrado.

Ren é um personagem, maduro, com senso de humor e determinado. Se você gosta de personagens adolescentes que fazem o estilo não tão bobo de ser, certamente irá gostar dele. Ariel é um pouco revoltada, sagaz, atrevida... E eu gostei disso!

"Aquela noite havia sido a pior coisa que ele já a tinha pego fazendo, mas estava longe de ser a pior coisa que ela já tinha feito." — Página 111

Em Bomont, há um pequeno detalhe, ninguém pode se divertir. Dançar em público, ouvir música alta. Nada disso é permitido. Para Ren que veio de Boston, isso é totalmente novo, inusitado... E inaceitável.

Logo depois de ler o livro fui correndo ouvir a música, se você não ouviu, ouça! Aviso: a música gruda na cabeça, depois que ouvi me peguei cantando várias vezes “everybody cut, everybody cut. Everybody, everybody cut footloose!” Tem todo esse climinha de balada dos anos 80! Eu confesso que... Adorei!

O livro é totalmente apaixonante, li em apenas um dia — e olha que estava em semana de provas — tudo flui muito bem. Os personagens são carismáticos, envolventes. A leitura é bem leve e divertida. Com certeza quero ver o filme! Como na minha cidade — super evoluída — não tem cinema, vou esperar sair em DVD! Mas assistirei, sem dúvidas.

Achei o máximo terem feito o remake e o livro baseado. Admito que se eu estivesse em uma locadora, não me animaria a locar esse filme antigo. Mas depois de ler o livro, gostei tanto da estória, que pretendo ver o antigo e o novo. Interesso-me mais pelo novo, confesso, porque o ator que faz o Ren, hum... Ele muito me agrada.

Tirei uma estrelinha do livro porque, bem, o livro é dança! E senti certa deficiência da autora — Rudy Josephs — ao descrever essas cenas. Acho que faltavam detalhes... Por isso, creio eu, que o filme é mais completo, afinal, não será necessário descrever essas cenas, pois elas estarão acontecendo! É torcer pra que os atores sejam bons atuando e dançando.

Amanda — Lendo & Comentando
Visite: lendoecomentando.blogspot.com

Priscilla 11/02/2012

Blog Entre Fatos e Livros- http://fatoselivros.blogspot.com/
Ariel é uma linda jovem rebelde, que precisa manter a aparências de "boa moça" por ser filha do reverendo da pequena cidade de Bomont. A bela e todos os outros jovens da cidadezinha sofrem com as leis inflexíveis que proíbem a manifestação pública de dança, decretadas após uma tragédia que chocou a cidade, no qual seu irmão e outros quatro jovens morreram.

De certa forma, Ren McComarc- um garoto de 17 anos que acabou de ficar órfão, recém chegado da grande cidade de Boston- instiga aos jovens a enfrentar a repressão imposta. Só que desafiar toda uma ideologia pode não ser tão simples, ainda mais quando a principal autoridade é o reverendo Shaw, que além de muito respeitado por todos é também o pai da garota de seus sonhos, Ariel.

A leitura é envolvente como uma boa música. Confesso que fiquei com o pé atrás, por se tratar de uma adaptação de um roteiro de cinema, mas o livro é gostosinho de ler. A narrativa é super leve e direta.

Além disso, para mim foi interessante ler sobre como a moralidade pública pode afetar diretamente as leis- sempre afetam. Pode parecer um absurdo para nós que vivemos em grandes cidades, livres e democráticas, um lugar limitar tanto os direitos dos jovens, mas não está tão longe da realidade. Quem estuda Direito, e até os mais leigos, pode recordar de vários exemplos de extintas leis brasileiras, também baseadas na aceitação social.

Enfim, é um bom livro. Eu recomendo a leitura, que é muito agradável. Mas alerto que não é um livro com um enredo surpreendende e cheio de novidades. Lembre-se de que se trata de uma adaptação, então não leia com expectativas acima do normal, ok.

@ARaphaDoEqualize 06/02/2012

[RESENHA] Footloose
RESENHA ESCRITA PARA O BLOG http://equalizedaleitura.blogspot.com PROIBIDA CÓPIA TOTAL OU PARCIAL

Baseado no roteiro de Dean Pitchford e Craig Brewer, Footloose nos conta a história de Ren McCormack, um jovem de 17 anos que se muda de Bostom para Momont depois da morte da mãe. Porém, ele não esperava que nessa nova cidade tivesse leis tão rígidas e antiquadas, e uma delas afetava diretamente a ele que era uma apaixonado por música: não se pode dançar na cidade depois do acidente que matou 5 jovens que voltavam de uma festa. Ren então começa a fazer de tudo para que as pessoas entendam quão ridículo é isso. E as pessoas da cidade obedecem. Enquanto ele vai à luta para revogar tal lei, tenta ao mesmo tempo conquistar o coração de Ariel, a jovem filha do reverendo Shaw, e que deveria, no mínimo, está dando exemplos e não passando por cimas das leis que o próprio pai ajudou a acatar.

