Fantasmas do Século XX

Fantasmas do Século XX Joe Hill

Resenhas - Fantasmas do Século XX

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: Fantasmas do século XX – Joe Hill
Segue abaixo o link indicando os trechos mais interessantes/significativos desta obra.

site: http://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2011/11/fantasmas-do-seculo-xx-joe-hill.html

i a m o n 05/06/2020

Um pouco de tudo
Um livro repleto de contos bizarros, com umas histórias sem pé nem cabeça.
Apesar disso, gostei bastante pelo fato do Joe Hill ter diversificado seu estilo, o livro possui histórias que vão do horror até quase uma comédia.
Recomendo para quem quer fugir do comum e que não se importe com finais sem explicação. Você tá lendo um conto, ele tá começando a ficar muito bom e do nada pow, acaba da forma mais louca possível...
Mesmo assim eu recomendo, foi uma experiência muito satisfatória, mesmo não gostando muito de livros de contos.

Francisco 02/06/2021

Não apenas horror
Publicado em 2005, esse primeiro livro publicado do autor consiste em uma reunião de contos, a maioria publicados anteriormente em diversas revistas. Dentre tais contos temos:

O MELHOR DO NOVO HORROR (Best New Horror)
Eddie Carroll é editor e está trabalhando em uma coletânea de contos intitulada "O Melhor do Novo Horror Norte-americano". Certo dia, toma conhecimento do conto "Buttonboy: uma história de amor", de um certo Peter Kilrue, uma história perturbadora, mas de excelente qualidade. A partir de então, Carroll inicia uma busca por Kilrue afim de incluir seu conto na coletânea.

FANTASMA DO SÉCULO XX (20th Century Ghost)
O cinema Rosebud é assombrado pelo fantasma de Imogene Gilchrist, uma jovem que morreu durante os anos 1930-1940 durante a exibição do filme "O mágico de Oz". O fantasma aparece a muitas pessoas que vão ao Rosebud durante muitos e muitos anos do século XX e toda a história é contada por Alec Sheldon, proprietário do cinema, que a viu pela primeira vez quando ainda era criança.

POP ART (Pop Art)
Um garoto narra os detalhes sobre sua amizade com Arthur Roth, um judeu de doze anos que possui um corpo plástico inflável, com uma válvula reguladora. Art está em constante perigo de ter seu corpo perfurado durante o cotidiano.

VOCÊS IRÃO OUVIR O CANTO DO GAFANHOTO (You Will Hear The Locust Sing)
O jovem Francis Key, de dezoito anos, mora com seu pai Buddy e Ella, sua madrasta. Ao acordar um dia se vê transformado em um gafanhoto e enfrenta muitos problemas em sua própria casa e na escola em que estudava, onde mata muitas pessoas.

OS MENINOS DE ABRAHAM (Abraham's Boys)
Rudy e Max moram com seu pai, o médico Abraham Van Helsing nos Estados Unidos após a morte de sua mãe e de sua chegada da Holanda. Os irmãos Rudy e Max desvendarão os mistérios envolvendo o trabalho de seu pai após invadirem seu escritório.

MELHOR QUE LÁ EM CASA (Better Than Home)
Esse conto trata do autista Homer Feltz, sua relação com seu pai Ernie, um treinador de beisebol, com sua mãe, com sua tia Mandy e com o mundo ao seu redor.

O TELEFONE PRETO (The Black Phone)
Na pequena cidade de Galesburg, John Finney é sequestrado por um serial killer de nome Albert e é preso em um porão de uma casa onde há um telefone preto que não funciona há muito tempo, mas que encerra um sombrio mistério que lhe ajudará a escapar de seu cativeiro.

ENCURRALADO (In The Rundown)
Wyatt trabalha como atendente em uma locadora de vídeos e namora a balconista Sarah Kensington. Certo dia, ao retornar para casa após ser demitido, toma o caminho de uma trilha e presencia um crime brutal.

A CAPA (The Cape)
O garoto de sete anos Eric Shooter descobre que tem a capacidade de voar enquanto está usando uma capa de tecido. Quando cai de uma árvore e sofre um acidente, para com seus voos, mas redescobre esse prazer em sua vida adulta.

ÚLTIMO SUSPIRO (Last Breath)
Dr. Alinger é o curador do "museu do silêncio", um local onde estão guardados os últimos suspiros de muitas pessoas famosas e anônimas, a exemplo do último suspiro de Poe.

MADEIRA MORTA (Dead-Wood)
Árvores e florestas surgem e desaparecem de forma misteriosa.

