Os Buddenbrook

Os Buddenbrook Thomas Mann

Resenhas - Os Buddenbrook

Elaine Messias 24/09/2023

Histórias de família
Diz-se que toda a família de Thomas Mann rompeu com ele após a publicação deste livro, por acreditar que propositadamente ele estava expondo seus problemas familiares.

Marcos606 07/09/2023

O primeiro romance de Mann, expressa a ambivalência de seus sentimentos sobre o valor da vida do artista em oposição à vida burguesa. O romance é a saga da queda dos Buddenbrooks, uma família de comerciantes, desde o auge de sua riqueza material em 1835 até sua extinção em 1877.

O declínio econômico é precedido pela perda de vitalidade e da autoconfiança dos membros da família. Uma tendência crescente para a espiritualização está a minar a mentalidade mercantil. Segundo Mann, a vitalidade e a diferenciação mental e espiritual são mutuamente exclusivas. Esta suposição segue uma corrente literária do final do século XIX, para a qual Nietzsche introduziu o termo decadência no uso alemão. Até que ponto a doutrina da origem patologicamente degenerativa do gênio se difundiu na época e se tornou um tema da moda no início da Primeira Guerra Mundial é demonstrada, entre outras coisas, pela bibliografia que o psiquiatra Wilhelm Lange-Eichbaum que publicou em seu best-seller Gênio – Loucura e Glória em 1928.

Natali 21/08/2023

Os Buddenbrook
Esse livro é uma ótima porta de entrada para Thomas Mann. É um romance que conta a história de 3 gerações de uma família que se encontrava no topo da sociedade e começa um lento declínio.

Cristiane 19/08/2023

Os Buddenbrook: decadência de uma família
Publicado em 1901 quando Thomas Mann estava com apenas 25 anos, este livro narra a trajetória de uma família abastada inspirada na família e na cidade do autor.
O leitor acompanhará quatro gerações desta família.
O livro começa com uma festa de inauguração da mansão da família. A terceira geração tentará manter a tradição e os negócios familiares.
Thomas o filho mais velho dedicará sua vida a empresa, inclusive deixará a mulher que ama para se casar com outra mais rica.
Christian o bonvivan que sofre de muitas enfermidades porém nenhuma delas o impede de beber, jogar e se divertir.
Antonie(Tonie )que deseja a todo custo deixar seu pai e sua família orgulhosa dela. Sente uma veneração pela sua história, pelas conquistas de seus antepassados. Passa por dois casamentos infelizes.
Klara a mais nova que morre muito cedo.
Algumas cenas são de uma sensibilidade singular: a venda do casarão paterno e a tristeza de Tonie quando isto acontece. A eleição de Thomas como senador. A felicidade de Hano (filho de Thomas) quando está na praia. A festa de Natal organizada pela matriarca...
Qual o sentido da vida quando você coloca como objetivo final o sucesso dos negócios?
Este livro é mais tranquilo de ler do que A Montanha Mágica. Thomas Mann está se tornando um dos meus autores preferidos.

Luiz Souza 13/08/2023

Família bem engraçada
O livro é o primeiro romance de Thomas Mann escrito em 1901 ele vai contar a saga da família Brundebook em todo seu auge até chegar a decadência nós negócios.

A história se inicia numa grande festa de comemoração da compra do casarão regado a muitas comidas e bebidas altamente refinadas.

Johan tem quatro filhos são eles Thomas um jovem que segue mantendo até o fim o desejo de continuar os negócios do pai e fazer prosperar.

Depois temos Antonie mais conhecida por Tony uma jovem altiva em certas ocasiões e amorosas em outras ela se casa duas vezes mas nenhum casamento foi adiante os maridos eram trabalhosos.

Logo após temos Christian um jovem que nunca ligou pra trabalhar só pensa em festas e ir ao circo no fim se casa com Alice mas acaba terminando num sanatório.

Depois tem Klara que é quase um fantasma na história se ela tiver cinco falas é muito.