Podem me chamar de atrasada na vida, mas eu nunca tinha ouvido falar desse filme. E até receber o lvro eu não sabia que ele era baseado e nem que já tinha um remake do mesmo. O livro tem uma leitura leve e fácil, tanto que em 4 horas eu terminei de lê - lo. A verdade é que livros que tem música ou dança no meio sempre vão atrair a minha ateção por que eu gosto de ver como os autores se saem descrevendo determinadas cenas. Em algumas situações no livro, era como se eu estivessse flutuando e dançando junto com os personagens. Dançando bem, ora essa! E essa profundidade e sentimentalismo que as músicas tem o poder de trazer é bem demonstrada no livro.

Contudo, foi um livro com uma história que eu achei morna, talvez por que o autor não pode se aprofundar tanto quanto gostaria na história, já que não poderia alterar muita coisa do filme com as suas palavras. Tem toda aquela lição de amor, superação, desafio, conquistas e tal e essa parte é bem legal, mas eu senti falta de pesonagens mais bem desenvolvidos. O Ren é uma gracinha, muito fofo, um ótimo garoto. Mas falta aquele 'tchan' de personagem principal. A Ariel ficou um tanto confusa pra mim, já que não desenvolveram tão bem a personalidade dela, então uma hora ela está quietinha e na outra ela está dançando, requebrando, sendo a adolescente rebelde que o pai nunca quis. O livro sem mantém em linha reta até o final, não tem nenhum pico que faça você ficar ansiosa para saber o que vai acontecer. Com certeza deve ser um livro em que vale muito a pena ver o filme quando acabar a leitura.

A diagramação é a básica mesmo, mas não encontrei erros de ortografia, apenas um de digitação.

Apesar de não ter assistido o filme, eu procurei no Youtube pelo trailler das duas versões e creio que o remake ficou bem próximo do original de 1984.

Philip Rangel 29/01/2012

Confira a resenha no www.entrandonumafria.com.br

Blog da Poli 23/01/2012

Footlose
Um livro maravilhoso, que nos traz a história de um antigo filme, que já já estará nas telas do cinema, mas agora de acordo com os dias atuais e principalmente de acordo com as danças de hoje, mas com o mesmo estilo country de sempre.

A leitura é muito boa por que você se sente vendo o filme literalmente, não é cheia de detalhes, mas que te faz entrar de cabeça nos personagens e mostra pensamentos que você talvez não perceberá no filme.

Resenha
A história dos principais se cruzam por um sentimento que é mais forte que tudo: A dança e como eles se sentem ao dançar, mas infelizmente eles não moram na cidade certa para isso.
Ren tinha apenas seu tio e sua família para começar de novo e Ariel era filha do pastor da cidade, ao se encontrarem algo se inicia que nem eles mesmo esperavam.
Ao perceberem que precisam lutar Ren decide bater de frente com toda a cidade e tenta fazer com que a dança deixe de ser proíbida.
E ai querendo saber o que acontece?
Nem precisa responder, pois não importa o que aconteça, eles nunca deixarão de dançar.
Mas leia e descubra o resto da história.
E pra quem nunca ouviu a música não deixe de conferir, você não vai parar de dançar.

Gabriela1214 23/01/2012

Resenha do livro "Footloose " #MundoPlatonico
Para viver em Bomont, uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos, você não pode desrespeitar nenhuma de suas regras, é estritamente proibido dançar em público, ou na sua casa. Ouvir música com volume alto é um crime contra a paz pública, e os menores de 18 anos não podem estar na ruas depois das 10hrs, ou seja, Bomont não é o melhor lugar para os jovens encontrarem diversão. Mas nem sempre foi assim, pouco tempo atrás essas regras não existiam, e com a chegada de Ren nessa pequena cidade, tudo pode mudar.

“(…) Aquela noite havia sido a pior coisa que ele já a tinha pego fazendo, mas estava longe de ser a pior coisa que ele já tinha feito. Mesmo assim, não seria punida por aquilo. O reverendo Shaw nunca a mandava para o quarto ou cortava seus privilégios. Ele simplesmente a julgada. Com os olhos. Com as palavras. Com a forma como reprimia cada expressão visível do amor em relação à filha.”

Após perder cinco de seus adolescentes em um acidente de carro, os líderes de Bomont – e pais dos adolescentes que morreram – decidem instituir uma série de proibições para os jovens da cidade, tirando deles sua liberdade e a possibilidade de diversão. Todos estão traumatizados, e o reverendo Shaw não aguenta o peso da perda de seu filho, mas quando ele tomou a decisão de banir a música, a dança e a diversão da cidade, Shaw não imaginava que também estava perdendo sua filha mais nova.