O DESJEJUM DA VIÚVA (The Widow's Breakfast)
Os amigos Killian e Gage estão viajando juntos. Após a morte de Gage, Killian decide seguir em frente e acaba em uma cabana onde mora uma viúva com algumas meninas. A partir daqui, Killian passa a observar as formas das crianças lidar com a morte.

BOBBY CONROY VOLTA DOS MORTOS (Bobby Conroy Comes Back From The Dead)
Durante as filmagens de "O despertar dos mortos", de George A. Romero, o comediante fracassado Bobby Conroy encontra sua namorada de juventude Harriet Rutherford, agora casada e com um filho pequeno de nome Bobby.

A MÁSCARA DO MEU PAI (My Father's Mask)
Jack, de treze anos e seus pais vão a uma casa de campo em Big Cat Lake. Sua mãe lhe propõe a brincadeira de que eles estão sendo perseguidos por seres com formatos de cartas de baralho que andam com espadas e machadinhas e que lhes invejam a sorte. Passam a usar máscaras para não serem reconhecidos pelas pessoas do baralho, mas Jack perceberá que na verdade tudo isso não é apenas uma brincadeira.

INTERNAÇÃO VOLUNTÁRIA (Voluntary Committal)
Nolan Lerner tem um irmão mais novo, Morris que é diagnosticado com esquizofrenia e outras doenças psiquiátricas adicionais. Morris possui um interesse em construir castelos e labirintos com caixas de papelão em seu porão. Já Nolan em destruir objetos e se envolve em uma grande confusão com um amigo de sua escola.

A MÁQUINA DE ESCREVER DE CHERAZADE (Scheherazade's Typewriter)
Após a morte de seu pai, Elena observa que a antiga máquina de escrever IBM elétrica de seu pai está escrevendo contos por conta própria durante a noite.

As histórias são bastante diversificadas em termos de época, fatos e desenvolvimento. Os contos que mais gostei foram "O Telefone Preto", "Melhor Que Lá em Casa"", "Os Meninos de Abraham", "Internação Voluntária" e "Encurralado". Os que menos me agradaram foram "O Melhor do Novo Horror" e "Fantasma do Século XX". A escrita de Joe Hill torna a leitura facílima, mas há alguns contos que deixam bastante a desejar, algo nada incomum em um livro de contos. De um modo geral, esse livro está muito abaixo das habilidades de Hill, com boas obras como "Tempo Estranho" e "A Estrada da Noite".

David 14/07/2021

Já adianto que não espere uniformidade ou unidade nesse livros, já que são contos de início de carreira do Joe. Uma oportunidade de conhecer e apreciar o início da carreira e atestar o talento inegável do cara. Alguns contos apresentam muita sensibilidade e outros muita estranheza, alguns de fantasia pura e uns de muita tensão.

Na minha opinião vale a pena conferir, apesar da qualidade oscilar entre os contos (normal até isso, né?!).

Adri 04/06/2010

o conto "pop art" já vale o livro, foi uma das coisas mais sensíveis e tocantes que eu já li. o primeiro conto do livro também comprova a competência de joe hill no gênero horror. o livro é apenas uma amostra do talento desse autor, que mostra seu valor como escritor, superando o título de "filho do stephen king". superou minhas expectativas que não eram muito grandes em relação a ele.
naniedias 17/11/2010minha estante
Esse conto é simplesmente maravilhoso mesmo :) E totalmente louco =D

Juan 02/05/2012minha estante
O Joe é incrível!

iammoremylrds 29/06/2021

adorei a coletânea de contos, joe hill como sempre sendo impecável e mostrando para oq veio, é incrível como a escrita dele é mt parecida com a do pai,embora ele tenha a sua própria marca registrada

Agatha 03/09/2021

Não sou muito chegada a antologias, mas gosto bastante da escrita do Joe Hill, então procuro ler até os seus livros de contos.

Fantasmas do século XX não envolve apenas histórias de terror e visualizamos diversas cenas do cotidiano salpicadas com um toque sobrenatural na maioria dos contos. Joe Hill tem uma excentricidade na sua narrativa que admiro desde o primeiro romance que li dele, A Estrada da Noite.

Pop Art, A máscara do meu pai e Internação voluntária foram os contos que mais gostei nesse livro. Internação voluntária tem até um quê de Alice no País das Maravilhas.

Lilian.Cava 13/01/2021

Começo Surpreendente
Decidi pegar pra ler as obras do Joe Hill e por falta de melhor critério, escolhi a ordem Cronológica. Estava um pouco sem ânimo por ser um livro de contos e talvez mostrar uma outra face do escritor, diferente dos romances.

Mas gostei demais desse livro! Ele me surpreendeu em diversos aspectos, já que vemos uma clara inspiração no Stephen King, mas também em outros autores de um terror mais visceral, como é o caso do meu queridinho Clive Barker.

