Maria Degolada, santa assombrada

Maria Degolada, santa assombrada Caio Riter

Resenhas - Maria Degolada, santa assombrada

cinthiaan 08/08/2020

Uma leitura interessante.
Gostei muito da leitura. Narrativa cheia de regionalismo e com aquele clima de contar histórias ao redor da fogueira.
Cativante.

Saleitura 06/01/2016

A história de Maria Degolada, santa assombrada é de arrepiar até os mais corajosos. Este livro ilustrado por Joãocaré apresenta os acontecimentos trágicos que tornaram Maria Francelina Trennes uma lenda.
Em noite de lua cheia dizem que não devemos falar alto senão coisas ruins podem acontecer. "É noite de seres assombrosos andarem soltos, vagando por aí, à procura sabe-se lá do quê."

Todos escutam muitas histórias que é de meter medo. E assim vamos ouvir o que aconteceu quando o nosso narrador quando ainda era um garoto de dezesseis anos a meia-noite de uma sexta feira. "Oh, é ela, a Degolada. Silêncio, é ela." Era a Maria Francelina Trenes, a Degolada que caminhava quase voando.

Ele era uma garoto todo metido a besta, achado-se uma valentão e de frente para o espelho chamou o fantasma da Maria Francelina . Pensou que ela fosse aparição, mas ela estava ali na frente dos seus olhos e não teve como não sentir medo e pânico. Mas o todo corajoso permaneceu firme e escutou a história dela.

Maria uma mulher bonita, nascida na Alemanha e veio para o Brasil ainda criança. Namoradeira e todos os homens apaixonados por ela morriam de ciúmes. Adorava dançar, passear gostava dos elogios dos rapazes, pois o que não faltava eram muitos olhares e comentários sobre sua beleza.
Foi em um baile em noite de vento e frio que Maria foi "motivo de ciumeira das mulheres e dos olhares de cobiça de todos os rapazes." Conheceu Bruno , cabo do Exército - Bruno Bicudo. O belo soldado ficou encantado com Maria, mas não sabia que ela não era de namorar um só. "Essa foi a causa da desgraça."
Maria caiu morta aos pés da Figueira. Ela dizia que "Ele" tirou dela o riso que dera o que mais amava. Quem será esse Ele? Será o cabo Bruno? Tem muita tristeza ainda para você saber sobre essa história.

"E ainda hoje, bem no alto do morro,
a figueira onde Maria Francelina foi sacrificada está lá. "

Resenhado por Irene Moreira

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2016/01/resenha-maria-degolada-santa-assombrada.html

Irene Moreira 06/01/2016

Leiam a resenha completa no blog da Saleta de Leitura

Lê Vieira 19/02/2015

Na minha escola sempre teve um boato de assombrações no banheiro e que era preciso apenas chamá-los três vezes que o fantasma iria aparecer. Como eu nunca fui uma criança corajosa, essas coisas de fantasma só podiam aparecer em filmes, nada de fantasminhas me assombrando ao vivo e me perseguindo para sempre, eu não ficava sozinha no banheiro da escola.

Me sinto meio burra após ler este livro, não acredito que os guris da escola me enganaram durante todo aquele tempo. A Maria Degolada só aparece a meia noite e eu com medo dela as 10 horas da manhã. Isso é uma vergonha!

"E, se você quer saber também a história da Maria Francelina Trenes, alemoa nascida na Alemanha e vinda ainda criança de colo para o Brasil, escute. Eu vou contar."

O autor cumpre o que promete e apresenta de forma rápida e simples a história que deu origem a esta lenda que assustou muitas crianças e acredito que alguns adultos também. Maria Francelina era uma mulher comum, daquelas que ninguém imaginaria que poderia ser protagonista de algum conto qualquer, a não ser pelo fato dela se considerar uma mulher totalmente livre para ser feliz de sua forma, porém ela não poderia imaginar que um homem que a amava poderia lhe tirar seu bem mais precioso.

"Ele me cortou o pescoço.Tirou de mim o que eu mais amava: o riso. "

A parte gráfica desta obra é impecável. Sei que tem uma edição ainda mais caprichada, com capa dura e tudo mais. A que eu tenho é um pouco mais simples, mas nem por isso deixa de ser bonita e colorida. Com imagens bem construídas e encaixadas perfeitamente ao contexto.

site: http://www.confraria-cultural.com/2014/10/resenha-maria-degolada-santa-assombrada.html

Luan 27/01/2015

Resenha: Maria Degolada, Santa Assombrada - Caio Riter
Vamos a Resenha:

"Psiu, silêncio.
Ela vem chegando[..]"

Neste livro leremos a história de Maria, a personagem principal de uma das lendas mais ouvidas no Brasil.

Maria Francelina, ou melhor, Maria Degolada, Santa assombrada é uma moça, que um dia foi alegre e dançante que acabou por virá uma assombração. Maria, quando em vida foi degolada, tendo assim, sua alegria, sua liberdade, seu riso, ceifado pela desgraça que lhe ocorreu.

Comentários:

Adorei o título e achei super instigante, imagina, conhecer a história de Maria Degolada, uma lenda que assustou várias crianças e adultos, até eu já fui amedrontado por esta história, e acreditem se quiser, estou escrevendo esta resenha numa sexta-feira e são neste exato momento, "20:37", então o que irei fazer... é isso mesmo.

"- Mas é bonita essa Maria. Eu com ela até casava."

Adorei conhecer a história desta lenda, que é Maria, não sei se o autor buscou informações sobre Maria, ou se até mesmo ela existiu, mas sei que ele conseguiu me prender de uma forma surpreendente, que me fez ler o livro em uma sentada.

Não houve tantos personagens, o que acompanhamos mais é Maria, os outros são um complemento na história. O livro é narrado em 1° e 3° pessoa. Quando é em 1° pessoa, conhecemos mais sobre quem conta a história e quando é em 3° pessoa, é quando acompanhamos a história de Maria. Não houve muitos cenários, até porque o livro é curto, mas você conhecia um pouco do local pelas ilustrações, que é uma beleza a parte.

"- Me conta a tua história.
E ela contou."

Devo dizer que a Editora Edelbra tem um trabalho gráfico muito lindo, é uma beleza que atrai muitos de seus leitores.

As ilustrações deste livro são lindas, digo que o ilustrador está de parabéns, pois suas ilustrações mostra um pouco da historia e pude vê muito do interior em suas ilustrações. Parabéns João Caré!

"Ouça.
É ela que vem aí.
Silêncio."

Adorei a escrita do autor, e também pude perceber que ele utilizou uma linguagem do interior e isso foi novo. A escrita é fluida e não tem nada de entediante, nada!

A capa é instigante, pois ser perceberem, parece respingos de sangue, melhor dizendo, do pescoço de Maria. A diagramação é perfeita, as ilustrações... Uma maravilha, sem erros na revisão. Perfeito!

Uma lenda que é recontada de uma forma nova e surpreendente.

site: http://lendoferozmente.blogspot.com.br/2014/09/resenha-maria-degolada-santa-assombrada.html

Rotina Agridoce 10/12/2014

recomendo!
Maria Degolada Santa Assombrada é uma história contada para assombrar os mais medrosos, esta é a ideia da narrativa. Maria é um jovem que vive em Porto Alegre, mulher bonita e vistosa perante aos homens, mas muito invejada pelas mulheres que sempre lhe desejaram que mal lhe acontecesse....

Leia mais no blog Lost Girly Girl

site: http://www.lostgirlygirl.com/2014/12/resenha-493-maria-degolada-santa.html