O livro é composto por temas como música , filosofia e várias descrição dos personagens e dos lugares gostei bastante do livro.

Ótima leitura.

Mel 05/08/2023

1° Romance
Primeiro romance de Mann, já bem característico da sua composição bem descritiva e com o leitmoiev clássico, que traz à obra um toque de humor e ironia.
Adorei a leitura: leve, descontraída e fluida, e ainda assim levando a diversas reflexões sobre caráter e dinâmica familiar. Recomendo!

Delma 17/07/2023

Impressionada com a escrita deste autor
Minha primeira leitura de Thomas Mann. A obra traz a saga dos Buddenbrooks, uma rica família de comerciantes, do norte da Alemanha.

Com narrativa pra lá de envolvente e personagens bem construídos, acompanhamos de forma detalhada o cotidiano da burguesia capitalista alemã, seus sucessos e fracassos.

Philipe 12/07/2023

Livro desafiador pra mim , mais que valeu muito a pena , escrita maravilhosa e já dou cinco estrelas ...

Cintia295 10/07/2023

Como gosto de livros sobre saga familiar, seja a sua ascendência com a decadência, é o caso desse livro, super bem contado, escrita fluída, personagens interessantes, uma ótima dica para começar a ler Thomas Mann.

Os Buddenbrook família rica, muitas comidas, vários pratos diferentes, casa nova, assim o livro começa, e é muito legal ver como depois tudo isso é retratado.
Personagens tiveram meus favoritos e uns menos, mas no final fiquei com dó de me despedir. Antonie ou Tony é muito emoção e às vezes pode se dar mal, até mesmo colocar outras pessoas em situações difíceis.
Thomas é bem intrigante e frio, a gente fica nos altos e baixos com ele. Mas entende bastante o lado que ele é o responsável pela família, e tudo isso tem um preço.
Cristhian o "imaturo" "faz nada" ou não deixaram ele fazer o que realmente gostaria, mas o que ele gostaria??
Consulesa (mãe) foi firme mesmo nos trancos e barrancos com o marido, filhos e até netos.
Hanno o que dizer de vc, só vontade de guardar em um potinho.

Mas tudo gira em torno do dinheiro, da aparência, o que os outros vão falar, pensar, lembrem-se da época em que foi escrito.

Enfim leiam.

Cris 07/07/2023

07.07.2023
Amei essa leitura tanto quanto A Montanha Mágica. E depois, quando li o posfácio, que Thomas Mann terminou esse seu primeiro livro quando tinha 25 anos, me surpreendi muito. Acompanhamos a história da família e da firma, por quatro gerações. O peso de dar continuidade para uns é leve, mas para outros é um fardo. O "ter" que se manter na posição social por anos e resguardar a herança não foi fácil em meio às escolhas feitas pelos diferentes membros dessa família.

Raquele.Oliveira 03/07/2023

Obra-prima publicada quando Thomas Mann tinha apenas 25 anos, o livro apresenta o declínio de uma família tradicional de comerciantes durante o século XIX. Com uma escrita rica em detalhes, o autor nos conduz por uma trama que interliga a decadência da empresa familiar e a deterioração dos membros da família Buddenbrook.

Inicialmente, o narrador nos leva aos salões luxuosos da mansão dos Buddenbrook, onde banquetes simbolizam a coesão familiar e o orgulho da linhagem. No entanto, ao longo da história, a riqueza e a tradição perdem seu brilho, e somos testemunhas da transição para jantares íntimos e uma atmosfera de reclusão e introspecção. Essas transformações servem como uma metáfora para o avanço implacável da modernidade.

A narrativa é construída a partir da repetição de elementos, ou Leitmotivs, que torna o texto uma prosa poética. Constatemente nos deparamos com o apetite insaciável de Klothilde, o jeito de atirar a cabeça para trás e de comprimir o queixo contra o peito de Tony, os olhos juntos e com sombras azuladas de Gerda, os achaques de reumatismo de Christian e, sobretudo, com o tema da morte.