Por ser um romance baseado no roteiro de Dean Pitchford e Craig Brewer, ou seja, um livro inspirado no filme, acreditei que seria uma daquelas leituras onde sentimos que “falta” alguma coisa, mas isso não acontece em Footloose. Os personagens são bem explorados, e com a narrativa em 3º pessoa conseguimos ter uma noção de tudo o que está acontecendo com os personagens principais da história.

Logo depois de enfrentar a difícil morte de sua mãe, Ren saí da Boston para viver com seus parentes que vivem em Bomont, uma típica cidadezinha do interior. Ren já sabia que tudo seria diferente, ele só não imaginava que seria TÃO diferente assim. Em Bomont não há bailes escolares, as pessoas não podem dançar ou escutar música alta, não concorda com as leis? As autoridades de Bomont também não gostam de forasteiros das “cidades grandes”.

“(…) - Meu nome é Ren McCormack - anunciou ele, com a voz clara, mas trêmula. - E quero fazer uma moção, em nome da maior parte da turma de veteranos da Bomont High School, para que...a lei contra dança em público dentro dos limites de Bomont seja abolida."

Continue lendo no Mundo Platônico: http://gabiiem.blogspot.com/2011/12/resenha-footloose.html

CooltureNews 08/01/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Por: Junior Nascimento

Até receber esse livro em minha casa nunca tinha assistido ao filme original, o que fiz questão de mudar neste momento, afinal gostaria de assistir ao filme antes de começar a leitura, porém me segurei para não assistir ao remake. Não vou me ater em contar detalhes sobre a história, pois a mesma não sofreu grandes alterações em relação a original, porém o pouco que mudou melhorou e muito.

Sou completamente a favor de fazer remakes de grandes sucessos, desde que mantenham o máximo possível da trama original. Foi exatamente isso que pude perceber ao ler o livro, a história, os personagens e até algumas falas continuaram as mesmas, porém a autora teve o bom senso de atualizar o cenário para algo mais atual, são exatamente esses ingredientes que fazem com que o livro (e acredito que o filme, também) se tornasse ótimo.

Como disse antes, não conhecia nada sobre Footloose, com exceção da música, só sabia que foi um filme de grande sucesso. Ao assistir ao filme, achei bacana mas não era algo que me prendeu a atenção em grande parte por não conseguir me localizar no cenário em que a história é contada, o que não aconteceu agora.

A trama é simples e poderia até passar por “mais do mesmo”, garoto novo da cidade grande se vê obrigado a mudar para uma cidade do interior, tendo que enfrentar as peculiaridades que só o interior possuí, lá ele conhece uma linda garota e assim começa os joguinhos para um chamar a atenção do outro. História totalmente batida, sinceramente não sei o motivo dela ser tão boa, e ela é! Eu devorei o livro em menos de 3 horas.

Quem acompanha o site já sabe que adoro algo mais detalhado, principalmente quando esses detalhes são aquilo que definem os personagens, acredito que essa complexidade torna os mesmos mais reais facilitando o nosso envolvimento. Até o momento era isso o que pensava, em Footloose essas descrições são mais superficiais, os personagens são mais simples, e agora eu poderia dizer que não houve envolvimento emocional com eles, muito pelo contrário, Rudy Josephs me mostrou que a simplicidade pode ser tão boa para apresentar os personagens do que uma trama complexa.

Eu simplesmente adorei o livro, tanto que não resisti e acabei lendo 2 vezes seguidas, algo que NUNCA faço. No momento estou me programando para assistir o filme (remake) e não consigo parar de escutar a música. É uma leitura leve e obrigatória, digo isso pois sei que vocês vão gostar tanto quanto eu.

AndyinhA 15/12/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Serei sincera, o livro não tem nada de especial do tipo uau precisa ler desesperadamente, mas ele traz uma mensagem tão importante que ele simplesmente me ganhou. Ele fala de lutar por algo que se acredita, se fazer ouvir. Ter seus direitos reconhecidos e isso é algo muito raro nos livros de hoje em dia.

Ren teve uma vida difícil, enfrentou muitas coisas e a cidade pequena com suas leis loucas o deixa cada vez mais com aquela sensação de que precisa ir embora o quanto antes. Ariel é a protagonista, a filha do pastor. Ela mais do que ninguém precisa andar na linha, mas desde que a lei foi aprovada, ela tem feito de tudo menos andar na linha e quando os dois se encontram o céu pode ser o limite.

Para saber mais acesse: http://bit.ly/u40Tbe

Vanessa Meiser 06/12/2011

"Tudo o que ela queria era dançar. Footloose, livre como dizia a canção." Pág 08

Quando fiquei sabendo do lançamento deste livro pela Editora Galera eu imediatamente já me imaginei lendo ele. O filme, Footloose - Ritmo Louco- da década de 80, era um dos meus preferidos da sessão da tarde, eu não perdia uma só vez e olha que ele passou muuuitas vezes.

