Luísa (quase uma história de amor)

Luísa (quase uma história de amor) Maria Adelaide Amaral
Maria Adelaide Amaral
Maria Adelaide Amaral

Resenhas - Luísa (quase uma história de amor)

maarisampaio 31/05/2024

E não vai ter happy end.
Luísa? o que falar dessa quase história de amor que revela tanta dor? Luísa é uma personagem ausente, mas sentida em cada palavra, descrita por muitas óticas daqueles mais próximos de seu convívio.

Luísa é instigante e provocante, mas foi somente no capítulo de Marga que eu pude conhecer a Luísa frágil, castigada pela dor do quase amor de Paulo, o qual nunca foi alcançado. A sombra dele que a acompanha por toda a vida, e, vez ou outra faz Magra ser engolida pelo passado.

Luísa é fatal. Única. Ocupa uma grande parcela na vida daqueles que a rodeiam, e mesmo depois de não estar mais no convívio de muitos deles, Luísa ainda assim é como uma fantasma no presente movida pelas questões e interrogações deixadas por ela em um passado. Enquanto lia sobre ela, eu queria cada vez mais conhecê-la, saber de Luísa através da sua própria voz e escrita.

Num enredo atravessado pela ditadura e pelo sonho revolucionário, Luísa e suas paixões são tecidas. Eu poderia dizer que ela é uma mulher criada por Chico Buarque, alvo de alguma de suas canções. Pelo menos para mim, essa é a impressão que fica.

Como Caio Fernando Abreu escreve ainda no prefácio, Luísa é movida pelas fantasias. Por meio desses momentos, ela encontra pequenas doses de felicidade para seguir em frente e se desligar um pouco das marcas do seu passado, e principalmente, se desligar de Paulo e a sequela deixada quanto ao medo de não ser suficientemente amada. Gostaria também de pontuar as marcas negativas de Luísa na vida de algumas pessoas, em alguns momentos, suas provocações intencionadas são desmedidas de consequências, e assim é possível ver também uma Luísa despreocupada em como os seus atos atingem os outros.

Luísa repete muitos ciclos em busca de um final como o de Paulette Goddard e Carlitos. E no final das contas, elas já conhece os passos da estrada, sabe que não vai dar em nada e os caminhos reconhece de cor.

Rafa 11/05/2024

Perda
O livro se perde no objetivo central, não que tudo precise de um fim que amarre os meios mas senti muita falta disso, eles desenvolvem uma personagem em todo o livro para absorvê-la ao final de tudo. Um pouco decepcionada, mas foi uma experiência boa pois a escrita e ótima

Nayane46 10/03/2024

Nesta obra não nos deparamos com o ponto de vista de Luísa, os capítulos tratam de mostrar a maneira em que diferentes pessoas do convívio dela a enxerga. Vemos Luisa pelo olhar de Marga, a melhor amiga; Raul, um amigo homossexual; Rogério, um apaixonado platonicamente por Luísa; Mário, seu marido e Sérgio, seu amante. Confesso que o capítulo que mais me agradou foi este último

Esta obra me agradou bastante. Foi interessante observar como cada um de nós pode gerar diferentes sentimentos, ideias e impressões às pessoas do nosso convívio.  Cada uma delas nos vê de uma forma diferente.

Me siga no Instagram: @lar.da.leitura

JoAo366 23/02/2024

Simplesmente um dos melhores livros que já li. Luísa me fez ficar sem dormir por ansiedade de tanto ficar pensando e ligando cada relato. É lindo o jeito que Maria Adelaide Amaral consegue criar cada capítulo.. É usada uma abordagem diferente para cada personagem contar a sua visão de Luísa, e eu acho isso o ponto alto do livro. Os personagens são de uma complexidade que faz com que o livro te coloque numa sessão de terapia onde você traça o perfil e as manias de todos eles.

Pra mim, o capítulo do Sérgio foi o mais bonito. Chorei tanto. É lindo ver esses encontros e desencontros do amor. Ou até mesmo ver o poder que o silêncio tem.

Paula.Campos 21/02/2024

Ser e não ser
Essa leitura foi uma experiência de altos e baixos. Trechos lindos, irônicos, com o nível perfeito de drama. Outros trechos entediantes e sinceramente confusos, mas que não tiram a beleza inteira do livro. Não se tornou um dos meus favoritos, mas foi uma leitura prazerosa.

folklost 15/02/2024

Fragmentos de visibilidade
Acredito que no final do dia, existe uma luísa em cada uma de nós, mulheres, almejando a liberdade....

Amanda3913 08/02/2024

Tu não pega ela. Ela é quem te pega ?
Durante a leitura, em vários momentos fiquei confusa sobre a personalidade da Luísa. Em alguns momentos me pareceu que ela é uma manipuladora, em outros, apenas uma iludida buscando o amor, em outros ainda, uma iludida manipuladora buscando apenas se satisfazer.

