A Mulher de Branco

A Mulher de Branco Wilkie Collins

Resenhas - A Mulher de Branco

IvaldoRocha 20/06/2022

Apesar de ser um romance gótico, pode ler sem medo.
Escrito em 1859, o romance foi inspirado em uma série de assassinatos ocorridos em Londres entre 1849 e 1850, amplamente noticiados pelos jornais sensacionalistas da época.

Wilkie Collins é convidado por Charles Dickens, o fundador da revista “All the Year Round” e passa a escrever “A Mulher de Branco” em fascículos publicados com enorme sucesso. A publicação em fascículos leva a história a ter uma infinidade de reviravoltas, todas bem estruturadas e sem pontas soltas, era a necessidade de manter a expectativa do leitor, assim Wilkie torna-se o criador do “romance de sensação” que busca prender a atenção do leitor com uma forte dose de emoção do início ao fim do texto.

A publicação dos 40 fascículos na revista teve um sucesso tão grande que obrigou a publicação do livro em três volumes. Para se ter uma ideia do sucesso a primeira edição se esgotou no primeiro dia. A segunda na primeira semana.

“A Mulher de Branco” apesar de ser considerada um romance gótico tinha um perfil inovador ao tentar desvendar os mistérios à luz da razão, sendo assim quando se encontra uma mulher de branco em uma estrada escura de Londres em plena madrugada, apesar do susto inicial, se busca entender o que realmente está acontecendo.

Quando da publicação do livro, Collins fez algumas correções importantes para dar a credibilidade da estória, “tudo se resumia em uma data”, além disso buscou um consultor jurídico que avaliasse a estória do ponto de vista da legalidade.

O romance tem um aspecto documental e como se em um julgamento a estória é contada, por depoimento de personagens, além da utilização de diários, recibos, declarações etc.

Alguns personagens se mostram, únicos como o Sr. Fairlie e seu crítico estado de saúde e o Conde Fosco e seu intelecto privilegiado.

Apesar de ser um “tijolão” de 822 páginas, o que assusta alguns leitores, ele irá prender a sua atenção de uma maneira incomum.

Emiliane.Yamada 22/03/2022

Quando as Aparências cobram o pior preço.
Ela apareceu toda de branco em seu caminho. Parecia um fantasma, mas para sua surpresa era alguém que traria para sua vida grandes mudanças.

Ao chegar em seu novo emprego como professor de arte Walter encontra um novo sentindo para sua vida e as melhores companhias que poderia ter: Laura e Marian.

Com uma narrativa que nos prende e nos envolve por todo um cenário tão profundamente construído, uma trama muito bem elaborada e um mistério que nos instiga , A Mulher De Branco é um livro que esconde várias facetas e personagens ricos complexos que faz a curiosidade dominar por completo a nossa imaginação.

Afinal quem é a mulher de branco? Qual é a verdade sobre ela?

Tudo nos levas por uma jornada que nos intriga e os cenários criados nos transportam para cada acontecimento como um fato que realmente estivesse se desenrolando diante de nossos olhos.

Denise 09/02/2022

Livro escrito em 1859 e publicado em 3 volumes. Neste período surgiu o novo subgênero do gótico vitoriano: o romance de sensação.
Neste livro, onde a trilogia foi unificada, a escrita do autor traz narrativas de seus personagens, com detalhes de conexões estabelecidas, como datas, local de acontecimentos, entre outros detalhes, fazendo com que nós, leitores possamos fazer nossas deduções e tirar nossas conclusões, muitas das vezes mudando nossas opiniões de acordo com os relatos de cada personagem.
Mistério e segredos fazem com que nos prendamos à leitura, nos levando a ser surpreendidos com o desembaralhar da trama.
Apesar do livro ser realmente muito bom, o mesmo é um pouco cansativo por trazer capítulos extremamente longos e por se tratar em suas 822 páginas apenas narrativas dos acontecimentos e opiniões de seus personagens.

elainegomes 05/12/2021

Mulher de branco

Mistérios e suspense
São receitas perfeitas para me conquistar, mas não foi o caso, o livro foi tão lento, que eu até esquecia qual era o suspense, o segredo.

Para no derradeiro final o grande segredo ser tão tolo, foi muito decepcionante.