Foi uma excelente porta de entrada para já me apaixonar pela escrita do Joe. Meus contos preferidos foram: ART Pop, Vocês irão ouvir o canto do gafanhoto e Internação Voluntária.

Aline.Souza 11/09/2022

Contos bons e outros nem tanto
Na minha opinião, achei alguns contos bem chatos, mas, por outro lado, alguns contos são muito bons mesmo. Meus preferidos foram: "Desjejum da viúva", "Pop Art" e "Último suspiro". O conto que me fez querer ler o livro "O telefone preto", infelizmente não me conquistou, talvez porque fui com altas expectativas por conta do filme. Ainda assim, vale a leitura!

Pandora 18/06/2010

Essa e outras resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Pra quem ainda não conhece o Joe lá vai: ele é filho do Stephen King (precisa de mais alguma informação?) e esse é o segundo livro dele, o de estréia chama-se A Estrada da Noite e é muito bom também! Falarei dele em outra oportunidade.
Vamos ao livro!
É uma coletânea de 15 contos, que passeiam pelo horror clássico, suspense, terror psicológico, com pitadas de sarcasmo e humor. Também explora sentimentos humanos com sutileza e intimidade.
Vou falar um pouquinho dos meus preferidos:

O Melhor do Novo Horror: Joe abre o livro com um conto absolutamente perturbador! É a história de um editor que se vê dentro de um conto de terror. Fantástico!

Pop Art: um conto bastante estranho sobre um menino inflável. Bastante íntimo e delicado.

O telefone preto: conto de terror clássico, onde um garoto sequestrado recebe ligações de um menino morto. Bem legal!

A Capa: Nada é o que parece nesse conto, Joe foge do convencional. Bem chocante. Fiquei bastante surpresa e acabei caindo na risada. Não que ele seja engraçado…bom, ele é engraçado desde que você tenha um certo senso de humor deturpado :D

Bobby Conroy volta dos mortos: bastante íntimo também…faz pensar sobre algumas coisas acerca de nós mesmos.

A máscara do meu pai: terror psicológico fantástico!

Internação voluntária: esse incomoda. Quem sofre de claustrofobia como eu vai se sentir mal lendo esse conto rsrsrs

Livro recomendadíssimo! O Joe Hill é bastante promissor e aguardo ansiosa pelos próximos lançamentos!

Mateus Sanfer 13/09/2021

Super legal!
Tenho que admitir que não entendi o final de alguns contos, mas, de uma visão geral foi interessante! Estou experimentando leitura de géneros diferentes, então acho que foi uma boa leitura. Gostei bastante de alguns!

Mateus 26/07/2011

Joe Hill se tornou famoso logo no lançamento de seu primeiro livro, A Estrada da Noite, uma ficção de terror cuja história atormentou muita gente. Com O Pacto mostrou ainda mais seu poder de aterrorizar os leitores, pois seu crescimento literário foi imenso em relação ao primeiro livro. Já com Fantasmas do Século XX, livro que reúne uma coletânea de contos, o gênero terror não é sua marca. O que predomina em todas as páginas é sua capacidade de envolver e fascinar quem lê, além do sobrenatural e o suspense puro passear por todos os cantos. Quem começa a ler tendo em mente se assustar, pode não gostar. Mas quem tem a mente aberta e apenas o desejo de ler um bom livro, vai se emocionar e se envolver de uma maneira tão única pelos personagens que vai ser difícil de esquecer.

Quer ler o resto da resenha? Entre no blog: http://mateuscalazans.blogspot.com/2011/07/fantasmas-do-seculo-xx.html
Ju 27/02/2012minha estante
Eu li A Estrada da Noite. ME apaixonei por Joe hill. Quero provar dos outros aindam, só não tive tempo.
Gostei muito do seu comentário!

Murnyx 30/01/2021

Melhor do que esperei!
Comecei o livro esperando absolutamente nada depois de ter visto algumas resenhas, mas acabou que me surpreendeu positivamente.
A escrita do Joe é muito gostosa de ler, percebe-se algumas semelhanças com o King, mas ainda assim é uma escrita bem própria.
Há contos de vários tipos e não só de terror, alguns com um gore e um toque de Clive Barker e outros mais leves, tem alguns meio aleatórios também, mas num geral é um experiencia bem legal.
Vale super a pena a leitura!
Meu preferido é o primeiro, achei incrível!

Janaina Bessoni 23/07/2022

Único
Daqueles livros que acaba e lhe deixa parada , pensando.
Tem conto lindo, tem conto bizarro, tem conto que terminei sem entender nada, tem conto que incomoda e assombra.
É um estilo único, gostei?mas acho que vou levar um bom tempo pra encarar um outro livro dele ???