A satisfação não (apenas) no sentido sexual. Mas no sentido intelectual, social, de ser aceita em todos os lugares. De parecer querer se encaixar.

Depois, fiquei com a sensação de que a maioria desses "amores", na verdade, foram idealizados pelos outros personagens, como uma tentativa de decifrar Luísa.

Como se o fato de Luísa se interessar, ou não, por estes personagens fizessem dela uma megera.

Ainda não sei bem o que sentir. Não sei bem que é Luísa. Mas sinto que foram várias quase histórias de amor.

Leandro 04/02/2024

A forma de contar a história é muito interessante!
A história de Luísa é contada na perspectiva de outras 5 pessoas. Apesar de ser a protagonista, só ficamos sabendo quem é ela pela visão dessas pessoas. Na verdade, conhecemos 5 faces da Luísa.

Muito interessante a forma como a história foi contada. Mas não achei o enredo espetacular.

O texto é simples. É um livro de leitura rápida, ideal praqueles momentos em que você não quer uma leitura densa.

Renata.Mieko 27/11/2023

Eu amo livros em que a personagem principal é mulher e desafia todos os estereótipos.
Quem nunca quis ser uma Luísa?

Cristian Monteiro 21/08/2023

Conhecia a Maria Adelaide Amaral como dramaturga (das melhores, vale assistir as minisséries que escreveu), esse é o primeiro romance que leio dela e não poderia ser melhor, mais de 30 anos depois ele ainda tem potência e frescor, e será sempre atual já que trata de emoções tão íntimas, tão furtivas e tão intensas.

É lindo que Luísa é construída através de seus amores, suas paixões, seus afetos e vaidades, defeitos e confissões, através das lembranças e percepções de quem cruzou sua vida de forma significativa.

O pano de fundo, as dores do pós ditadura, dá ainda mais aspereza a obra.

Trata-se de uma das melhores leituras do ano.

montegromery 30/07/2023

Abundantemente breu, abundantemente fel
O livro fala sobre Luísa, contudo, diferente da maioria das narrativas, a história da personagem é contada sob o viés das pessoas que conviviam com ela. Os leitores vão conhecendo Luísa aos poucos, a partir de memórias e de perspectivas diferentes. Cabe a nós definirmos ela sob a nossa experiência de mundo, sob a maneira como nos enxergamos e enxergamos as pessoas ao nosso redor.

?De modo geral, esses compartimentos não se interpenetravam. Para cada um ela usava uma roupagem e uma linguagem, adequava certas medidas de inteligência ou mediocridade, retraimento ou excentricidade, afetação ou naturalidade?

Para mim, esse foi o fragmento que mais definiu a personagem. No último capítulo percebi que, talvez, a interpretação que eu tive do livro estivesse certa: Luísa é uma ?mirrorball girl? - ?never been in natural all i do is try try try?. Porém, obviamente, eu sou mais um dos narradores tentando defini-la sob minha percepção de mundo.

Matheus656 11/05/2022

Um livro diferente
Bom, não conhecia nada sobre o livro, comprei em um sebo por dois reais, pois gostava de algumas minisséries e novelas da escritora. A história então, é toda diferente. Aqui, temos a Luísa que é a personagem título do livro, mas que, não narra sua vida, no lugar temos amigos, ex marido, e por ai vai falando sobre ela. Cada um dando a sua visão e fatos sobre a protagonista. Não foi um livro ruim de se ler, mas também, confesso que não entendi o propósito da obra. Então nota 3 estrelas, para ficar no meio termo. Talvez (e com certeza será) uma leitura esquecível.

Luísa Toresan 12/10/2021

Gostei muito do livro. Luísa é definida por uma das personagens como uma mulher de diversas personalidades, mudando-as para cada pessoa. E foi isso que esse livro quis passar, cada face de Luísa mostrada para cada uma das 5 personagens. E às vezes me passou a sensação de que nem a própria Luísa sabia quem era de verdade, e o livro conseguiu transmitir isso muito bem através de cada ponto de vista.

Lu 10/08/2021

Acho que foi a primeira vez que li um livro escrito dessa forma o que foi muito interessante. Mostra muito bem como todos usamos certas mascaras sociais dependendo de com quem estamos e como na verdade ninguém realmente nos conhece, apenas aquela persona que decidimos mostrar.

Paloma.Ferreira 13/06/2020

A dramática história de Luísa. A pergunta que não tem resposta: afinal, em que momento Luísa esteve certa de suas escolhas? E porque deveria eu julgar se as escolhas são suas? Talvez o final da história responda estes questionamentos, ou talvez, algumas perguntas não possuem respostas mesmo.