Fui com bastante sede ao pote nesta leitura e não me decepcionei, li o livro em dois dias (mas poderia ter lido em menos tempo se minhas filhas tivessem permitido). É uma história muito legal e que cativa já desde o início.

Footloose nos conta a história de uma cidadezinha do interior dos Estados Unidos chamada Bomont que após perder 5 de seus adolescentes em um acidente de carro, toma uma atitude drástica decidindo que em Bomont está terminantemente proibido os jovens menores de 18 anos se divertirem. Os adolescentes não podem dançar nem em festas e nem em casa, todos devem já estar em sua própria casa no máximo as 22:00 da noite entre outras leis absurdas criadas pelos adultos mais influentes da cidade.

Eis que surge então em Bomont, Ren McCormack.Com 17 anos Ren acaba de perder a mãe e sem ter mais parentes em Boston onde mora, precisa ir para Bomont morar com seu tio e a família deste. Ren é um adolescente como outro qualquer, gosta de festa, dança e diversão e acaba se sentindo como um peixe fora d'água em Bomont onde não se tem liberdade para nada.

É lá que ele conhece Ariel, a filha do reverendo Shaw, um dos principais apoiadores das tais leis inusitadas.

Ariel é uma jovem rebelde também de 17 anos que perdeu seu irmão mais velho no acidente de carro ocorrido há 3 anos. A menina faz de tudo para chocar as pessoas que a conhecem, inclusive sua melhor amiga Rusty que não concorda com as ações de Ariel.

“Seus olhos se cruzaram. Aquilo era uma abertura. Ren precisava apenas encontrar algo sobre o que falar, mas ele não sabia que assunto puxar com aquela garota de cidade pequena. Tudo em que ele pensava parecia muito pretensioso. O que tinham em comum, além do fato de estarem tentando parecer mais legais do que provavelmente eram?" Pág 51

Quando os dois jovens encontram-se num bar que toca música 'clandestinamente', Ren e Ariel dançam juntos de uma maneira que faz parecer que a música uniu o casal e a partir daí algo mais vai surgir entre eles. É a dança que une Ren e Ariel e que dá o ponta-pé inicial para as mudanças que precisam ocorrer em Bomont.

“- Meu nome é Ren McCormack - anunciou ele, com a voz clara, mas trêmula. - E quero fazer uma moção, em nome da maior parte da turma de veteranos da Bomont High School, para que...a lei contra dança em público dentro dos limites de Bomont seja abolida." Pág 197

Nii. 23/11/2011

O livro Footloose é uma adaptação do roteiro do filme que logo estreará nos cinemas e que por sua vez é um remake do filme original ‘Footloose – Ritmo louco’ de 1984. Deu para se situar? O livro fez o cominho inverso do frequentemente estamos vendo hoje, a adaptação de livros. Nunca cheguei a assistir ao filme de 84 todinhos,mas do pouco que eu vi, foi suficiente pra gostar da história. Por isso já fui ler o livro mais ou menos sabendo o plot que eu iria encontrar.

Eu adoro filmes/livros com dança, naquele estilo bem ‘Dirty Dance’ e tals. Footloose entra nesse clima porque trás a dança como um pano de fundo de uma história que fala sobre limites, familia, amadurecimento e valores.

O autor optou por deixar a história no presente- fica claro pela tecnologia e referências (acredito que o filme que vem por ai acontece no presente também e não no contexto de 84)- e só manteve a cidadezinha com o ar de ‘parada no tempo’mesmo. – uma cidade onde a dança é proibida? Imaginem isso... É de deixar qualquer um meio ‘Não acredito, que ultrapassado’.

Lógico que os protagonistas são os rebeldes que vão liderar os jovens da cidade no desafio às cabeças da comunidade. O livro foca na narração dos dois, mas vez ou outra a autora coloca outros pontos de vistas – principalmente nos momentos cruciais.

Eu gostei dos protagonistas mesmo nos momentos em que eles estavam fazendo alguma burrada. Os personagens secundários também ganham espaço no livro e simpatizei com a maioria.

A leitura é super rápida e logo de cara fiquei ligada à história. Me surpreendi com isso, sério. Sei lá, a idéia é legal sabe, mas não era o suficiente para me deixar UAU, QUERO LER AGORA. E daí, sem grandes expectativas, acabei gostando bastante. Ótimo para passar o tempo e divagar com os personagens bem no estilo ‘Ah, Deixa dessa Ren’... ‘Pelo Amor de Deus Ariel’... haha =)

Super recomendado, agora quero ver o filme!

1 | 2 | 3 | 4