Não considero um livro ruim, mas suas 800 páginas me deixaram bem cansadas, e fiquei com a sensação que a história poderia ficar bem mais interessante com a metade de páginas.

Recheado de clichês, como por exemplo mulher bonita ser tola e burra, enquanto a inteligente, ser comparada a um homem em razão de sua sagacidade e força, além de outros clichês, como o fato da personagem bonita se apaixonar enquanto a feia permanecer encalhada. Mas é claro que merece um desconto por ter sido escrito em outro século, ok.

Mas foi justamente a ?feia? que prefiro referir-me a ela com a personagem mais inteligente e interessante de todo o livro que me fez continuar lendo, achei (e esperei por isso) que toda a reviravolta e soluções partiriam dela, e novamente me frustrei, ela ganha um espaço muito coadjuvante para o desfecho que por sua vez foi tão ?romântico? que só faltaram os aplausos dos camponeses (ops? teve isso).

_Gabs_ 11/05/2023

O que dizer desse livro?
A Mulher de Branco é um romance investigativo que se passa dentro de um ambiente familiar nos anos de 1860. Rico em detalhes, esse livro é uma porta para o passado: para os costumes, crenças, estereótipos, regras de conduta e posição dentro da sociedade inglesa no ano em questão. A escrita do autor possui um excesso de dramatização, melancolia e angustia, mas isso se deve ao estilo gótico próprio da época.
Ao decorrer da narrativa, Wilkie Collins nos conduz a uma série de intrigas e mistérios que se iniciam com um encontro com uma mulher misteriosa na calada da noite e com um casamento arranjado que tem tudo para dar errado. Apresentado na forma de depoimentos, várias serão as personagens que passarão por essas 830 páginas, e é através de todos esses pontos de vista que o leitor pode entender a história e tirar suas próprias conclusões.
Não é o tipo de investigação que te faz criar mil teorias e conspirações por que o próprio livro vai te dando spoilers, então para um leitor do século XXI tudo parece ser muito previsível, mas o livro não deixa de ser intrigante ou bem construído por conta disso, tendo inclusive um fechamento excelente que não deixa pontas soltas.
Outro detalhe que merece reconhecimento é o papel feminino na história. Em uma Inglaterra machista, na qual as mulheres não exercem qualquer poder e suas falas e ações precisam ser seguidas de uma justificativa ou do apoio de um homem para serem valorizadas, as mulheres ocupam um espaço revolucionário neste livro. São chamadas de loucas por se rebelar, são comparadas à homens por sua inteligência e sagacidade, são traidoras por visarem seus próprios interesses e santas por lutarem pela família. Neste livro estão presentes todos os tipos de mulheres, sendo mais intrigante que a outra. Mas a que mais me prendeu e ganhou toda a história foi Marian Halcombe, e eu li todas essas páginas por causa dela.
Essa foi a leitura mais longa que já fiz, durando praticamente um mês inteiro para ser finalizada, mas não por ser um livro chato, arrastado ou incompreensível, mas por ser um livro que demanda tempo. Admito que tenho dificuldade em me interessar por clássicos e minha tendência é fugir deles, mas este em específico chamou a minha atenção e me prendeu logo nas primeiras páginas. Recomendo muito.

Jessikelly0 30/09/2023

A Mulher de Branco
Eu tenho uma grande dificuldade em ler livros ?extensos demais? embora a história seja muito envolvente, gastei muito tempo para terminá-lo (o problema não é o estilo do livro, e sim eu mesma rs?) . Para quem gosta de livros assim, ele é um prato cheio. A história tem romance, mistério e é narrada do ponto de vista de vários personagens, fazendo com que todas as peças fossem encaixadas.

Lori 23/03/2024

Bem misterioso
Esse livro deveria se chamar ?mata fofoqueira lentamente com faca de serrinha? ?
800 páginas para descobrir segredos e mais segredos é de matar de agonia! Imagina a galera da época que lia um capítulo por semana kkkk

Bom, sou suspeita pra falar, amo literatura inglesa, mas o livro é muito bom mesmo. Esse estilo da história por várias perspectivas ficou bem genial! É um livro digno de adaptação para o cinema com certeza, me espanta ainda não ter nada (que eu saiba).