Os personagens são retratados de maneira impressionante. Tony, para mim a protagonista, é retratada como uma mulher encantadora, elegante e de personalidade forte. Personifica a imagem da mulher burguesa do século XIX, que se esforça para conseguir um papel na família e na sociedade, deixando de lado os próprios anseios.

O livro também explora a difícil jornada de quem tem a natureza artística e sensível para se adequarem às exigências da sociedade. Christian e Hanno lutam para se encaixarem nas expectativas sociais e empresariais que recaem sobre eles. A pressão para se conformar às expectativas da família e da sociedade os sufocam, resultando em conflitos internos e uma constante sensação de inadequação.

"Os Buddenbrook" é uma obra-prima da literatura que transcende o tempo. Thomas Mann nos presenteia com uma narrativa profunda e envolvente. Através do retrato da decadência de uma família e de uma empresa, refletimos sobre as transformações sociais, as escolhas individuais e as complexidades das relações humanas.
Nayany 03/07/2023minha estante
Amei a Tony, sofria junto com ela e ficava na torcida pra ela ser feliz.

Raquele.Oliveira 03/07/2023minha estante
Amei também, minha personagem favorita. Esperei até o fim que Morten reaparecesse

Yuri.Selaro 21/06/2023

Ótimo divertimento
Gostei muito da leitura. Gostei principalmente das passagens da Tony, que se mostrou minha personagem favorita, pelo modo engraçado dela agir, meio tolo, meio escrota, meio doce.
De início o livro assusta um pouco pelo tamanho, mas achei muito mais leve que ?A Montanha Mágica?. É um romance muito mais ?convencional?.

Recomendo a leitura, embora o final morno, com 40 páginas de encheção de linguiça sobre o Hanno, tenha deixado a desejar.

Já me sinto pronto pro meu terceiro Mann: Doutor Fausto.

Thelma 18/06/2023

Livraço
Com capítulos curtos, apesar do calhamaço, a leitura rende e deslancha. Divertido, trágico, histórico. Um clássico da literatura alemã.

Luiz Pereira Júnior 07/05/2023

A essência e a aparência...
“Os Buddenbrook”, de Thomas Mann, é um clássico. E uma das melhores características de um clássico é o fato de resistir ao tempo, a diversas culturas, a diversas faixas etárias, a diversas interpretações e contextos e, mesmo assim, ainda manter intactas a sua importância e a sua relevância.

Não resumirei o livro, pois muitas resenhas, muitas críticas, muitas sinopses assim já o fizeram e certamente muito melhor do que eu o faria. Direi apenas que se trata do relato do apogeu e queda de uma família de burgueses, com sua infindável lista de pequenas misérias, de grandes perdas, de suas futilidades e hipocrisias, de sua busca eterna das aparências e da absoluta inutilidade de tudo isso diante do final a que nenhum de nós pode fugir.

Pode ser que “Os Buddenbrook” não agrade o leitor iniciante ou ainda imaturo (sem preconceitos, como sempre escrevo), que poderá não gostar das descrições minuciosas, das intrincadas análises psicológicas e que tem por único objetivo a busca de aventuras e de entretenimento em suas leituras.

E não se engane: Thomas Mann não faz um relato cruel de uma única classe social, não demoniza os burgueses, apenas os mostra como eles são. Mas também não se engane novamente: ao retratar os defeitos, os vícios, as mesquinharias de seus personagens burgueses, Thomas Mann transforma o microcosmo (uma família burguesa) em um macrocosmo (a própria humanidade).

Microcosmo... macrocosmo... Palavras bonitas, mas com um significado bem simples, nesse caso: mude-se a classe social e os personagens permanecerão com as mesmas atitudes, com os mesmos hábitos, com as mesmas futilidades e mesquinharias.

Afinal, Thomas Mann retrata os burgueses como seres humanos. E todos nós, burgueses ou não, somos antes de tudo seres humanos e, dessa forma, temos nossos retratos, de uma forma ou de outra, nos personagens criados pela magistral escrita de Thomas Mann...